Atividade sobre O Sistema Colonial (História, 7º ano) com Gabarito

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Atividade sobre O Sistema Colonial (História, 7º ano) com Gabarito

QUESTÃO 01
(Fuvest) Entre as várias formas de resistência do negro ao regime escravista no Brasil colonial, encontramos os quilombos. Palmares, o maior exemplo de grande quilombo, possuía uma organização econômica que apresentava as seguintes características:

A) A agricultura policultora como principal atividade, organizada com base num sistema de sesmarias semelhante ao dos engenhos, que visava ao consumo local e à comercialização do excedente.

B) Agricultura monocultura, que visava a comercialização, caça, pesca, coleta e criação de gado para o consumo interno.

C) Agricultura policultora realizada em pequenos roçados das famílias, e um sistema de trabalho cooperativo que produzia excedentes comercializados na região, além da extração vegetal e da criação para a subsistência.

D) Atividades extrativas, pecuária bovina e caprina, para atender ao consumo local, e fabricação de farinha, aguardente e azeite, para a comercialização.

E) Criação de animais, caça, pesca e coleta para a subsistência, e agricultura monocultora que concorria com a produção dos engenhos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 02
(Fuvest) No Brasil colonial, a escravidão caracterizou-se essencialmente:                 

A) por sua vinculação exclusiva ao sistema agrário exportador.

B) pelo incentivo da Igreja e da Coroa à escravidão de índios e negros.

C) por estar amplamente distribuída entre a população livre, constituindo a base econômica da
sociedade.

D) por destinar os trabalhos mais penosos aos negros e mais leves aos índios.

E) por impedir a emigração em massa de trabalhadores livres para o Brasil.

RESPOSTA.

QUESTÃO 03
(UFRN) A implantação do sistema colonial transformou as relações amistosas existentes entre indígenas e portugueses no início da ocupação do Brasil. Essa transformação se deveu à:

A) grande inabilidade dos indígenas para a agricultura, recusando-se a trabalhar nas novas plantações açucareiras, atitude que desagradou aos portugueses.

B) crescente ocupação das terras pelos portugueses e à necessidade de mão-de-obra, levando à escravização dos índios, que reagiram aos colonos.

C) importação de negros africanos, cuja mão-de-obra acabou competindo com a dos indígenas, excluindo estes do mercado de trabalho agrário.

D) introdução de técnicas e instrumentos agrícolas europeus nas aldeias indígenas, desestruturando a economia comunal dos grupos nativos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 04
(Fatec) Dentre as características gerais do período colonial brasileiro, destaca-se:

A) uma sociedade escravocrata que, apesar de estar estruturada sobre o Pacto Colonial, possuía livre comércio com os holandeses e ingleses devido à necessidade da venda do açúcar aqui produzido.

B) a utilização da mão de obra indígena no Brasil, até o governo de D. João VI, e a sua substituição, no período joanino, pela mão-de-obra do escravo negro.

C) o trabalho dos missionários jesuítas, que conseguiram proteger e conservar a cultura original de nossos primeiros habitantes - chamados de índios.

D) o surgimento de pequenas e médias propriedades, possibilitado pelos donatários das capitanias, para ocupar nosso extenso litoral.

E) a montagem da produção açucareira, que ocorreu de acordo com o sistema de plantation, originando uma sociedade patriarcal e escravista.

RESPOSTA.

Atividade sobre O Sistema Colonial (História, 7º ano) com Gabarito Atividade sobre O Sistema Colonial (História, 7º ano) com Gabarito Reviewed by Redação on janeiro 12, 2019 Rating: 5

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