(UFPR 2019) O tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares, ou simplesmente lixo urbano

(UFPR 2019) O tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares, ou simplesmente lixo urbano, sempre foi uma preocupação das municipalidades. Estima-se que entre 400 e 600 g ao dia de lixo domiciliar são produzidos por habitante em cidades de pequeno e médio porte, quantidade que pode chegar a 1,5 kg em grandes centros. Esse lixo, em geral, é depositado em aterros sanitários, mas pode ser incinerado ou reciclado.

Na reciclagem, a fração orgânica do lixo urbano pode ser separada e, através do processo de compostagem, transformada em adubo orgânico. Sobre a compostagem de lixo urbano, assinale a alternativa correta.

a) O processo de compostagem consiste na oxidação biológica e exotérmica do material orgânico, efetuada por uma sucessão rápida e dinâmica de populações de microrganismos anaeróbicos.

b) Sistemas abertos de compostagem são aqueles realizados em reatores no início do processo e posteriormente em ambientes abertos, onde os materiais são colocados em pilhas ou leiras de altura que varia entre 1,5 e 1,8 metros.

c) Durante a compostagem, a umidade da mistura do material deve permanecer em aproximadamente 90%, para que o processo ocorra de forma satisfatória.

d) De acordo com a temperatura, a compostagem pode ser dividida em duas fases, a mesofílica e a termofílica. Na fase mesofílica, ocorre a eliminação de microrganismos patogênicos e de ervas daninhas.

e) Durante a compostagem, a temperatura não pode passar de 70 ºC, e caso isso ocorra, o controle é feito com revolvimento ou insuflamento de ar.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UFPR 2019) A adubação verde é a incorporação ao solo de plantas não maduras, especialmente cultivadas para esse fim.

GABARITO:
e) Durante a compostagem, a temperatura não pode passar de 70 ºC, e caso isso ocorra, o controle é feito com revolvimento ou insuflamento de ar.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UFPR 2019) O número de espécies de insetos descritas é estimado em aproximadamente um milhão. Cerca de 10% são pragas, que prejudicam plantas, animais domésticos e o próprio homem.

Questão disponível em:
Questões de Técnico Agrícola UFPR 2019 (Nível Médio) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários