Questões sobre Origem e Evolução Dos Seres Vivos - A história da vida na Terra começou entra 3,5 e 4,0 bilhões de anos atrás, aproximadament...
Questões sobre Origem e Evolução Dos Seres Vivos - A história da vida na Terra começou entra 3,5 e 4,0 bilhões de anos atrás, aproximadamente, quando surgiram os primeiros seres vivos em nosso planeta. Desde então, esses seres vêm evoluindo, ou seja, sofrendo modificações; novas espécies surgiram, em quanto outras foram extintas e, dessa maneira, a história da vida continua. A grande variedade de seres vivos hoje existentes pode ser explicada pelo processo de evolução das espécies.
Há muito tempo o ser humano tenta compreender como teria surgido a vida na Terra. Diversas lendas e mitos foram criados para explicar esse assunto. Além disso, o meio científico também busca respostas para essa questão. Vários cientistas já levantaram hipóteses sobre a origem da vida na Terra.
Confira as questões da atividade sobre Origem e Evolução Dos Seres Vivos abaixo:
01ª Questão - Em relação às hipóteses sobre a origem da vida na Terra, quais as principais diferenças entre as hipóteses heterotróficas, autotróficas e a panspermia?
R: De acordo com a hipótese heterotrófica, os primeiros setes vivos não eram capazes de produzir seu próprio alimento, em quanto para hipótese autotrófica os primeiros seres vivos produzem seu próprio alimento. A panspermia considera que a vida se originou em outras partes do Universo e teria chegado a Terra por meio de meteoritos.
02ª Questão - Explique, com suas palavras, os termos a seguir, que estão relacionados à teoria da evolução de Lamarck.
a) Uso e desuso.
R: Resposta Pessoal! A lei do uso e desuso afirma que as estruturas de um organismo que são utilizadas com maior frequência se desenvolvem mais, enquanto as estruturas menos utilizadas se desenvolvem menos, podendo até desaparecer.
b) Herança dos caracteres adquiridos.
R: Respostas Pessoal! A herança dos caracteres adquiridos afirma que as modificações ocorridas nos indivíduos, em decorrência do uso e desuso, seria transferida a seus descendentes.
03ª Questão - (UFRN) Atualmente, a história da Ciência procura entender como o conhecimento foi construído em determinadas épocas, de modo contextualizado, e considera que cada cultura e tempo têm questões peculiares a serem solucionadas. Nesse contexto, em relação as teorias evolutivas, Jean Baptiste de Lamarck:
a) era defensor de que as espécies não evoluiriam de outras espécies.
b) acreditava que os seres vivos não se modificavam ao longo do tempo.
c) foi um dos primeiros pesquisadores a propor que os seres vivos evoluíam.
d) propôs o princípio da seleção natural antes mesmo de Drawin.
R: C - foi um dos primeiros pesquisadores a propor que os seres vivos evoluíam.
04ª Questão - A fotografia abaixo apresenta o fóssil de um animal conhecido como amonite. Responda as questões a seguir sobre esse tema.
a) O que é um fóssil?
R: Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos do passado.
b) Porque fósseis de partes duras de um organismo, como a concha do amonite, são encontrados com maior frequência?
R: Porque as conchas são mais resistentes.
c) Em seu caderno, faça um esquema que represente como o fóssil ao lado pode ter se formado. Explique este processo.
R: Espera-se que os alunos ilustrem o molusco morto, com sua concha coberta por camadas de sedimentos. Explicando que alguns minérios presentes no ambiente se depositaram sobre componentes da concha, tornando-a uma estrutura compacta, a qual pode ser preservada por longo tempo.
05ª Questão - Geovane guardou alguns pães em um recipiente. Após alguns dias, ele observou que esses pães estavam cheios de bolor, como na imagem ao lado.
a) Com base na ideia da geração espontânea, explique o aparecimento dos bolores no pão.
R: De acordo com a ideia de geração espontânea, seres inanimados (como o pão) poderiam dar origem a seres vivos.
b) Como você explicaria a presença dos bolores no pão?
R: Resposta Pessoal!
c) Como Pasteur explicaria o surgimento dos bolores no pão?
R: Provavelmente, Pasteur explicaria que o bolor no pão teria surgido em rezão de o alimento estar em contato com o ar, o qual apresenta microrganismos capazes de se nutrir da matéria orgânica do pão.
06ª Questão - A mariposa Biston betularia é comum em determinadas regiões da Inglaterra. Os indivíduos desta espécie podem ser claros ou escuros, como os retratados na imagem abaixo:
Antes do desenvolvimento industrial, notou-se que a quantidade de indivíduos claros sobre o tronco das árvores era maior que quantidade de indivíduos escuros. Com a industrialização, muita fuligem passou a ser depositada no tronco das árvores, deixando-os escuros. Nesse cenário, verificou-se que a quantidade de indivíduos escuros tinha aumentado.
Explique essa mudança na população de mariposas, de acordo com a seleção natural proposta por Darwin.
R: De acordo com a seleção natural, em uma população, os indivíduos não são todos iguais. Por exemplo, há mariposas escuras e outras claras. As características de um indivíduo podem aumentar suas chances de sobreviver e de reproduzir, deixando descendentes que apresentem essas características. No caso da mariposa, após a industrialização, indivíduos escuros camuflavam-se de modo mais eficaz nos troncos escuros, protegendo-se dos predadores, o que aumentava suas chances de sobreviver e de se reproduzir. Essa característica - cor escura - foi, então, selecionada pelo meio, sendo transmitida às gerações posteriores.
07ª Questão - Um dos momentos mais marcantes da viagem de Darwin a bordo do HMS Beagle foi a sua passagem pelo arquipélago de Galápagos, local com fauna muito rica, com presença de especies com a tartaruga-das-galápagos (Chelonidis nigra).
Durante essa viagem, Darwin também esteve no Brasil. Pesquise sobre a passagem deste cientista pelo nosso país e busque informações, como onde ele esteve, quais foram suas observações entre outras.
R: Durante sua visita ao Brasil, Darwin passou por Fernando de Noronha, Bahia e Rio de Janeiro, por exemplo. Ele coletou especies da nossa fauna e flora e ficou admirado com a natureza brasileira. Entretanto, um dos pontos que mais o chocaram foi a existência de escravidão. (via)
Boa Atividade!
Veja também: 5 Questões sobre Características dos Seres Vivos
Há muito tempo o ser humano tenta compreender como teria surgido a vida na Terra. Diversas lendas e mitos foram criados para explicar esse assunto. Além disso, o meio científico também busca respostas para essa questão. Vários cientistas já levantaram hipóteses sobre a origem da vida na Terra.
Confira as questões da atividade sobre Origem e Evolução Dos Seres Vivos abaixo:
01ª Questão - Em relação às hipóteses sobre a origem da vida na Terra, quais as principais diferenças entre as hipóteses heterotróficas, autotróficas e a panspermia?
R: De acordo com a hipótese heterotrófica, os primeiros setes vivos não eram capazes de produzir seu próprio alimento, em quanto para hipótese autotrófica os primeiros seres vivos produzem seu próprio alimento. A panspermia considera que a vida se originou em outras partes do Universo e teria chegado a Terra por meio de meteoritos.
02ª Questão - Explique, com suas palavras, os termos a seguir, que estão relacionados à teoria da evolução de Lamarck.
a) Uso e desuso.
R: Resposta Pessoal! A lei do uso e desuso afirma que as estruturas de um organismo que são utilizadas com maior frequência se desenvolvem mais, enquanto as estruturas menos utilizadas se desenvolvem menos, podendo até desaparecer.
b) Herança dos caracteres adquiridos.
R: Respostas Pessoal! A herança dos caracteres adquiridos afirma que as modificações ocorridas nos indivíduos, em decorrência do uso e desuso, seria transferida a seus descendentes.
03ª Questão - (UFRN) Atualmente, a história da Ciência procura entender como o conhecimento foi construído em determinadas épocas, de modo contextualizado, e considera que cada cultura e tempo têm questões peculiares a serem solucionadas. Nesse contexto, em relação as teorias evolutivas, Jean Baptiste de Lamarck:
a) era defensor de que as espécies não evoluiriam de outras espécies.
b) acreditava que os seres vivos não se modificavam ao longo do tempo.
c) foi um dos primeiros pesquisadores a propor que os seres vivos evoluíam.
d) propôs o princípio da seleção natural antes mesmo de Drawin.
R: C - foi um dos primeiros pesquisadores a propor que os seres vivos evoluíam.
04ª Questão - A fotografia abaixo apresenta o fóssil de um animal conhecido como amonite. Responda as questões a seguir sobre esse tema.
a) O que é um fóssil?
R: Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos do passado.
b) Porque fósseis de partes duras de um organismo, como a concha do amonite, são encontrados com maior frequência?
R: Porque as conchas são mais resistentes.
c) Em seu caderno, faça um esquema que represente como o fóssil ao lado pode ter se formado. Explique este processo.
R: Espera-se que os alunos ilustrem o molusco morto, com sua concha coberta por camadas de sedimentos. Explicando que alguns minérios presentes no ambiente se depositaram sobre componentes da concha, tornando-a uma estrutura compacta, a qual pode ser preservada por longo tempo.
05ª Questão - Geovane guardou alguns pães em um recipiente. Após alguns dias, ele observou que esses pães estavam cheios de bolor, como na imagem ao lado.
a) Com base na ideia da geração espontânea, explique o aparecimento dos bolores no pão.
R: De acordo com a ideia de geração espontânea, seres inanimados (como o pão) poderiam dar origem a seres vivos.
b) Como você explicaria a presença dos bolores no pão?
R: Resposta Pessoal!
c) Como Pasteur explicaria o surgimento dos bolores no pão?
R: Provavelmente, Pasteur explicaria que o bolor no pão teria surgido em rezão de o alimento estar em contato com o ar, o qual apresenta microrganismos capazes de se nutrir da matéria orgânica do pão.
06ª Questão - A mariposa Biston betularia é comum em determinadas regiões da Inglaterra. Os indivíduos desta espécie podem ser claros ou escuros, como os retratados na imagem abaixo:
Antes do desenvolvimento industrial, notou-se que a quantidade de indivíduos claros sobre o tronco das árvores era maior que quantidade de indivíduos escuros. Com a industrialização, muita fuligem passou a ser depositada no tronco das árvores, deixando-os escuros. Nesse cenário, verificou-se que a quantidade de indivíduos escuros tinha aumentado.
Explique essa mudança na população de mariposas, de acordo com a seleção natural proposta por Darwin.
R: De acordo com a seleção natural, em uma população, os indivíduos não são todos iguais. Por exemplo, há mariposas escuras e outras claras. As características de um indivíduo podem aumentar suas chances de sobreviver e de reproduzir, deixando descendentes que apresentem essas características. No caso da mariposa, após a industrialização, indivíduos escuros camuflavam-se de modo mais eficaz nos troncos escuros, protegendo-se dos predadores, o que aumentava suas chances de sobreviver e de se reproduzir. Essa característica - cor escura - foi, então, selecionada pelo meio, sendo transmitida às gerações posteriores.
07ª Questão - Um dos momentos mais marcantes da viagem de Darwin a bordo do HMS Beagle foi a sua passagem pelo arquipélago de Galápagos, local com fauna muito rica, com presença de especies com a tartaruga-das-galápagos (Chelonidis nigra).
Durante essa viagem, Darwin também esteve no Brasil. Pesquise sobre a passagem deste cientista pelo nosso país e busque informações, como onde ele esteve, quais foram suas observações entre outras.
R: Durante sua visita ao Brasil, Darwin passou por Fernando de Noronha, Bahia e Rio de Janeiro, por exemplo. Ele coletou especies da nossa fauna e flora e ficou admirado com a natureza brasileira. Entretanto, um dos pontos que mais o chocaram foi a existência de escravidão. (via)
Boa Atividade!
Veja também: 5 Questões sobre Características dos Seres Vivos
COMENTÁRIOS