OAB 2019: Durante a madrugada, Lucas ingressou em uma residência e subtraiu um computador

OAB 2019: Durante a madrugada, Lucas ingressou em uma residência e subtraiu um computador. Quando se preparava para sair da residência, ainda dentro da casa, foi surpreendido pela chegada do proprietário. Assustado, ele o empurrou e conseguiu fugir com a coisa subtraída.

Na manhã seguinte, arrependeu-se e resolveu devolver a coisa subtraída ao legítimo dono, o que efetivamente veio a ocorrer. O proprietário, revoltado com a conduta anterior de Lucas, compareceu em sede policial e narrou o ocorrido. Intimado pelo Delegado para comparecer em sede policial, Lucas, preocupado com uma possível responsabilização penal, procura o advogado da família e solicita esclarecimentos sobre a sua situação jurídica, reiterando que já no dia seguinte devolvera o bem subtraído.

Na ocasião da assistência jurídica, o(a) advogado(a) deverá informar a Lucas que poderá ser reconhecido(a)

A) a desistência voluntária, havendo exclusão da tipicidade de sua conduta.

B) o arrependimento eficaz, respondendo o agente apenas pelos atos até então praticados.

C) o arrependimento posterior, não sendo afastada a tipicidade da conduta, mas gerando aplicação de causa de diminuição de pena.

D) a atenuante da reparação do dano, apenas, não sendo, porém, afastada a tipicidade da conduta.

QUESTÃO ANTERIOR:
OAB 2019: João, por força de divergência ideológica, publicou, em 03 de fevereiro de 2019, artigo ofensivo à honra de Mário, dizendo que este, quando no exercício de função pública na Prefeitura do município de São Caetano, desviou verba da educação em benefício de empresa de familiares.

GABARITO:
D) a atenuante da reparação do dano, apenas, não sendo, porém, afastada a tipicidade da conduta.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- OAB 2019: Glauber foi denunciado pela prática de um crime de roubo majorado.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova OAB 2019 XXIX com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários