FUNCERN 2019: O tabagismo é considerado, pela Organização Mundial da Saúde, a principal causa de morte evitável em todo o mundo

FUNCERN 2019: O tabagismo é considerado, pela Organização Mundial da Saúde, a principal causa de morte evitável em todo o mundo e, também, fator de risco para seis das oito principais causas de morte no mundo. Com base no Caderno 35 da Atenção Básica: Estratégia para o cuidado da pessoa com doença crônica, a recomendação para promoção e prevenção de doenças crônicas quanto ao tabagismo está correta em:

A) A situação tabágica do fumante que não “está pronto” para parar, precisa ser reavaliada, anualmente, nas consultas de rotina.

B) Todas as pessoas precisam ser questionadas sobre a sua situação tabágica apenas em consultas de rotina pelo profissional médico e enfermeiro.

C) As orientações para parar de fumar não devem ser sensíveis às preferências, necessidades e circunstâncias das pessoas.

D) Quando algum usuário for fumante passivo, não é necessário que o profissional de saúde realize orientações sobre os riscos, pois não há riscos para esse usuário.

QUESTÃO ANTERIOR:
FUNCERN 2019: É competência do Enfermeiro, ao realizar curativos, coordenar e supervisionar a equipe de enfermagem na prevenção e cuidado às feridas. A avaliação da lesão é fundamental para a escolha da conduta correta.

GABARITO:
A) A situação tabágica do fumante que não “está pronto” para parar, precisa ser reavaliada, anualmente, nas consultas de rotina.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FUNCERN 2019: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a ocorrência de casos da Influenza varia de leve a grave, podendo levar a óbito.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Questões Concurso: Enfermeiro (FUNCERN 2019)

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários