(IF-SC) O sistema endócrino apresenta numerosas glândulas responsáveis por produzir hormônios

(IF-SC) O sistema endócrino apresenta numerosas glândulas responsáveis por produzir hormônios, que influenciam em diversas funções do organismo humano. Dentre as diversas glândulas do referido sistema a hipófise é considerada a "glândula mestra", por produzir e liberar hormônios que regulam o funcionamento de diversas outras glândulas endócrinas. Com relação a hipófise, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A ocitosina, hormônio produzido e liberado pela neuronohipófise, estimula as contrações uterinas no momento do parto e desempenha papel importante na amamentação, estimulando a secreção do leite em resposta à sucção do bebê.

( ) Na região da adenohipófise é produzida o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), responsável por estimular o funcionamento das glândulas suprarrenais localizadas sobre os rins.

( ) Nos néfrons há a reabsorção de água pelos duetos coletores dos rins estimulada pelo hormônio antidiurético (ADH) deixando a urina mais concentrada. Esse hormônio, produzido pela neurohipófide, é conduzido até os rins pela corrente sanguínea.

( ) O hormônio do crescimento (GSH) ou somatotropina estimula o crescimento do corpo como um todo, por meio do estímulo à divisão celular e ao desenvolvimento dos tecidos corporais.

( ) A tireoide, glândula endócrina que libera hormônios responsáveis pela regulação do metabolismo, tem o funcionamento estimulado pelo hormônio tireoideotrópico (TSH) produzido pela adenohipófise.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

A) F, V, F, V, V
B) V, V, V, F, F
C) F, F, F, V, V
D) V, F, V, F, F
E) F, V, V, F, F

QUESTÃO ANTERIOR:
A exposição ambiental e ocupacional a substâncias reconhecidas como disruptores endócrinos pode causar danos nos sistemas endócrino, digestivo e metabólico do ser humano, uma vez que os disruptores endócrinos

RESPOSTA:
A) F, V, F, V, V

PRÓXIMA QUESTÃO:
- mais questões de Ciências.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários