Questões de Geografia (2ª Fase) UECE 2018 com Gabarito

Questões de Geografia (2ª Fase) UECE 2018 com Gabarito
(Universidade Estadual do Ceará)

GEOGRAFIA (2ª FASE 2018)

QUESTÃO 01
UECE 2018: Atente ao seguinte excerto:

“As questões socioambientais são aspectos inerentes ao funcionamento do sistema terrestre: primeiro, a compreensão de que a Terra é um sistema singular, está aberta para a troca de energia e matéria; e segundo, atualmente as atividades econômicas e humanas são capazes de promover profundas transformações no sistema global em uma escala complexa, interativa e evidentemente acelerada”.
Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Sustentabilidade Ambiental no Brasil: biodiversidade,
economia e bem-estar humano. Livro 7. p.20. 2010.
Brasília.

Lendo o excerto acima, observa-se a importância e a necessidade crucial da discussão das questões socioambientais na sociedade global nesse momento da história. Considerando essa premissa, é correto afirmar que as questões socioambientais precisam necessariamente ser tratadas

A) de maneira sistêmica, considerando o seu funcionamento, envolvendo a sociedade de forma ampla e também os governos.

B) de forma isolada e pontual, uma vez que na natureza cada ambiente tem seus próprios fluxos, formas e funções.

C) apenas pelos governos e suas agências competentes, porque as questões socioambientais são antes de tudo políticas públicas.

D) no âmbito dos grandes fóruns mundiais de discussão como Estocolmo 72 e a Rio+20, e não internamente nos países de forma cotidiana.

Resposta.

QUESTÃO 02
UECE 2018: Leia atentamente o seguinte excerto:

“Essa geometria do sistema fluvial resulta do ajuste do canal à sua seção transversal e reflete o interrelacionamento entre as variáveis descarga líquida, carga sedimentar, declive, largura e profundidade do canal, velocidade do fluxo e rugosidade do leito”.
Cunha, S. B. da. Geomorfologia Fluvial. Geomorfologia
uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro.
Bertrand Brasil. 1994. p.214.

Considerando a tipologia dos canais fluviais, é correto afirmar que os canais que se caracterizam por apresentar um grande volume de carga de fundo, associados às flutuações das descargas e que se subdividem em sucessivas ramificações separadas por ilhas assimétricas ou barras arenosas são conhecidos como canais

A) retilíneos.
B) meandrantes.
C) anastomosados.
D) paralelos.

Resposta.

QUESTÃO 03
UECE 2018: Leia atentamente a seguinte descrição da situação da caatinga:

“Caatinga intensamente degradada submetida a processos de desertificação e com solos e biodiversidade irreversivelmente comprometidos, [...] exposições rochosas, matacões, solos erodidos com intensa utilização pelo pastoreio extensivo”.
FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia e
Recursos Hídricos. Zoneamento ecológico econômico
das áreas susceptíveis à desertificação do núcleo II.
Fortaleza. Expressão Gráfica. 2015. p.46.

Considerando a degradação da caatinga e o processo de desertificação no estado do Ceará, analise as seguintes afirmações:

I. O Sertão dos Inhamuns, a região do Baixo Jaguaribe e os Sertões da Região de Irauçuba representam alguns dos principais núcleos em processo de desertificação no estado do Ceará.

II. Dentre as consequências da desertificação estão a migração das populações afetadas para os centros urbanos, o aumento das secas edáficas e o assoreamento de rios e reservatórios.

III. Fatores como o sobrepastoreio, a mineração e o uso intensivo dos solos estão entre as causas do processo de desertificação.

É correto o que se afirma em

A) I e II apenas.
B) I e III apenas.
C) I, II e III.
D) II e III apenas.

Resposta.

QUESTÃO 04
UECE 2018: A formação das precipitações pluviométricas envolve processos complexos de disponibilidade de vapor da água na atmosfera, partículas em suspensão, mecanismos de circulação atmosférica, assim como o comportamento de fatores físicos como pressão, temperatura e umidade. As nuvens desempenham um papel primordial na formação e nos tipos de precipitação.

Geralmente as precipitações convectivas mais fortes estão associadas às nuvens do tipo

A) cirrus.
B) cirrocumulus.
C) cumulonimbus.
D) altostratus.

Resposta.

QUESTÃO 05
UECE 2018: A textura microscópica ou criptocristalina de uma rocha, usualmente encontrada em rochas ígneas e rochas sedimentares químicas, cujos componentes minerais são tão pequenos que não podem ser reconhecidos macroscopicamente é conhecido como

A) fanerítica.
B) afanítica.
C) rugosa.
D) criptocristalina.

Resposta.

QUESTÃO 06
UECE 2018: Atente à seguinte notícia:

“A maior ilha do Havaí continuava em alerta máximo neste sábado (5) após o vulcão Kilauea expelir lava sobre áreas residenciais, forçando centenas de pessoas a sair de casa, enquanto uma série de terremotos atingiam a região”.
Havaí permanece em alerta máximo após onda de terremotos e erupção de vulcão lançar lava no solo. Reuters 05/05/2018 12h00. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/havai-permaneceem-alerta-maximo-apos-onda-de-terremotos-eerupcao-de-vulcao-lancar-lava-no-solo.ghtml

Considerando os processos relacionados às atividades vulcânicas, analise as afirmações abaixo.

I. As erupções do tipo Havaiana se caracterizam pela formação de rios de lava que escoam a partir da cratera dos vulcões, como no caso no vulcão Kilauea.

II. As erupções vulcânicas do tipo pliniana se caracterizam por serem altamente explosivas e formarem densas nuvens de material piroclástico.

III. Os tipos de erupções estão intimamente associados à característica composicional do tipo de magma.

É correto o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I e II apenas.
C) II e III apenas.
D) I e III apenas.

Resposta.

QUESTÃO 07
UECE 2018: Suponha que, durante uma navegação entre um determinado ponto A até um ponto B, um navegador seguiu as direções ESE, SSE e OSO. Considerando a orientação pela rosa dos ventos, é correto afirmar que a direção

A) ESE está entre S e SE.
B) SSE está entre SO e S.
C) OSO está entre S e SO.
D) ESSE está ente O e S.

Resposta.

QUESTÃO 08
UECE 2018: Os depósitos eólicos cearenses, do ponto de vista geomorfológico, formam as dunas costeiras que ocorrem em toda a extensão do litoral do estado do Ceará. Considerando a origem dos sedimentos que formam dunas e seus mecanismos de controle atuais, é correto afirmar que

A) as areias quartzosas que formam esses depósitos são de origem continental e seu controle geológico atual é estrutural.

B) as areias que compõem as dunas atuais são oriundas das algas calcárias presentes no litoral do Nordeste brasileiro e sua migração está relacionada à atuação dos ventos alísios.

C) os sedimentos que originaram as dunas costeiras são de origem continental e foram carreados pelos rios até o litoral, possuindo atualmente controle neotectônico.

D) os sedimentos que formam as dunas costeiras cearenses têm origem na plataforma continental e atualmente possuem controle climático com relação à sua migração.

Resposta.

QUESTÃO 09
UECE 2018: O Brasil é um país privilegiado do ponto de vista dos recursos hídricos. Algumas das bacias hidrográficas brasileiras estão entre as maiores e mais importantes do mundo.

Considerando as bacias hidrográficas brasileiras, analise as seguintes afirmações:

I. A Bacia Tocantins-Araguaia é a menor bacia hidrográfica brasileira, ocupando 0,25% do território nacional. Grande parte está na Região Centro-Oeste, nos Estados de Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal.

II. A Bacia do Paraná ocorre em uma área de planalto, fato que favoreceu a construção de várias usinas como Furnas e Itaipu.

III. Os rios Gurupi, Pericumã, Mearim, Itapecuru Munim e Turiaçu compõem a Bacia Hidrográfica Atlântico Leste.

IV. Na bacia do Atlântico Sul, predominam rios de pequeno porte que escoam diretamente para o mar. As exceções mais importantes são os rios Itajaí e Capivari, em Santa Catarina.

Está correto o que se afirma somente em

A) II e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I e III.

Resposta.

QUESTÃO 10
UECE 2018: A Mata Atlântica é uma das formações florestais mais importantes do Brasil. É composta por formações nativas como a floresta ombrófila densa, floresta ombrófila mista, floresta ombrófila aberta, floresta estacional semidecidual, floresta estacional decidual e ecossistemas associados.

Considerando as condições de formação e manutenção desse bioma, é correto apontar como uma de suas características

A) o fato de as florestas e demais ecossistemas que compõem a Mata Atlântica serem responsáveis pela produção, regulação e abastecimento de água, e regulação e equilíbrio climáticos.

B) a condição de ser o maior bioma brasileiro, onde crescem 2.500 espécies de árvores, o que equivale a um terço de toda a madeira tropical do mundo, com mais de 30 mil espécies de plantas.

C) o fato de sua área contínua incidir sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.

D) a associação do imenso patrimônio cultural à biodiversidade, em que as paisagens naturais se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas também identifica-se a presença de matas ciliares, matas de encosta e banhados.

Resposta.

QUESTÃO 11
UECE 2018: Sobre a ciência geográfica, é correto afirmar que

A) se trata de uma técnica importante para cartografar a paisagem, sobretudo depois das descobertas associadas ao geoprocessamento, que revolucionou a tecnologia de informação da representação espacial.

B) defende que dinâmicas naturais, práticas políticas, modos de vida e atividades econômicas têm uma dimensão espacial que requer organização do território e relação com o meio ambiente.

C) estuda o conjunto de elementos naturais e culturais que o olhar pode alcançar, ou seja, a parte visível da superfície terrestre onde se dá a relação entre sociedade e meio ambiente.

D) estuda a natureza ainda não alterada pela ação humana, abordando a articulação entre os sistemas geológicos, climáticos, geomorfológicos, hidrográficos e botânicos, através da síntese da paisagem.

Resposta.

QUESTÃO 12
UECE 2018: Os últimos trinta anos ficaram marcados por uma tendência cada vez maior de expansão global das relações capitalistas. No entanto, recentemente, surgiram movimentos que questionam a globalização desenfreada e o internacionalismo liberal, defendendo, em seu lugar, um forte regionalismo ou o fechamento comercial de fronteiras nacionais.

Entre as muitas variedades destes movimentos NÃO se incluem

A) as medidas tomadas pela União Europeia para resolver a crise financeira na Grécia.

B) as últimas eleições nos Estados Unidos, que elegeram Donald Trump como presidente daquele país.

C) as instabilidades políticas geradas pelos referendos para a independência da Catalunha, na Espanha.

D) as manifestações e os conflitos envolvendo, na Grã-Bretanha, os votos no Brexit.

Resposta.

QUESTÃO 13
UECE 2018: Como anfitriã da Copa do Mundo de futebol de 2018 e pela longa tradição na política, na economia e na cultura internacional, a Rússia chama a atenção da opinião pública mundial. Atente ao que se diz sobre as características desse país e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Ao contrário do período que se estendeu de 1922 a 1991, quando a Rússia comandava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e se apresentava como uma superpotência mundial, o presente momento é de ostracismo geopolítico.

( ) Embora a população russa seja relativamente grande, sua densidade demográfica é baixa devido ao enorme tamanho do país, sendo a região da Sibéria a mais povoada.

( ) Não há muitos grupos étnicos diferentes na Rússia e isso explica, no país, a maior tolerância para com homossexuais e imigrantes africanos.

( ) A atuação russa na busca por maior influência política internacional é efetiva, como demonstra, entre outros, a suspeita de ingerência na última eleição dos Estados Unidos e o apoio dado ao regime de Bashar al-Assad, na Síria.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A) F, V, F, V.
B) V, F, V, F.
C) F, F, F, V.
D) V, V, V, F.

Resposta.

QUESTÃO 14
UECE 2018: Atente ao que se diz a seguir sobre a relação entre meio ambiente e expansão dos espaços urbanos/metropolitanos no Brasil.

I. Nas capitais brasileiras, o desenvolvimento tecnológico permitiu que os habitantes consumissem menor quantidade de recursos naturais, reduzindo os custos com o tratamento de resíduos sólidos e com o reaproveitamento do lixo urbano.

II. Nos grandes centros urbanos brasileiros, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos indivíduos pertencentes aos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados.

III. Em duas décadas, a motorização individual se ampliou consideravelmente nas pequenas, médias e grandes cidades do Brasil, e isso justifica o aumento dos congestionamentos e a redução da qualidade no transporte urbano.

Está correto o que se afirma somente em

A) III.
B) I e III.
C) I e II.
D) II.

Resposta.

QUESTÃO 15
UECE 2018: Sobre a produção do território no Ceará, é correto afirmar que

A) as bases de fixação do povoamento deram-se do litoral para o sertão, a partir da pecuária extensiva, das charqueadas e do plantio de algodão, atividades bem adaptadas aos enclaves úmidos de zona da mata.

B) a importância dada ao plantio do algodão e a implantação da rede ferroviária, no século XIX, provocaram uma mudança hierárquica dos núcleos urbanos cearenses, fazendo Fortaleza desbancar Aracati no comando das relações comerciais do território.

C) historicamente, a polarização de Fortaleza na rede urbana cearense deve-se ao fato de que a capital nunca dependeu de atividades econômicas tradicionais, como a produção/comércio de algodão, fazendo valer muito mais seu papel de centro turístico.

D) o progresso industrial deu-se a partir da exploração do algodão, razão pela qual a indústria têxtil no estado se desenvolveu mais em Iguatu e Sobral do que em Fortaleza.

Resposta.

QUESTÃO 16
UECE 2018: Relacione corretamente as grandes regiões brasileiras apresentadas, a seguir, com sua recente caracterização, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I
(Região)
1. Nordeste
2. Norte
3. Sudeste
4. Centro-Oeste

Coluna II
(Caracterização)
( ) A vasta extensão geográfica, sua riqueza biológica e mineral, a diversidade e complexidade de seus ecossistemas fazem com que esta região seja considerada uma região de rarefação demográfica e baixa densidade técnica.

( ) Corresponde à região onde está mais consolidada a implantação dos sistemas técnicos e dos fluxos acelerados da modernidade, portadora de um denso conjunto de atividades de produção e serviço.

( ) Com índices de crescimento econômico destacados na última década, tornou‑se visível nesta região a expansão do agronegócio, do consumo, da indústria e do turismo litorâneo, sobre um quadro social e político fortemente marcado por valores tradicionais.

( ) É uma região de “ocupação periférica e recente”, mas onde a rapidez da implantação dos valores modernos criam zonas e redes de operações empresariais com tecnologia de ponta na agricultura e na indústria.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) 1, 4, 2, 3.
B) 3, 1, 2, 4.
C) 2, 3, 1, 4.
D) 1, 4, 3, 2.

Resposta.

QUESTÃO 17
UECE 2018: Considerando a relação entre urbanização e clima urbano, assinale a afirmação verdadeira.

A) O fenômeno conhecido como inversão térmica, nas grandes cidades, costuma acontecer no verão, quando uma camada de ar frio rompe e dissipa as ilhas de calor geradas pelo trânsito e pela verticalização das construções.

B) O relevo, o uso e a ocupação do solo, e os condicionantes ambientais urbanos são fundamentais para caracterizar diferenças térmicas existentes no interior de uma cidade.

C) Ao contrário dos mitos difundidos pela mídia, a supressão da vegetação não tem papel importante para o maior ou menor aquecimento em áreas urbanas densamente construídas.

D) As condições climáticas existentes nas grandes cidades não são diferentes das áreas rurais circunvizinhas, em especial porque os ventos de superfície dissipam as ilhas de calor urbanas para amplos perímetros das regiões metropolitanas.

Resposta.

QUESTÃO 18
UECE 2018: Assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se diz sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco.

( ) Tem o objetivo de levar água para milhões de pessoas, atendendo, nos seus eixos norte e leste, os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

( ) Apesar de procurar atender o consumo humano e animal, um dos principais objetivos do projeto também é contemplar grandes produtores de fruticultura irrigada, principalmente no eixo norte, onde são poucas as cidades atingidas pelo canal.

( ) Entre os projetos adicionais da transposição, e na busca de evitar a contaminação das águas, pretende-se eliminar, nas margens dos canais, todas as lavouras que utilizam agrotóxicos.

( ) A mais ambiciosa proposta associada à transposição do rio São Francisco busca garantir uma reordenação fundiária na região Nordeste, eliminando os latifúndios tradicionais.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A) F, V, V, F.
B) V, F, F, V.
C) F, F, V, V.
D) V, V, F, F.

Resposta.

QUESTÃO 19
UECE 2018: Relacione, corretamente, os casos recentes que demarcaram importantes mudanças no quadro político da América Latina aos diferentes países onde se manifestaram, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I
1. Argentina
2. Peru
3. Venezuela
4. Bolívia

Coluna II
( ) Pedro Pablo Kuczynski, apresentou sua renúncia ao Congresso em 2018, às vésperas de uma votação de impeachment, em meio ao escândalo político envolvendo a construtora brasileira Odebrecht e a compra de votos.

( ) A liderança política de Evo Morales enfrenta uma situação de incerteza depois do referendo constitucional realizado em fevereiro de 2016, que culminou com a derrota do oficialismo na sua intenção de modificar um artigo constitucional para permitir uma nova postulação do presidente em 2019.

( ) Maurício Macri realiza uma política econômica de inspiração neoliberal, numa proposta contrária às políticas estatizantes que marcaram os anos de kirchnerismo.

( ) O país apresenta inflação meteórica, com escassez de alimentos e de produtos de necessidade básica, com uma recessão que gera radicalização política entre oposição e governo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) 2, 4, 1, 3.
B) 4, 2, 3, 1.
C) 1, 2, 4, 3.
D) 4, 1, 3, 2.

Resposta.

QUESTÃO 20
UECE 2018: Acerca do espaço agrário no Brasil, é correto afirmar que

A) sofre forte incremento da produção agrícola capitalista, viabilizando redes e complexos agroindustriais que tiraram a importância da agricultura de subsistência cultivada por pequenos camponeses.

B) fortalece as diferenças entre o rural e o urbano, cujas assimetrias aumentam em função da maior utilização da técnica e da ciência nas zonas agrícolas despovoadas.

C) não esconde a recriação do espaço rural pelo capitalismo, sobretudo a partir da inserção de lógicas complexas que integram desigualmente as áreas aos múltiplos movimentos do mundo contemporâneo.

D) sente um movimento de ressignificação do espaço rural, marcado pela redução das injustiças e pelo fim das lutas pela terra no campo.

Resposta.

Questões de Geografia (2ª Fase) UECE 2018 com Gabarito Questões de Geografia (2ª Fase) UECE 2018 com Gabarito Reviewed by Redação on agosto 02, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.