FUNCERN 2019: Linfedema é o acúmulo anormal de proteínas no interstício caracterizado

FUNCERN 2019: Linfedema é o acúmulo anormal de proteínas no interstício caracterizado pela desordem no transporte da linfa ou pelo aumento da carga linfática devido a uma deficiência vascular linfática ou após episódios infecciosos, trombose venosa profunda, traumas, úlceras ou processos cirúrgicos.

O linfedema pode ocorrer após o tratamento de um câncer, pela destruição das vias linfáticas durante cirurgia e/ou radioterapia. A fisioterapia aquática tem se mostrado efetiva para tratamento complementar do linfedema pós câncer de mama mostrando efeitos positivos na dor, força de preensão palmar, e redução da circunferência do membro afetado.

Essa eficiência do tratamento se dá devido aos respectivos princípios físicos da água:

A) empuxo, pressão hidrostática, e movimentação da água.
B) densidade, temperatura, refração.
C) temperatura, viscosidade, e pressão hidrostática.
D) pressão hidrostática, densidade e fluxo laminar.

QUESTÃO ANTERIOR:
FUNCERN 2019: A Ginástica Laboral (GL) realizada no final do expediente com objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas nas tarefas laborais, é classificada como

GABARITO:
C) temperatura, viscosidade, e pressão hidrostática.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FUNCERN 2019: A Terapia de Contensão Induzida (TCI), desenvolvida pelo psicólogo Edward Taub, é uma intervenção terapêutica utilizada inicialmente para o tratamento do membro superior parético, em pacientes com déficit funcional associado a um Acidente Vascular Encefálico (AVE).

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Questões Concurso: Fisioterapeuta (FUNCERN 2019)

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários