(DINÂMICA 2019) Um estudo da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas

“Os algoritmos e a inteligência artificial estão presentes em praticamente todo nosso dia, em ações que tomamos, em boa parte do que assistimos e consumimos. É um mundo de informações que influenciam nossa tomada de decisão, sem que, muitas vezes, tenhamos conhecimento. E que podem ter impactos diretos em nossa vida e em toda a sociedade. Uma questão que começa a ser discutida são os impactos da tecnologia nas eleições brasileiras, principalmente no contexto de fake news e propaganda eleitoral e o mais importante, os riscos de manipulação eleitoral e as consequências da utilização desses sistemas de dados privados.”
(Disponível em: https://startupi.com.br/2018/04/quais-os-impactos-da-tecnologia-nas-eleicoes-brasileiras/.)

(DINÂMICA 2019) Um estudo da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV – DAPP) mostra que contas automatizadas motivam até 20% de debates em apoio a políticos no Twitter.

Um levantamento mostra como robôs ou bots (perfis falsos presentes em mídias sociais) são capazes de distribuir, em escala industrial, mensagens pré-programadas, impondo riscos à democracia e ao processo eleitoral de 2018.

Utilizando inteligência artificial para monitorar as mídias sociais e analisar o que as pessoas estão falando e pensando sobre o cenário político, esses recursos

(A) foram instituídos originalmente pelo próprio Estado, no intuito de preservar a esfera pública, extinguindo a censura e o controle social.

(B) conseguem fazer uma gestão da imagem dos candidatos e construir discursos seja para conquistar votos ou anular votos em opositores.

(C) são responsáveis pela construção da verdadeira democracia, onde não há distinção partidária, social, de gênero, etnia. É a ausência de regras.

(D) tornam os processos democráticos mais obsoletos, uma vez que todos os segmentos da população, inclusos ou não na sociedade digital, participam.

QUESTÃO ANTERIOR:
(DINÂMICA 2019) Um dado alarmante preocupa autoridades de saúde no país. Metade dos jovens brasileiros tem o HPV, o vírus que pode causar diferentes tipos de câncer.

RESPOSTA:
(B) conseguem fazer uma gestão da imagem dos candidatos e construir discursos seja para conquistar votos ou anular votos em opositores.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (DINÂMICA 2019) O evento dos 90 anos de Macunaíma, comemorado nesse ano de 2018, tem uma programação de saraus, palestras, oficinas e debates em tradicionais pontos de atividades literárias da cidade de São Paulo. O livro, um ícone da literatura, foi escrito pelo escritor modernista

Questão disponível em:
Prova Faculdade Dinâmica 2019.1; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários