Redação UCB 2019 Medicina: Saúde pública: ações individuais e coletivas em prol do bem comum

Redação UCB 2019 Medicina: Saúde pública: ações individuais e coletivas em prol do bem comum...

PROPOSTA

Leia, com atenção, os textos a seguir.

Texto 1

Abordagem multiprofissional

A necessidade de trabalho multiprofissional nos cuidados com a saúde é reconhecida por todos e vem sendo incorporada, de forma progressiva, na prática diária. Treinados durante a formação para atuar individualmente, os profissionais de saúde vivem uma fase contraditória na qual, mesmo sabendo o que é melhor, se veem com dificuldades e pudores para definir limites, intersecções e interfaces. Este é um trabalho necessário, que exige coragem, determinação e contínua autocrítica para que os objetivos sejam atingidos.

A hipertensão arterial é um excelente modelo para o trabalho de uma equipe multiprofissional. Por ser uma doença multifatorial, que envolve orientações voltadas para vários objetivos, terá seu tratamento mais efetivo com o apoio de vários profissionais de saúde. Objetivos múltiplos exigem diferentes abordagens, e a formação de uma equipe multiprofissional proporcionará essa ação diferenciada, ampliando o sucesso do controle da hipertensão e dos demais fatores de risco cardiovascular. Prevenir e tratar a hipertensão arterial envolve ensinamentos para o conhecimento da doença, de suas inter-relações, de suas complicações e implica, na maioria das vezes, a necessidade da introdução de mudanças de hábitos de vida.

O trabalho da equipe multiprofissional contribuirá para oferecer ao paciente e à comunidade uma visão mais ampla do problema, dando-lhes conhecimento e motivação para vencer o desafio e adotar atitudes de mudanças de hábitos de vida e adesão real ao tratamento proposto com base no risco cardiovascular global.
Disponível em: <http://departamentos.cardiol.br>.
Acesso em: 7 maio 2019, com adaptações.

Texto 2

redacao-tiriha-ucb-2019-medicina

Considerando que os textos motivadores e os da Prova de Língua Portuguesa têm caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal, acerca do seguinte tema:

Saúde pública: ações individuais e coletivas em prol do bem comum, tanto no exercício da medicina quanto no dia a dia das pessoas e comunidades.

Comentários