Prova CEDERJ 2019; Questões com Gabarito

Prova CEDERJ 2019; Questões com Gabarito - Vestibular 2019.1 - CONFIRA O GABARITO DA PROVA - Redação CEDERJ 2019 - Memória Brasi...
cederj
Prova CEDERJ 2019; Questões com Gabarito
- Vestibular 2019.1 -


- Redação CEDERJ 2019 - Memória Brasileira: Uma questão de prioridade?

LÍNGUA PORTUGUESA E
LITERATURA BRASILEIRA

Texto 1

BOOM MACHADIANO?
Críticos estrangeiros apontam Machado como autor livre de clichês latino-americanos e distante da exuberância tropical e da crítica social.
Ruan de Sousa Gabriel

“Machado de Assis já não pertence apenas à literatura brasileira. Suas obras passaram a interessar a outras culturas, sucedendo-se as traduções em várias línguas”, escreveu o crítico literário Eugenio Gomes no jornal carioca Correio da Manhã em 8 de dezembro de 1951. Gomes enumerou entusiasmado as novas traduções de Machado mundo afora: uma edição alemã de Memórias póstumas de Brás Cubas e “outra deste mesmo romance em castelhano”, e a publicação, nos Estados Unidos, de mais uma tradução, assinada por William L. Grossman. Dedicou boa parte de seu texto a comentários elogiosos (apesar “de alguns lapsos”) às Memórias póstumas de Grossman para indicar o “interesse excepcional que o escritor brasileiro está despertando naquele país”.

Quase 70 anos mais tarde, esse “interesse excepcional” citado por Gomes poderia ser incluído no famoso capítulo “Das negativas”, de Memórias póstumas, que lista o que não aconteceu. Um ensaio de Benjamin Moser, biógrafo de Clarice Lispector, publicado no mês passado na revista americana The New Yorker, perguntava por que Machado ainda era tão pouco lido nos EUA. Além do ensaio de Moser, outros textos sobre Machado apareceram na imprensa americana nas últimas semanas por ocasião da publicação de The collected stories of Machado de Assis, uma reunião de 76 contos traduzidos para o inglês pelos britânicos Margaret Jull Costa e Robin Patterson. A editora W. W. Norton & Company, responsável pela publicação das Collected stories, não divulgou a tiragem do livro, mas informou que os editores “estão muito contentes — mais do que contentes, na verdade — com a recepção do livro nos EUA”.

O aplauso da imprensa americana reavivou o desejo expresso por Gomes nos anos 50: será que agora os estrangeiros acordam para o talento de Machado? “Há poucos dias, vi uma coisa insólita na London Review of Books: um retrato de página inteira de Machado e capas de livros dele, inclusive das Collected stories”, disse o britânico John Gledson, tradutor do estudo Dom Casmurro e autor do estudo Machado de Assis: impostura e realismo. Em agosto, Machado foi eleito o autor do mês pela prestigiosa revista literária britânica. “Trabalho com a obra de Machado desde os anos 80 e ele nunca teve esse tipo de destaque na Inglaterra, onde se publicam traduções dele esporadicamente. A tradutora das Collected stories tem uma ótima reputação, o que me dá esperança de que ela ajude a reputação de Machado em inglês.” (...)
Texto adaptado. GABRIEL, Ruan de Sousa. Boom machadiano?
Um novo despertar estrangeiro para a obra de Machado. Revista
Época, nº 1054. Editora Globo, 10 set. 2018, p. 78-81.

QUESTÃO 01
CEDERJ 2019: A pergunta-título “Boom machadiano?” refere-se à seguinte informação da reportagem:

(A) “Críticos estrangeiros apontam Machado como autor livre de clichês latino-americanos e distante da exuberância tropical e da crítica social”. (subtítulo)

(B) “‘Suas obras passaram a interessar a outras culturas, sucedendo-se as traduções em várias línguas’, escreveu o crítico literário Eugenio Gomes no jornal carioca Correio da Manhã em 8 de dezembro de 1951”. (linhas 2-5)

(C) “Quase 70 anos mais tarde, esse ‘interesse excepcional’ citado por Gomes poderia ser incluído no famoso capítulo ‘Das negativas’, de Memórias póstumas, que lista o que não aconteceu”. (linhas 15-18)

(D) “A editora (...) não divulgou a tiragem do livro, mas informou que os editores ‘estão muito contentes — mais do que contentes, na verdade — com a recepção do livro nos EUA’”. (linhas 26-31)

GABARITO.

QUESTÃO 02
CEDERJ 2019: Em construções como “Em agosto, Machado foi eleito o autor do mês pela prestigiosa revista literária britânica” (linhas 39-41), o emprego de

(A) forte adjetivação (“prestigiosa revista literária britânica”) permite enfatizar a objetividade da reportagem.

(B) adjunto adverbial (“Em agosto”) no início da oração permite a derivação de sua função para a de sujeito gramatical.

(C) voz passiva (“foi eleito(...)pela prestigiosa revista literária britânica”) permite maior destaque ao fato mencionado e menor a seu agente.

(D) sujeito simples (“o autor do mês”) permite indicar o alvo da ação referida pelo verbo, completando-lhe o sentido.

GABARITO.

QUESTÃO 03
CEDERJ 2019: "O aplauso da imprensa americana reavivou o desejo expresso por Gomes nos anos 50..." (linhas 32-33)

O vocábulo sublinhado no enunciado acima se formou pelo processo de derivação

(A) sufixal.
(B) imprópria ou conversão.
(C) regressiva.
(D) parassintética.

GABARITO.

QUESTÃO 04
CEDERJ 2019: A grafia do conector sublinhado em “Um ensaio de Benjamin Moser (...) perguntava por que Machado ainda era tão pouco lido nos EUA” (linhas 18-21), com os itens “por” e “que” separados e sem acento, justifica-se por

(A) iniciar uma pergunta indireta.

(B) introduzir uma afirmação.

(C) representar um nome.

(D) constituir uma exclamação.

GABARITO.

Texto 2

Há duas maneiras de abrir a cabeça de uma pessoa. Ler um bom livro ou usar um machado. Recomendo o de Assis.

QUESTÃO 05
CEDERJ 2019: “Há duas maneiras de abrir a cabeça de uma pessoa: Ler um bom livro ou usar um machado. Recomendo o de Assis”.

A expressão sublinhada exemplifica o seguinte mecanismo de coesão textual:

(A) elipse.
(B) remissão.
(C) anáfora.
(D) catáfora.

GABARITO.

QUESTÃO 06
CEDERJ 2019: Em “abrir a cabeça de uma pessoa” e “Recomendo o de Assis”, os vocábulos sublinhados são, respectivamente, classificados do ponto de vista morfológico como:

(A) preposição e artigo definido.

(B) pronome demonstrativo e artigo definido.

(C) artigo definido e pronome demonstrativo.

(D) preposição e pronome demonstrativo.

GABARITO.

Texto 3

Ao verme
que
primeiro roeu as frias carnes
do meu cadáver
dedico
como saudosa lembrança
estas Memórias Póstumas

Morri de uma pneumonia; mas se lhe disser que foi menos a pneumonia, do que uma ideia grandiosa e útil, a causa da minha morte, é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo. (...)

Com efeito, um dia de manhã, estando a passear na chácara, pendurou-se-me uma ideia no trapézio que eu tinha no cérebro. Uma vez pendurada, entrou a bracejar, a pernear, a fazer as mais arrojadas cabriolas de volatim, que é possível crer. Eu deixei-me estar a contemplá-la. Súbito, deu um grande salto, estendeu os braços e as pernas, até tomar a forma de um X: decifra-me ou devoro-te.

Essa ideia era nada menos que a invenção de um medicamento sublime, um emplasto anti-hipocondríaco, destinado a aliviar a nossa melancólica humanidade. Na petição de privilégio que então redigi, chamei a atenção do governo para esse resultado, verdadeiramente cristão. Todavia, não neguei aos amigos as vantagens pecuniárias que deviam resultar da distribuição de um produto de tamanhos e tão profundos efeitos.

Agora, porém, que estou cá do outro lado da vida, posso confessar tudo: o que me influiu principalmente foi o gosto de ver impressas nos jornais, mostradores, folhetos, esquinas, e enfim nas caixinhas do remédio, estas três palavras: Emplasto Brás Cubas. Para que negá-lo? Eu tinha a paixão do arruído, do cartaz, do foguete de lágrimas. Talvez os modestos me arguam esse defeito; fio, porém, que esse talento me hão de reconhecer os hábeis. Assim, a minha ideia trazia duas faces, como as medalhas, uma virada para o público, outra para mim. De um lado, filantropia e lucro; de outro lado, sede de nomeada. Digamos: — amor da glória.

Um tio meu, cônego de prebenda inteira, costumava dizer que o amor da glória temporal era a perdição das almas, que só devem cobiçar a glória eterna. Ao que retorquia outro tio, oficial de um dos antigos terços de infantaria, que o amor da glória era a coisa mais verdadeiramente humana que há no homem, e, conseguintemente, a sua mais genuína feição.
Decida o leitor entre o militar e o cônego; eu volto ao emplasto.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. 9.ed. São
Paulo: Ática, 1982. (p.11, 14 e 15)

QUESTÃO 07
CEDERJ 2019: No fragmento de “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, o uso da primeira pessoa do singular produz o efeito de

(A) autenticidade para o relato de um narrador-personagem defunto.

(B) ficcionalidade para a carta de despedida de um personagem-narrador suicida.

(C) naturalismo para o testemunho de um narrador-personagem farsante.

(D) surrealismo para a narração onírica de um personagem-narrador delirante.

GABARITO.

QUESTÃO 08
CEDERJ 2019: “Com efeito, um dia de manhã, estando a passear na chácara, pendurou-se-me uma ideia no trapézio que eu tinha no cérebro. Uma vez pendurada, entrou a bracejar, a pernear, a fazer as mais arrojadas cabriolas de volatim, que é possível crer. Eu deixei-me estar a contemplá-la. Súbito, deu um grande salto, estendeu os braços e as pernas, até tomar a forma de um X: decifra-me ou devoro-te” (linhas 6-12).

O vocábulo sublinhado expressa a ideia de

(A) inclusão.
(B) afirmação.
(C) comparação.
(D) realce.

GABARITO.

BIOLOGIA

QUESTÃO 09
CEDERJ 2019: Sobre o ciclo celular, é correto afirmar:

(A) A interfase apresenta as seguintes fases: G1, S, G2 e Mitose.

(B) O ciclo celular é dividido em duas etapas: interfase e divisão celular.

(C) Após sair da fase S da interfase, a célula apresenta o dobro de proteínas.

(D) G2 é uma fase de baixa atividade, em que ocorre, contudo, a síntese do ácido desoxirribonucleico.

GABARITO.

QUESTÃO 10
CEDERJ 2019: As células epiteliais são fortemente unidas por junções de membrana especializadas em adesão. Essas junções de adesão são denominadas

(A) desmossomos e junções aderentes.

(B) hemidesmossomos e junções comunicantes.

(C) desmossomos e estereocílios.

(D) microvilosidades e junções íntimas.

GABARITO.

QUESTÃO 11
CEDERJ 2019: A transmissão da febre amarela pode ocorrer através de mosquitos diferentes, encontrados nas zonas urbana e silvestre. Os mosquitos transmissores da febre amarela, na zona urbana e na silvestre, são, respectivamente:

(A) Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus.

(B) Haemagogus e Culex quinquefasciatus.

(C) Aedes aegypti e Haemagogus.

(D) Sabethes e Aedes aegypti.

GABARITO.

QUESTÃO 12
CEDERJ 2019: A lista a seguir descreve algumas características de um determinado grupo de plantas que são comuns em regiões de climas frio e temperado:

I. São terrestres e podem ser árvores ou arbustos.

II. Possuem folhas férteis, além de caule, raiz e flores.

III. As sementes são nuas e não são formadas em um ovário fechado.

IV. A fecundação ocorre sem a necessidade de água para o deslocamento do gameta masculino.

V. Produzem grãos de pólen para o processo reprodutivo.

O grupo das plantas com todas as características informadas é o das

(A) Angiospermas.

(B) Gimnospermas.

(C) Pteridófitas.

(D) Briófitas.

GABARITO.

QUESTÃO 13
CEDERJ 2019: A capacidade que um ser vivo possui de sintetizar seu próprio alimento, a partir de material inorgânico, é denominada autotrofismo.

Um grupo de arqueobactérias termófilas autotróficas habita fontes hidrotermais marinhas, localizadas a 3km de profundidade, em torno das quais se desenvolve uma comunidade de organismos de espécies distintas, tais como mexilhões e outros bivalves, que utilizam esses organismos autotróficos como fonte de matéria orgânica para alimentação.

Essas arqueobactérias produzem matéria orgânica em um processo dependente de energia fornecida através da

(A) luz
(B) fotólise da H2O
(C) oxidação do H2S
(D) redução do O2

GABARITO.

QUESTÃO 14
CEDERJ 2019: As proteínas são polímeros lineares formados por ligações peptídicas entre resíduos de aminoácidos. Trata-se, provavelmente, do tipo de biomolécula com maior diversidade de funções. Entretanto, uma das classes de moléculas apresentadas a seguir não possui constituição proteica, a saber:

(A) enzimas.
(B) anticorpos.
(C) hormônios.
(D) vitaminas.

GABARITO.

QUESTÃO 15
CEDERJ 2019: As proteases que atuam na digestão de proteínas obtidas através da dieta apresentam particularidades em relação aos valores de pH ótimo de cada enzima e do pH do segmento do trato digestório onde atuam.

Considerando que a enzima estomacal pepsina possui pH ótimo na faixa de 2, pode-se deduzir que as células

(A) parietais do epitélio estomacal são responsáveis pela secreção de ácido clorídrico (HCl).

(B) especializadas do epitélio estomacal promovem asecreção de bicarbonato de sódio (NaHCO3).

(C) especializadas do epitélio estomacal são responsáveis pela secreção de hidróxido de sódio (NaOH).

(D) parietais do epitélio estomacal secretam ácido sulfúrico (H2SO4).

GABARITO.

QUESTÃO 16
CEDERJ 2019: Na espécie humana, a maior parte dos casos de gêmeos resulta do nascimento de dois indivíduos em um único parto, pois o nascimento de três ou mais indivíduos é muito raro.

Cerca de 75% dos gêmeos são considerados dizigóticos, ou bivitelinos, os demais 25% são denominados monozigóticos, ou univitelinos.

Quanto aos diferentes tipos de gêmeos, é correto afirmar que os

(A) dizigóticos possuem o mesmo material genético.

(B) monozigóticos são formados a partir de ovócitos distintos.

(C) bivitelinos são equivalentes a irmãos nascidos em gestações distintas.

(D) dizigóticos são gerados a partir da fecundação de um ovócito por dois espermatozoides.

GABARITO.

FÍSICA

QUESTÃO 17
CEDERJ 2019: Dois corpos pontuais portando cargas respectivamente iguais a Q e Q’ estão em repouso conectados por uma mola. Quando a carga de um deles é dobrada, passando de Q para 2Q, a extensão da mola diminui na nova posição de equilíbrio.

Quatro hipóteses foram elaboradas sobre os sinais das cargas:

I: Q > 0 e Q’ > 0
II: Q > 0 e Q’ < 0
III: Q < 0 e Q’ > 0
IV: Q < 0 e Q’ < 0

São compatíveis com o fenômeno descrito as hipóteses

(A) I e IV
(B) III e IV
(C) II e III
(D) I e III

GABARITO.

QUESTÃO 18
CEDERJ 2019: Duas amostras de gás estão em um recipiente rígido isolado termicamente do exterior e com duas câmaras separadas por uma parede que também é rígida.

O gás na primeira câmara está a uma temperatura menor que o gás na segunda câmara. Lentamente, a parede rígida permite a passagem de calor levando a uma situação de equilíbrio térmico entre as câmaras.

A variação de energia interna do gás na primeira câmara, ΔU, e o calor recebido por ele, Q, têm seus sinais descritos por

(A) ΔU > 0 e Q > 0
(B) ΔU > 0 e Q < 0
(C) ΔU < 0 e Q > 0
(D) ΔU < 0 e Q < 0

GABARITO.

QUESTÃO 19
CEDERJ 2019: Um homem de 80 kg equilibra-se sobre uma plataforma horizontal, de massa desprezível, com 8 metros de extensão.

A plataforma tem suas extremidades apoiadas em duas balanças. Originalmente, ambas marcam 40 kg em suas leituras. O homem aproxima-se de uma das extremidades e as leituras nas balanças passam a ser de 60 kg e 20 kg.

O deslocamento do homem foi de

(A) 0,5 m
(B) 1,0 m
(C) 1,5 m
(D) 2,0 m

GABARITO.

QUESTÃO 20
CEDERJ 2019: Uma criança com 20 kg oscila num balanço, de tal modo que a diferença entre as alturas máxima e mínima que ela atinge é de 0,80 m. Na posição de máxima altura, a criança apresenta uma energia potencial 160 J maior que a da posição de mínima altura.

A velocidade da criança, quando ela passa pela posição de menor altura, será de

(A) 3 m/s
(B) 4 m/s
(C) 5 m/s
(D) 6 m/s

GABARITO.

QUESTÃO 21
CEDERJ 2019: Um aquário contém uma quantidade fixa de água e a pressão que ela exerce no fundo do mesmo é P. Alternadamente, dois objetos distintos, de mesmo volume, porém de massas distintas, são colocados dentro do aquário sem derramar água. O primeiro objeto flutua na água, com apenas uma parte do seu volume submerso.

Entretanto, quando o segundo objeto é inserido, ele submerge completamente. As respectivas pressões exercidas pela água no fundo do aquário em cada um dos casos são denotadas por P1 e P2.

As comparações entre P1, P2 e P são:

(A) P1 > P2 > P
(B) P2 > P1 > P
(C) P > P1 > P2
(D) P > P2 > P1

GABARITO.

QUESTÃO 22
CEDERJ 2019: Dois móveis executam curvas semicirculares, mantendo os módulos de suas velocidades constantes. Os raios das curvas são distintos, porém o tempo que cada móvel gasta para executá-las é o mesmo.

Considerando que o raio da curva efetuada pelo móvel 1 é o dobro do raio da curva efetuada pelo móvel 2, a relação entre as intensidades das forças centrípetas F1 e F2 que atuam, respectivamente, sobre os móveis 1 e 2 é:



GABARITO.

QUESTÃO 23
CEDERJ 2019: Um automóvel, trafegando em linha reta com aceleração constante, aumenta a sua velocidade de 10 m/s para 20 m/s em 20 s.

A distância percorrida pelo automóvel durante esses 20 s foi de:

(A) 200 m
(B) 300 m
(C) 400 m
(D) 600 m

GABARITO.

QUESTÃO 24
CEDERJ 2019: Uma bolinha é arremessada horizontalmente em direção ao rodapé de uma parede com uma quantidade de movimento p = mv, onde m e v representam, respectivamente, a massa e o vetor velocidade da bolinha.

Ela colide com o rodapé e retorna com uma quantidade de movimento P = -p/2. O impulso que o rodapé exerce sobre a bolinha é:

(A) -3p/2
(B) +3p/2
(C) -p/2
(D) +p/2

GABARITO.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 25
CEDERJ 2019: Analise o texto sobre deslocamento populacional:

Diversas regiões do planeta, por suas características naturais, são bastante vulneráveis aos efeitos do aquecimento global, como as situadas nas áreas semiáridas da África Subsaariana; os países insulares do Oceano Pacífico; as regiões tropicais da América e da Ásia, afetadas por violentas tempestades (tufões, furacões e ciclones) ou por prolongadas chuvas torrenciais, como no sul e sudeste da Ásia.

Dessas regiões deslocam-se indivíduos em decorrência de inundações, da elevação do nível do mar, de secas prolongadas, dentre outros fatores.
LUCCI, A.; BRANCO, A.; MENDONÇA, C. Território e Sociedade
no Mundo Globalizado. São Paulo: Saraiva, 2017, p. 187. Adaptado.

Devido às causas mencionadas, o indivíduo que se desloca de uma região a outra é especificamente denominado migrante

(A) ilegal.
(B) irregular.
(C) climático.
(D) internacional.

GABARITO.

QUESTÃO 26
Analise a imagem abaixo:

principais fluxos comerciais

CEDERJ 2019: As trocas comerciais no interior do mesmo bloco regional são mais intensas na

(A) Ásia Oriental.
(B) Europa Ocidental.
(C) América do Norte.
(D) África Setentrional.

GABARITO.

QUESTÃO 27
Analise o texto a seguir:

O IBGE divulgou ontem a segunda estimativa da safra agrícola 2018/2019. Os produtos brasileiros devem colher 61,3 milhões de hectares na safra agrícola de 2018, uma elevação de 0,3 % em relação à área colhida em 2017. Contudo, os três principais produtos agrícolas, responsáveis por 92,9% da produção nacional em 2017, devem apresentar uma relativa queda na produção e redução na área colhida.
Safra de 2018 pode cair 5%. Jornal do Brasil, 09 mar. 2018.

CEDERJ 2019: Dentre os três principais produtos agrícolas mencionados, encontra-se a (o)

(A) soja.
(B) café.
(C) feijão.
(D) algodão.

GABARITO.

QUESTÃO 28
CEDERJ 2019: Observe a imagem da rizicultura na Ásia:

observe a imagem da rizicultura na Ásia

O tipo de agricultura registrado na imagem é intensivo em

(A) capital.
(B) tecnologia.
(C) agrotóxicos.
(D) mão de obra.

GABARITO.

QUESTÃO 29
Analise o texto a seguir:

A China surpreendeu ontem ao anunciar medidas de estímulo para proteger sua economia. O pacote de incentivos que inclui redução de impostos tranquilizou os investidores. Segundo o comunicado, a política fiscal será mais “proativa” e coordenada com a política monetária. Do outro lado da disputa, o presidente norte-americano Donald Trump usou o Twitter para defender as tarifas dos EUA às importações, que, segundo ele, “são ótimas”. Ele ainda afirmou que os EUA são o “cofre que está sendo roubado”.
CORRÊA, M.; RIBEIRO, A. Pacote anti-Trump.
O Globo. Economia, 26 jul. 2018, p. 19.

CEDERJ 2019: No texto, é abordada a seguinte situação geoeconômica e geopolítica:

(A) Concorrência entre NAFTA e ANSEAN

(B) Represálias dos EUA à imigração chinesa

(C) Ataques estadunidenses a aliados da China

(D) Guerra comercial entre China e Estados Unidos

GABARITO.

QUESTÃO 30
CEDERJ 2019: Analise a imagem sobre a condição urbana no Brasil:

pronto filhinha agora você já pode ir para a escola

Na charge, registra-se uma crítica ao seguinte problema social:

(A) Pobreza urbana
(B) Insegurança pública
(C) Insalubridade pública
(D) Analfabetismo urbano

GABARITO.

QUESTÃO 31
Analise o texto a seguir:

Um solo é considerado degradado quando para de exercer parte de suas funções, tais como nutrir plantas, filtrar a água ou abrigar a biodiversidade. Algumas formas principais de degradação são acentuadas pela ação humana. Uma dessas formas afeta principalmente as zonas peridesérticas, como as grandes planícies dos Estados Unidos, a orla do Sahel e os planaltos do norte da China. Nesse caso, a terra cultivada se solta mais facilmente e é removida de seu local original por força de um agente natural.
Desgaste atinge metade dos solos cultiváveis. Atlas do Meio Ambiente. Le
Monde Diplomatique Brasil, 1996, p. 16. Adaptado.

CEDERJ 2019: A forma de degradação do solo mencionada é denominada:

(A) Lixiviação.
(B) Laterização.
(C) Erosão eólica.
(D) Erosão hídrica.

GABARITO.

QUESTÃO 32
CEDERJ 2019: Observe a imagem de um trecho da maior floresta úmida do planeta:

Observe a imagem de um trecho da maior floresta

Essa floresta é abrangida pelo clima:

(A) Semiárido
(B) Equatorial
(C) Temperado
(D) Subtropical

GABARITO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 33
CEDERJ 2019: A Proclamação da República em 1889 foi, para muitos estudiosos, o resultado de várias crises que atingiram o Império Brasileiro. Sobre o processo que deu origem à República, é correto afirmar que houve

(A) apoio do alto e do baixo escalões do Exército às políticas de D. Pedro II em relação às forças armadas.

(B) descontentamento da Igreja católica, em razão da não interferência do Monarca nas decisões eclesiásticas.

(C) repúdio dos grandes proprietários à libertação dos cativos, pela promulgação da Lei Áurea.

(D) esteio dos empresários, contrários à política de liberação de recursos para o setor industrial.

GABARITO.

QUESTÃO 34
CEDERJ 2019: No final da Primeira Guerra Mundial, em 1917, ocorre a Revolução Russa. Nos debates que envolveram os caminhos de formação da União das Repúblicas Soviéticas, Stalin e Trostky colocaram-se em campos contrários. A opção que associa, corretamente, os líderes mencionados e suas posições quanto aos rumos da Revolução é:

(A) Para Stalin, o caminho era fazer avançar a Revolução no interior do país e seu lema era a Revolução num só país; para Trostky, a Revolução deveria ser permanente para o país se manter socialista em função dos inimigos capitalistas.

(B) Para Stalin, o processo da Revolução deveria ter um período de transição, em que as empresas capitalistas seriam a base da economia soviética; para Trostky, a Revolução teria que avançar em direção ao ocidente para assegurar o socialismo na Rússia.

(C) Para Stalin e Trostky, a Rússia deveria formar um império que incluísse os países que estavam em suas fronteiras e avançar pela Europa com o intuito de transformar, principalmente, a Inglaterra em socialista devido à importância de seu parque industrial.

(D) Para Stalin e Trostky, a Rússia só seria socialista se a principal liderança fosse Lênin, porque imaginavam que apenas ele poderia deter os exércitos alemães, que ameaçavam suas fronteiras e eram aliados dos japoneses, que queriam retomar seus territórios na Rússia.

GABARITO.

QUESTÃO 35
CEDERJ 2019: A frase que identifica a política cultural do Estado Novo, liderado por Getúlio Vargas é:

(A) Institucionalização de mecanismos de censura para controlar a produção cultural do país.

(B) Apoio a uma geração de artistas defensores da democracia e do direito ao voto no Brasil.

(C) Suporte para a construção de Brasília, considerada um emblema do governo de Getúlio Vargas.

(D) Extinção do Departamento de Imprensa e Propaganda, antes criado por Washington Luis.

GABARITO.

QUESTÃO 36
CEDERJ 2019: Entre os anos de 1973 e 1990, o Chile vivenciou uma das mais violentas ditaduras da América Latina. Segundo os especialistas, cerca de 40 mil pessoas foram submetidas à tortura. O ditador chileno que impetrou o golpe e estabeleceu um período de terror ao povo chileno foi

(A) Castelo Branco.
(B) Salvador Allende.
(C) Domingo Perón.
(D) Augusto Pinochet.

GABARITO.

QUESTÃO 37
CEDERJ 2019: Um dos movimentos culturais mais importantes do século XX, na área do cinema, foi protagonizado pela produção cinematográfica francesa nas décadas de 1950 e 1960.

A base filosófica desse movimento cultural é denominada

(A) Existencialismo.
(B) Personalismo cristão.
(C) Racionalismo.
(D) Pragmatismo.

GABARITO.

QUESTÃO 38
CEDERJ 2019: A ansiedade inglesa para sair da Comunidade Europeia contrasta com a demora em realizar a transição para a nova situação. Entende-se essa demora em razão

(A) da desorganização do governo inglês provocada pela oposição do parlamento, que aceitou o apelo da rainha para não realizar a saída da Comunidade Europeia.

(B) da existência de interesses de ingleses contrários à saída por imaginarem que a mesma prejudicará a liderança inglesa no continente europeu.

(C) dos obstáculos econômicos criados por ações de alguns países da Comunidade Europeia, entre eles, a Alemanha, os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos.

(D) da crise provocada pelo Canadá e pela Austrália ao assumirem a direção do movimento de oposição à saída inglesa da Comunidade Europeia com o intuito de se manterem independentes da tutela monárquica.

GABARITO.

QUESTÃO 39
CEDERJ 2019: O cenário internacional alterou-se de forma significativa a partir da eleição de Trump para presidente dos Estados Unidos da América. Contradições e ações disparatadas desenharam o perfil do presidente americano. Uma de suas ações e seu resultado provisório estão descritos em:

(A) A política de apoio às experiências nucleares do Irã e o decorrente reconhecimento da liberdade de imprensa no país dos aiatolás.

(B) A política de apoio às ações de Wladimir Putin nas áreas controladas pelo Estado Islâmico, cujo resultado foi a liberação do comércio americano com a Venezuela.

(C) A política de restrição à entrada de refugiados africanos nos Estados Unidos e a posterior liberação da passagem de mexicanos pela fronteira do México com os Estados Unidos.

(D) A política de restrição ao comércio com a Coreia do Norte e a consequente tentativa de conciliação entre as Coreias do Sul e do Norte.

GABARITO.

QUESTÃO 40
CEDERJ 2019: A corrupção é, sem dúvida, um dos temas mais recorrentes na imprensa brasileira dos últimos anos. Partidos e políticos são denunciados por desvios de verba, no uso ilegítimo do poder público, com o intento de privilegiar uma empresa ou instituição privada.

No caso brasileiro, a corrupção é um (a)

(A) símbolo dos partidos de esquerda, apadrinhados numa rede política de acordos mútuos.

(B) característica de um único partido, empolgado com as benesses do poder na concessão de verbas.

(C) fenômeno histórico, agravado ao longo da política de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, ao beneficiar grandes empreiteiras na construção de obras públicas.

(D) atributo das agremiações políticas dos trabalhadores, acostumados a depender do auxílio do Estado.

GABARITO.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 41
CEDERJ 2019: Aproveitando uma “promoção”, Maria conseguiu comprar uma mercadoria pela fraçãodo seu preço original. O percentual de desconto foi de

(A) 2%
(B) 4%
(C) 6%
(D) 8%

GABARITO.

QUESTÃO 42
CEDERJ 2019: A sequência ln(2), ln(4), ln(8),....,ln(2ⁿ),... é uma

(A) PA (Progressão Aritmética) de razão 2.

(B) PG (Progressão Geométrica) de razão 2.

(C) PA (Progressão Aritmética) de razão ln(2).

(D) PG (Progressão Geométrica) de razão ln(2).

GABARITO.

QUESTÃO 43
CEDERJ 2019: Se x e y são números reais, tais que 0 < x < p/2, 0 < y < p/2, sen(x) =e cos(y) =então o quocienteé igual a



GABARITO.

QUESTÃO 44
CEDERJ 2019: Sejam X e Y matrizes quadradas, reais, de ordem 2.

Tem-se que:

(A) det (XY) = det(X). det(Y).

(B) det (X+Y) = det(X)+det (Y).

(C) det (a X) = a det(X) para todo número real a.

(D) Se det(Y) = 0, então uma coluna ou uma linha de Y é nula.

GABARITO.

QUESTÃO 45
CEDERJ 2019: A soma das medidas das diagonais de um losango é 12 cm.

A maior área possível para esse losango, em cm², é:

(A) 6
(B) 12
(C) 18
(D) 24

GABARITO.

QUESTÃO 46
CEDERJ 2019: Um brigadeiro (doce de chocolate) tem a forma esférica e seu raio é R. A quantidade de brigadeiros esféricos de raio R/3 que poderão ser formados aproveitando-se toda a massa do brigadeiro de raio R é igual a

(A) 27
(B) 9
(C) 6
(D) 3

GABARITO.

QUESTÃO 47
CEDERJ 2019: Uma turma de 20 estudantes é constituída por meninos e por meninas. Sabe-se que:

a) ¼ dos meninos tem olhos verdes;

b) escolhido, ao acaso, um estudante da turma, a probabilidade de ele ser menino e de ter olhos verdes é 1/10.

O número de meninos dessa turma é:

(A) 4
(B) 8
(C) 12
(D) 16

GABARITO.

QUESTÃO 48
CEDERJ 2019: Sejam p e q números inteiros.

A sentença verdadeira é:



GABARITO.

QUÍMICA

QUESTÃO 49
CEDERJ 2019: O valeraldeído é um líquido incolor com cheiro frutoso e seu vapor provoca danos nos olhos, nas vias respiratórias e na pele. Sabendo que ele é o pentanal, o número de hidrogênios do produto principal da sua oxidação é:

(A) 5
(B) 6
(C) 10
(D) 12

GABARITO.

QUESTÃO 50
CEDERJ 2019: O dióxido de titânio, além de ser empregado como aditivo alimentar, é comumente usado para pigmentação branca em tintas, papel e plásticos. É também um ingrediente ativo, em protetores solares baseados em minerais, usado para a pigmentação com o objetivo de bloquear a luz ultravioleta.

Além disso, o óxido também é usado em alguns chocolates para dar uma textura suave; em donuts, para fornecer cor; e em leites desnatados, para dar uma aparência mais brilhante, mais opaca, o que torna o produto mais saboroso.

Uma das reações utilizadas para a sua produção é a cloração de um mineral de titânio (ilmenita) cuja equação é a seguinte:

x FeTiO3 (s) + y Cl2 (g) + z C (s) → a FeCl2(s) + bTiO2(s) + c CO2(g)

Os números para os coeficientes x, y, z, a, b, c, que tornam essa equação balanceada, são, respectivamente:

(A) 1, 2, 1, 2, 1, 1
(B) 2, 2, 1, 2, 2, 1
(C) 2, 2, 2, 2, 1, 1
(D) 2, 2, 2, 2, 2, 3

GABARITO.

QUESTÃO 51
CEDERJ 2019: Muitos dos protetores solares disponíveis no mercado contêm duas substâncias químicas: a oxibenzona e o octinoxato. Estudos científicos realizados em laboratório associam essas substâncias a problemas de reprodução e de branqueamento de corais, o que os deixa enfraquecidos e, com o tempo, os leva à morte.

Em 2016, uma equipe de cientistas americanos relatou que essas substâncias poderiam interromper o crescimento dos corais. Esses filtros químicos são liberados pela pele humana à medida que as pessoas mergulham, nadam ou surfam no mar.

Considere as fórmulas estruturais planas:

Oxibenzona Octinoxato

Em relação a essas moléculas, é correto afirmar que

(A) ambas apresentam uma carbonila.

(B) ambas apresentam grupamento éster.

(C) o octinoxato é um composto de função mista que só apresenta grupos (éter e cetona).

(D) a oxibenzona é um composto de função mista que só apresenta grupos (éter e fenol).

GABARITO.

QUESTÃO 52
CEDERJ 2019: A desomorfina, assim como a morfina e a heroína, é um derivado do ópio. Usada para fins medicinais na terapia da dor crônica e aguda de alta intensidade, a desomorfina produz fortes ações de insensibilidade à dor. A ingestão de doses elevadas da substância causa euforia, estados hipnóticos e dependência.

A desomorfina é de 8 a 10 vezes mais potente que a morfina, tratando-se de um opiáceo sintético com estrutura quase idêntica à da heroína, mas muito mais barata.

Supondo que, a 25 °C, a desomorfina tenha um pKa de 9,69, a morfina tenha um pKa de 8,21 e a heroína tenha um pKa de 7,60, tem-se que a

(A) heroína é mais básica que a morfina.

(B) morfina é mais básica que a desomorfina.

(C) desomorfina é mais ácida que a morfina e a heroína.

(D) heroína é mais ácida que a morfina e a desomorfina.

GABARITO.

QUESTÃO 53
CEDERJ 2019: Dentre os diversos agentes tóxicos, o arsênio é historicamente famoso por se tratar de uma substância muito utilizada na Idade Média para assassinatos com interesses políticos. Podemos até dizer que a morte por arsênio foi a precursora da química forense.

Na época, havia uma epidemia desses casos, cuja prevenção era muito difícil, uma vez que óxido de arsênio, As2O3, é um sólido branco, solúvel, sem cheiro e gosto, sendo dificilmente detectado por análises químicas convencionais, o que lhe deu o status de óxido do crime perfeito.

Além disso, o óxido de arsênio (III) é um composto muito utilizado na fabricação de vidros e inseticidas. Ele é convertido em ácido arsenioso (H3AsO3) em contato com água.

Um método para se determinar o teor de arsênio é por meio de oxidação com permanganato de potássio e ácido sulfúrico, conforme equação não balanceada a seguir:

H3AsO3 + KMnO4 + H2SO4 → H3AsO4 + K2SO4 + MnSO4 + H2O

Sabendo que para 2,000 g de amostra foram gastos 10,00 mL de uma solução de KMnO4 0,05 M, em que ocorre a reação acima completa, em meio de ácido sulfúrico, o percentual de arsênio na amostra é:

(A) 2,35
(B) 4,69
(C) 6,49
(D) 9,38

GABARITO.

QUESTÃO 54
CEDERJ 2019: O átomo de um elemento químico tem 16 elétrons no 3º nível energético (n = 3). O número atômico desse elemento é:

(A) 16
(B) 18
(C) 26
(D) 28

GABARITO.

QUESTÃO 55
CEDERJ 2019: As pilhas são dispositivos que receberam esse nome porque a primeira pilha inventada por Alessandro Volta, no ano de 1800, e era formada por discos de zinco e cobre separados por um algodão embebido em salmoura. Tal conjunto era colocado de forma intercalada, um em cima do outro, empilhando os discos e formando uma grande coluna. Como era uma pilha de discos, começou a ser chamada por esse nome.

Afirma-se que, numa pilha eletroquímica, sempre ocorre

I. oxidação no ânodo.

II. movimentação de elétrons no interior da solução eletrolítica.

III. passagem de elétrons, no circuito externo, do cátodo para o ânodo.

IV. uma reação de oxirredução.

São verdadeiras apenas as afirmações estabelecidas em:

(A) I e II
(B) I e IV
(C) II e III
(D) III e IV

GABARITO.

QUESTÃO 56
CEDERJ 2019: Um laboratório de controle ambiental recebeu para análise uma amostra de gás sem identificação. Após algumas medidas, foram obtidos os seguintes dados:


Com base nos valores obtidos, entre os gases indicados nas opções, conclui-se que a amostra era de:

(A) O2
(B) O2
(C) N2
(D) SO2

GABARITO.

LÍNGUA ESPANHOLA

“Hay una verdadera primavera feminista”
Por Fabiana Frayssinet

BUENOS AIRES, 6 mar 2018 (IPS) - Carmen Beramendi, directora de la Facultad de Ciencias Sociales (Flacso) en Uruguay y docente e investigadora en género y políticas de igualdad, cree que la efervescencia de los movimientos contra la violencia hacia las mujeres constituye “una verdadera primavera feminista”.

En una entrevista con IPS desde Montevideo, esta histórica activista feminista de Uruguay, consejera del Fondo de Mujeres de Sur y senadora suplente de Casa Grande, parte del gobernante Frente Amplio, considera “esperanzador” que las luchas sean “cada vez más cuestionadoras de las relaciones de poder en todos los ámbitos”.

IPS: ¿Qué movimientos contra la violencia machista destacaría de Uruguay, por tener características propias? CARMEN BERAMENDI: Fueron las organizaciones feministas las que colocaron este problema como un tema que requería ser objeto de políticas públicas; fueron luchas pacíficas contra la muerte llevadas adelante por una coordinación de organizaciones no gubernamentales contra la violencia de género, nucleadas en la Red Uruguaya contra la Violencia Doméstica y Sexual entre otras. Las primeras campañas públicas que nuclearon deportistas, artistas y referentes culturales las promovió esta Red. Hoy se han ido articulando con otras luchas que le han dado una impronta distinta, sumando a mujeres más jóvenes que se sienten convocadas a salir a la calle, que se expresan en torno a la consigna #NiUnaMenos, contra el acoso callejero, contra la trata y otros (surgida en Argentina y diseminada por otros países latinoamericanos).

Es como si se fuera dando paso a una nueva expresión de un sujeto colectivo feminista diverso, como si hubiera una verdadera primavera feminista que desafía las bases de un patriarcado fuerte, violento y poderoso. Las luchas son cada vez más cuestionadoras de las relaciones de poder en todos los ámbitos y se entrelazan con la defensa de las democracias en lo público y en lo privado. Y esto es muy esperanzador; se mueve, se mueve.

[...]

IPS: ¿Cómo han incidido esos movimientos en las políticas públicas y resultados sobre violencia de género? CB: Las políticas públicas son ese espacio privilegiado de articulación del Estado con la sociedad. En la medida que la violencia de género es la expresión más brutal de la desigualdad, del uso de la fuerza y el poder para dominar, todas las políticas que contribuyan a una sociedad más igualitaria, con mayor participación de las mujeres en las decisiones importan, sumadas a las más específicas de la Ley sobre Femicidios o la Ley Integral contra la Violencia hacia las Mujeres.

Contamos con ellas porque hubo movilización social pero también porque hay mujeres en los parlamentos que dieron lucha, mujeres en el Estado trabajando por transversalizar esta perspectiva, con planes de acción concretos, con servicios de atención en todo el país, con tobilleras para los agresores, mujeres en la academia promoviendo posgrados, especializaciones, investigaciones cuestionadoras del orden de género dominante. Hoy la batalla es porque la ley integral cuente con presupuesto para su ejecución. Hay una estrategia nacional por la igualdad en marcha.
[...]
Editado por Estrella Gutiérrez
Fonte: http://www.ipsnoticias.net/2018/03/una-
verdadera-primavera-feminista/ - Acesso em 23/10/2018.

QUESTÃO 57
CEDERJ 2019: El título de la entrevista corresponde a una parte de las declaraciones de la entrevistada.

Con el término “primavera feminista”, Carmen Beramendi se refiere a la proliferación de

(A) diputadas en los parlamentos de todo el mundo.

(B) movimientos contra la violencia hacia las mujeres.

(C) activistas feministas en varias instancias del Estado.

(D) eventos académicos para discutir cuestiones de género.

GABARITO.

QUESTÃO 58
CEDERJ 2019: Según el texto, violencia de género es

(A) el prejuicio institucional hacia la población transexual.

(B) la agresión física o psicológica de hombres hacia las mujeres.

(C) la discriminación de toda la sociedad hacia los homosexuales.

(D) las ofensas dirigidas de hombres a mujeres y de mujeres a hombres.

GABARITO.

QUESTÃO 59
CEDERJ 2019: Beramendi afirma que las luchas contra la violencia de género constituyen una defensa de

(A) la democracia en todos los ámbitos.

(B) las organizaciones y colectivos feministas.

(C) la fuerza política que gobierna en Uruguay.

(D) los deportistas, artistas y referentes culturales.

GABARITO.

QUESTÃO 60
CEDERJ 2019: La entrevistada entiende que los avances en las políticas públicas contrarias a la violencia de género se deben, entre otros elementos, a la

(A) posición contraria a la llamada ideología de género.

(B) movilización de hombres contra la desigualdad de género.

(C) presencia de mujeres en el legislativo y en la gestión pública.

(D) negativa gubernamental a la creación de legislación específica sobre el tema.

GABARITO.

LÍNGUA INGLESA

Fake news could ruin social media,
but there’s still hope
by: Guðrun í Jákupsstovu

Camille Francois, director of research and analysis at Graphika, told the audience of her talk at TNW Conference: “Disinformation campaigns, or fake news is a concept we’ve known about for years, but few people realize how varied the concept can be and how many forms it comes in. When the first instances of fake news started to surface, they were connected with bots. These flooded conversations with alternative stories in order to create noise and, in turn, silence what was actually being said”.

According to Francois, today’s disinformation campaigns are far more varied than just bots – and much harder to detect. For example, targeted harassment campaigns are carried out against journalists and human-rights activists who are critical of governments or big organizations.

“We see this kind of campaigns happening at large scale in countries like the Philippines, Turkey, Ecuador, and Venezuela. The point of these campaigns is to flood the narrative these people try to create with so much noise that their original message gets silenced, their reputation gets damaged, and their credibility undermined. I call this patriotic trolling.”

There are also examples of disinformation campaigns mobilizing people. This was evident during the US elections in 2016 when many fake events suddenly started popping up on Facebook. One Russian Facebook page “organized” an anti-Islam event, while another “organized” a pro-Islam demonstration. The two fake events gathered activists to the same street in Texas, leading to a stand-off.

Francois explains how amazed she is that, in spite of social media being the main medium for these different disinformation campaigns, actual people also still use it to protest properly.

If we look at countries, like Turkey – where there’s a huge amount of censorship and smear campaigns directed at human right defenders and journalists – citizens around the world and in those places still use social media to denounce corruption, to organize human rights movements and this proves that we still haven’t lost the battle of who owns social media.

This is an ongoing battle, and it lets us recognize the actors who are trying to remove the option for people to use social media for good. But everyday you still have people all over the world turning to social media to support their democratic activities. This gives me hope and a desire to protect people’s ability to use social media for good, for denouncing corruption and protecting human rights.
Adapted from: <https://thenextweb.com/socialmedia/2018/05/25/ >.
Access 09 Oct. 2018.

Glossary
bot: (short for "robot"): um programa automático que roda na Internet; to flood: inundar; trolling: fazer postagem deliberadamente ofensiva para provocar alguém; popping up: surgir, aparecer; stand-off: impasse: smear campaigns: campanhas de difamação.

Read the text above and answer the questions.

QUESTÃO 57
CEDERJ 2019: According to Camille Francois' insights at TNW Conference,

(A) fake news is a new phenomenon.

(B) disinformation campaigns create a flood of genuine narratives.

(C) fake news has been around for quite a while.

(D) fake news is an on-going battle for truth.

GABARITO.

QUESTÃO 58
CEDERJ 2019: When compared to bots, today’s fake news

(A) are more difficult to detect.

(B) are easier to detect.

(C) are detected in the same way as bots.

(D) cannot be detected at all.

GABARITO.

QUESTÃO 59
CEDERJ 2019: In the text, Turkey is used as an example of a country where

(A) battles of who owns social media are constantly lost.

(B) social media is used to combat corruption and defend human rights.

(C) smear campaigns are organized by social media movements.

(D) citizens cannot use social media to expose their views.

GABARITO.

QUESTÃO 60
CEDERJ 2019: Despite the polarization it brings about,

(A) democratic activities serve only governmental purposes.

(B) disinformation campaigns may protect human rights.

(C) fake news are the only means of denouncing corruption.

(D) social media is a means of democratic expression.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,381,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1410,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,380,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8338,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60761,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova CEDERJ 2019; Questões com Gabarito
Prova CEDERJ 2019; Questões com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRw3xtyGlljtF9Ux4cmN25HyWLsnp9uINbtp7AwFx0YYRQff1v4K2sbAkPOVyyU6SeSujqrEz6W8bFErmAIkLGyWMEnlFPwdhtvnsRtHagFe24WMQ_hncMFlw9FTO38tp2V8lujmdweDM/s320/cederj.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRw3xtyGlljtF9Ux4cmN25HyWLsnp9uINbtp7AwFx0YYRQff1v4K2sbAkPOVyyU6SeSujqrEz6W8bFErmAIkLGyWMEnlFPwdhtvnsRtHagFe24WMQ_hncMFlw9FTO38tp2V8lujmdweDM/s72-c/cederj.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2019/08/prova-cederj-2019-questoes-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2019/08/prova-cederj-2019-questoes-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo