(UFPR 2019) A análise de solo é uma ferramenta importante para a correta recomendação de corretivos do solo e adubos em cultivos agrícolas

(UFPR 2019) A análise de solo é uma ferramenta importante para a correta recomendação de corretivos do solo e adubos em cultivos agrícolas. Em 2017, foi lançado o Manual de adubação e calagem para o estado do Paraná, que contém orientações para a coleta de amostras de solos para fins de diagnóstico da fertilidade para esse Estado. Considerando as orientações desse manual, assinale a alternativa correta.

a) A coleta da amostra de solo para análise deve ocorrer em áreas homogêneas que não necessariamente são iguais aos talhões ou glebas de cultivo.

b) Para que a análise de solo represente a média da fertilidade da área, deve-se coletar entre 10 e 25 amostras simples, aleatoriamente, na área amostrada, sendo menor o número de amostras simples quanto menor a área amostrada.

c) A amostragem deve ser realizada na camada de 0-20 cm superficiais do solo para a maioria das espécies, quando o cultivo for no sistema convencional com preparo do solo; e de 0-10 cm e 10-20 cm quando o cultivo for no sistema de plantio direto.

d) Quando a análise indica alto teor de um determinado nutriente no solo, significa que esse teor é suficiente para garantir 80 a 90% da produção máxima possível naquela área.

e) Resultado da análise de solo com valores dentro da classe de interpretação condição a evitar significa que o teor do nutriente no solo está muito aquém da necessidade das plantas, sendo necessário aplicar altas doses de adubo para suprir essa deficiência.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UFPR 2019) As espécies olerícolas são amplamente cultivadas na Região Metropolitana de Curitiba.

GABARITO:
a) A coleta da amostra de solo para análise deve ocorrer em áreas homogêneas que não necessariamente são iguais aos talhões ou glebas de cultivo.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UFPR 2019) Os métodos de irrigação são classificados em pressurizados e não pressurizados.

Questão disponível em:
Questões de Técnico Agrícola UFPR 2019 (Nível Médio) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários