Questões de Técnico em Anatomia e Necropsia - Conhecimento Específico - com Gabarito

Questões de Técnico em Anatomia e Necropsia - Conhecimento Específico - com Gabarito
- UFTM 2018 -

QUESTÃO 21
UFTM 2018: Os ossos podem ser classificados através de alguns critérios. Um deles é a relação entre suas dimensões. Marque a opção que relaciona de maneira CORRETA o nome do osso e sua classificação morfológica.

A. Escápula – osso longo.
B. Esfenóide – osso irregular.
C. Falanges proximais da mão – ossos curtos.
D. Metatarsos – ossos curtos.

Resposta.

QUESTÃO 22
UFTM 2018: Para visualizar a glândula pineal, qual seria a melhor peça anatômica?

A. Hemi-cabeça com encéfalo em secção frontal na região do lobo frontal.
B. Hemi-cabeça com encéfalo em secção transversal na altura do cerebelo.
C. Hemi-cabeça com encéfalo em secção sagital mediana.
D. Hemi-cabeça com encéfalo em secção transversal na altura do mesencéfalo.

Resposta.

QUESTÃO 23
UFTM 2018: O crânio apresenta articulações que se modificam da fase fetal ao envelhecimento. Assinale a alternativa que aponta a articulação presente apenas no crânio recém-nascido.

A. Intermandibular.
B. Coronal.
C. Lambdoidea.
D. Sagital.

Resposta.

QUESTÃO 24
UFTM 2018: Para uma aula de cadeia simpática e seus gânglios, é solicitado ao técnico uma peça para tal visualização. Qual seria a peça anatômica mais apropriada?

A. Tronco com ausência das vísceras abdominais e torácicas e SNP.
B. Tronco com presença apenas do coração e ausência do SNP.
C. Tronco com presença dos intestinos e ausência do SNP.
D. Tronco com ausência das vísceras abdominais e torácicas, mas com SNP preservado.

Resposta.

QUESTÃO 25
UFTM 2018: Assinale a sequência que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

De acordo com o Art. 2º da Lei nº 8.501, de 30 de novembro de 1992, o cadáver não reclamado junto às autoridades públicas, no prazo de ___ dias, poderá ser destinado às _____________________, para fins de ensino e de pesquisa de caráter científico.

A. 30 – escolas de enfermagem.
B. 30 – escolas de medicina.
C. 60 – escolas de medicina.
D. 60 – universidades.

Resposta.

QUESTÃO 26
UFTM 2018: Osteotécnica é um procedimento realizado no laboratório de Anatomia para preparação de esqueletos articulados e desarticulados. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO representa uma etapa da osteotécnica.

A. Corrosão.
B. Descalcificação.
C. Diafanização.
D. Maceração.

Resposta.

QUESTÃO 27
UFTM 2018: Para a fixação de cadáver não necropsiado é adequado colocar, primeiramente, a cânula com solução fixadora em qual vaso?

A. A aorta.
B. A radial.
C. A femoral.
D. O tronco pulmonar.

Resposta.

QUESTÃO 28
UFTM 2018: A fixação de tecidos com a utilização de formol é uma das rotinas do laboratório de anatomia. Para preparar uma solução de formol 8% seria necessária que proporção de formol e água?

A. 8 ml de formol em 92 ml de água.
B. 80 ml de formol em 20 ml de água.
C. 8 ml de formol em 100 ml de água.
D. 8,8 ml de formol em 91,2 ml de água.

Resposta.

QUESTÃO 29
UFTM 2018: Quando ocorre a morte, o sangue deposita-se nas partes mais baixas por ação da gravidade, pela posição que o corpo assume sobre a superfície em que permanece quando perde o seu tônus muscular e também quando ocorre a mudança do decúbito, se a mudança ocorrer nas primeiras horas após a morte.

O nome do fenômeno observado no cadáver, relacionado ao descrito acima, está indicado de maneira CORRETA na opção:

A. Crioscopia sanguínea cadavérica.
B. Livores de hipóstase.
C. Rigor Mortis.
D. Algor post mortem.

Resposta.

QUESTÃO 30
UFTM 2018: Para preparação da árvore brônquica por meio de injeção com vinilite, deve-se fazer a injeção em qual local apropriado?

A. Artéria pulmonar.
B. Faringe.
C. Veias pulmonares.
D. Laringe ou traqueia.

Resposta.

QUESTÃO 31
UFTM 2018: Preencha a lacuna e assinale a alternativa CORRETA.

Quando um cadáver encontra-se deitado com o peito, a barriga e membros inferiores em contato com a mesa, essa posição é denominada de _______________________.

A. decúbito dorsal
B. decúbito lateral
C. decúbito ventral
D. supinação

Resposta.

QUESTÃO 32
UFTM 2018: Os fixadores mais comumente utilizados no Brasil são formol, álcool etílico, glicerina e fenol. O formol, ou formalina é uma solução aquosa saturada de aldeído fórmico a 40%. Para o embalsamamento de um cadáver para fins acadêmicos, qual a solução aquosa de formol deve ser empregada na fixação:

A. 5%.
B. 10%.
C. 20%.
D. 30%.

Resposta.

QUESTÃO 33
UFTM 2018: Grande parte do material utilizado em anatomia e necropsia é de aplicação cirúrgica. O enterótomo é um instrumento utilizado durante a inspeção e/ou dissecação toracoabdominal. Assinale a alternativa CORRETA relacionada a esse instrumento.

A. O enterótomo é uma tesoura formada por uma ponta protegida que é inserida na luz de órgãos ocos, orientando o corte sem danificar a estrutura interna.
B. O enterótomo é semelhante a uma concha doméstica e é utilizada para retirar conteúdo líquido das cavidades e do estômago.
C. O enterótomo é um instrumento destinado à retirada do plastrãoesternal por meio do corte na cartilagem costoesternal ou diretamente sobre o osso da costela.
D. O enterótomo é um tipo de pinça com dentes fixadores na extremidade e é utilizado para fechar lesões em vísceras, evitando extravasamentos.

Resposta.

QUESTÃO 34
UFTM 2018: Em relação aos instrumentos de dissecação e a preparação de cadáveres e peças anatômicas, é INCORRETO afirmar que:

A. a pinça hemostática pode ser utilizada para puxar retalhos de pele durante sua remoção.
B. a recomendação para o uso do bisturi limita-se para incisões de pele.
C. a tesoura pode ser usada para cortes (exceto na pele) e para separar e divulsionar as estruturas que estão embutidas no tecido conjuntivo.
D. para segurar retalhos de pele e estruturas maiores, deve-se utilizar pinça média ou pequena, tipo anatômica.

Resposta.

QUESTÃO 35
UFTM 2018: Das soluções utilizadas nas várias técnicas histomorfológicas, é aquela que apresenta maior toxidade para quem às manipula. Estamos falando de:

A. álcool.
B. xilol.
C. glicerina.
D. hipoclorito de sódio.

Resposta.

QUESTÃO 36
UFTM 2018: As soluções fixadoras e conservadoras têm a função de evitar a deteriozação dos tecidos e preservar os elementos úteis aos estudos. Sendo assim, os fixadores e conservadores comumente empregados nas técnicas anatômicas são:

A. formol, clorofórmio, fenol e água oxigenada.
B. formol, fenol, álcool etílico e água oxigenada.
C. formol, fenol, álcool etílico e glicerina.
D. formol, sais de nitrato, álcool etílico e fenol.

Resposta.

QUESTÃO 37
UFTM 2018: Para o estudo da angioarquitetura dos órgãos, é necessário injetarmos os vasos com resina sintética e, logo em seguida, realizar a destruição do parênquima ou partes moles, com o intuito de visualizar tridimensionalmente os vasos. Esse processo é denominado de:

A. corrosão.
B. diafanização.
C. fixação.
D. hidratação.

Resposta.

QUESTÃO 38
UFTM 2018: Riscos profissionais são aqueles que decorrem de condições precárias inerentes ao ambiente ou ao processo operacional das diversas atividades profissionais e podem afetar a saúde, a segurança e o bemestar do trabalhador. Com base nessa informação, assinale a alternativa CORRETA.

A. Micro-organismos causadores de doenças com os quais o trabalhador pode entrar em contato no exercício das atividades profissionais caracterizam fatores de risco biológicos.
B. Calor, frio, umidade e radiações ionizantes não são admitidos como fatores de risco.
C. O técnico em necropsia não está sujeito a riscos ergonômicos no seu ambiente de trabalho.
D. Os equipamentos de proteção individual protegem contra riscos ergonômicos.

Resposta.

QUESTÃO 39
UFTM 2018: Em relação à biossegurança laboratorial, julgue os itens a seguir em V (verdadeiro) e F (falso):

( ) Os vidros quebrados acidentalmente na prática de necropsia não devem ser manipulados diretamente com a mão, mas removidos por meios mecânicos, como vassoura e pá de lixo, pinça ou fórceps.
( ) No interior do laboratório, os frequentadores deverão utilizar roupas apropriadas, como jalecos, gorros ou uniformes de proteção, sendo as mesmas também utilizadas em áreas externas (cantina, biblioteca).
( ) O material perfuro-cortante (agulhas, lâminas de bisturi, vidrarias, entre outros), mesmo estéril, deve ser desprezado em recipientes com tampa e resistentes à perfuração.
( ) É liberada a utilização de adornos durante a realização de procedimentos na sala de necropsia, pois esses materiais não acumulam sujeira e ou microrganismos.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA:

A. F, F, F, F
B. F, V, V, F
C. V, F, V, F
D. V, V, F, V

Resposta.

QUESTÃO 40
UFTM 2018: Em uma necropsia e preparo de cadáveres, devem-se adotar precauções relacionadas à biossegurança. A precaução padrão está designada para todo o tipo de cadáveres, independentemente do diagnóstico ou do presumido estado de infecção. São precauções-padrão, EXCETO:

A. Uso de máscara para gases e micropartículas ionizantes.
B. Uso de equipamentos de proteção individual.
C. Uso de vacina contra hepatite B e tétano.
D. Lavagem das mãos antes e após o uso de luvas.

Resposta.

Questões de Técnico em Anatomia e Necropsia - Conhecimento Específico - com Gabarito Questões de Técnico em Anatomia e Necropsia - Conhecimento Específico - com Gabarito Reviewed by Redação on julho 21, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.