Prova de Nutrição para Residência USP 2019 com Gabarito

Prova de Nutrição para Residência USP 2019 com Gabarito QUESTÕES DE: PORTUGUÊS/INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (01 - 10) CONHECIMENTO GERAL (...
Prova de Nutrição para Residência USP 2019 com Gabarito


QUESTÕES DE:
PORTUGUÊS/INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (01 - 10)
CONHECIMENTO GERAL (11 - 20)

QUESTÃO 21
USP 2019: Considere as seguintes afirmações sobre as ações de vigilância alimentar e nutricional:

I. Estão organizadas com enfoque ampliado, conjugando atividades nos serviços de saúde, dados provenientes de outros sistemas de informação e evidências disponíveis na literatura científica.

II. Baseiam‐se na apuração de informações sobre aquisição domiciliar de alimentos e quantificação da ingestão de calorias e nutrientes em diferentes fases do ciclo vital.

III. Possibilitam descrição contínua e predição de tendências das condições de alimentação e nutrição da população e de seus fatores determinantes.

IV. Têm potencial para apoiar profissionais e gestores no processo de organização da atenção nutricional e de formulação de políticas públicas de saúde.

Está correto apenas o que se afirma em

(A) II, III e IV.
(B) I e III.
(C) II e IV.
(D) I, III e IV.
(E) I e II.

RESPOSTA.

QUESTÃO 22
USP 2019: De acordo com a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, pode‐se dizer que uma das recomendações que ampliam o entendimento sobre a promoção da alimentação adequada e saudável, para além de questões biológicas, consiste em

(A) orientar a comer com atenção, realizando refeições com duração mínima de 30 minutos.

(B) estimular o desenvolvimento de habilidades culinárias, sem distinção de idade ou gênero.

(C) proibir o consumo de produtos industrializados que não pertençam à cultura alimentar local.

(D) enfatizar a realização regular de lanches intermediários entre as refeições principais.

(E) priorizar a venda livre de impostos e a publicidade de alimentos orgânicos e de base agroecológica.

RESPOSTA.

QUESTÃO 23
USP 2019: Entre as enzimas que participam do processo de digestão dos macronutrientes, encontram‐se:

(A) amilase, pepsinogênio, lipase, secretina.
(B) lipase, maltase, invertase, secretina.
(C) amilase, pepsina, lipase, maltase.
(D) amilase, dipeptidase, lipase, colecistocinina.
(E) gastrina, lipase, maltase, invertase.

RESPOSTA.

QUESTÃO 24
USP 2019: Necessidades de energia e nutrientes encontram‐se aumentadas entre adolescentes, em fase marcada por intensas modificações físicas, psíquicas, comportamentais e sociais.

Tendo em vista alterações na composição corporal, equações para estimativa de necessidade de energia diferem entre os sexos porque o sexo feminino apresenta

(A) geralmente maior quantidade proporcional de massa livre de gordura que o masculino, tendo maior necessidade de energia.

(B) quantidade de gordura corporal equivalente à do sexo masculino, porém com perdas menstruais, tendo maior necessidade de energia.

(C) geralmente maior quantidade proporcional de massa livre de gordura que o masculino, tendo menor necessidade de energia.

(D) maior quantidade proporcional de gordura corporal que o masculino e perdas menstruais, tendo maior necessidade de energia.

(E) geralmente maior quantidade proporcional de gordura corporal que o masculino, tendo menor necessidade de energia.

RESPOSTA.

QUESTÃO 25
USP 2019: Vitamina D, cálcio e fósforo são essenciais aos seres humanos, atuando de forma integrada em prol da saúde óssea. As interações fisiológicas entre esses micronutrientes estão corretamente descritas em:

(A) As concentrações ionizadas de cálcio e fósforo no fluido extracelular regulam a reação de hidroxilação hepática da vitamina D, para conversão à sua forma biologicamente ativa 25‐hidroxicolecalciferol.

(B) No intestino, a vitamina D estimula vias de transporte ativo para absorção de cálcio e fósforo, em contraste com o ácido fítico, que prejudica a biodisponibilidade de ambos os minerais com formação de complexos insolúveis.

(C) Cálcio, fósforo e vitamina D são os componentes mais relevantes dos cristais de hidroxiapatita insolúvel existentes nos ossos e essenciais para rigidez e integridade necessárias ao esqueleto humano.

(D) A vitamina D favorece a excreção de cálcio e fósforo nos túbulos renais distais, mantendo concentrações sanguíneas de ambos os minerais dentro de níveis fisiológicos adequados.

(E) As concentrações sanguíneas de vitamina D promovem a secreção de paratormônio, o qual é responsável por estimular o transporte ativo de fosfato no intestino delgado e mobilizar o cálcio ósseo para o sangue.

RESPOSTA.

QUESTÃO 26
USP 2019: Examine o seguinte quadro:

micronutrientes

A combinação correta entre cada micronutriente com a respectiva consequência de sua deficiência no organismo humano está indicada em:

(A) 1B, 2C, 3D, 4A.
(B) 1C, 2D, 3A, 4B
(C) 1B, 2D, 3C, 4A.
(D) 1B, 2D, 3A, 4C.
(E) 1C, 2D, 3B, 4A.

RESPOSTA.

QUESTÃO 27
USP 2019: Para que o aleitamento materno exclusivo seja bem sucedido nos primeiros seis meses de vida, um dos fatores a ser observado consiste em

(A) atestar que a quantidade de colostro seja produzida de forma constante nos primeiros dias de vida do bebê, para garantir sua imunidade.

(B) oferecer água filtrada e fervida em pequenas quantidades caso a temperatura ambiente supere 35 °C, para manter o estado de hidratação do bebê.

(C) orientar a mãe a evitar mamadas durante a noite, para favorecer o estabelecimento de uma rotina adequada de sono do bebê.

(D) verificar se a duração das mamadas atinge 30 minutos ou mais, para garantir que o bebê mame o leite posterior, rico em proteínas.

(E) evitar a oferta de chupetas, chuquinhas e mamadeiras, para não dificultar a pega correta da mama devido à confusão de bicos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 28
USP 2019: Uma paciente negra, 55 anos, atendida no ambulatório, apresentou as seguintes medidas: 82 kg, 170 cm e 92 cm de circunferência da cintura. Com base nesses dados, essa paciente apresenta

(A) obesidade grau I, alto risco para doenças cardiovasculares.
(B) pré‐obesidade, alto risco para doenças cardiovasculares.
(C) obesidade grau I, baixo risco para doenças cardiovasculares.
(D) pré‐obesidade, baixo risco para doenças cardiovasculares.
(E) obesidade grau II, baixo risco para doenças cardiovasculares.

RESPOSTA.

QUESTÃO 29
USP 2019: Como componente de ações de vigilância alimentar e nutricional na atenção básica, a avaliação antropométrica de um usuário de 8 anos de idade indicou peso equivalente a 30 kg e altura equivalente a 127 cm.

IMC (kg/m²) por idade (em meses) para o sexo masculino, segundo percentis

percentil

Com base nas informações para cálculo do índice de massa corporal (IMC) e na tabela, quanto à classificação e à interpretação do estado nutricional do usuário avaliado, é correto afirmar que ele apresenta

(A) obesidade, porque o IMC com valor de 18,6 kg/m² está acima do percentil 85 e abaixo ou igual ao percentil 97 para idade e sexo.

(B) sobrepeso, porque o IMC com valor de 18,6 kg/m² está acima do percentil 85 e abaixo ou igual ao percentil 97 para idade e sexo.

(C) risco para sobrepeso, porque o IMC com valor de 18,6 kg/m² está acima do percentil 85 e abaixo ou igual ao percentil 97 para idade e sexo.

(D) peso adequado, porque 18,6 kg/m² representa o valor de IMC de 85% a 97% dos indivíduos de sua idade e sexo.

(E) peso adequado, porque o IMC com valor de 18,6 kg/m² enquadra‐se na categoria de eutrofia até a idade adulta.

RESPOSTA.

QUESTÃO 30
Enquanto o sódio está presente principalmente no compartimento ____[I]____, o potássio apresenta maiores concentrações no meio ____[II]____, devido especialmente à(ao) ____[III]____. Alimentos ___[IV]____ são fontes importantes de potássio e o consumo de alimentos ___[V]____ tem contribuição relevante para a ingestão de sódio atualmente.

USP 2019: Considerando características metabólicas e fontes alimentares relacionadas a sódio e potássio, os espaços devem ser completados por:

(A) [I] extracelular; [II] intracelular; [III] bomba de Na⁺‐K⁺‐ ATPase; [IV] in natura e minimamente processados; [V] processados e ultraprocessados.

(B) [I] extracelular; [II] intracelular; [III] SGLT1 (transportador de sódio e glicose 1); [IV] in natura e minimamente processados; [V] processados e ultraprocessados.

(C) [I] intracelular; [II] extracelular; [III] bomba de Na⁺‐K⁺‐ATPase; [IV] minimamente processados e processados; [V] in natura.

(D) [I] intracelular; [II] extracelular; [III] bomba de Na⁺‐K⁺‐ATPase; [IV] in natura e minimamente processados; [V] processados e ultraprocessados.

(E) [I] intracelular; [II] extracelular; [III] SGLT1 (transportador de sódio e glicose 1); [IV] processados; [V] ultraprocessados.

RESPOSTA.

QUESTÃO 31
USP 2019: O envelhecimento populacional é observado em todo o mundo e impõe desafios para que recomendações nutricionais sejam adequadamente atendidas entre idosos.

Considere as modificações específicas do envelhecimento e repercussões sobre fatores nutricionais descritas no quadro.


A combinação correta entre as colunas é:

(A) 1D, 2A, 3B, 4C.
(B) 1C, 2D, 3A, 4B.
(C) 1B, 2A, 3D, 4C.
(D) 1C, 2A, 3D, 4B.
(E) 1D, 2A, 3C, 4B.

RESPOSTA.

QUESTÃO 32
USP 2019: Com relação à triagem nutricional, considere as seguintes afirmações:

I. Quando realizada em até 72h da admissão hospitalar, impede a desnutrição.

II. Contempla ummaior número de doentes do que a avaliação nutricional.

III. Detecta o risco nutricional sem classificar o estado nutricional.

IV. Deve ser aplicada por profissionais treinados após a avaliação nutricional.

Está correto apenas o que se afirma em

(A) I e III.
(B) I, II e IV.
(C) II, III e IV.
(D) I e IV.
(E) II e III.

RESPOSTA.

QUESTÃO 33
USP 2019: A alimentação complementar deve ser oportunamente introduzida a partir dos seis meses de idade do bebê. Com relação às práticas alimentares nessa fase, é correto afirmar que

(A) os alimentos complementares oferecidos com consistência mais espessa favorecem maior densidade energética que sopas ou outros líquidos.

(B) a manutenção de horários rígidos para a realização das refeições é crucial para o desenvolvimento das sensações de fome e saciedade pelo bebê.

(C) a prática de peneirar alimentos complementares é importante até a erupção dos primeiros dentes decíduos do bebê, os quais habilitam o processo de trituração.

(D) a oferta de leite materno deve ser suspensa nos primeiros dias de alimentação complementar visto que a capacidade gástrica do bebê é limitada.

(E) o preparo dos alimentos oferecidos ao bebê deve ser separado do restante da família até os primeiros 24 meses de vida.

RESPOSTA.

QUESTÃO 34
USP 2019: A Rede de Atenção à Saúde (RAS) constitui uma organização dos serviços de saúde que visa à garantia da integralidade do cuidado e se caracteriza pelas relações horizontais entre os pontos de atenção, a partir da ordenação da Atenção Primária à Saúde (APS).

Considere as seguintes afirmações:

I. O reconhecimento do direito à alimentação adequada é um elemento fundamental na humanização do cuidado e promoção de saúde nos diferentes pontos de atenção da RAS.

II. O monitoramento da situação de saúde e nutrição da população promove a identificação de necessidades e a resolutividade do cuidado, seja na atenção básica ou na coordenação a outros pontos da rede de atenção à saúde.

III. Na organização da RAS, a promoção da saúde é atributo da atenção básica e o cuidado nutricional é atributo específico dos serviços especializados.

Sobre o cuidado nutricional e a promoção de alimentação saudável na RAS, está correto apenas o que se afirma em

(A) I.
(B) III.
(C) I e III.
(D) I e II.
(E) II e III.

RESPOSTA.

QUESTÃO 35
USP 2019: O estudo DASH (Dietary Approachs to Stop Hypertension) foi um estudo multicêntrico, randomizado, cujo foco principal foi verificar o efeito de uma dieta sobre a pressão arterial. As características da dieta que foram relacionadas com a diminuição dos níveis pressóricos são:

(A) rica em cálcio, magnésio, potássio, fibras e teores reduzidos de gordura saturada e colesterol.

(B) rica em vitamina E, cálcio, fósforo e magnésio, hipossódica, hiperproteica e pobre em colesterol.

(C) com baixos teores de cálcio, ferro, hiperproteica e rica em fibras e gordura monoinsaturada.

(D) rica em magnésio e fósforo, hipossódica, normoproteica e pobre em gordura saturada e colesterol.

(E) pobre em cálcio e fósforo, rica em potássio, cobre e magnésio, hiperproteica e hipogordurosa.

RESPOSTA.

QUESTÃO 36
USP 2019: Os portadores de síndrome do intestino curto costumam apresentar um conjunto de sinais e sintomas clínicos, como diarreia crônica, desidratação, distúrbios eletrolíticos, perda de peso e desnutrição. Com relação à dieta recomendada para essa patologia, é correto afirmar:

(A) A terapia de nutrição enteral é a via de nutrição preferencial na fase inicial da doença, período caracterizado por diarreia maciça.

(B) A água de coco verde é indicada para hidratação oral de pacientes logo após a ressecção intestinal.

(C) A realimentação oral pode ser retomada gradativamente, respeitando a tolerância individual, assim que haja estabilização das perdas hidroeletrolíticas e controle das perdas fecais.

(D) A ingestão de fibras solúveis é estimulada na alta hospitalar para aumentar o peristaltismo.

(E) A adição de gordura é feita antes da proteína para aumentar a oferta calórica, preferindo‐se o triglicérides de cadeia média.

RESPOSTA.

QUESTÃO 37
USP 2019: A insuficiência cardíaca é uma doença crônica de alta mortalidade. Apesar de ainda não haver consenso sobre a ingestão ótima de sódio, a restrição de sal costuma ser indicada aos pacientes com insuficiência cardíaca porque

(A) contribui para reduzir descompensação da doença, sobrecarga de fluidos e edema.

(B) inibe o hipermetabolismo gerado pelas citocinas pro‐ inflamatórias e catecolaminas.

(C) pode aumentar os marcadores de melhor prognóstico a longo prazo.

(D) promove balanço hídrico negativo e balanço nitrogenado e energético positivo.

(E) a necessidade de sódio nesses pacientes é menor do que em indivíduos saudáveis.

RESPOSTA.

QUESTÃO 38
USP 2019: O profissional de saúde, ao propor um tratamento, deve reconhecer a singularidade e a complexidade do ser humano e oferecer a melhor terapêutica para reestabelecer sua saúde, seja em relação à técnica clínica ou à observação de suas necessidades físicas, psicológicas ou sociais.

Essa afirmação refere‐se ao seguinte princípio da bioética:

(A) Beneficência.
(B) Autonomia.
(C) Informação.
(D) Justiça.
(E) Equidade.

RESPOSTA.

QUESTÃO 39
USP 2019: A segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira reviu as recomendações para uma alimentação adequada e saudável face às transformações vivenciadas pela sociedade. Um dos cinco princípios que norteiam a elaboração desse guia é:

(A) A complexa relação entre as dimensões biológica, social e cultural da alimentação e da saúde demanda um conhecimento baseado em estudos clínicos.

(B) A alimentação é mais que a ingestão de nutrientes e inclui os alimentos, como estes são combinados entre si e preparados, o modo de comer e as dimensões culturais e sociais das práticas alimentares.

(C) O acesso a informações sobre os determinantes da alimentação adequada e saudável restringe a autonomia individual e coletiva para fazer as escolhas alimentares.

(D) A substituição dos alimentos in natura ou minimamente processados por produtos industrializados deve ser estimulada, diante do aumento de doenças crônicas relacionadas à alimentação.

(E) A alimentação adequada e saudável implica formas de produção e distribuição dos alimentos que protejam os recursos naturais e a biodiversidade como a monocultura e a agricultura mecanizada.

RESPOSTA.

QUESTÃO 40
USP 2019: A nutrição enteral precoce do paciente crítico, nas primeiras 24‐48 h, é recomendada pelas principais diretrizes internacionais porque

(A) está associada a melhor balanço nutricional e menor risco de translocação bacteriana.

(B) aumenta a hipotrofia intestinal e a permeabilidade da mucosa intestinal.

(C) contribui para a redução de complicações como hiperglicemia e distensão abdominal.

(D) diminui a produção de hormônios anabólicos como insulina e hormônio do crescimento.

(E) previne a perda de massa magra mesmo no paciente instável hemodinamicamente.

RESPOSTA.

QUESTÃO 41
USP 2019: O atendimento ético por meio de uma relação solidária e de confiança, pautado na escuta qualificada com a avaliação de risco dos usuários em cada ponto de acesso do sistema de saúde, para garantir a atenção integral, resolutiva e responsável, define a diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) denominada

(A) Clínica ampliada.
(B) Valorização do trabalhador.
(C) Transversalidade.
(D) Acolhimento.
(E) Defesa dos direitos do usuário.


QUESTÃO 42
USP 2019: A atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas tem demandado ao SUS a organização de oferta continuada de cuidados para promoção da saúde e prevenção de complicações por meio de atendimento oportuno e resolutivo.

Considerando a organização do cuidado de pessoas com sobrepeso e obesidade dentro de uma Rede de Atenção à Saúde, com base na estratificação de risco, um paciente obeso (IMC entre 30 e 40 kg/m²) sem comorbidades, deve ter o seguimento de saúde realizado idealmente pela equipe de saúde

(A) de referência da atenção básica.
(B) multiprofissional especializada hospitalar.
(C) multiprofissional especializada ambulatorial.
(D) matricial da atenção básica.
(E) da atenção básica com apoio matricial.


QUESTÃO 43
USP 2019: O tipo de sistema de distribuição de refeições é importante para o planejamento de uma Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar. Em relação ao sistema centralizado de distribuição, é correto afirmar:

(A) Todas as refeições são preparadas e porcionadas na cozinha, possibilitando melhor acompanhamento das sobras.

(B) Todas as refeições são preparadas e porcionadas nas copas de apoio, possibilitando melhor acompanhamento das sobras.

(C) Todas as refeições são preparadas na cozinha e transportadas para porcionamento nas copas de apoio, possibilitando maior agilidade na distribuição.

(D) As refeições principais são preparadas e porcionadas na cozinha e os líquidos são porcionados nas copas de apoio, possibilitando maior agilidade na distribuição.

(E) Todas as refeições são preparadas e porcionadas nas copas de apoio, possibilitando maior agilidade na distribuição.


QUESTÃO 44
USP 2019: A terapia nutricional para pacientes renais crônicos em hemodiálise tem como objetivo recuperar ou manter o estado nutricional do paciente, dessa forma as orientações incluem a

(A) restrição proteica e o uso preferencial de proteínas vegetais.

(B) suplementação de vitaminas lipossolúveis para repor as perdas durante a hemodiálise.

(C) ingestão normal de líquidos para promover uma melhor qualidade de vida do paciente.

(D) restrição de sódio com redução de ingestão de alimentos processados e industrializados.

(E) suplementação de cálcio, fósforo e potássio para reduzir risco de doenças ósseas.


QUESTÃO 45
USP 2019: A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) foi aprovada no ano de 1999 e atualizada em 2012 com o objetivo de tornar‐se um referencial para as ações de alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde brasileiro. Sobre a PNAN é correto afirmar que

(A) sua atualização resultou no reconhecimento da alimentação como Direito Social Básico do ser humano através da publicação da Emenda Constitucional nº 64.

(B) o conceito de intersetorialidade adotado por ela refere‐se às ações de promoção de alimentação saudável realizadas pelas equipes de saúde nas escolas.

(C) a participação e o controle social compõem a diretriz relacionada à ampliação do diálogo entre população e governo em seus processos decisórios.

(D) as ações desenvolvidas nos Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição destinam‐se à garantia da inocuidade e qualidade nutricional dos alimentos em toda a cadeia produtiva.

(E) sua implantação e seu financiamento constituem responsabilidade exclusiva do gestor municipal, juntamente com a expansão das equipes de atenção básica.


QUESTÃO 46
USP 2019: A definição de Segurança Alimentar e Nutricional adotada no Brasil incorporou um conceito relacionado ao direito das nações de preservar suas práticas alimentares tradicionais e de definir seu próprio sistema alimentar. Esse conceito se refere a

(A) vigilância alimentar.
(B) regulação dos alimentos.
(C) comunidades tradicionais.
(D) atenção nutricional.
(E) soberania alimentar.


QUESTÃO 47
USP 2019: O monitoramento de rotina das práticas de consumo alimentar colabora com o diagnóstico da situação alimentar e nutricional dos indivíduos e da população e, ao mesmo tempo, fornece dados para o planejamento e a organização do cuidado. Em relação à utilização dos formulários de marcadores de consumo nos serviços de Atenção Básica, é correto afirmar que

(A) as questões referem‐se aos alimentos ingeridos na última semana.

(B) os formulários podem ser aplicados por profissionais de saúde, independentemente de sua formação.

(C) as orientações sobre alimentação adequada e saudável devem ser realizadas pelo nutricionista.

(D) as informações coletadas permitem uma avaliação quantitativa da alimentação.

(E) os alimentos estão agrupados em blocos segundo o tipo de processamento.


QUESTÃO 48
USP 2019: Segundo a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão no Sistema Único de Saúde (HumanizaSUS), a organização do processo de trabalho e da atenção oferecida nos diversos pontos da rede de atenção à saúde deve ser realizada idealmente por equipes multidisciplinares com atuação transdisciplinar. Este tipo de equipe se caracteriza por

(A) relações hierárquicas entre os profissionais.
(B) autonomia técnica plena de saberes.
(C) corresponsabilidade entre os integrantes.
(D) independência de projetos assistenciais.
(E) justaposição das ações.


QUESTÃO 49
USP 2019: A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) propõe o desenvolvimento de ações ordenadas entre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e o Sistema Único de Saúde para fortalecer, no contexto de rede de atenção à saúde, o enfrentamento dos agravos à saúde sob a ótica de seus determinantes sociais. Esta premissa da PNAN se refere à diretriz:

(A) formação técnica de recursos humanos em nutrição.
(B) regulação de alimentos in natura e industrializados.
(C) pesquisa, inovação em alimentação e nutrição.
(D) cooperação e articulação para a segurança alimentar e nutricional.
(E) estímulo à produção da agricultura familiar.


QUESTÃO 50
USP 2019: As pesquisas sobre a alimentação mostram mudanças significativas no padrão alimentar da população brasileira. Atualmente, observa‐se que,

(A) na adolescência, há uma melhoria do padrão da dieta com aumento do consumo de feijão, saladas e verduras em geral.

(B) na população, o consumo de frutas e hortaliças se manteve estável, contrapondo à elevação da ingestão de alimentos ultraprocessados.

(C) devido à menor frequência de consumo de alimentos com baixa qualidade nutricional, o aumento da renda das famílias se reverte em melhoria na dieta.

(D) no meio rural, a dieta sofre influência do padrão urbano, caracterizado por um maior consumo de alimentos industrializados.

(E) em todas as regiões do país, observam‐se uma recuperação dastradições alimentares e o resgate da identidade cultural.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,381,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1410,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,380,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8338,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60761,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Nutrição para Residência USP 2019 com Gabarito
Prova de Nutrição para Residência USP 2019 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivA0JkO2nEq417v1z1BdGlxvrfs4hveR_khR1Ia3E8QHlCpI-C72YKN42CSi5tIL8f4QWgmHbUBlR2J682bIG9P3OhM1H4TylLtRC2Csd9v9AuSg5s4rrgriZ80811y1oWSpVBEA9U1RM/s320/residencia-usp-2019.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivA0JkO2nEq417v1z1BdGlxvrfs4hveR_khR1Ia3E8QHlCpI-C72YKN42CSi5tIL8f4QWgmHbUBlR2J682bIG9P3OhM1H4TylLtRC2Csd9v9AuSg5s4rrgriZ80811y1oWSpVBEA9U1RM/s72-c/residencia-usp-2019.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2018/11/prova-de-nutricao-para-residencia-usp-2019-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2018/11/prova-de-nutricao-para-residencia-usp-2019-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo