Prova de Física Médica para Residência USP 2019 com Gabarito

Prova de Física Médica para Residência USP 2019 com Gabarito QUESTÕES DE: PORTUGUÊS/INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (01 - 10) CONHECIMENTO GER...
Prova de Física Médica para Residência USP 2019 com Gabarito

QUESTÕES DE:
PORTUGUÊS/INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (01 - 10)
CONHECIMENTO GERAL (11 - 20)

QUESTÃO 21
USP 2019: O gráfico (em escala dilog) representa as seções de choque em função da energia para diferentes modos de interação de fótons com o chumbo (Pb), bem como a seção de choque total σ (curva sólida).

Energia do fóton eV

Considerando a interação de fótons com o Pb, escolha a alternativa que indica, simultaneamente,

I. o modo de interação com o chumbo mais provável para fótons provenientes de uma fonte de ⁶⁰Co (que emite fótons de energia média igual a 1,25 MeV), bem como o valor aproximado da seção de choque total (em barns/átomo) nesse caso;

II. a interação que melhor justifica o comportamento de σ na faixa de energia dos raios X usados em diagnóstico (até 150 keV).


Espalhamento Compton, 10 barns-átomo - Efeito fotoelétrico

RESPOSTA.

QUESTÃO 22
USP 2019: A radiação eletromagnética espalhada durante a realização de exames radiológicos não é desprezível e requer providências adequadas para proteção radiológica.

Considere que, em um exame radiológico, os fótons incidentes no paciente têm uma energia de 105,2 keV, e a radiação espalhada em um certo ângulo tem 97,8 keV.

Fóton incidente - Elétron ejetado - Fóton espalhado

Escolha a alternativa que apresenta corretamente:

I. Um efeito produzido pelos fótons espalhados no exame radiológico.

II. A energia cinética transferida aos elétrons de recuo.


RESPOSTA.

QUESTÃO 23
USP 2019: A teoria atômica de Niels Bohr (1914) complementou o modelo de Ernst Rutherford (1911), explicando o espectro da radiação emitida pelos átomos hidrogenoides. Uma das hipóteses de Bohr consistia na existência de órbitas permitidas e de órbitas não permitidas para o elétron em torno do núcleo atômico. 

Em 1924, Louis De Broglie, considerando que as partículas apresentavam também comportamento ondulatório, tentou justificar teoricamente algumas das hipóteses de Bohr.

Assinale a alternativa coerente com essas teorias.

(A) As órbitas permitidas de Bohr (de raios r) correspondem a ondas eletrônicas estacionárias em torno do núcleo, com comprimento de onda = 2πr/n (n é um número inteiro).

(B) O espectro luminoso dos átomos hidrogenoides é contínuo e pode ser explicado apenas pela teoria atômica de Rutherford.

(C) A emissão de luz ocorre quando as ondas eletrônicas interagem para produzir ressonância.

(D) A teoria de Bohr não consegue justificar a emissão dos raios X característicos.

(E) A energia dos fótons emitidos pelo átomo não está relacionada às órbitas de Bohr.

RESPOSTA.

QUESTÃO 24
USP 2019: A foto abaixo mostra trajetórias de partículas alfa obtidas no interior de uma câmara de nuvens de Wilson preenchida com gás HeA região destacada na foto mostra uma colisão com um átomo, com desvio brusco de uma partícula alfa.


Sobre essa interação, é correto dizer que se trata de uma

(A) colisão elástica com o núcleo de um átomo de He, que pode ser descrita a partir do modelo atômico de Rutherford (1911).

(B) interação inelástica com o núcleo do átomo de He, com emissão de raios X.

(C) interação elástica com os elétrons do átomo de He, sem emissão de radiação eletromagnética.

(D) colisão suave, com ionização do átomo de He, e liberação de um elétron, cuja trajetória também aparece na foto.

(E) colisão dura com produção de fissão do núcleo atômico.

RESPOSTA.

QUESTÃO 25
USP 2019: O esquema abaixo representa um material radioativo hipotético, dentro de uma caixa de chumbo, emitindo radiações alfa, beta menos e gama.

As radiações entram num ambiente onde há um campo magnético (criado por um ímã) e um campo elétrico (criado por placas paralelas), com polaridades conforme o esquema.

Amostras radioativa - Bloco de chumbo

Escolha a alternativa que contiver, simultaneamente,

I. o tipo de radiação para cada trajetória esquematizada;

II. um processo físico pelo qual o núcleo emite radiação gama;

III. o tipo de radiação que necessita de menor blindagem radiológica.


RESPOSTA.

QUESTÃO 26
USP 2019: A Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) é uma tecnologia que produz imagens tomográficas a partir de processos nucleares. O radioisótopo mais usado em PET é o ¹⁸F (flúor‐18, que emite partículas β⁺ (pósitrons) com energia máxima 633 keV), como marcador em uma molécula de FDG (Fluorodesoxiglicose).

O FDG é injetado na corrente sanguínea do paciente e pode ser utilizado para conseguir imagens de tecidos e órgãos do corpo, como o cérebro, que estejam consumindo mais glicose do que outros. Externamente, conjuntos de pares simétricos de detectores circundam o paciente para registrar a radiação liberada dele, para a formação das imagens.

Assinale a alternativa que descreve corretamente o processo físico básico envolvido nessa técnica.

(A) O FDG é levado ao cérebro pela corrente sanguínea e os pósitrons emitidos pelo ¹⁸F sofrem Bremsstrahlung no interior do paciente, e os detectores registram os raios X emitidos.

(B) Os pósitrons atacam células do sangue que entram no cérebro, combatendo eventuais tumores em início de formação.

(C) Os pósitrons emitidos pelo ¹⁸F sofrem aniquilação ao interagirem com elétrons locais no cérebro, com emissão simultânea de 2 fótons, que são detectados exteriormente.

(D) As partículas β⁺ emitidas pelo FDG induzem reações nos núcleos de carbono existentes no cérebro, com produção de raios gama, que são detectados exteriormente.

(E) A energia das partículas β⁺ é suficientemente grande para que elas, após a interação no cérebro, escapem do paciente e sejam detectadas exteriormente.

RESPOSTA.

QUESTÃO 27
USP 2019: A reação abaixo descreve a produção de um radioisótopo utilizado atualmente em Medicina Nuclear. Considere X e Y, radiações emitidas ou absorvidas nesse processo.


Considerando‐se essas informações é correto afirmar:

(A) O isótopoé produzido pelo decaimento do isótopopor emissão beta mais (X).

(B) O isótopoé resultado do decaimento gama do isótopo(Tc metaestável), o qual é utilizado para diagnóstico médico.

(C) O isótopoproduzido pelo decaimento do isótoposeguido de emissão alfa (Y).

(D) O isótopoproduzido por fissão nuclear do isótopo²³⁵U e tem meia‐vida longa, sendo, assim, adequado para um diagnóstico contínuo de certas doenças.

(E) O isótopotem meia‐vida curta (6,02 h), por isso tem de ser aplicado para diagnóstico médico pouco tempo após sua produção.

RESPOSTA.

QUESTÃO 28
USP 2019: A teleterapia é a radioterapia que utiliza uma fonte de radiação externa ao corpo do paciente e distante dele. Historicamente, tubos de raios X e fontes radioativas de ²²²Ra, ¹³⁷Cs e ⁶⁰Co foram ou ainda são utilizados em teleterapia. Atualmente, a maioria dos centros de radioterapia utiliza feixes de raios X de energia máxima de 4 a 20 MeV, produzidos por aceleradores lineares de elétrons.

Considere as afirmações abaixo.

I. O uso de tubos de raios X para teleterapia foi praticamente abandonado por não ultrapassar o limite de 400 keV.

II. A produção de raios X nos aceleradores ocorre apenas devido à radiação característica produzida no alvo do feixe de elétrons.

III. Um dos problemas com a radioterapia com “bombas de cobalto” é que ela perde eficiência quando a atividade da fonte cai abaixo de certo limite.

Está correto o que se afirma em

(A) I e II, apenas.
(B) II e III, apenas.
(C) I, II e III.
(D) I e III, apenas.
(E) II, apenas.

RESPOSTA.

QUESTÃO 29
USP 2019: A figura da esquerda representa a primeira radiografia obtida na Austrália, em 1896, usando um tubo de raios catódicos de Crookes. A radiografia da direita é mais recente e evidencia a diferença de qualidade de imagem que se obtém hoje.

raio x do pé

Analise as seguintes afirmações:

I. Os raios X não são idênticos aos raios catódicos, mas são produzidos pelos raios catódicos quando estes incidem na parede de vidro dos tubos de descarga de Crookes, utilizados na época da descoberta dos raios X.

II. O único fenômeno responsável pela produção dos raios X nos tubos de Crookes é a ionização.

III. A produção de imagens melhores (como a da direita) foi acompanhada por avanços tecnológicos que melhoraram a proteção radiológica de pacientes e trabalhadores ao lidar com tubos de raios X; entre eles, estão o cabeçote metálico do tubo e a tela intensificadora de imagens.

Está correto o que se afirma em

(A) I, II e III.
(B) I e III, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) I e II, apenas.
(E) III, apenas.

RESPOSTA.

QUESTÃO 30
USP 2019: Assinale a alternativa que representa o gráfico que mostra a dependência entre o risco de dano biológico e a dose de radiação ionizante, para baixas doses, seguindo o modelo aceito pela Comissão Regulatória Nuclear dos Estados Unidos (USNRC).


RESPOSTA.

QUESTÃO 31
USP 2019: Assinale a alternativa correta sobre mecanismos diretos ou indiretos de ação das radiações ionizantes em tecidos biológicos.

(A) A ação direta é o processo dominante na interação de partículas de baixa transferência linear de energia (LET).

(B) A ação direta ocorre quando a radiação quebra moléculas da água, formando, assim, radicais livres, que podem atacar outras moléculas.

(C) A ação indireta acontece quando a radiação interage com o DNA, podendo causar desde mutação genética até morte.

(D) Na ação direta, o DNA pode ser ionizado ou excitado pela radiação, levando à cadeia de eventos físicos e químicos que eventualmente produzem o dano biológico.

(E) A ação direta é causada por fótons de raios X ou de raios gama ao produzirem radiólise da água.

RESPOSTA.

QUESTÃO 32
USP 2019: Assinale a alternativa correta a respeito de efeitos biológicos causados por raios X de alta energia.
 
(A) Toda a energia transferida ao tecido produz ionizações de átomos ou moléculas.

(B) O período de latência de aparecimento de leucemia é de, no mínimo, dez anos após exposição à radiação.

(C) As fases do ciclo celular mais resistentes à radiação são a fase M (fase mitótica) e a G2 da interfase (pós‐sintética).

(D) O efeito de uma certa dose de radiação independe do intervalo de tempo durante o qual ela é aplicada.

(E) Na sequência de eventos que ocorrem para o aparecimento de um dano biológico, a fase físico‐química dura cerca de 10ˉ¹⁰ s   e, nela, os radicais livres podem atacar moléculas importantes da célula.

RESPOSTA.

QUESTÃO 33
USP 2019: A quantidade de energia depositada no tecido de um paciente que faz um exame radiológico é bem menor do que a de outro que é submetido a um tratamento de radioterapia.

Comparando os efeitos que podem ocorrer nos dois casos, é correto afirmar que

(A) o paciente radiológico vai sofrer reações teciduais (efeitos não estocásticos).
(B) o paciente radiológico não vai sofrer efeitos estocásticos.
(C) o paciente radioterápico pode sofrer reações teciduais.
(D) o paciente radioterápico não pode sofrer efeitos estocásticos.
(E) ambos os pacientes vão sofrer reações teciduais imediatas.

RESPOSTA.

QUESTÃO 34
USP 2019: Assinale a alternativa correta a respeito de efeitos estocásticos e reações teciduais (efeitos não estocásticos).

(A) O estocástico tem limiar de dose para ocorrer e as reações teciduais não.
(B) O estocástico se apresenta em curto prazo (imediato).
(C) As reações teciduais são a longo prazo (tardio).
(D) A gravidade de ambos os efeitos depende da dose recebida.
(E) A probabilidade de ocorrência de um efeito estocástico depende da dose.

RESPOSTA.

QUESTÃO 35
USP 2019: Quando danificada pela radiação, a estrutura da célula responsável pelo aparecimento de um efeito estocástico é

(A) o citoplasma.
(B) o cromossomo.
(C) a mitocôndria.
(D) a membrana nuclear.
(E) o lisossoma.

RESPOSTA.

QUESTÃO 36
USP 2019: O Sistema Internacional de Unidades é fundamentado utilizando algumas grandezas físicas de base. Indique qual das grandezas abaixo não faz parte desse conjunto básico.

(A) massa – quilograma (kg).
(B) comprimento – metro (m).
(C) atividade – curie (Ci).
(D) corrente elétrica – ampère (A).
(E) tempo – segundo (s).

RESPOSTA.

QUESTÃO 37
USP 2019: A definição O quociente entre dQ e dm, onde dQ é o valor absoluto da carga total de íons de um dado sinal, produzidos no ar, quando todos os elétrons (negativos e positivos) liberados por fótons no ar, em uma massa dm, são completamente freados no ar refere‐se à grandeza:

(A) dose absorvida.
(B) exposição.
(C) dose equivalente.
(D) ionização específica.
(E) kerma.

RESPOSTA.

QUESTÃO 38
USP 2019: O kerma e a dose absorvida são grandezas que estão relacionadas entre si.

A partir da profundidade de penetração no meio irradiado em que a dose é máxima, a variação destas duas grandezas é mais bem descrita pelo(a)

(A) diminuição da dose e pelo aumento do kerma.
(B) aumento da dose e pela diminuição do kerma.
(C) constância tanto da dose quanto do kerma.
(D) diminuição tanto da dose quanto do kerma igualmente.
(E) diminuição da dose mais rapidamente que a diminuição do kerma.

RESPOSTA.

QUESTÃO 39
USP 2019: Assinale a alternativa que define corretamente a grandeza dosimétrica denominada kerma.

(A) É o quociente entre a soma de todas as energias cinéticas iniciais de todas as partículas carregadas, liberadas por partículas neutras incidentes em um material, e a massa do material.

(B) É o quociente entre a energia média depositada pela radiação num ponto de interesse em um material e a massa do material.

(C) É o quociente entre o número de partículas incidentes sobre uma seção de esfera e a área dessa seção.

(D) É o produto entre a dose absorvida em um material e o fator de qualidade da radiação.

(E) É o quociente entre o valor absoluto da carga total de íons de um dado sinal, produzida no ar, quando todos os elétrons liberados pelos fótons numa determinada massa de ar são completamente freados.

RESPOSTA.

QUESTÃO 40
USP 2019: Um detector de raios gama, tendo 100% de eficiência de contagem, é posicionado em um campo uniforme de radiação e realiza 10 medições de igual duração, durante intervalos de tempo de 100 s cada medição. O número médio de contagens por medição é 4 x 10⁵. O valor médio da taxa de contagens é

(A) 5.000 contagens/s.
(B) 4.000 contagens/s.
(C) 3.000 contagens/s.
(D) 2.000 contagens/s.
(E) 1.000 contagens/s.

RESPOSTA.

QUESTÃO 41
USP 2019: Assinale a alternativa que expressa corretamente o conceito de eficiência intrínseca de um detector.

(A) É o percentual de sinais registrados pelo detector em relação à quantidade de radiações que incidem no mesmo.

(B) A habilidade que o detector tem para realizar contagens de diferentes energias.

(C) O percentual de energia da radiação gama para produzir um par de íons.

(D) A contagem total observada no detector menos a radiação de fundo natural.

(E) A contagem total para radiação beta – gama observada com um detector tecido‐equivalente.


QUESTÃO 42
USP 2019: Comparando possíveis aplicações de câmaras de ionização e detectores Geiger Müller (GM) na monitoração radiológica, é correto afirmar que

(A) o GM não é um dispositivo adequado para medir dose, já que ele pode subestimar os níveis de radiação, pois tem um tempo de recuperação grande.

(B) o GM é muito menos sensível que a câmara de ionização por causa do tipo de amplificação interna das cargas.

(C) o GM pode ser utilizado para a detecção de nêutrons em função da alta seção de choque de interação dos gases comumente utilizados para interações com nêutrons.

(D) a câmara de ionização indica níveis de radiação errados quando usada para medir radiação próxima de máquinas pulsadas, como os aceleradores usados em radioterapia.

(E) o sinal, nos detectores GM, é proporcional à energia da radiação incidente, enquanto, nas câmaras de ionização, esta proporcionalidade não ocorre.


QUESTÃO 43
USP 2019: A respeito dos efeitos da radiação ionizante em tecidos do corpo humano, NÃO é correto afirmar:

(A) A ocorrência de quebra das ligações químicas se dá quando a energia da radiação é superior à energia de ligação entre os átomos.

(B) Um dos grupos de mutações que ocorrem nas células somáticas ou germinativas são as mutações pontuais, que são alterações na sequência de bases do DNA.

(C) Toda a energia transferida pela radiação ao tecido induz excitações.

(D) De modo geral, os efeitos da radiação dependem da dose, taxa de dose, do fracionamento da dose, do tipo de radiação e do tipo de célula ou tecido.

(E) Doses absorvidas devido a radionuclídeos de meia‐vida curta incorporados nos sistemas respiratórios podem causar danos maiores que iguais doses de radiação X ou gama.


QUESTÃO 44
USP 2019: Comparando a técnica de dosimetria termoluminescente (TL) com a técnica de dosimetria fotográfica para a aplicação em monitoração individual, a dosimetria termoluminescente tem a vantagem do dosímetro TL ser reutilizável, mas tem a seguinte desvantagem:

(A) a dosimetria TL é um método relativo.
(B) o detetor TL é muito pequeno.
(C) a dosimetria TL é dificilmente automatizável.
(D) na dosimetria TL, a informação é destruída no processo de leitura.
(E) a resposta do detetor TL é fortemente influenciada pelas condições climáticas.


QUESTÃO 45

mamografia

USP 2019: Para a obtenção de mamografias de boa qualidade, é usualmente necessário que a mama feminina seja comprimida de modo a assumir espessura a mais uniforme possível. Além disso, são necessárias verificações periódicas da adequação de parâmetros do feixe de raios X.

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, a melhor resposta para:

I. a necessidade da compressão de mama em mamografia;
II. fatores de risco de indução de câncer devido a exames de mamografia.

(A) I – facilitar a transmissão dos raios X; II – não depende da idade, somente da dose.

(B) I – reduzir a superposição de tecidos na imagem; II – depende da idade da paciente e da dose de radiação.

(C) I – uniformizar a espessura de atenuação dos raios X; II – depende apenas da idade da paciente.

(D) I – diminuir o espalhamento da radiação; II – não depende da idade,somente de fatores genéticos.

(E) I – aumentar a nitidez da imagem; II – depende apenas da dose de radiação e de fatores genéticos.


QUESTÃO 46
USP 2019: A tabela 1 apresenta os limites primários anuais de dose efetiva e dose equivalente no cristalino, na pele, nas mãos e nos pés, estipulados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em sua norma CNEN‐NN‐3.01. Um IOE (indivíduo ocupacionalmente exposto) recebeu, em um ano, dose absorvida uniforme, no corpo todo, de 10 mGy de radiação gama e 1 mGy de nêutrons de 6 keV.



Considerando os dados fornecidos nas tabelas 1 e 2, indique a alternativa que mostra o valor mais próximo da dose efetiva anual nesse trabalhador e como esse valor pode ser comparado aos limites recomendados pela norma CNEN‐NN‐3.01.


(A) 30 mSv; acima do limite máximo.
(B) 11 mGy; abaixo do limite máximo.
(C) 15 mSv; igual ao limite máximo.
(D) 30 mSv; abaixo do limite máximo, considerando‐se 5 anos consecutivos.
(E) 15 mSv; abaixo do limite máximo.


QUESTÃO 47

Figura 1 e Figura 2

USP 2019: As figuras representam espectros de feixes de tubos de raios X (fluência de fótons/mm2 (normalizada por mAs) vs. energia do fóton). A figura 1 apresenta espectros correspondentes à tensão de pico de 90 kVp, obtidos com diferentes filtrações adicionais (FA). A figura 2 apresenta espectros obtidos com a mesma filtração adicional, mas com diferentes tensões de pico (kVp).

O Princípio da Otimização, na Proteção Radiológica, indica a necessidade de se manter a exposição à radiação tão baixa quanto razoavelmente exequível, de modo a obter imagens com qualidade suficiente para o diagnóstico ou para o resultado terapêutico desejado (ALARA). Tendo como orientação o princípio ALARA, é correto afirmar que, numa radiografia de tórax de um adulto, uma boa combinação de FA e kVp seria:

(A) FA = 0,1 mm Cu e kVp = 40 kV.
(B) FA = 0,3 mm Cu e kVp = 100 kV.
(C) FA = 0,3 mm Al e kVp = 40 kV.
(D) FA = 0 mm Al e kVp = 40 kV.
(E) FA = 0 mm Al e kVp = 100 kV


QUESTÃO 48
USP 2019: Indique a alternativa que apresenta somente grandezas cujos valores podem ser obtidos a partir dos espectros de raios X.

Adote as seguintes siglas:

CSR: Camada semirredutora
kVp: Tensão de pico
Eef: Energia efetiva do feixe de radiação
Em: Energia média
FA: Filtração adicional
mA: Corrente no tubo
mAs: Produto corrente‐tempo

(A) CSR, kVp e Eef.
(B) CSR, kVp e FA.
(C) kVp, mA e Em.
(D) kVp, FA e mAs.
(E) CSR, Eef e mAs.


QUESTÃO 49
USP 2019: A cardiologia intervencionista está entre as modalidades radiológicas de mais altas doses de radiação nos profissionais que utilizam esta técnica.

Assinale a alternativa que contém providências de proteção radiológica cabíveis e eficazes para a proteção de profissionais ocupacionalmente expostos nesse tipo de procedimento.

(A) Utilização de luvas de borracha pelos médicos.

(B) Manter os auxiliares (enfermeiros) mais próximos do médico, dentro da sala de cirurgia.

(C) Aproximar mais o tubo de raios X do paciente e abrir o campo de radiação.

(D)Utilização de visores plumbíferos entre o médico cirurgião e o paciente.

(E) Uso mais frequente do pedal de acionamento do tubo de raios X do equipamento de fluoroscopia.


QUESTÃO 50
USP 2019: O Plano de Proteção Radiológica é um dos documentos exigidos pela CNEN para a solicitação de licença de operação de qualquer instalação que utilize fontes de radiação ionizante.

Esse documento obrigatório só NÃO precisa conter

(A) a descrição das fontes de radiação, dos sistemas de controle e de segurança e de sua aplicação.

(B) a descrição dos programas e procedimentos de monitoração individual, das áreas e do meio ambiente.

(C) o programa de garantia de livre acesso à instalação.

(D) o programa de treinamento dos IOE e demais trabalhadores da instalação.

(E) as instruções de proteção radiológica e segurança fornecidas, por escrito, aos trabalhadores.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,381,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1410,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,380,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8338,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60761,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Física Médica para Residência USP 2019 com Gabarito
Prova de Física Médica para Residência USP 2019 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivA0JkO2nEq417v1z1BdGlxvrfs4hveR_khR1Ia3E8QHlCpI-C72YKN42CSi5tIL8f4QWgmHbUBlR2J682bIG9P3OhM1H4TylLtRC2Csd9v9AuSg5s4rrgriZ80811y1oWSpVBEA9U1RM/s320/residencia-usp-2019.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivA0JkO2nEq417v1z1BdGlxvrfs4hveR_khR1Ia3E8QHlCpI-C72YKN42CSi5tIL8f4QWgmHbUBlR2J682bIG9P3OhM1H4TylLtRC2Csd9v9AuSg5s4rrgriZ80811y1oWSpVBEA9U1RM/s72-c/residencia-usp-2019.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2018/11/prova-de-fisica-medica-para-residencia-usp-2019-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2018/11/prova-de-fisica-medica-para-residencia-usp-2019-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo