Questões Concurso: Nutricionista (FUNCERN 2019)

questoes-concurso-nutricionista-funcern-2019
Questões Concurso: Nutricionista (FUNCERN 2019)

Concurso realizado pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte para Prefeitura Municipal de Apodi. Confira abaixo as questões de conhecimento específico (Nutricionista) com gabarito.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO
- NUTRICIONISTA -

QUESTÃO 16
FUNCERN 2019: De acordo com o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, aprovado pela Resolução CFN nº599/2018, é dever desse profissional

A) recusar propostas e situações incompatíveis com suas atribuições ou que se configurem como desvio de função e seu contrato profissional.

B) denunciar, nas instâncias competentes, atos que caracterizem agressão, assédio, humilhação, discriminação, intimidação contra si ou terceiros.

C) Realizar, em consulta presencial, a avaliação e o diagnóstico nutricional de indivíduos sob sua responsabilidade profissional.

D) alterar a conduta profissional determinada por outro nutricionista caso tal medida seja necessária para benefício de indivíduos, coletividades ou serviços.

GABARITO

QUESTÃO 17
FUNCERN 2019: A niacina é uma vitamina hidrossolúvel cuja deficiência em seres humanos pode causar diversos sintomas, como fraqueza muscular, anorexia, indigestão e erupções cutâneas. Ela é encontrada em muitos alimentos como carnes magras, aves, peixes, amendoim e leveduras. Em relação à niacina, podemos afirmar que

A) é a coenzima para reações de carboxilação.
B) a sua função é ser precursor do FAD.
C) é utilizada no tratamento de hiperlipidemia.
D) a sua deficiência grave leva à pelagra.

GABARITO.

QUESTÃO 18
FUNCERN 2019: Uma diretora de escola comprou banana para servir vitamina para 150 crianças. Sabendo que o per capita de banana para essa receita é 80g, o fator de correção é 1,10 e, considerando uma margem de segurança de 10%, a quantidade de banana que deve ser comprada é

A) 13,20 kg.
B) 14,52 kg.
C) 8,80 kg.
D) 12,00 kg.

GABARITO.

QUESTÃO 19
FUNCERN 2019: Observe os valores de ferro nos produtos da tabela abaixo:


Para um homem de 25 anos, de acordo com as Dietary Reference Intakes (DRI),

A) o marisco no vapor não deve ser consumido com frequência, pois ultrapassa a UL que é de 20 mg.

B) o fígado de frango não deve ser consumido com frequência, pois ultrapassa a UL que é de 10 mg.

C) a carne bovina é o alimento que mais se aproxima da RDA que é de 4 mg para esse indivíduo.

D) a ostra cozida é o alimento que mais se aproxima da RDA que é de 8 mg para esse indivíduo.

GABARITO.

QUESTÃO 20
FUNCERN 2019: Uma nutricionista de uma Unidade Básica de Saúde preparou uma palestra para apresentar aos seus pacientes o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2014, pelo Ministério da Saúde.

Para essa ação, a profissional mostrou alguns rótulos de produtos processados, como

A) arroz parboilizado, ameixa em calda e extrato de tomate.
B) abacaxi em calda, atum enlatado e toucinho.
C) sardinha enlatada, leite ultrapasteurizado e castanhas,
D) ovo de galinha, carne seca e leveduras.

GABARITO.

QUESTÃO 21
FUNCERN 2019: Uma dona de casa foi ao mercado comprar pão para o lanche dos seus filhos. Ela encontrou um produto com o seguinte rótulo:

informacoes nutricionais

Ingredientes: Farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, farinha de trigo integral, glúten de trigo, flocos de centeio, açúcar mascavo, gordura vegetal de palma, sal, emulsificantes, conservador propionato de cálcio, acidulante ácido lático, melhoradores de farinha (ácido ascórbico e azodicarbonamida. Pode conter traços de leite, soja, ovos, castanhas e nozes. CONTÉM GLÚTEN.

Sobre esse produto, é correto afirmar que

A) esse alimento é minimamente processado de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014

B) o %VD para proteínas é calculado, considerando o valor diário de referência de 70 gramas.

C) o %VD para gorduras saturadas é calculado, considerando o valor diário de referência de 22 gramas.

D) o produto é considerado um alimento integral cujo ingrediente presente em maior quantidade é a farinha de trigo integral.

GABARITO.

QUESTÃO 22
FUNCERN 2019: De acordo com o Concenso Brasileiro de Nutrição Oncológica (2016), pacientes oncológicos críticos encontram-se em estado hipermetabólico e hipercatabólico, acompanhado de proteólise, lipólise e neoglicogênese. Essas alterações levam a um balanço nitrogenado negativo, o que diretamente se relaciona com aumento de complicações e da mortalidade. Assim, diante dessa resposta catabólica, o paciente necessita receber

A) 1,0 a 2,0 g/kg de peso atual/dia de proteínas de alto valor biológico.

B) 20 a 25 kcal/kg de peso atual/dia na fase aguda do tratamento ou na presença de sepse.

C) 22 a 25 kcal/kg de peso atual/dia para obeso crítico com IMC de 30 a 50 kg/m2.

D) 2,0 g/kg de peso ideal/dia de proteínas para obeso crítico com IMC > 40 kg/m2.

GABARITO.

QUESTÃO 23
FUNCERN 2019: Os pacientes que necessitam de Terapias Enterais ou Nutrição Parenteral podem estar se alimentando mal antes de iniciar a terapia em virtude da doença e se encontrar moderadamente a gravemente desnutridos.

A administração agressiva de nutrição, particularmente através da via endovenosa, pode precipitar a síndrome da realimentação, com flutuações eletrolíticas graves, potencialmente letais, envolvendo problemas metabólicos, hemodinâmicos e neuromusculares.

A síndrome de realimentação ocorre quando substratos de energia são introduzidos no plasma de pacientes anabólicos. Na fase inicial da realimentação, as prescrições de nutrientes devem ser

A) pobres em carboidratos e suplementadas com sódio, magnésio e fósforo.

B) moderadas em carboidratos e suplementadas com fósforo, potássio e magnésio.

C) moderadas em carboidratos e suplementadas com potássio, fósforo e cálcio.

D) pobres em carboidratos e suplementadas com fósforo, potássio e magnésio.

GABARITO.

QUESTÃO 24
FUNCERN 2019: Um paciente está utilizando tetraciclina para o tratamento de uma infecção bacteriana. Entre as medidas para melhorar a efetividade do tratamento, deve-se evitar ingerir a tetraciclina com

A) leite e derivados, uma vez que a tetraciclina forma complexos insolúveis com cálcio.

B) suco de frutas cítricas, uma vez que a tetraciclina forma complexos insolúveis com citratos.

C) leite e derivados, uma vez que a tetraciclina forma complexos insolúveis com fósforo.

D) suco de frutas cítricas, uma vez que a tetraciclina forma complexos insolúveis com ácido ascórbico.

GABARITO.

QUESTÃO 25
FUNCERN 2019: Gastrite é um termo não específico que significa literalmente inflamação do estômago, podendo ser utilizado para descrever os sintomas relacionados ao estômago, a uma aparência endoscópica da mucosa gástrica ou a uma alteração histológica caracterizada pela infiltração do epitélio por células inflamatórias.

Algumas recomendações dietéticas são importantes para o tratamento da gastrite como

A) dieta sem o consumo de frutas ácidas como maracujá, abacaxi e laranja.

B) dieta rica em fibras alimentares provenientes de frutas e vegetais.

C) dieta com restrição de bebidas alcoólicas com exceção do vinho.

D) dieta ricas em leite e produtos lácteos devido ao efeito tamponante.

GABARITO.

QUESTÃO 26
FUNCERN 2019: A dobra cutânea subescapular é um importante parâmetro para avaliar o estado nutricional do indivíduo quando utilizada em conjunto com outras dobras cutâneas. Ela deve ser medida da seguinte forma:

A) marcar o local logo abaixo do ângulo superior da escápula e destacar a dobra na horizontal.

B) marcar o local logo abaixo do ângulo inferior da escápula e destacar a dobra na vertical.

C) marcar o local logo abaixo do ângulo superior da escápula e destacar a dobra na diagonal.

D) marcar o local logo abaixo do ângulo inferior da escápula e destacar a dobra na diagonal.

GABARITO.

QUESTÃO 27
FUNCERN 2019: Após um jantar comemorativo, um grupo de amigos apresentou sintomas de intoxicação alimentar, tais como náuseas, vômitos e cólicas abdominais, em média de 2 a 4 horas após o consumo. Após análise microbiológica, foi constatado que a salada de atum estava contaminada. O provável microrganismo patogênico envolvido na contaminação do alimento é

A) Salmonella typhi.
B) Staphylococcus aureus.
C) Clostridium botulinum.
D) Yersinia enterocolitica.

GABARITO.

QUESTÃO 28
FUNCERN 2019: A RDC 216/2004, dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e tem como objetivo assegurar a qualidade higiênico-sanitária nos serviços de alimentação. Segundo tal legislação, é um procedimento adequado na preparação dos alimentos

A) garantir que a temperatura do alimento preparado seja reduzida de 60ºC a 10ºC em até duas horas e, em seguida, deve ser conservado sob refrigeração (<5ºC) ou congelamento (≤-18ºC).

B) aquecer os óleos e gorduras utilizados a temperaturas não superiores a 160ºC, sendo substituídos imediatamente sempre que houver alteração das características sensoriais.

C) submeter alimentos que já foram submetidos à cocção, para conservação a quente, à temperatura superior a 60ºC por, no máximo 4 horas, diminuindo assim o risco de contaminação.

D) consumir alimentos preparados e conservados sob refrigeração a temperatura de 4ºC no prazo máximo de 6 dias, devendo tal prazo ser reduzido se forem utilizadas temperaturas superiores.

GABARITO.

QUESTÃO 29
FUNCERN 2019: Uma nutricionista, responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de um município, propõe modificações do cardápio oferecido aos adolescentes. Para isso, vai introduzir novas preparações como escondidinho de batata doce com frango.

Segundo a Resolução nº 26/2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do PNAE, o índice de aceitabilidade da preparação, deve ser de, no mínimo,

A) 85% para o Resto Ingestão e 90% para Escala Hedônica.

B) 95% para o Resto Ingestão e 80% para Escala Hedônica.

C) 90% para o Resto Ingestão e 85% para Escala Hedônica.

D) 80% para o Resto Ingestão e 95% para Escala Hedônica.

GABARITO.

QUESTÃO 30
FUNCERN 2019: As leguminosas são grãos contidos em vagens ricas em tecido fibroso. O feijão é a leguminosa mais consumida e presente na mesa dos brasileiros. Para a sua cocção, é recomendado aumentar e baixar lentamente a pressão do caldeirão ou panela para evitar que ocorra

A) a descoloração dos grãos do feijão.

B) o rompimento da envoltura do grão do feijão.

C) aparecimento de camada superficial de espuma.

D) o endurecimento do grão após o cozimento.

GABARITO.

Comentários