Redação UNIFOR 2019: Novas tecnologias - que benefícios e perigos podem trazer às crianças

Redação UNIFOR 2019: Novas tecnologias - que benefícios e perigos podem trazer às crianças

PROPOSTA DE REDAÇÃO

TEXTO 1

"Jamais a gente deveria permitir o contato de uma criança com qualquer tipo de tecnologia antes dos 2 ou 3 anos de idade."

“Meu filho já sabe mexer no Ipad! É tão bonitinho!”

Esse tipo de conversa, ouvida em várias rodinhas de mães e pais, deveria chocar em vez de ser comemorada, segundo Dr. Cristiano Nabuco, Psicólogo e Coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria do HC, Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele conta ao blog com preocupação o que tem visto nos consultórios. Crianças viciadas em smartphones, videogames e tablets, incapazes de se relacionar (sem ser virtualmente), de se concentrar ou prosseguir com um raciocínio lógico.  “Estamos criando uma geração de alienados”, garante.
Por Rita Lisauskas
Disponível em: https://emais.estadao.com.br/blogs/ser-mae/estamos-
criando-uma-geracao-de-alienados-afirmapsicologo-do-hc/. Acesso em 16 Out 2018.

TEXTO 2

As crianças de hoje nascem e crescem rodeadas das novas tecnologias. Tanto é assim que já são chamados nativos digitais. Em quase todas as casas já existe um computador, um smartphone, um tablet ou um videogame.

Aos adultos nos impressiona a maneira que as crianças têm acesso às novas tecnologias. Praticamente não temos que ensiná-las no seu manuseio. Manejam as novas tecnologias por imitação e de forma muito mais natural.
Por Vilma Medina
Disponível em: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/internet/o
-bom-e-o-ruim-das-novas-tecnologias-paraas-criancas/. Acesso em 16 Out 2018.


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa, com, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30, sobre o tema Novas tecnologias: que benefícios e perigos podem trazer às crianças. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Comentários