FUNCERN 2019: A Terapia de Contensão Induzida (TCI), desenvolvida pelo psicólogo Edward Taub

FUNCERN 2019: A Terapia de Contensão Induzida (TCI), desenvolvida pelo psicólogo Edward Taub, é uma intervenção terapêutica utilizada inicialmente para o tratamento do membro superior parético, em pacientes com déficit funcional associado a um Acidente Vascular Encefálico (AVE). Essa abordagem terapêutica

A) baseia-se na combinação de um programa de treinamento intensivo associado a contenção do membro superior não afetado, evitando a teoria do desuso.

B) tem o objetivo de conter o membro afetado para estimular a reaprendizagem motora dos movimentos perdidos após o AVE.

C) propõe uma prática intensiva estruturada com a realização de atividades desenvolvidas com as duas mãos ao mesmo tempo para melhorar a função manual.

D) fundamenta-se na superação da teoria do desuso que surge nos estágios finais pós-AVE, período no qual o paciente começa a realizar movimentos compensatórios com o membro superior afetado.

QUESTÃO ANTERIOR:
FUNCERN 2019: Linfedema é o acúmulo anormal de proteínas no interstício caracterizado pela desordem no transporte da linfa ou pelo aumento da carga linfática devido a uma deficiência vascular linfática ou após episódios infecciosos, trombose venosa profunda, traumas, úlceras ou processos cirúrgicos.

GABARITO:
A) baseia-se na combinação de um programa de treinamento intensivo associado a contenção do membro superior não afetado, evitando a teoria do desuso.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FUNCERN 2019: Leia a descrição do caso clínico e responda à questão

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Questões Concurso: Fisioterapeuta (FUNCERN 2019)

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários