Questões de Biologia UEPG 2018

Questões de Biologia UEPG 2018

QUESTÃO 16
UEPG 2018: A matéria e a energia de um ecossistema passam de um ser vivo para o outro por meio da nutrição e essa sequência de seres, em que um serve de alimento para o outro, é chamada de cadeia alimentar. Considerando-se o esquema representativo abaixo, assinale o que for correto.
01) (I) decompositor; (II) produtor; (III) consumidor primário; (IV) consumidor secundário; (V) predador terciário.
02) Em (I), estão representados os organismos autotróficos, ou produtores do ecossistema, visto que são capazes de transformar compostos inorgânicos em compostos orgânicos que servirão de alimento aos seres heterotróficos.
04) (I) produtor; (II) consumidor primário; (III) consumidor secundário; (IV) consumidor terciário; (V) consumidor quaternário.
08) Nas cadeias alimentares dos ecossistemas aquáticos, a quantidade de matéria e energia disponível aumentam de um nível trófico para o outro, por isso, observamos um grande número de consumidores.

Resposta.

VEJA TAMBÉM:
Questões de Português
Questões de Arte
Questões de Educação Física
Questões de Física
Questões de Química
Questões de Matemática
Questões de História
Questões de Geografia
Questões de Filosofia
Questões de Sociologia

QUESTÃO 17
UEPG 2018: A Drosophila melanogaster (drosófila) apresenta asas com forma elíptica, ligeiramente alongadas (asas longas), sendo esta uma característica selvagem da mosca. Algumas linhagens de drosófila apresentam apenas rudimentos de asas, conhecida como asa vestigial. O cruzamento parental de moscas homozigóticas selvagens (asas longas) com moscas homozigóticas de asas vestigiais produz apenas descendentes de asas longas (geração F1). O cruzamento entre moscas da geração F1 produziu 400 descendentes (geração F2), 300 moscas com asas longas e 100 com asas vestigiais. Analise as assertivas abaixo e assinale o que for correto.

01) O tipo de asa em drosófila é um exemplo de codominância, visto que na geração F1 podemos observar moscas de apenas um tipo (asas longas), ou seja, os heterozigotos apresentam o fenótipo de apenas um dos genitores.
02) A proporção obtida na prática (300 asas longas e 100 asas vestigiais) é igual à proporção teórica da geração F2, onde 75% são esperados ter asas longas e 25% asas vestigiais.
04) Neste cruzamento é esperada uma geração F2 com 75% dos genótipos homozigóticos dominantes e 25% de heterozigotos.
08) O tipo de asa em drosófila é um exemplo de herança monogênica. Podemos concluir que o "tipo de asa" está condicionado por um gene com dois alelos, um dominante (para asas longas) e outro recessivo (para asas vestigiais).

Resposta.

QUESTÃO 18
UEPG 2018: Sobre a organização do sistema digestório humano e o processo de digestão, assinale o que for correto.

01) O suco pancreático atua no estômago e contém diversas enzimas digestivas que contribuem com a acidez estomacal. Possuem função de digestão de proteínas e gordura.
02) Na parede estomacal há invaginações da mucosa onde se localizam as glândulas estomacais secretoras de suco gástrico, solução rica em ácido clorídrico (HCℓ) e em enzimas que atuam na digestão de proteínas.
04) A bile é uma secreção produzida pelo fígado e que atua no duodeno. Não apresenta enzimas digestivas e seus principais componentes são os sais biliares, que emulsionam gorduras, facilitando a ação da lipase pancreática.
08) A presença de alimento na boca estimula as glândulas salivares a secretar saliva, a qual contém a amilase salivar (ou ptialina). Essa enzima atua sobre as grandes moléculas de amido e de glicogênio do alimento, quebrando-as em fragmentos menores.


QUESTÃO 19
UEPG 2018: Os anelídeos são animais que pertencem à linhagem dos celomados com metameria. A segmentação do corpo é a característica que deu nome ao filo Annelida. Sobre esse grupo, assinale o que for correto.

01) Os anelídeos têm sistema digestório com boca e ânus e sistema excretor formado por metanefrídios. O sistema circulatório é do tipo fechado e a respiração pode ser cutânea ou ocorrer por meio de projeções especiais do corpo que formam brânquias modificadas.
02) As minhocas e as sanguessugas são exemplos de representantes do grupo. Apresentam clitelo, uma estrutura relacionada com a reprodução sexuada presente nestes animais.
04) Todos os representantes do grupo são hermafroditas, apresentam fecundação externa e desenvolvimento embrionário indireto, com fase larval dependente de ambiente aquático.
08) Os representantes do grupo apresentam sistema nervoso bem desenvolvido, com gânglios concentrados apenas na região cefálica do corpo, onde podemos encontrar também um par de olhos bem desenvolvidos.

Resposta.

QUESTÃO 20
UEPG 2018: Sobre as células sanguíneas e suas características, assinale o que for correto.

01) Nos vertebrados, a hemoglobina está presente na hemácia, a qual possui uma forma de disco achatada na região central, permitindo o aumento da superfície de contato da hemácia com os gases a serem transportados. Além disso, a hemácia é flexível e pode dobrar-se para passar pelos vasos de menor calibre.
02) As hemácias dos humanos não possuem núcleo e são formadas na medula óssea a partir de células nucleadas, os eritroblastos. Em pessoas que vivem em locais de alta altitude, o organismo produz uma quantidade maior de hemácias visando aumentar a captação de oxigênio.
04) As plaquetas são as células encontradas com menor frequência no sangue e têm função na produção de anticorpos responsáveis por atacar microrganismos invasores. Além disso, podem realizar a fagocitose do complexo antígeno-anticorpo formado nas reações alérgicas.
08) Os neutrófilos são os leucócitos encontrados em maior frequência no sangue e recebem este nome porque apresentam grãos que se coram com o uso de corantes neutros. Podem realizar a fagocitose de bactérias e digeri-las nos lisossomos.

Resposta.
Questões de Biologia UEPG 2018 Questões de Biologia UEPG 2018 Reviewed by Redação on julho 15, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.