Questões de Técnico Agrícola UFPR 2019 (Nível Médio) com Gabarito

questoes-de-tecnico-agricola-ufpr-2019-nivel-medio-com-gabarito
Questões de Técnico Agrícola UFPR 2019 (Nível Médio) com Gabarito

LEGISLAÇÃO

QUESTÃO 26
(UFPR 2019) Sobre a Lei nº 15.300, de 28 de setembro de 2018, que autoriza a ocupação de espaços públicos e privados para o desenvolvimento de atividades de agricultura urbana, considere as seguintes afirmativas:

1. Na agricultura urbana praticada em Curitiba não podem ser utilizados agrotóxicos nas hortas para produção de produtos comestíveis.

2. A agricultura urbana envolve atividades de horta, jardinagem e silvicultura.

3. Na agricultura urbana de Curitiba podem ser utilizados canteiros de calçadas e áreas próximas de rios, como em parques, desde que respeitadas as áreas de reserva legal, conforme o Código Florestal Brasileiro vigente.

4. Os resíduos orgânicos gerados na atividade da agricultura urbana de Curitiba devem ser tratados no próprio local ou destinados à coleta seletiva.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as a afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As a afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(UFPR 2019) O Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007, disciplina as atividades pertinentes ao desenvolvimento da agricultura orgânica no Brasil. Considerando o que determina esse Decreto sobre a comercialização de produtos orgânicos no mercado interno, assinale a alternativa correta.

a) Todos os produtos orgânicos devem ser identificados e mantidos em local separado dos demais produtos não orgânicos.

b) No comércio varejista, os produtos orgânicos que não podem ser diferenciados visualmente dos produtos não orgânicos devem ser comercializados em embalagens próprias e identificadas como orgânicas.

c) Os produtos orgânicos comercializados a granel provenientes da agricultura familiar ou hortas comunitárias devem trazer a identificação do seu fornecedor no respectivo espaço de exposição.

d) Os agricultores familiares ficam isentos de apresentar o comprovante de cadastro junto ao órgão fiscalizador no momento da venda direta de produtos orgânicos aos consumidores, devendo fazê-lo posteriormente, caso solicitado pelos órgãos de fiscalização.

e) Os produtos orgânicos devem ser protegidos continuadamente, para que não se misturem com produtos não orgânicos e não tenham contato com materiais e substâncias cujo uso não esteja autorizado para a produção orgânica.

GABARITO.

QUESTÃO 28
(UFPR 2019) Considerando a Instrução Normativa nº 46, de 6 de outubro de 2011, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), que estabelece o regulamento técnico para os sistemas orgânicos de produção, bem como as listas de substâncias e práticas permitidas para uso nos sistemas orgânicos de produção e as alterações propostas pela Instrução Normativa nº 17, de 18 de junho de 2014, assinale a alternativa correta.

a) O período de conversão para que as unidades de produção vegetal de culturas anuais possam ser consideradas orgânicas é de 60 meses de manejo orgânico.

b) A diversidade na produção vegetal deverá ser assegurada, no mínimo, pela prática de associação de culturas a partir das técnicas de rotação e consórcios, sendo permitida a monocultura por no máximo dois anos consecutivos.

c) As sementes e mudas deverão ser oriundas de sistemas orgânicos, sendo que o Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC) ou a Organização de Controle Social (OCS), caso constate a indisponibilidade de sementes e mudas oriundas de sistemas orgânicos, poderá autorizar a utilização de outros materiais existentes no mercado.

d) Entre as substâncias e produtos autorizados para uso como fertilizante e corretivo, estão fosfato de rocha, hiperfosfato, termofosfato, sulfato de cálcio, carbonato de cálcio e cloreto de potássio.

e) Para manejo e controle de pragas, podem ser utilizadas armadilhas contendo qualquer substância de ação inseticida, desde que essa substância esteja confinada dentro da armadilha.

GABARITO.

QUESTÃO 29
(UFPR 2019) De acordo com a Lei Municipal nº 1.656/1958, que estabelece o Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Curitiba, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) É vedada a acumulação remunerada de quaisquer cargos públicos, com exceção do cargo técnico com o de juiz.

( ) É dever do funcionário público municipal cumprir as ordens superiores, e imediatamente comunicar as autoridades competentes no caso de serem ilegais.

( ) É dever do funcionário público municipal frequentar cursos legalmente instituídos para aperfeiçoamento ou especialização.

( ) É proibido ao funcionário público municipal aceitar presente de subordinados ou de pessoas sujeitas a sua autoridade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – V – V – V.
b) V – F – F – V.
c) V – V – V – F.
d) F – F – V – V.
e) F – V – F – F.

GABARITO.

QUESTÃO 30
(UFPR 2019) Na Lei Federal nº 12.305, em sua Seção IV, é estabelecido que “a elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade”.

Conforme essa Lei, o plano municipal deve conter obrigatoriamente:

a) o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no respectivo território e municípios limítrofes, mencionando a origem, o volume, a caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final adotadas.

b) a identificação de implantação de soluções compartilhadas com outros Municípios, considerando a proximidade e a maior possibilidade de utilização dos resíduos recicláveis.

c) indicação de quais órgãos do Estado a que pertence o Município serão responsáveis pela implementação de programas e ações de educação ambiental que promovam a não geração, a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos.

d) mecanismos para a criação de fontes de negócios, emprego e renda, mediante a valorização dos resíduos sólidos.

e) identificação dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos, incluindo áreas contaminadas, locais de disposição temporária e vias de transporte dos resíduos e respectivas medidas saneadoras.

GABARITO.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 31
(UFPR 2019) Uma das principais formas de produção de mudas de hortaliças é a utilização de bandejas contendo substrato. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O formato de tronco de pirâmide invertida das células das bandejas favorece o direcionamento das raízes e evita o enovelamento delas.

( ) A utilização de bandejas para produção de mudas permite a poda pelo ar, que proporciona o cessamento do crescimento da raiz principal, estimulando a emissão de raízes secundárias.

( ) A vermiculita expandida é utilizada em substratos por ter elevada capacidade de retenção de umidade e conter nutrientes, principalmente fósforo.

( ) Um bom substrato não deve conter solo, pois este contém fitopatógenos e sementes de plantas daninhas, além de dificultar a retirada das mudas da bandeja.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – F – V – F.
b) V – F – F – F.
c) F – V – V – V.
d) F – V – V – F.
e) V – V – F – V.

GABARITO.

QUESTÃO 32
(UFPR 2019) Na olericultura, um cultivar pode ser um clone, uma linhagem, um cultivar não híbrido ou um híbrido. Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa correta.

a) Cultivares não híbridos são plantas pertencentes a um grupo com pequenas diferenças genéticas, mas que mantêm características agronômicas comuns (genótipo semelhante), pelas quais o grupo é identificado.

b) Híbrido é um conjunto de plantas altamente uniformes, de modo geral obtidas por cruzamento controlado entre duas linhagens compatíveis e mantidas por autofecundação induzida.

c) Linhagem é um grupo de plantas com aparência muito uniforme, propagadas por via assexuada, e cujas características são mantidas por seleção, tendo um padrão como objetivo.

d) Clone é um conjunto de plantas geneticamente idênticas e originárias de uma única planta-matriz, propagada sexuada ou assexuadamente.

e) Híbridos de segunda geração são aqueles compostos por plantas altamente uniformes e com agregação de resistência a alguma praga ou doença.

GABARITO.

QUESTÃO 33
(UFPR 2019) As espécies olerícolas são amplamente cultivadas na Região Metropolitana de Curitiba. Para implantação do cultivo no campo, são utilizadas sementes, mudas ou partes da planta para propagação vegetativa. Sobre esse cultivo, assinale a alternativa correta.

a) A semeadura no local definitivo de cultivo tem como vantagens a economia de mão de obra e a diminuição dos custos com sementes.

b) A peletilização de sementes diminutas, como alface, cebola, cenoura e feijão-vagem, favorece a sua semeadura no local definitivo de cultivo.

c) São espécies propagadas vegetativamente o agrião, o alho, o aspargo, a batata, a cebolinha e o cará.

d) Entre as estruturas utilizadas para a propagação vegetativa estão rebentos, pendões, bulbilhos, tubérculos e perfilhos.

e) O endurecimento das mudas, que consiste em elevar a matéria seca delas, é obtido suspendendo, às vésperas do transplante, a irrigação e o fornecimento de P e de N.

GABARITO.

QUESTÃO 34
(UFPR 2019) A análise de solo é uma ferramenta importante para a correta recomendação de corretivos do solo e adubos em cultivos agrícolas. Em 2017, foi lançado o Manual de adubação e calagem para o estado do Paraná, que contém orientações para a coleta de amostras de solos para fins de diagnóstico da fertilidade para esse Estado. Considerando as orientações desse manual, assinale a alternativa correta.

a) A coleta da amostra de solo para análise deve ocorrer em áreas homogêneas que não necessariamente são iguais aos talhões ou glebas de cultivo.

b) Para que a análise de solo represente a média da fertilidade da área, deve-se coletar entre 10 e 25 amostras simples, aleatoriamente, na área amostrada, sendo menor o número de amostras simples quanto menor a área amostrada.

c) A amostragem deve ser realizada na camada de 0-20 cm superficiais do solo para a maioria das espécies, quando o cultivo for no sistema convencional com preparo do solo; e de 0-10 cm e 10-20 cm quando o cultivo for no sistema de plantio direto.

d) Quando a análise indica alto teor de um determinado nutriente no solo, significa que esse teor é suficiente para garantir 80 a 90% da produção máxima possível naquela área.

e) Resultado da análise de solo com valores dentro da classe de interpretação condição a evitar significa que o teor do nutriente no solo está muito aquém da necessidade das plantas, sendo necessário aplicar altas doses de adubo para suprir essa deficiência.

GABARITO.

QUESTÃO 35
(UFPR 2019) Os métodos de irrigação são classificados em pressurizados e não pressurizados. Nos métodos não pressurizados, também conhecidos como de superfície, a água é conduzida na superfície do solo por gravidade, razão pela qual podem ser utilizados quando a diferença de nível do terreno for de até 6%. Já os métodos pressurizados podem ser usados em relevos mais acentuados, pois a água é conduzida por tubulações e sob pressão.

Sobre os métodos de irrigação pressurizados, assinale a alternativa correta.

a) Os tipos de irrigação pressurizada são localizada, por aspersão e funcional.

b) No método de irrigação localizada, a água é aplicada diretamente sobre a região radicular, em pequena intensidade e alta frequência.

c) Entre as vantagens da irrigação localizada, estão a alta eficiência de aplicação da água e a economia de energia elétrica, porém exige muita mão de obra.

d) Dentre os sistemas de irrigação localizada destacam-se o de gotejamento e o de microaspersão, ambos com o uso de microaspersores que aplicam a água próximo da área de maior concentração das raízes das plantas.

e) Os aspersores de muito baixa pressão têm o alcance de até 6 metros, como os utilizados em jardins, enquanto os de média pressão têm alcance de até 60 metros e são utilizados em pastagens, por exemplo.

GABARITO.

QUESTÃO 36
(UFPR 2019) No resultado da análise de rotina de uma amostra de solo coletada em um canteiro utilizado para produção de hortaliças constam os teores de 0,50 cmolc dmˉ³ de K, 14 mg dmˉ³ de P, 10 g dmˉ³ de C, 70% de V e 500 g kgˉ¹ de argila.

Levando em consideração esses dados e as informações contidas no Manual de adubação e calagem para o estado do Paraná, assinale a alternativa correta.

a) Os valores de K e P correspondem aos teores trocáveis no solo.
b) A amostra contém o equivalente a 17,24% de matéria orgânica.
c) O teor de P para olerícolas é baixo, mas para espécies florestais é muito alto.
d) O teor de K é médio no solo.
e) O V% indica um solo muito ácido, necessitando de altas doses de calcário.

GABARITO.

QUESTÃO 37
(UFPR 2019) A adubação verde é a incorporação ao solo de plantas não maduras, especialmente cultivadas para esse fim. Quando se adota o plantio direto, os restos das plantas podem ser deixados sobre a superfície, sendo incorporados ao solo pela atividade biológica. Com relação à adubação verde para a agricultura, assinale a alternativa correta.

a) Através da adubação verde são acrescidos vários nutrientes ao solo, incluindo fósforo, cálcio e o nitrogênio, este último proveniente da fixação biológica em simbiose com as leguminosas.

b) A adubação verde no Paraná é tradicionalmente realizada no inverno, mas pode ser realizada no verão com espécies como guandu, feijão-de-porco, crotalárias, mucuna-anã e tremoço.

c) Plantas utilizadas para adubação verde podem suprimir plantas daninhas por sombreamento, no entanto podem ter efeito alelopático, que favorece o crescimento destas plantas.

d) A adubação verde tem importância na conservação do solo porque reduz o impacto das gotas de chuva diretamente sobre o solo, diminuindo a desagregação do solo, aumentando a infiltração da água e reduzindo a velocidade de escoamento da enxurrada.

e) Espécies de adubação verde com menor relação C/N, como a ervilhaca, acumulam mais nitrogênio por hectare que espécies com maior relação C/N, como a aveia preta.

GABARITO.

QUESTÃO 38
(UFPR 2019) O tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares, ou simplesmente lixo urbano, sempre foi uma preocupação das municipalidades. Estima-se que entre 400 e 600 g ao dia de lixo domiciliar são produzidos por habitante em cidades de pequeno e médio porte, quantidade que pode chegar a 1,5 kg em grandes centros. Esse lixo, em geral, é depositado em aterros sanitários, mas pode ser incinerado ou reciclado.

Na reciclagem, a fração orgânica do lixo urbano pode ser separada e, através do processo de compostagem, transformada em adubo orgânico. Sobre a compostagem de lixo urbano, assinale a alternativa correta.

a) O processo de compostagem consiste na oxidação biológica e exotérmica do material orgânico, efetuada por uma sucessão rápida e dinâmica de populações de microrganismos anaeróbicos.

b) Sistemas abertos de compostagem são aqueles realizados em reatores no início do processo e posteriormente em ambientes abertos, onde os materiais são colocados em pilhas ou leiras de altura que varia entre 1,5 e 1,8 metros.

c) Durante a compostagem, a umidade da mistura do material deve permanecer em aproximadamente 90%, para que o processo ocorra de forma satisfatória.

d) De acordo com a temperatura, a compostagem pode ser dividida em duas fases, a mesofílica e a termofílica. Na fase mesofílica, ocorre a eliminação de microrganismos patogênicos e de ervas daninhas.

e) Durante a compostagem, a temperatura não pode passar de 70 ºC, e caso isso ocorra, o controle é feito com revolvimento ou insuflamento de ar.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(UFPR 2019) O número de espécies de insetos descritas é estimado em aproximadamente um milhão. Cerca de 10% são pragas, que prejudicam plantas, animais domésticos e o próprio homem.

Em plantas, os danos causados pelos insetos são variáveis e podem ser observados em todos os órgãos vegetais, podendo ser diretos, quando atacam o produto a ser comercializado, ou indiretos, quando atacam as estruturas vegetais que não serão comercializadas (folhas e raízes, por exemplo).

Para o controle dos insetos que causam danos às plantas (ou pragas agrícolas), são adotados diferentes métodos, em função do seu objetivo. Sobre tais métodos, assinale a alternativa correta.

a) A destruição dos restos de plantas cultivadas é um dos métodos culturais, e tem por objetivo destruir o substrato que pode atuar como hospedeiro intermediário de pragas.

b) O serviço quarentenário é um método mecânico que tem por objetivo desinfetar, destruir ou impedir a entrada de vegetais atacados, mantendo-os em quarentena.

c) O emprego de plantas resistentes a insetos é considerado o método ideal de controle, pois permite a eliminação da praga na lavoura sem causar prejuízo ao ambiente.

d) Entre os métodos de controle por comportamento está o uso de feromônios sexuais em armadilhas adesivas utilizadas na coleta massal, que consiste na coleta de 90% ou mais dos insetos machos e fêmeas presentes na área, diminuindo assim a população da praga na geração seguinte.

e) O controle biológico aplicado consiste na liberação de parasitoides ou predadores após sua produção massal em laboratório, visando à redução lenta e gradual da população da praga para seu nível de equilíbrio.

GABARITO.

QUESTÃO 40
(UFPR 2019) Uma máquina semeadora-adubadora de plantio direto deve apresentar como condições básicas um bom corte da palha e a colocação correta da semente e dos fertilizantes no solo. Essas máquinas possuem sistemas ativos para abertura de sulcos, que podem ser enxada rotativa, discos e facas. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) Máquinas com discos são equipamentos de arrasto, em que a penetração do disco no solo é feita pela transferência do peso do trator para o disco de corte.

b) O sistema de triplo disco é composto por um disco de corte ondulado, cuja função é cortar os resíduos na superfície do solo, seguido por um disco liso, que tem a função de formar uma fenda por onde o terceiro disco penetra para abrir o sulco e depositar as sementes ou fertilizantes.

c) O sistema de duplo disco desencontrado é composto por dois discos de diâmetros iguais, porém montados de forma desencontrada, para que o disco mais baixo tenha a função de corte da palha, e o mais acima, de abertura do sulco e colocação das sementes e dos fertilizantes.

d) O sistema de disco mais faca é composto por disco de corte que tem função de romper ou cortar a palha da superfície, seguido por uma faca de espessura estreita, que deposita o adubo no solo, e um conjunto de discos duplos, que depositam a semente no sulco.

e) O sistema de discos permite a colocação de fertilizantes em profundidades maiores que o sistema de facas e tem elevado rendimento operacional.

GABARITO.

Comentários