Questões Odontologia (Conhecimento Específico)

Questões Odontologia (Conhecimento Específico)
- Questões da UFTM 2018 com Gabarito -

QUESTÃO 21
UFTM 2018: As propriedades mecânicas dos Materiais para uso Odontológico podem ser descritas no gráfico Tensão x Deformação:
Sobre o gráfico Tensão x Deformação de um material submetido à tração apresentado acima, assinale a alternativa CORRETA:

A. A deformação plástica é identificada pela letra “a”, enquanto que a deformação elástica é identificada pela letra “b”.
B. A resiliência pode ser calculada pela Área 2 e o ponto 2 identifica o limite de proporcionalidade.
C. A resiliência pode ser calculada pela Área 1 e o Ponto 1 identifica o limite de proporcionalidade.
D. Pode-se dizer que existe fratura do material quando a tensão no Ponto 1 é atingida.

Resposta.

QUESTÃO 22
UFTM 2018: Em Odontologia o entendimento e estudo da Oclusão é primordial. Sobre Oclusão, assinale a alternativa CORRETA:

A. Máxima Intercuspidação Habitual (MIH) é representada quando existe o maior número de contatos dentais coincidindo com a posição de RC.
B. Relação Cêntrica (RC) é uma posição craniomandibular onde o côndilo e o disco estão localizados na posição mais anterior e superior da cavidade glenóide.
C. Relação Cêntrica (RC) é uma posição craniomandibular onde o côndilo e o disco estão firmemente alojados na posição mais posterior e superior da cavidade glenóide.
D. Máxima Intercuspidação Habitual (MIH) é uma posição craniomandibular onde o côndilo e o disco estão firmemente alojados na posição mais posterior e superior da cavidade glenóide.

QUESTÃO 23
UFTM 2018: Diferentes materiais de moldagem são utilizados em Prótese Parcial Fixa como os polissulfetos, o poliéter, a silicona de condensação e a silicona de adição, por exemplo. Sobre esses materiais, julgue as afirmações a seguir:

I – Os polissulfetos ou mercaptanas são os elastômeros menos rígidos utilizados em prótese fixa.
II – O poliéter é o único material de moldagem que apresenta adesivo para sua utilização com moldeiras individuais e/ou casquetes de moldagem.
III – As siliconas de condensação apresentam o álcool etílico como subproduto da reação de presa, que é o responsável pela baixa estabilidade dimensional do material.
IV – As siliconas de adição são materiais de moldagem hidrofílicos e por isso não podem ser manipuladas com luvas de látex.

São CORRETAS as afirmações:

A. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
B. Apenas as afirmações I e III estão corretas.
C. Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
D. Todas as afirmações estão corretas.

QUESTÃO 24
UFTM 2018: Dentes que receberão restaurações odontológicas indiretas precisam ser preparados de acordo com alguns princípios para que haja sucesso no tratamento. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA sobre as seguintes afirmações:

I – Quanto mais paralelas são as superfícies axiais do preparo dental, maiores serão a retenção e estabilidade.
II – Quanto menor a altura do preparo dental, maiores serão a retenção e estabilidade.
III – Quanto maior a área de superfície do preparo dental, menor será a retenção.
IV – A adição de sulcos e caixas no preparo dental melhoram a estabilidade e a retenção.

São CORRETAS as afirmações:

A. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
B. Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
C. Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
D. Todas as afirmações estão corretas.

QUESTÃO 25
UFTM 2018: Para se ter sucesso clínico na utilização de Resinas Compostas para restaurar estruturas dentais perdidas é necessário conhecer e aplicar clinicamente importantes conceitos de união/adesão dental. Sobre essa questão, assinale a alternativa CORRETA:

A. A camada de esfregaço (smear layer) é uma camada de debris e biofilme bacteriano que é deixada na superfície após o preparo dental com instrumentos rotatórios.
B. O ataque ácido em dentina remove a camada mais superficial do preparo, expondo os prismas de dentina.
C. O ataque ácido em esmalte remove a hidroxiapatita quase completamente, expondo uma rede de colágeno suspensa em água.
D. Quando se opta por utilizar adesivos que necessitam de ataque ácido prévio, é indicada a utilização de ácido fosfórico 37% que deverá ser aplicado na superfície de dentina por maior tempo, se comparado à superfície de esmalte.

QUESTÃO 26
UFTM 2018: As cerâmicas odontológicas são materiais estéticos amplamente utilizados na clínica. Sobre esses materiais, julgue as afirmações a seguir:

I – Em uma restauração metalocerâmica, a qualidade e a espessura da camada de óxidos presente na interface metal/cerâmica são primordiais para uma adequada adesão entre os dois materiais.
II – A abrasividade das cerâmicas odontológicas é diminuída com a realização do glazeamento da restauração.
III – As porcelanas feldspáticas são compostas por uma matriz vítrea e uma fase cristalina, sendo a matriz vítrea responsável pela resistência do material.
IV – Restaurações parciais e totais em cerâmica pura podem ser processadas por computador (sistema CAD-CAM).

São CORRETAS as afirmações:

A. Apenas as afirmações I e IV são corretas.
B. Apenas as afirmações I, II e IV são corretas.
C. Apenas as afirmações II e III são corretas.
D. Apenas as afirmações III e IV são corretas.

QUESTÃO 27
UFTM 2018: Em algumas situações clínicas, os dentes que receberam tratamento endodôntico necessitam de ter sua parte coronária reconstruída com retentores intrarradiculares fundidos. Sobre essas situações clínicas, assinale a alternativa CORRETA:

A. A cimentação de retentores intrarradiculares fundidos deve ser realizada exclusivamente com cimentos resinosos.
B. O comprimento ideal para o preparo do conduto radicular deve ser de 1/3 do comprimento da raiz.
C. O comprimento do conduto radicular deve ser preparado de maneira que seja preservado 4 mm de remanescente apical do tratamento endodôntico.
D. Todos os condutos de dentes multirradiculares devem ser preparados seguindo exatamente os mesmos critérios para os unirradiculares para que haja sucesso da restauração.

QUESTÃO 28
UFTM 2018: Na cavidade bucal, várias podem ser as causas de perdas da estrutura dental. Sendo assim, assinale a alternativa que completa corretamente a segunda coluna de acordo com a primeira:

Coluna 1
( 1 ) Atrição
( 2 ) Abrasão
( 3 ) Erosão
( 4 ) Abfração

Coluna 2
(      ) Perda dental causada pelo contato entre os dentes antagonistas durante a oclusão e mastigação.
(      ) Perda patológica da superfície dental ou de restaurações causada por agente externo, como por exemplo escovação horizontal.
(      ) Perda dental causada por pressão repetida sobre os dentes, resultante de estresse oclusal.
(      ) Perda dental causada por exposição a ácidos (alimentos, bebidas, alcoolismo, drogas, refluxo, bulimia).

A sequência CORRETA é:

A. 1, 2, 4, 3.
B. 1, 4, 2, 3.
C. 2, 4, 1, 3.
D. 3, 2, 4, 1.

QUESTÃO 29
UFTM 2018: A Candidíase é uma doença relativamente comum de ser encontrada na cavidade bucal. Sobre essa patologia, assinale a alternativa que completa corretamente a segunda coluna de acordo com a primeira:

Coluna 1
( 1 ) Candidíase - Pseudomembranosa
( 2 ) Candidíase - Eritematosa

Coluna 2
(     ) Clinicamente se apresenta como placas brancas aderentes na mucosa bucal.
(     ) É possível remover a lesão com uma gaze, o que a diferencia da suspeita de liquen plano.
(     ) Quando ocorre na comissura labial recebe o nome de queilite angular.
(     ) Lesão vermelha que pode ocorrer no palato associada ao uso de Prótese Total.

A sequência CORRETA é:

A. 2, 1, 2, 1.
B. 1, 2, 2, 1.
C. 2, 1, 1, 2.
D. 1, 1, 2, 2.

QUESTÃO 30
UFTM 2018: As cerâmicas odontológicas são materiais amplamente utilizados na clínica diária. Sobre esses materiais, assinale a alternativa CORRETA:

A. Apresentam alta condutibilidade térmica e elétrica.
B. Reagem com a maioria dos líquidos, gazes, substâncias alcalinas e ácidas.
C. São materiais biocompatíveis que não apresentam resistência ao desgaste.
D. São materiais friáveis que apresentam estabilidade de cor a longo prazo.

QUESTÃO 31
UFTM 2018: Considerando um paciente do sexo masculino, com menos de trinta e cinco anos de idade e que apresente perda de todos os molares inferiores e superiores, analise as afirmativas abaixo e marque a CORRETA.

I. Trata-se de um caso do tipo classe II de Kennedy-Applegate.
II. No desenho de uma PPR para o caso em questão, é necessária a produção de nichos oclusais nas proximais entre o primeiro e o segundo pré-molares, evitando-se nichos e apoios na ocluso-distal do dente mais distal.
III. Mesmo que a reposição dos molares perdidos não seja feita, esse indivíduo poderá manter sua eficiência mastigatória recorrendo a outros meios, como, por exemplo, aumentando o tempo de mastigação.
IV. Caso se opte pela confecção de PPR superior e inferior retidas por grampos, o metal usado na armação da referida prótese deverá ser uma liga ideal de níquel e cromo, garantindo-se resistência e flexibilidade.

São CORRETAS as afirmativas:

A. Apenas a afirmativa II.
B. Apenas as afirmativas II e III.
C. Apenas as afirmativas II e IV.
D. Apenas as afirmativas I, II e III.

QUESTÃO 32
UFTM 2018: Prótese parcial removível é aparelho artificial utilizado para substituição parcial de estruturas dentárias e orais, desenhada de modo a ser removida da boca e recolocada pelo paciente, quando este achar conveniente. Com relação ao planejamento e à confecção da prótese parcial removível, analise as afirmativas abaixo e marque a CORRETA.

I. Delineador ou paralelômetro é instrumento utilizado para determinar a convergência de superfícies dentais entre si. A convergência é o fator que propicia a retenção dos aparelhos de próteses parciais removíveis com grampos extra-coronários.
II. São partes constituintes de um grampo circunferencial: braço de retenção, braço de oposição, apoio, corpo do grampo, conector menor e conector maior.
III. Por apresentar falta de rigidez (quando comparado com outros tipos de conectores maiores), o conector maior em forma de U pode induzir torque ou uma força lateral direta sobre os dentes suportes da prótese parcial removível.

São CORRETAS as afirmativas:

A. Apenas a afirmativa I.
B. Apenas a afirmativa III.
C. Apenas as afirmativas I e III.
D. Apenas as afirmativas II e III.

QUESTÃO 33
UFTM 2018: Em prótese parcial removível classe I e classe II de Kennedy, a forma do rebordo residual será importante no sistema de suporte das forças e no seu prognóstico favorável. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando a forma da área de secção no sentido vestíbulo lingual do rebordo residual às suas especificidades.

Coluna 1
( 1 ) Normal
( 2 ) Alto
( 3 ) Reabsorvido
( 4 ) Estrangulado

Coluna 2
(      ) impõe-se a necessidade de uma intervenção cirúrgica para tornar o rebordo aceitável para Prótese Parcial Removível (PPR).
(      ) é considerado a melhor forma de rebordo para suporte da prótese.
(      ) apresenta formato de um triângulo isósceles e exigirá recursos para minimizar cargas verticais e horizontais.
(      ) apresenta região de suporte principal estreita e região de suporte secundária bem desenvolvida

A sequência CORRETA é:

A. 3, 1, 4, 2
B. 3, 2, 4, 1
C. 4, 1, 2, 3
D. 4, 1, 3, 2

QUESTÃO 34
UFTM 2018: O sucesso de uma prótese parcial removível depende de cuidados, planejamento, preparo e adequação dos dentes pilares. Os planos-guias devem ser planejados:

A. Em eixo perpendicular, considerando-se o ângulo entre a superfície proximal e o topo do pilar, para se obter maior retenção da prótese.
B. Nas superfícies distais dos dentes pilares, voltadas para o espaço protético, com o objetivo de se obter paralelismo ao eixo de inserção e remoção da prótese.
C. Nas superfícies mesial e distal dos dentes pilares, para se obter simetria paralela, com o objetivo de se estabilizar o eixo da futura prótese.
D. Nas superfícies proximais dos dentes pilares, voltadas para o espaço protético, com o objetivo de se obter paralelismo ao eixo de inserção e remoção da prótese.

QUESTÃO 35
UFTM 2018: A forças oclusais médias exercidas em prótese parcial removível, prótese parcial fixa e dentes naturais são, respectivamente, de:

A. 4,5 kg; 14,5 kg e 105,5 kg.
B. 19,2 kg; 84,5 kg e 105,5 kg.
C. 11,8 kg; 24,5 kg e 75 kg.
D. 8,8 kg; 54,5 kg e 85,5 kg.

QUESTÃO 36
UFTM 2018: Para compensar as modificações da fibromucosa de revestimento, no ato da moldagem, utilizam-se vários artifícios. O mais generalizado é por meio da obtenção de duas moldagens, que são:

A. Basal e fisiológica.
B. Basal e preliminar.
C. Basal e secundária.
D. Preliminar e secundária.

QUESTÃO 37
UFTM 2018: Com relação ao reembasamento das próteses totais, está correto afirmar que existem dois tipos, são eles:

A. Imediatos e de correção, isto é, os que são feitos com resina acrílica quimicamente ativada, e os que são executados com resina acrílica termicamente ativada, com ou sem troca de material da abóbada palatina, respectivamente.

B. Imediatos e mediatos, isto é, os que são feitos no consultório, com resina acrílica quimicamente ativada, e os que são executados no laboratório (após a moldagem no consultório), com resina acrílica termicamente ativada, com ou sem troca de material da abóbada palatina, respectivamente.

C. Mediatos e imediatos, isto é, os que são feitos no consultório, com resina acrílica quimicamente ativada, e os que são executados no laboratório (após a moldagem no consultório), com resina acrílica termicamente ativada, sem troca de material da abóbada palatina, respectivamente.

D. Simultâneo e imediato, isto é, os que são feitos no consultório, com resina acrílica termicamente ativada, e os que são executados no laboratório (após a moldagem no consultório), com resina acrílica quimicamente ativada, com ou sem troca de material da abóbada palatina, respectivamente.

QUESTÃO 38
UFTM 2018: Dentre o vasto leque de reabilitação oral, pode-se considerar contraindicações para as próteses parciais removíveis os pacientes que apresentam:

A. Intrusão dental de antagonista, debilidade mental ou com pobre higiene bucal.
B. Problemas motores, debilidade mental ou com pobre higiene bucal.
C. Problemas motores, debilidade mental ou intrusão dental de antagonista.
D. Problemas motores, mordida aberta ou com pobre higiene bucal.

QUESTÃO 39
UFTM 2018: Segundo a Classificação de Kennedy, para os arcos parcialmente edentados, a classe IV é o tipo de caso em que:

A. A sela é inteiramente anterior aos suportes.
B. A sela é unilateral e situa-se atrás dos dentes de suporte.
C. As selas são bilaterais e situam-se por trás dos dentes suportados.
D. O espaço edentado é intercalar e unilateral e, de igual modo, as selas.

QUESTÃO 40
UFTM 2018: Dentro do princípio biomecânico da fixação, ele assegura que as forças mastigatórias sejam transmitidas aos tecidos de sustentação do suporte dental, parcial ou totalmente, de maneira adequada, ou seja, numa direção axial. Essa é a função:

A. Da sela.
B. Do apoio.
C. Do grampo de retenção.
D. Dos conectores maiores.

Questões Odontologia (Conhecimento Específico) Questões Odontologia (Conhecimento Específico) Reviewed by Redação on julho 23, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.