PUC-PR 2019: Sobre os fatores presentes na transição da Antiguidade ao feudalismo na Europa Ocidental

Leia o texto abaixo.

À morte de Carlos Magno, as instituições centrais do feudalismo já se encontravam presentes, sob o dossel de um império centralizado pseudo-romano. De fato, em breve se tornou claro que a rápida generalização dos benefícios e sua crescente hereditariedade tendiam a minar todo o pesado aparelho de Estado carolíngio, cuja ambiciosa expansão nunca correspondera às suas reais capacidades de integração administrativa, dado o nível extremamente baixo das forças de produção nos séculos VIII e IX.

A unidade interna do Império não tardou a ruir, no meio de guerras civis de sucessão e de uma crescente regionalização da classe aristocrática que a mantinha. [...]. Ataques externos selvagens e inesperados, surgidos de todos os pontos cardeais, da terra e do mar, de vikings, sarracenos e magiares, pulverizou todo o sistema para-imperial de governação dos condes que ainda subsistia.
Fonte: ANDERSON, P. Passagens da Antiguidade ao
Feudalismo. Porto: Afrontamento, 1982, p. 156.

PUC-PR 2019: Sobre os fatores presentes na transição da Antiguidade ao feudalismo na Europa Ocidental, estão CORRETAS as seguintes afirmações que indicam características desse período:

I. Decadência econômica e estagnação técnica do Império Romano.

II. Incapacidade administrativa dos Estados nacionais (como França, Alemanha e Itália) em fazer frente às invasões bárbaras.

III. Crescente influência da Igreja Católica sobre os senhores locais.

IV. Progressivo papel desempenhado pela servidão nas relações econômicas e sociais.

V. Afastamento da nobreza das antigas cidades romanas e sua fixação nas áreas rurais.

A) I, III, IV e V.
B) II, IV e V.
C) Somente I e II.
D) Somente IV e V.
E) Todas estão corretas.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-PR 2019: Sobre a relação Europa X Império Otomano, assinale a alternativa CORRETA.

GABARITO:
A) I, III, IV e V.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-PR 2019: Leia a notícia abaixo e assinale a alternativa que elenca CORRETAMENTE os motivos que levaram à separação da Alemanha em dois países diferentes (Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental) durante o século XX.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-PR 2019 (Vestibular Inverno) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários