Questões de Legislação do Regime Jurídico Único – Direitos e Vantagens com Gabarito

Questões de Legislação do Regime Jurídico Único – Direitos e Vantagens com Gabarito

01. (UFRJ – Analista de Tecnologia da informação – Orgão – UFRJ/2018). Nos Termos da Lei nº 8.112/1990, são deveres do servidor público:

(A) cumprir as ordens superiores, ainda que manifestamente ilegais.

(B) recusar fé a documentos públicos.

(C) promover manifestação de apreço no recinto da repartição.

(D) representar contra a ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

(E) aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical.

GABARITO.

02. (UFRPE – Assistente Social – SUGEP/2018). Com base no regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, são deveres do servidor, EXCETO:

(A) exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.

(B) reparar o dano causado por imprudência ou imperícia.

(C) guardar sigilo sobre assuntos da repartição.

(D) observar as normas legais e regulamentares.

(E) cumprir as ordens superiores, exceto quando a manifestamente ilegais.

GABARITO.

03. (UNIFAP – Assistente em Administração – DEPSEC/2018). Em relação aos deveres e proibições do servidor público federal, em consonância ao disposto na Lei 8112/90, é CORRETO afirmar:

(A) É proibido ao servidor público federal participar de gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.

(B) Deve o servidor público federal, em todo o caso, levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo.

(C) Não é permitido ao servidor federal opor qualquer resistência ao andamento de documentos e processo ou execução de serviços.

(D) É dever do servidor público federal, representar, pela via por ele escolhida, contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

(E) O servidor público federal possui o dever de atender com presteza a expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal.

GABARITO.

04. (IF/SP – MATEMÁTICA – IF/SP/2018). A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Considerando o Art. 116. da referida Lei, assinale a afirmativa que apresenta três dos deveres do servidor:

(A) exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; cumprir as ordens superiores irrestritamente; promover manifestação de apreço no recinto da repartição.

(B) observar as normas legais e regulamentares; atender com presteza ao público em geral; manter conduta compatível com a moralidade administrativa.

(C) ser assíduo e pontual ao serviço; atender às requisições da Receita; cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, em situação de emergência.

(D) ser leal à administração pública federal; promover a urbanidade; investigar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo.

GABARITO.

GABARITO COMPLETO
(01.D /02.B /03.E /04.B)

Comentários