Ábaco: O que é? Resumo e Atividade

Ábaco: O que é? Resumo e Atividade

abaco-o-que-e-resumo-e-atividade
Ábaco: O que é? Resumo e Atividade (imagem: reprodução/px)

Resumo: O que é Ábaco em poucas palavras.


Desde que as pessoas sentiram necessidade de contar ou negociar, elas precisaram da matemática. Enquanto somas simples podem ser realizadas de memória ou usando os dedos, números requerem operações mais complexas – para isso surgiu o ábaco.

O primeiro ábaco não passava de sulcos na areia. Cada um deles simbolizava algo diferente: o primeiro poderia representar centenas; o segundo, dezenas; e o terceiro, unidades. Ao colocar pedras nos sulcos, os números ficavam registrados, e, movendo-as, as somas eram feitas.

O ábaco que conhecemos hoje – composto por contas que deslizam em hastes dentro de uma moldura de madeira e que serve para calcularmos – foi inventado na China há 2 mil anos.

Ele funcionou por vários séculos e ainda pode ser encontrado em alguns lugares. O ábaco foi a primeira de muitas invenções matemáticas, como a calculadora mecânica (inventada no século XVII), a calculadora eletrônica (usada desde os anos 1970) e o computador.

O ábaco foi a primeira invenção para realizar operações matemáticas básicas.

Atividade: Faça um ábaco

Material:
1 retângulo de papelão de 30 cm x 20 xm;
6 barbantes de 20 cm de comprimento cada um;
30 miçangas grandes;
Fita adesiva;
Régua de 30 cm.

Como fazer...

Recorte o centro da cartolina para criar a moldura. Enfie cinco miçangas em cada barbante e prenda uma de suas extremidades na parte inferior da moldura e a outra no topo. Repita o procedimento com todos os barbantes. Deslize as quatro primeiras miçangas de cada barbante para baixo e a outra para cima. Prenda a régua no sentido horizontal à moldura para separar os grupos de miçangas.

Comentários