QUESTÕES DA UFTM 2018 (TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: NUTRIÇÃO E DIETÉTICA)

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QUESTÕES DA UFTM 2018 (TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: NUTRIÇÃO E DIETÉTICA)
- Prova Completa com Gabarito Oficial -

O racismo é sempre dos outros
Alexandra Loras

Antes que barulhentos defensores do jornalista William Waack me acusem — como fizeram com muitos críticos — de agredir direitos individuais ou de promover ato de covardia ressentida, é preciso dizer com clareza: o que está em questão não é só se Waack é racista ou se cometeu atos racistas em sua bem-sucedida e respeitada carreira jornalística. É, sim, se seu gesto vazado em vídeo constitui atitude racista.

Este me parece ter sido seu erro fundamental: o comentário foi desrespeitoso e claramente racista. Waack pode até ser brilhante, mas cometeu mais do que um deslize numa conversa privada, sem saber que se tornaria pública.

O fato é que ele fez piada racista e se referiu a pessoas negras de forma pejorativa. Repetiu uma frase com que nós, negros, nos deparamos cotidianamente: “Coisa de preto”. Um insulto com ar de leveza e humor, mas acima de qualquer coisa um insulto racial.

“Coisa de preto”, no sentido usado pelo jornalista, equivale às pequenas violências simbólicas enfrentadas no dia a dia pelos negros. Passamos a vida ouvindo piadas e brincadeiras de mau gosto, por exemplo, sobre ter cabelo crespo como sendo “duro” ou “ruim”.

O mais importante nessa polêmica é o quanto o racismo na fala de Waack representa o racismo estrutural brasileiro. Com um agravante: aqui no Brasil há uma tradição que sempre põe o ‘mal’ no outro.

O pecado corrente é o do vizinho, jamais o nosso; agressores são os outros, nunca nós mesmos; apontamos o dedo e atacamos atos e gestos racistas como o do jornalista, mas ignoramos práticas igualmente racistas ao nosso redor, até dentro de nós mesmos. São mais sutis, porém tão ou mais violentas e danosas quanto a de Waack.

O episódio diz muito sobre a forma brasileira de expressar o racismo. É como se o Brasil não fosse racista, mas um país onde existe racismo. Esse tipo de visão acaba reforçando a ideia de que o racismo só aparece em atitudes como a de Waack, e no riso conivente do jornalista que aparece no vídeo ao seu lado. Nenhum jornalista comentou isso. Ignora-se, assim, um complexo sistema de opressão, que nega direitos essenciais aos negros.

Como afirmou Djamila Ribeiro, ex-secretária-adjunta de Direitos Humanos de São Paulo, basta ligar a TV e contar: quantas pessoas negras são apresentadoras? Nas universidades, quantos professores são negros? Quantos negros há em cargos de chefia? Nada disso é “coisa de preto”?

A indignação não pode se resumir à reação ao comportamento de Waack, sob pena de transformarmos o debate sobre o racismo brasileiro numa discussão cosmética a respeito de gestos isolados.

Chama a atenção que só colegas brancos tenham reagido em defesa do jornalista. E mais: o privilégio do homem branco é tamanho que, nos EUA ou em países da Europa, ele teria sido demitido e processado diante do racismo exposto em sua atitude.

Só produziremos um debate real quando brancos perceberem que gestos isolados dizem respeito a um problema estrutural, do qual fazem parte seus privilégios e o seu racismo não revelado. É preciso mostrar que “coisa de preto” não é fazer o barulho que tanto incomodou Waack, muito menos tem a ver com a malemolência tão tristemente retratada pela historiografia nacional como um traço do negro. “Coisa de preto”, isto sim, diz respeito à sua enorme riqueza cultural, ao trabalho árduo de quem ajudou a construir este país como Oscar Freire, André Rebouças, Teodoro Sampaio, Machado de Assis. Que alguém me mostre uma igreja, uma estrada ou um edifício que não foi construído por negros no Brasil. É nosso dever mudar a narrativa preconceituosa de nossa época.
(Folha de São Paulo, 19/11/2017)

QUESTÃO 01
UFTM 2018: De acordo com o texto:

A. As atitudes de racismo, no Brasil, constituem apenas casos pontuais.
B. A autora é negra e, por isso, sente na pele as atitudes racistas.
C. O emprego da expressão “Coisa de preto” não constitui uma atitude racista.
D. As crítica dirigidas ao jornalista William Waack foram ilegítimas e maldosas.

Resposta.

QUESTÃO 02
UFTM 2018: Observe os elementos em destaque nos trechos a seguir e assinale a alternativa em que a relação de sentido que emerge do emprego desses elementos difere da indicada entre parênteses:

A. “Antes que barulhentos defensores do jornalista William Waack me acusem — como fizeram com muitos críticos — de agredir direitos individuais ou de promover ato de covardia ressentida...” (tempo)
B. “Como afirmou Djamila Ribeiro, ex-secretária-adjunta de Direitos Humanos de São Paulo, basta ligar a TV e contar...” (conformidade)
C. “Waack pode até ser brilhante, mas cometeu mais do que um deslize numa conversa privada, sem saber que se tornaria pública.” (contraste)
D. “E mais: o privilégio do homem branco é tamanho que, nos EUA ou em países da Europa, ele teria sido demitido e processado...” (proporcionalidade)

Resposta.

QUESTÃO 03
UFTM 2018: O vocábulo “desrespeitoso”, em “este me parece ter sido seu erro fundamental: o comentário foi desrespeitoso e claramente racista.”, é um adjetivo formado a partir de um substantivo (respeito). O mesmo processo de formação ocorre nos dois vocábulos listados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

A. intercultural / interdisciplinar
B. desfavorável / desonrado
C. inflacionário / investigatório
D. extracurricular / extraoficial

Resposta.

QUESTÃO 04
UFTM 2018: Observe o emprego do elemento que destacado no trecho “Com um agravante: aqui no Brasil há uma tradição que sempre põe o ‘mal’ no outro” e, depois, assinale a alternativa em que esse elemento exerce a mesma função, em relação à norma culta:

A. “Waack pode até ser brilhante, mas cometeu mais do que um deslize numa conversa privada, sem saber que se tornaria pública.”
B. “Ignora-se, assim, um complexo sistema de opressão, que nega direitos essenciais aos negros.”
C. “E mais: o privilégio do homem branco é tamanho que, nos EUA ou em países da Europa, ele teria sido demitido e processado...”
D. “Chama a atenção que só colegas brancos tenham reagido em defesa do jornalista.”

Resposta.

QUESTÃO 05
UFTM 2018: Releia o trecho “Waack pode até ser brilhante, mas cometeu mais do que um deslize numa conversa privada, sem saber que se tornaria pública...” e assinale a alternativa em que a colocação do pronome oblíquo se justifica pelo mesmo motivo, segundo a norma culta:

A. Vamos estabelecer critérios, conforme lhe avisaram.
B. Quero uma cidade tranquila onde me sinta em paz.
C. Nada me faz querer sair dessa cama.
D. Há professores que nos marcam para sempre.

Resposta.

QUESTÃO 06
UFTM 2018: Observe as afirmações a respeito dos elementos linguísticos empregados no texto e analise se, de acordo com a norma culta, estão certas ou erradas:

I – Em “são mais sutis, porém tão ou mais violentas e danosas quanto a de Waack”, a conjunção “porém” pode ser substituída por “portanto”, sem alteração de sentido.

II – Em “o pecado corrente é o do vizinho, jamais o nosso; agressores são os outros, nunca nós mesmos; apontamos o dedo e atacamos atos e gestos racistas como o do jornalista, mas ignoramos práticas igualmente racistas ao nosso redor, até dentro de nós mesmos”, o ponto e vírgula foi empregado para separar orações coordenadas que já possuem vírgulas.

III – No fragmento “a indignação não pode se resumir à reação ao comportamento de Waack, sob pena de transformarmos o debate sobre o racismo brasileiro numa discussão cosmética a respeito de gestos isolados”, a palavra destacada está empregada conotativamente.

IV – Os verbos “apontamos”, “atacamos” e “ignoramos”, em “o pecado corrente é o do vizinho, jamais o nosso; agressores são os outros, nunca nós mesmos; apontamos o dedo e atacamos atos e gestos racistas como o do jornalista, mas ignoramos práticas igualmente racistas ao nosso redor, até dentro de nós mesmos.”, indicam uma ação pontual, no presente.

V – Em “...cometeu mais do que um deslize numa conversa privada, sem saber que se tornaria pública”, o elemento “se” desempenha a mesma função que em “É como se o Brasil não fosse racista, mas um país onde existe racismo”.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA:

A. E – C – C – C – E
B. E – C – C – E – E
C. C – E – E – C – E
D. C – E – C – E – C

Resposta.

QUESTÃO 07
UFTM 2018: Volte ao texto, e releia os trechos a seguir e assinale a única alternativa cujo referente indicado entre parênteses corresponde à expressão em negrito na frase:

A. “...o que está em questão não é só se Waack é racista ou se cometeu atos racistas em sua bem-sucedida e respeitada carreira jornalística.” (carreira)
B. “...a ideia de que o racismo só aparece em atitudes como a de Waack, e no riso conivente do jornalista que aparece no vídeo ao seu lado.” (riso conivente)
C. “Esse tipo de visão acaba reforçando a ideia de que o racismo só aparece em atitudes como a de Waack, e no riso conivente do jornalista que aparece no vídeo ao seu lado. Nenhum jornalista comentou isso...” (atitudes como a de Waack)
D. “E mais: o privilégio do homem branco é tamanho que, nos EUA ou em países da Europa, ele teria sido demitido e processado diante do racismo exposto em sua atitude.” (homem branco)

Resposta.

QUESTÃO 08
UFTM 2018: Observe o trecho “Antes que barulhentos defensores do jornalista William Waack me acusem — como fizeram com muitos críticos — de agredir direitos individuais...” e assinale a alternativa em que o elemento destacado tem a mesma função que nesse trecho:

A. Como foi que a aluna ficou sabendo da sua classificação?
B. Como estivesse chovendo muito, o show foi suspenso.
C. Como o Brasil, há atualmente outros países com alto índice de desemprego.
D. Como avisaram os cientistas, começam a surgir nefastos efeitos do desmatamento.

Resposta.

QUESTÃO 09
UFTM 2018: Assinale a única alternativa cujo significado indicado entre parênteses não corresponde ao elemento destacado na frase:

A. “...agredir direitos individuais ou de promover ato de covardia ressentida...” (melindrada)
B. “São mais sutis, porém tão ou mais violentas e danosas quanto a de Waack.” (tênue)
C. “...o racismo só aparece em atitudes como a de Waack, e no riso conivente do jornalista que aparece no vídeo ao seu lado.” (zombeteiro)
D. “Coisa de preto”, isto sim, diz respeito à sua enorme riqueza cultural, ao trabalho árduo de quem ajudou a construir este país.” (custoso)

Resposta.

QUESTÃO 10
UFTM 2018: No fragmento “Antes que barulhentos defensores do jornalista William Waack me acusem — como fizeram com muitos críticos — de agredir direitos individuais ou de promover ato de covardia ressentida, é preciso dizer com clareza: o que está em questão não é só se Waack é racista ou se cometeu atos racistas em sua bem-sucedida e respeitada carreira jornalística.”, no primeiro parágrafo do texto, os travessões foram empregados para:

A. indicar a mudança de interlocutor, no texto.
B. separar uma oração explicativa, intercalada.
C. realçar ironicamente um fragmento do texto.
D. isolar uma oração com função adverbial.

Resposta.

LEGISLAÇÃO
QUESTÃO 11
UFTM 2018: Considerando o disposto na Lei n. 8.112/90, julgue os itens a seguir em V (verdadeiro) e F (falso):

( ) Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.
( ) Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.
( ) Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
( ) É permitida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA:

A. V – V – F – F
B. V – F – F – V
C. F – V – V – F
D. V – V – V – F


QUESTÃO 12
UFTM 2018: De acordo com o disposto na Lei n. 11.091/05, assinale o item INCORRETO:

A. Para os efeitos desta Lei, são consideradas Instituições Federais de Ensino os órgãos e entidades públicos vinculados ao Ministério da Educação que tenham por atividade-fim o desenvolvimento e aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e extensão e que integram o Sistema Federal de Ensino.
B. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.
C. Progressão por Capacitação Profissional é a mudança de nível de capacitação, no mesmo cargo e nível de classificação, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em Programa de Capacitação, compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida, respeitado o interstício de 12 (doze) meses.
D. Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

Resposta.

QUESTÃO 13
UFTM 2018: Com base na Lei n. 9.784/99, assinale a alternativa CORRETA.

A. Pode atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o quarto grau.
B. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.
C. As matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade podem ser objeto de delegação.
D. É permitido arguir a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o segundo grau.


QUESTÃO 14
UFTM 2018: Com fundamento na Lei n. 8.666/93, relacione as modalidades de licitação e assinale a alternativa CORRETA:

I – Concorrência
II – Concurso
III – Convite
IV – Leilão
V – Tomada de Preços

( ) é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

( ) é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

( ) é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

( ) é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

( ) é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA:

A. V, I, III, IV, II
B. I, IV, II, III, V
C. V, I, IV, II, III
D. V, I, II, IV, III

Resposta.

QUESTÃO 15
UFTM 2018: Relativamente ao artigo 37 da Carta Magna, analise as assertivas abaixo:

I - A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

II - O direito de greve do servidor público será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar.

III - Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

IV - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

Está(ão) INCORRETA(S):

A. I, II e IV
B. III somente
C. II somente
D. II, III e IV

Resposta.

QUESTÃO 16
UFTM 2018: Em relação às vantagens e indenizações instituídas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, é INCORRETO afirmar que:

A. Além do vencimento, vantagens tais como indenizações, gratificações e adicionais podem ser pagas ao servidor.

B. As indenizações são incorporadas ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

C. As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

D. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.


QUESTÃO 17
UFTM 2018: A Lei n. 12.527/11 regulamenta o acesso às informações e estabelece os critérios e procedimentos a serem adotados pela Administração Pública. De acordo com o referido dispositivo legal, assinale a opção INCORRETA:

A. É dever do Estado controlar o acesso e a divulgação de informações sigilosas produzidas por seus órgãos e entidades, assegurando a sua proteção.

B. O tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais.

C. Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manifestação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original.

D. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 15 (quinze) dias a contar da sua ciência.

Resposta.

QUESTÃO 18
UFTM 2018: O Decreto n. 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Com base neste dispositivo legal, julgue as assertivas abaixo:

I – A divulgação e gerenciamento das ações de capacitação está entre as finalidades da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.

II – O prazo do afastamento para os servidores cursarem pós-doutorado ou especialização é de até 48 (quarenta e oito) meses.

III – A licença para capacitação poderá ser utilizada parcialmente para a elaboração de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, cujo objeto seja compatível com o plano anual de capacitação da instituição.

IV – A licença para capacitação poderá ser parcelada, não podendo a menor parcela ser inferior a trinta dias.

Está CORRETO o que se afirma em:

A. somente I
B. II, III e IV
C. I, II, III e IV
D. I e IV

Resposta.

QUESTÃO 19
UFTM 2018: A Lei n. 8.429, de 02 de junho de 1992, trata das sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional. As alternativas abaixo relacionadas estão corretas, EXCETO:

A. As ações destinadas a apurar os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, podem ser propostas em até cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança.

B. Constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilícito, receber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado.

C. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.

D. Será punido com a pena de suspensão por 90 (noventa) dias, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar declaração dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa.

Resposta.

QUESTÃO 20
UFTM 2018: O Decreto n. 1.171/94 aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e determina que:

A. Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

B. A Comissão de Ética pode aplicar ao servidor as penas de advertência e censura, devendo constar no parecer a sua fundamentação, a assinatura de todos os seus integrantes, bem como a ciência do faltoso.

C. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, e com retribuição financeira e ligados diretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

D. É permitido ao servidor público o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento para outrem.

Resposta.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 21
UFTM 2018: Você é o(a) técnico(a) responsável pelo laboratório de Técnica Dietética do Departamento de Nutrição, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Todas as semanas, os professores lhe passam um roteiro de aula contendo os gêneros alimentícios que serão utilizados. Complete a requisição diária, abaixo, de saída do almoxarifado com as quantidades totais e custos totais dos gêneros alimentícios, que serão utilizados para uma aula sobre “carnes”, programada, por sua vez, para 40 alunos.
Assinale a alternativa CORRETA, que contém os valores da quantidade total de acém bovino e fécula de mandioca (em quilos); e do custo total e per capita de todos os alimentos (R$), respectivamente.

A. 0,4 kg, 4 kg, R$ 1,87 e R$ 74,89.
B. 4 kg, 0,4 kg, R$ 74,89 e R$ 1,87.
C. 1,2 kg, 4 kg, R$ 56,00 e R$ 1,87.
D. 4 kg, 1,2 kg, R$ 1,87 e R$ 56,00.

Resposta.

QUESTÃO 22
UFTM 2018: Você foi requisitado(a) para fazer as adequações na ficha técnica de uma preparação que será utilizada no Laboratório de Técnica Dietética. A preparação é um sanduíche natural composto por: pão de forma integral, creme vegetal, alface crespa, tomate italiano, peito de peru light e queijo muçarela, conforme informações abaixo.
Dados: 1 pacote de pão de forma (20 fatias), 1 pote de creme vegetal (500 g), 1 pé de alface crespa (500 g), 1 tomate italiano (120 g), 1 peça de peito de peru light (1 kg) e 1 peça de queijo muçarela (1 kg). Quais as quantidades necessárias para ampliar essa receita para 100 pessoas, considerando 1 sanduíche por pessoa.

Escolha a alternativa CORRETA:

A. 5 pacotes de pães, 1 pote de creme vegetal, 2 pés de alface, 2 kg de tomate, ½ peça de peito de peru, e ½ peça de queijo muçarela.
B. 10 pacotes de pães, 1 pote de creme vegetal, 2 pés de alface, 2 kg de tomate, ½ peça de peito de peru, e ½ peça de queijo muçarela.
C. 10 pacotes de pães, 2 potes de creme vegetal, 4 pés de alface, 4 kg de tomate, 1 peça de peito de peru, e 1 peça de queijo muçarela.
D. 5 pacotes de pães, 2 potes de creme vegetal, 4 pés de alface, 4 kg de tomate, 1 peça de peito de peru, e 1 peça de queijo muçarela.

Resposta.

QUESTÃO 23
UFTM 2018: O profissional que trabalha na área de nutrição e dietética deve acompanhar rotineiramente o tempo e a temperatura dos alimentos durante o período de distribuição das refeições, com vistas a garantir a qualidade microbiológica. Essas condutas e critérios para distribuição de alimentos em relação à temperatura e tempo devem seguir os seguintes parâmetros. Assinale a alternativa INCORRETA.

A. no mínimo a 60°C por no máximo 6 horas (alimentos quentes).
B. no mínimo a 60°C por no máximo 2 horas (alimentos quentes).
C. até 10°C por no máximo 4 horas (alimentos frios).
D. acima 10°C por no máximo 2 horas (alimentos frios).

Resposta.

QUESTÃO 24
UFTM 2018: Para as próximas aulas práticas de vegetais, serão utilizados os seguintes alimentos: abobrinha italiana, beterraba, cenoura, alface romana, chicória e mostarda. Os alimentos citados serão consumidos por 40 alunos por aula, sendo que a cenoura e alface romana serão utilizadas em duas aulas, e a abobrinha italiana, beterraba, chicória e mostarda em apenas uma aula. O quadro abaixo mostra o per capita líquido e fator de correção de cada alimento que será utilizado.
Considerando as informações do enunciado e do quadro, calcule a quantidade de alface romana e beterraba que deverão ser compradas para as duas aulas.

Assinale a alternativa CORRETA, que contém os valores da quantidade de alface romana e beterraba que devem ser adquiridas, respectivamente.

A. 2096 kg de alface romana e 3672 kg de beterraba.
B. 209,6 g de alface romana e 367,2 g de beterraba.
C. 20,96 kg de alface romana e 36,72 kg de beterraba.
D. 2096 g de alface romana e 3672 g de beterraba.

Resposta.

QUESTÃO 25
UFTM 2018: Em relação ao processo de higienização dos equipamentos, utensílios e alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição, julgue as frases a seguir em CORRETAS e INCORRETAS:

I – Na desinfecção ambiental, em locais que não ocorram contato direto com o alimento, quando se utilizar cloro, álcool 70%, quaternário de amônio ou iodóforos não haverá necessidade de enxágue final.

II – A higienização de utensílios pode ser realizada por processo manual ou mecânico, e compreende as fases de desinfecção e secagem.

III – A desinfecção de alimentos somente poderá ser feita por processos químicos com imersão em solução clorada.

IV – Ao higienizar os hortifrus, deve-se: retirar as partes deterioradas, lavar um a um em água corrente, imergir o alimento em solução clorada e enxaguar.

A quantidade de FRASE(S) INCORRETA(S) é igual a:

A. 1.
B. 2.
C. 3.
D. 4.

Resposta.

QUESTÃO 26
UFTM 2018: Com relação aos Procedimentos Operacionais Padrões e o Manual de Boas Práticas de Fabricação, assinale a alternativa CORRETA.

A. Segundo a Resolução Diretiva Colegiada n° 216 de 15 de setembro de 2004 (ANVISA), os serviços de alimentação devem implementar Procedimentos Operacionais Padronizados relacionados a: 1. Higienização de instalações, equipamentos e móveis; 2. Controle integrado de vetores e pragas urbanas; 3. Higienização da caixa de gordura; e 4. Higiene e saúde dos manipuladores.

B. No recebimento de mercadorias caso haja mais de um fornecedor aguardando, dar preferência de atendimento na seguinte ordem: 1. alimentos prontos para consumo; 2. alimentos perecíveis congelados; 3. alimentos perecíveis resfriados e refrigerados; 4. alimentos perecíveis permitidos em temperatura ambiente; e 5. alimentos "não perecíveis".

C. Nos procedimentos para a refrigeração e o congelamento de alimentos devem-se organizar as unidades refrigeradas de modo que os alimentos fiquem assim distribuídos: 1. parte mais alta = alimentos "in natura"; 2. parte intermediária = alimentos pré-preparados; e 3. parte mais baixa = alimentos prontos para consumo.

D. O descongelamento deve ser realizado segundo a recomendação do fabricante, e é favorecido quando a porção do alimento congelado é pequena (máximo 2 kg) e quando armazenado em recipientes com altura não superior a 10 cm.

Resposta.

QUESTÃO 27
UFTM 2018: A dieta branda está indicada para pacientes com limitada capacidade de mastigação, quando é necessário o abrandamento dos tecidos ou das fibras para facilitar o processo digestivo e absortivo. Nessa dieta, podem ser empregados os seguintes alimentos. Assinale a alternativa CORRETA:

A. Carnes tenras cozidas, aves e pescados magros.
B. Massas, pães e bolos preparados com cereais integrais.
C. Frutas ao natural, com cascas e membranas.
D. Ovos fritos ou cozidos.

Resposta.

QUESTÃO 28
UFTM 2018: Sobre os conceitos básicos em nutrição, assinale a alternativa CORRETA.

A. Os carotenoides são pigmentos que estão presentes nas frutas e hortaliças e são solúveis em água.

B. O feijão, o peixe, o leite e o queijo são exemplos de alimentos fontes de proteínas de alto valor biológico.

C. Os ácidos graxos essenciais aos seres humanos são o ácido graxo linoleico e o ácido graxo linolênico.

D. Os cereais são conhecidos por serem alimentos ricos em carboidratos e também por conter boa quantidade do aminoácido lisina.

Resposta.

QUESTÃO 29
UFTM 2018: Considerando as técnicas corretas de pesagem e uso de medidas caseiras dos alimentos, assinale a alternativa INCORRETA:

A. Alimentos sólidos, como a farinha, devem ser peneirados antes de medir, pois a variação do peso entre farinhas peneiradas e não peneiradas, utilizando-se o mesmo recipiente, pode variar.

B. Na pesagem dos alimentos pastosos, como a margarina ou a manteiga, esses devem estar à temperatura ambiente, ser pressionados para dentro do recipiente e então nivelados com o dorso regular de uma faca.

C. Ao medir alimentos sólidos como farinha, deve-se preencher completamente o utensílio com o alimento, sem deixar espaços vazios. Para tanto, pressionar com auxílio de um utensílio é fundamental.

D. Para serem medidos, os líquidos devem estar, preferencialmente, em temperatura ambiente, e a leitura dos mesmos em proveta deverá ser realizada no menisco.

Resposta.

QUESTÃO 30
UFTM 2018: Sobre a cocção de hortaliças e frutas, é CORRETO afirmar que:

A. A cocção de hortaliças verdes em meio ácido ou em recipientes tampados leva à formação de feofitinas, pigmentos amarronzados que comprometem a aparência do produto final.

B. A betalaína, pigmento que dá a coloração roxa à beterraba, pode ser modificada para a cor marrom/preta quando adicionado ácido ao meio de cocção.

C. As antocianinas são pigmentos presentes em frutas e hortaliças, os quais são perdidos para a água somente em casos de cocção prolongada.

D. A pectina é uma fibra insolúvel presente em algumas frutas como banana e maçã. Quando as frutas são coccionadas, a pectina, assim como outros nutrientes, é completamente perdida.


QUESTÃO 31
UFTM 2018: Em relação às técnicas de preparo dos alimentos e as modificações ocorridas, assinale a alternativa CORRETA:

A. Considerando o mesmo tempo de cocção, sabe-se que os cortes menores de vegetais reduzem as perdas de nutrientes.

B. A quantidade de água empregada durante a cocção não interfere na qualidade nutricional dos alimentos.

C. O tempo de cocção interfere na perda de vitaminas dos alimentos, sendo inversamente proporcional ao tempo.

D. O branqueamento de alimentos (geralmente hortaliças) inativa enzimas, melhora a cor e é indicado para anteceder os processos de congelamento.

Resposta.

QUESTÃO 32
UFTM 2018: Considerando-se o pré-preparo e o preparo dos alimentos, é INCORRETO afirmar que:

A. Considerando-se o calor seco, o fator de cocção será menor quanto maior for a exposição do alimento ao calor.

B. O fator de correção consiste na relação entre a quantidade de alimento cozido (pronto para o consumo) e a quantidade de alimento cru utilizado.

C. Considerando que, no descascamento manual de 10 kg de batatas, se obtenha um fator de correção equivalente a 1,3; enquanto que no descascamento elétrico, com a mesma quantidade da hortaliça, se obtenha um fator de correção igual a 1,15, então, o descascamento elétrico desse produto será mais indicado que o manual.

D. O pré-preparo, a qualidade da matéria-prima, o grau de amadurecimento, as condições de armazenamento, os tipos de equipamentos utilizados, os utensílios e a qualificação da mão-de-obra são aspectos que interferem no fator de correção dos alimentos.


QUESTÃO 33
UFTM 2018: Sobre as carnes, leites e ovos, analise as afirmativas:

I. O tecido conjuntivo presente nas carnes tem a função de dar sustentação ao músculo. Quanto maior o teor de tecido conjuntivo, maior a maciez da carne e menor o tempo de cocção.

II. Os pescados, conhecidos como “frutos do mar”, merecem atenção durante a cocção. Como são carnes delicadas, a cocção deve ser rápida e branda, de forma a preservar as características sensoriais.

III. Ao ser fervido, o sabor do leite altera em razão da perda de hidrogênio e oxigênio, além da concentração de substâncias.

IV. A adição de um pouco de água às claras de ovos antes de bater, aumenta a estabilidade da espuma formada.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A. I e II.
B. I, II e III.
C. II e III.
D. II, III e IV.

Resposta.

QUESTÃO 34
UFTM 2018: Marque a alternativa INCORRETA:

A. O Questionário de Frequência de Consumo Alimentar permite estimar o consumo total de alimentos do indivíduo avaliado.

B. Os instrumentos para avaliação da dieta devem considerar a extensa variabilidade da ingestão dietética dos indivíduos e grupos humanos.

C. O registro alimentar com pesagem é considerado o padrão ouro da metodologia do consumo alimentar.

D. O registro alimentar por estimação pode determinar alterações no comportamento alimentar do grupo sob investigação.

Resposta.

QUESTÃO 35
UFTM 2018: Em relação ao uso do Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliação nutricional de indivíduos, assinale a alternativa INCORRETA:

A. O IMC apresenta como limitação o fato de existir uma correlação com a massa livre de gordura, principalmente nos homens, sendo assim é inadequado para avaliação de atletas e pessoas com muita musculosidade.

B. Os pontos de corte de IMC podem ser usados isolados de outras medidas ou outros determinantes de morbidade, especialmente na prática clínica.

C. Diferenças na composição corporal entre sexos, raças e faixas etárias não são detectadas pelo IMC (valores semelhantes podem representar % de gordura corporal diferentes).

D. Valores muito baixos de IMC podem indicar reservas energéticas depletadas, principalmente de tecido adiposo, o que gera menor produtividade e maior risco de morbimortalidade.

Resposta.

QUESTÃO 36
UFTM 2018: Em relação à medida da circunferência da cintura é INCORRETO afirmar que:

A. A circunferência da cintura reflete tecido adiposo subcutâneo, mas não reflete tecido adiposo intraabdominal.

B. A relação circunferência da cintura / circunferência do quadril (RCQ) é um bom indicador da distribuição de gordura corporal.

C. A medida da circunferência da cintura isolada tem se mostrado mais correlacionada às alterações do perfil lipídico quando comparadas à relação cintura quadril.

D. É uma medida altamente correlacionada com o Índice de Massa Corporal.

Resposta.

QUESTÃO 37
UFTM 2018: Em relação aos princípios da bioimpedância elétrica, é CORRETO afirmar que:

A. Tecido magro e adiposo apresentam baixa resistência.
B. Tecido magro apresenta alta resistência e tecido adiposo apresenta baixa resistência.
C. Tecido magro apresenta baixa resistência e tecido adiposo apresenta alta resistência.
D. Tecido magro e tecido adiposo apresentam alta resistência.

Resposta.

QUESTÃO 38
UFTM 2018: Quanto à avaliação do estado nutricional por aferição de dobras cutâneas, identifique a alternativa INCORRETA.

A. Deve-se manter a dobra entre os dedos até o término da aferição.

B. Deve-se identificar e marcar o local a ser medido.

C. Deve-se permanecer com o pinçamento da dobra por pelo menos 1 minuto para que se faça a leitura.

D. Deve-se destacar a dobra de modo a assegurar que o tecido muscular não tenha sido pinçado.

Resposta.

QUESTÃO 39
UFTM 2018: Assinale a alternativa CORRETA:

A. Os pontos de corte de IMC para avaliação nutricional de adolescentes apresentam associação com mortalidade e morbidade.

B. A avaliação do consumo alimentar de indivíduos e populações não é considerada um passo fundamental na avaliação da saúde.

C. A falta de uma única padronização no local da medida da circunferência da cintura não implica em dificuldade de sua utilização para comparação entre estudos epidemiológicos.

D. No que tange aos exames laboratoriais úteis para o diagnóstico nutricional, a albumina, na prática clínica, é bastante utilizada para análise da massa proteica visceral. No entanto, seus níveis estão sujeitos a influências não nutricionais, tais como o estado de hidratação do paciente (edema) e a presença de hepatopatias.

Resposta.

QUESTÃO 40
UFTM 2018: Assinale a alternativa CORRETA:

A. As balanças tipo plataforma são indicadas para medir crianças de todas as idades, adolescentes, adultos, gestantes, nutrizes e idosos.

B. Em relação à pesagem da massa corporal de indivíduos em balança mecânica, a mesma deve ser travada antes de sua utilização.

C. Medidas, índices e indicadores são termos sinônimos muito utilizados na avaliação nutricional. D. O único critério para a construção de uma referência (para comparação do estado nutricional entre populações) é a amostra ser representativa do país.

D. O único critério para a construção de uma referência (para comparação do estado nutricional entre populações) é a amostra ser representativa do país.

Resposta.

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consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão 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laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto 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INDAGAÇÃO: QUESTÕES DA UFTM 2018 (TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: NUTRIÇÃO E DIETÉTICA)
QUESTÕES DA UFTM 2018 (TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: NUTRIÇÃO E DIETÉTICA)
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INDAGAÇÃO
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