Classifique sintaticamente os verbos destacados nos trechos seguintes e indique os seus respectivos complementos, quando houver

Leia o texto a seguir e responda às questões de 01 a 10.

AO LEITOR

Que Stendhal confessasse haver escrito um de seus livros para cem leitores, coisa é que admira e consterna. O que não admira em provavelmente consterná é se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinquenta, nem vinte, e quando muito, dez. Dez? Talvez cinco. Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado.

Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil antever o que poderá sair deste conúbio. Acresce que a gente grave achará no livro umas aparências de puro romance, ao passo que a gente frívola não achará nele o seu romance usual: ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, que são as duas colunas máximas da opinião.

Mas eu ainda espero angariar as simpatias da opinião, e o primeiro remédio é fugir a um prólogo explícito e logo. O melhor prólogo é o que contém menos coisas, ou o que as diz de um jeito obscuro e truncado. Conseguintemente, evito contar o processo extraordinário que empreguei na composição destas Memórias, trabalhadas cá no outro mundo. Seria curiosos, mas minimamente extenso, e aliás desnecessário ao entendimento da obra. A obra em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus.
(Machado de Assis)

QUESTÃO 03
Classifique sintaticamente os verbos destacados nos trechos seguintes e indique os seus respectivos complementos, quando houver:

a) "(...) se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal (...)"
b) "Trata-se, na verdade, de uma obra difusa (...)"
c) "(...) não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo (...)"
d) "Escrevi-a com a pena da galhofa (...)"
e) "(...) e não é difícil antever o que poderá sair deste conúbio."
f) "(...) a gente grave achará no livro umas aparências de puro romance (...)"
g) "Mas eu ainda espero angariar as simpatias da opinião (...)"
h) "(...) e o primeiro remédio é fugir a um prólogo explícito e logo."
i) "(...) se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa (...)"
j) "(...) pago-te com um piparote, e adeus."

QUESTÃO ANTERIOR:
Reescreva as orações que formam o período anterior e classifique o sujeito de cada uma delas

GABARITO:
a) VTD / OD: os cem leitores de Stendhal
b) VTI / OI: de uma obra difusa
c) VTDI / OD: algumas rabugens de pessimismo; OI: lhe
d) VTD / OD: a
e) VI
f) VTD / OD: umas aparências de romance
g) VTD / OD: as simpatias da opinião
h) VTI / OI: a um prólogo explícito e longo
i) VTD ou VTI / OD ou OI: te
j) VTI / OI: te

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Em "Trata-se, na verdade, de uma obra difusa (...)", a palavra em destaque é pronome apassivador, ou índice de indeterminação do sujeito? Justifique a resposta.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Exercício sobre Sintaxe: As estruturas do período simples com Gabarito

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