Atividade sobre Ética (Filosofia) com Gabarito e Resolução - Questões para concurso e vestibular - QUESTÃO 01 A ética precisa ser co...
Atividade sobre Ética (Filosofia) com Gabarito e Resolução
- Questões para concurso e vestibular -
QUESTÃO 01
A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.
CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007. (adaptado).
O século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade.
Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como:
A) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
B) mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
C) mio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
D) Parâmetro para assegurar o exercício político ando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
E) aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação a outras sociedades.
RESPOSTA.
QUESTÃO 02
Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva.
Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.
SEVERINO, A. J. Filosofia no Ensino Médio.
São Paulo: Cortez, 1992. (Adaptado).
O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta:
A) os conteúdos éticos decorrentes das ideologias político-partidárias.
B) o valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos.
C) a sistematização de valores desassociados da cultura.
D) o sentido coletivo e político das ações humanas individuais.
E) o julgamento da ação ética pelos políticos eleitos democraticamente.
RESPOSTA.
QUESTÃO 03
O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o aspecto da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
O distanciamento entre "reconhecer" e "cumprir" efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são:
A) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
B) parâmetros idealizados, cujo comprimento é destituído de obrigação.
C) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.
D) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei a qual deve ser submeter.
E) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.
RESPOSTA.
O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o aspecto da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009. (adaptada).
A) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
B) parâmetros idealizados, cujo comprimento é destituído de obrigação.
C) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.
D) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei a qual deve ser submeter.
E) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.
RESPOSTA.
QUESTÃO 04
Ética exige um governo que amplie a igualdade entre os cidadãos. Essa é a base da prática. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem "em casa", experimentam-se como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.
Os pressupostos éticos são essenciais para estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade.
De acordo com o texto, a ética corresponde a:
A) valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade.
B) preceitos normativos impostos pela coação das leis jurídicas.
C) normas determinadas pelo governo, diferentes das leis estrangeiras.
D) transferência dos valores praticados em casa para a esfera social.
E) proibição da interferência de estrangeiros em nossa pátria.
RESPOSTA.
Ética exige um governo que amplie a igualdade entre os cidadãos. Essa é a base da prática. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem "em casa", experimentam-se como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.
SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos. OLIVEIRA, E. R. (Org.)
Os pressupostos éticos são essenciais para estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade.
De acordo com o texto, a ética corresponde a:
A) valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade.
B) preceitos normativos impostos pela coação das leis jurídicas.
C) normas determinadas pelo governo, diferentes das leis estrangeiras.
D) transferência dos valores praticados em casa para a esfera social.
E) proibição da interferência de estrangeiros em nossa pátria.
RESPOSTA.
QUESTÃO 05
Na regulação de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada - em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos.
Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria.
A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que há:
A) a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direito na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
B) a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.
C) a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
D) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.
E) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento para compor a arena política a ser compartilhada.
RESPOSTA.
Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria.
HABERMAS, J. A inclusão do outro.
A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que há:
A) a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direito na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
B) a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.
C) a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
D) a autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.
E) o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento para compor a arena política a ser compartilhada.
RESPOSTA.
COMENTÁRIOS