Questões de História da UEPG 2018

Questões de História da UEPG 2018

QUESTÃO 36
UEPG 2018: A respeito do trabalho escravo no Brasil colonial, assinale o que for correto.

01) Utilizados como mão de obra na fase inicial da colonização, os indígenas atuaram como escravos na extração do pau-brasil.
02) A escravidão africana foi essencial para o desenvolvimento econômico no Brasil colonial, porém, não é possível afirmar que os negros contribuíram para a formação do modelo sociocultural brasileiro.
04) Ainda que tenham contado com o trabalho escravo, os engenhos de açúcar do nordeste tiveram nos trabalhadores livres e assalariados vindos da Europa a sua principal mão de obra.
08) No século XVI foi registrado a chegada de um grande número de africanos escravizados vindos, especialmente, da Guiné e da Costa do Marfim.

Resposta.

QUESTÃO 37
UEPG 2018: Especialmente ao longo do segundo reinado (1840-1889), o Brasil viveu um momento de chegada de grandes levas de imigrantes europeus. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) A imigração italiana, a mais numerosa recebida pelo estado de São Paulo, não se expandiu pelo sul do Brasil.
02) Nicolau Campos Vergueiro, fazendeiro e político imperial, foi um dos precursores no emprego de imigrantes europeus em suas terras.
04) A presença de imigrantes europeus no sul do Brasil se deu, em grande parte, pela formação de colônias, muitas das quais mantêm suas raízes até os dias atuais.
08) A substituição do trabalho escravo nas fazendas de café se configurou em uma das principais razões para a vinda de imigrantes europeus ao Brasil.

Resposta.

QUESTÃO 38
UEPG 2018: Longo período compreendido entre os séculos VIII a. C. e V d. C., a chamada Antiguidade Clássica é fortemente marcada pela civilização greco-romana. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) A população grega se organizava em genos, pequenas unidades sociais que possuíam leis, religiões e autoridades próprias.
02) Liderados por Felipe II, os macedônios (povos que habitavam o norte da Grécia) conquistaram o território grego. Essa conquista foi consolidada por Alexandre, o Grande, filho de Felipe II.
04) O teatro pode ser considerado uma das principais expressões da cultura grega. Por meio da comédia ou da tragédia, as peças teatrais abordavam temas relacionados à vida social e política grega.
08) De acordo com a mitologia grega, Pandora foi a responsável por abrir a caixa onde todos os males existentes no mundo estavam trancados, espalhando-os entre as pessoas.

Resposta.

QUESTÃO 39
UEPG 2018: Conflito que provocou grandes mudanças políticas e econômicas em todo o mundo, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) pode ser considerada como um dos acontecimentos centrais da história contemporânea. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) A Blitzkrieg, ou guerra relâmpago, caracterizada por ataques rápidos e brutais, foi empregada pelos alemães no ataque aos inimigos em várias frentes de batalha na II Guerra.
02) O "Dia D", um dos episódios centrais da II Guerra, marca o desembarque dos nazistas na Normandia e o início da ocupação da França pelos alemães.
04) O Tribunal de Nuremberg foi criado após o fim da II Guerra para julgar os nazistas sob a acusação de crimes contra a humanidade.
08) A batalha de Stalingrado, um dos mais violentos episódios da II Guerra, marcou o momento de recuo do Exército Vermelho soviético e de avanço dos germânicos sobre a Europa oriental.

Resposta.

QUESTÃO 40
UEPG 2018: O conflito que envolve árabes e israelenses vem marcando de forma profunda a geopolítica mundial desde a segunda metade do século XX. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) Território desprezado tanto por judeus como por muçulmanos, a Cisjordânia é uma região autônoma que não possui administração política e congrega população árabe e israelense.
02) O sionismo, movimento que defende a existência de um estado palestino independente e livre do controle judaico, ganhou força desde a criação do estado de Israel em 1948.
04) Jerusalém, cidade considerada "Terra Santa" para cristãos, judeus e muçulmanos, é um dos principais motivos da disputa entre israelenses e árabes.
08) A Faixa de Gaza é um território palestino caracterizado pela densa presença de muçulmanos, pela escassez de água potável e pela presença constante de tropas militares israelenses.

Resposta.

VEJA TAMBÉM:
Questões de Português
Questões de Arte
Questões de Educação Física
Questões de Biologia
Questões de Física
Questões de Química
Questões de Geografia
Questões de Filosofia
Questões de Sociologia

Comentários