Redação UnirG 2020: necessidade ou mistificação?

Redação UnirG 2020: necessidade ou mistificação?

Coletânea:

Mistificação

> substantivo feminino

1. ato ou efeito de enganar alguém, de induzi-lo a crer em uma mentira; ludíbrio, farsa, embuste

2. coisa enganadora, falsa
Ex.: a foto do disco voador era uma m.

Necessidade

> substantivo feminino

1. qualidade do que é necessário

2. o que não se pode evitar; inevitável
Ex.: dormir é uma n.

3. (sXIV) Diacronismo: antigo.
extrema penúria; pobreza, miséria
Ex.: ficou inconformado com tanta n.

4. o que é imprescindível
Ex.: trouxe o suficiente para suprir suas n.

5. o que é útil; conveniência
Ex.: compreendeu a n. daquela providência

6. carência (do que é preciso), falta
Ex.: percebeu a n. de vitaminas na dieta do paciente

Utopia

> substantivo feminino

1. qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e em instituições político-econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem-estar da coletividade

2. Derivação: por extensão de sentido. projeto de natureza irrealizável; idéia generosa, porém impraticável; sonho, quimera, fantasia

3. Rubrica: filosofia, política, sociologia. Modelo abstrato e imaginário de sociedade ideal, concebido como crítica à organização
social existente, porém inexeqüível por não estar vinculado às condições políticas e econômicas da
realidade concreta

4. Rubrica: filosofia, política, sociologia. em sociólogos como Karl Mannheim (1893-1947) ou filósofos como Ernst Bloch (1885- 1977), projeto alternativo de organização social capaz de indicar potencialidades realizáveis e concretas em uma determinada ordem política constituída, contribuindo desta maneira para sua transformação.

As utopias necessárias

Antonio Ozório, Promotor de Justiça do Estado de São Paulo.

O romance filosófico “Utopia”, de Thomas More, escrito em 1516, faz meio milênio este ano. O livro conta a história de um navegante português que descobriu uma ilha da fantasia, chamada Utopia. More juntou as palavras gregas “u” (não) e “tópos” (lugar), formando “não lugar”, ou seja, um lugar inexistente. A ilha não constava do mapa e os seus habitantes viviam de uma forma irreal, que seria a sociedade perfeita.

Todos nós precisamos de utopias para viver. O mundo real é sempre pouco animador e os sonhos nos ajudam a equilibrar o pessimismos e as decepções do presente com as esperanças que nos levam a um futuro mais suave. Para sobreviver bem, a nossa mente precisa de ilusões, sejam elas necessárias ou desnecessárias.

É claro que há utopias que são impossíveis de serem realizadas, como a de um mundo perfeito e sem conflitos. Entretanto, é possível construir um mundo melhor, com mais harmonia e menos guerras, mais justo e igual entre todos. Mesmo com o passar dos anos, é possível sonhar. Podemos cultivar utopias mais modestas, nas quais acreditamos e que sejam realizáveis.

É possível acreditar na recuperação dos espaços públicos, na construção da paz e no funcionamento da sociedade em rede, como expressão maior de uma cidadania solidária. Não é irreal a possibilidade de uma educação para todos, numa escola pública participativa e que fortaleça as solidariedades horizontais. Uma escola que tenha um ensino prazeroso e de qualidade, sem muros, sem fronteiras do saber e que fale mais do lado alegre da vida, da literatura, da poesia e que estimule a criatividade e a vontade de aprender naturalmente.

Para tanto é preciso sonhar e lutar. Paulo Freire nos ensinou que é “impossível viver sem sonhos” e a educação é o único caminho a nos conduzir para as necessárias tranformações sociais. Ou, nas palavras de Oscar Wilde, “um mapa do mundo que não inclua utopia não merece uma olhada sequer porque omite justamente o país em que a humanidade está sempre desembarcando”.
Disponível em: <http://estantedaeducacao.com.br/>.
Acesso em: 15 out. 2019. (Adaptado).

Documentário sobre Ensino Médio mostra como políticas não sonham com o futuro de nossa juventude
Wellington Soares, 24 de Maio 2017.

O que significa “sonhar alguém”? O neologismo, criado pelo jovem Felipe Lima em seu depoimento ao cineasta Cacau Rhoden, faz referência às expectativas e esperanças que se tem para uma pessoa específica. Sobre os pais, ele diz: “Acho que nunca me sonharam sendo um psicólogo, nunca me sonharam sendo professor, nunca me sonharam sendo um médico, não me sonharam”.

O que sonhamos para nossos jovens e o que eles sonham para si mesmos é a grande questão de Nunca me Sonharam, documentário que estreia em junho nos cinemas e na internet. Os relatos de 70 estudantes, educadores e especialistas constroem um retrato diverso e emocionante sobre a vida do jovem brasileiro. (...)

Algumas conclusões do filme já são conhecidas: o modelo escolar atual desestimula e poda um público inquieto e com vontade de aprender – mesmo entre os mais desinteressados, a escola é tida como um lugar de referência. Ao questionar qual é o modelo ideal para a juventude, algumas respostas : o protagonismo juvenil, a apropriação de conhecimentos que façam sentido para os alunos e a possibilidade de aprender de maneiras que não se restrinjam à transmissão de professor para aluno ganham destaque.

Mas nos sonhos dos jovens as piores características da sociedade brasileira também aparecem como empecilhos. Aqui, questões como a desigualdade gritante e a injusta cultura de meritocracia ganham rosto e voz. É difícil não se comover com as histórias de alunos que largaram a escola para trabalhar em empregos precários – um dedica seu tempo a carregar bujões de gás, outra estudante cuida de bebês e idosos desde os nove anos de idade – e para lidar com outras dificuldades da vida – a relação próxima com a violência, os percalços da paternidade e da maternidade precoce e o abalo causado por situações problemáticas na família.
Disponível em: <https://novaescola.org.br/>.
Acesso em: 12 out. 2019. (Adaptado).

Crise prolongada provoca ansiedade e depressão em trabalhadores
Éber Freitas, 28 junho 2017.

O sociólogo francês Émile Durkheim, em um dos marcos teóricos mais célebres sobre o suicídio, apontou que os atentados contra a própria vida poderiam ter origem em três fatores, entre eles a anomia – condição social em que normas morais e sociais inexistem ou são pouco claras. Na busca pela satisfação da ordem anterior, a frustração e a ansiedade aumentam, acompanhadas pela desorientação.

Esse quadro se repetiu em vários momentos históricos, como a onda de suicídios que se seguiu à crise de 1929. Não é exagero afirmar que um problema parecido ocorre no Brasil atualmente. Os efeitos da crise política e econômica que se arrasta desde o final de 2014 incluem a ausência de confiança nas instituições e em valores morais. Em consequência, a ansiedade, que já era um problema nas organizações em tempos menos caóticos, se agrava.

Para o psiquiatra Marcello Finardi Peixoto, médico do departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), há estudos que apontam picos de casos de depressão, abuso de álcool e drogas, suicídios e piora da saúde em geral em cenários de crise aguda. "Chegou-se a achar aumento de 6,5% na taxa de suicídios na Europa na recessão de 2009. Notou-se também aumento de 25% na taxa de absenteísmo e de 40% nos episódios de estresse relacionados ao trabalho, atingindo um em cada quatro trabalhadores", explica.

Para o psiquiatra, a população que vive e trabalha nas zonas urbanas – em especial nas grandes metrópoles – e convive com problemas típicos dessas regiões tende a sofrer mais.

“Fazendo essa comparação, conseguimos medir o papel que problemas urbanos como violência e trânsito, por exemplo, têm no desenvolvimento do estresse. Numa época de instabilidade econômica essas taxas tendem a aumentar mais", afirma.(...)

A diretora de RH da Attend Assessoria Consultoria e Auditoria S/S Dilma Rodrigues afirma que houve um aumento significativo das ausências nos postos de trabalho onde atua, por motivos psicológicos. "Nos últimos oito meses o aumento de ausências passou a ser mais significativo, especialmente para frequentar clínicas de psicologia e psiquiatria", ressalta.

"Os relatos são semelhantes, de funcionários que se sentem ameaçados com os seus empregos diante de muita pressão e de um cenário político-econômico desfavorável, além de uma sensação de abandono de nosso governo em caso de desemprego e de necessitar abrir mão de sua atual rotina para reduzir gastos e passar a contar com o apoio público nas áreas de educação e saúde. Esses sentimentos têm ocasionado um aumento nos níveis de stress e ansiedade", considera.
Disponível em: <https://administradores.com.br/>.
Acesso em: 16/10/2019.(Adaptado).

“Tenho medo de morrer por causa da crise climática”, diz estudante da UnB em Cúpula do Clima da ONU

Paloma Costa discursou na abertura da plenária principal. Socioambientalista e ativista climática defendeu os povos originários e tradicionais. Ao lado de Greta Thunberg, a estudante da UnB, Paloma Costa, foi um dos três jovens escolhidos entre mais de cem de todo o mundo.
Carolina Pires, 11/10/2019.

A edição 2019 da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Nova Iorque entre 21 e 23 de setembro, teve reforço especial com a participação de jovens ativistas ambientais. Embora o Brasil tenha sido um dos países vetados pela ONU para discursar durante o evento, uma universitária brasileira de 27 anos deixou seu recado para o mundo.

Paloma Costa Oliveira, que estuda Direito na Universidade de Brasília, participou da mesa de abertura da plenária principal, no dia 23 de setembro, da Cúpula sobre a Ação Climática, evento mais aguardado do encontro, que contou com a presença de chefes de estado e autoridades governamentais.

“As pessoas ainda me perguntam se tenho medo de defender nossas florestas, porque defensores ambientais estão em perigo. Eu quero dizer que não tenho medo; tenho medo de morrer por causa da crise climática”, testemunhou em um dos trechos de sua fala. Ela foi escolhida entre mais de 130 representantes de diferentes países para falar ao lado do secretário-geral da ONU, António Guterres, e de outros dois jovens – a sueca Greta Thunberg e o indiano Anurag Saha Roy.

A ativista recebeu o convite com surpresa e ficou sabendo de sua participação a menos de uma semana do evento. “Eu sabia o que queria falar e tive um feedback positivo de líderes indígenas, jovens e representantes da causa. Foi muito significativo representá-los nesse espaço”, ressaltou.

Com discurso agregador, a estudante reforçou a necessidade de mobilização por parte de todos: “Uma grande líder indígena no Brasil disse recentemente que os povos indígenas têm resistido desde o início. E quanto a nós? Seremos capazes de resistir?” Em sua opinião, a juventude está engajada, mas ainda é preciso muito mais empenho de governantes, empresários e tomadores de decisão.
Disponível em: <https://www.noticias.unb.br/>.
Acesso em: 18 out. 2019. (Adaptado)

Propostas de redação

A – Artigo de opinião

O artigo de opinião é um gênero do discurso argumentativo que tem a finalidade de expressar o ponto de vista do autor a respeito de um determinado tema. A validade da argumentação é evidenciada pelas justificativas de posições assumidas pelo autor ao apresentar informações e opiniões que se complementam ou se opõem. No texto, predominam sequências expositivo-argumentativas. Escreva um artigo de opinião definindo uma posição sobre o tema Utopia: necessidade ou mistificação?

B – Carta pessoal

De foro privado, a carta pessoal ainda guarda um tom persuasivo-argumentativo, por meio do qual o leitor manifesta sua opinião sobre assuntos públicos ou íntimos. O texto da carta é caracterizado pela construção da imagem do interlocutor e por estratégias de convencimento e de persuasão. Os argumentos do autor buscam convencer o destinatário e/ou comovê-lo com o seu ponto de vista e suas ideias.

Imagine que você tenha um filho ou uma filha ainda criança. Em meio a uma crise política e econômica, você percebe que as pessoas ao seu redor estão perdendo a esperança no futuro. Preocupada(o) com o modo como sua criança vai assimilar esse clima, você decide escrever uma carta para que ela leia sempre, especialmente no futuro. Seu objetivo com essa carta é incentivá-la a sonhar. Esse incentivo deve necessariamente discutir o tema Utopia: necessidade ou mistificação?

NÃO IDENTIFIQUE O REMETENTE DA CARTA.

C – Crônica

A crônica é um gênero discursivo no qual, com base na observação e no relato de fatos cotidianos, o autor manifesta sua perspectiva subjetiva, oferecendo uma interpretação (ácida, séria ou bem humorada) que revela ao leitor algo não percebido pelo senso comum. Assim, o objetivo da crônica é discutir aquilo que parece invisível para a maioria das pessoas em um determinado momento histórico e, por isso, tem como uma de suas tendências tratar de acontecimentos marcantes para a sociedade.

Coloque-se no lugar de um cronista que escreve semanalmente para um jornal de grande circulação. Ciente das notícias cotidianamente divulgadas pelo jornal, você decide escrever uma crônica para tratar do tema Utopia: necessidade ou mistificação?

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,4,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,24741,advogado,1,agricultura,1,agronomia,1,alberteinstein,19,alfabeto,1,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,1,arte,7,atividade,255,atividade biologia,8,atividade ciências,61,atividade de português,47,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,35,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,23,atividade quimica,5,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,2,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,2,biografia,1,biologia,59,biomedicina,2,bioquimica,1,blogger,3,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,6,ciencias,75,ciências contábeis,17,ciências da saúde,1,ciências econômicas,1,claudiogaleno,1,colunas,10,comercio exterior,1,concurso,231,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,11,declaracoes,6,desenhos,326,design,1,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,1,devry,1,dietética,2,direito,30,direito administrativo,8,direito ambiental,2,direito civil,8,direito constitucional,9,direito do trabalho,5,direito eleitoral,1,direito empresarial,7,direito financeiro,1,direito penal,9,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,7,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,7,educação infantil,298,eleicoes,1,enade,58,encceja,24,enem,35,enfermagem,3,engenharia,1,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,216,escola,1,espanhol,34,espcex,30,espm,6,esportes,1,estatística,1,exame nacional,2,explicacao,41,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,10,famerp,11,farmacia,1,fasa,9,faseh,1,fatec,111,fcc,107,fei,19,fgv,26,filosofia,18,fiscal de obras e posturas,1,fisica,57,fisioterapia,1,fmo,2,fonoaudiologia,1,formula1,1,fps,35,frances,5,frases,1,fuvest,8,fuvest2018,79,gabaritos,23,gastronomia,1,geografia,65,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,1,gestão financeira,1,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,historia,179,ibade,4,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,66,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,50,insper,52,instituto acesso,138,ita,40,jornalismo,12,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,1,matematica,102,matemática financeira,1,medicina,18,medicina legal,2,medicina veterinaria,1,meliuz,1,mtc,1,musica,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,noticias,87,nubank,4,nutrição,3,o que e,2,oab,44,obmep,6,odontologia,2,outros,75,pedagogia,3,piaui,1,pnaic,10,portugues,134,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,1,procurador,1,pronatec,3,prouni,5,provas,264,provas albert einstein,4,provas cefetmg,2,provas cfc,5,provas concurso,50,provas enade,29,provas encceja,19,provas enem,5,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,6,provas famerp,6,provas faseh,1,provas fatec,1,provas fei,2,provas fgv,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,1,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas oab,43,provas puc,2,provas pucrj,1,provas santa casa,4,provas uece,3,provas uel,1,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,2,provas unicamp,4,provas unichristus,2,provas unifenas,3,provas unifor,3,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,12,provas vestibular,155,psicologia,10,publicidade e propaganda,2,puc-go,67,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,63,pucrj,1,questão agronomia,26,questão albert einstein,307,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,30,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,108,questão ciências contábeis,27,questão ciências econômicas,27,questão comercio exterior,27,questão coronavirus,25,questão crespe,96,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,223,questão da fasa,102,questão da fatec,162,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,275,questão da oab,815,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,200,questão da uece,491,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,455,questão da unicamp,353,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,377,questão de administração,67,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,36,questão de auditoria,5,questão de biologia,764,questão de biomedicina,55,questão de ciências,642,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,3182,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,500,questão de direito administrativo,110,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,62,questão de direito constitucional,115,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,35,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,36,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,65,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,78,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,37,questão de engenharia da computação,47,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,364,questão de estatistica,24,questão de farmácia,87,questão de filosofia,111,questão de física,921,questão de física médica,30,questão de fisioterapia,57,questão de fonoaudiologia,56,questão de frances,85,questão de geografia,699,questão de história,1299,questão de informática,81,questão de inglês,786,questão de legislação,206,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,324,questão de matemática,1867,questão de medicina,202,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,57,questão de necropsia,20,questão de nutrição,112,questão de odontologia,76,questão de português,2453,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,137,questão de química,809,questão de raciocínio lógico,95,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,30,questão de sociologia,86,questão de terapia ocupacional,30,questão de vestibular,12014,questão design,27,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,66,questão do cfc,244,questão do enade,1520,questão do encceja,660,questão do enem,555,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,187,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,90,questão enfermagem,46,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,500,questão faseh,60,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,356,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,27,questão servico social,27,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,27,questão ucb,80,questão udesc,106,questão uema,128,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,148,questão unifaminas,54,questão unifenas,246,questão unifesp,110,questão unifor,194,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,27,questões,21613,quimica,55,raciocínio lógico,7,radiologia,1,redacao,86,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,1,religiao,4,resumo,5,revalida,2,rhinsight,7,santacasa,87,secretariado executivo,1,seguranca do trabalho,1,serviço social,1,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,12,técnico agrícola,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,1,uber,1,ucb,169,udesc,14,uece,32,ueg,4,uel,180,uema,73,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,12,unicamp,13,unicentro,14,unichristus,10,unifaminas,1,unifenas,3,unifesp,12,unifor,6,uninassau,3,uninove,1,unirg,5,unirv,41,upe,17,urbanismo,1,usp,14,vestibular,552,videos,5,vivo,1,zootecnia,1,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Redação UnirG 2020: necessidade ou mistificação?
Redação UnirG 2020: necessidade ou mistificação?
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/07/redacao-unirg-2020-necessidade-ou-mistificacao.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/07/redacao-unirg-2020-necessidade-ou-mistificacao.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo