Questões de Português e Literatura da FASEH 2020 com Gabarito PORTUGUÊS E LITERATURA Vida pós-Zika Com ajuda de mães, estudo d...
Questões de Português e Literatura da FASEH 2020 com Gabarito
PORTUGUÊS E LITERATURA
Vida pós-Zika
Com ajuda de mães, estudo descobre imunidade após contato com o vírus.
Um estudo feito em parceria com 50 mães que tiveram Zika durante a gravidez
concluiu que a maior parte delas — e de seus filhos — desenvolveu imunidade
ao vírus. A descoberta, feita por pesquisadores da Fiocruz e do Hospital
Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, será
apresentada hoje às mães.
As mulheres, que participam da pesquisa voluntariamente, tiveram a infecção
durante a gestação e são acompanhadas desde 2016, ao lado de seus filhos.
Alguns deles nasceram com a síndrome da Zika Congênita, caracterizada
principalmente pela microcefalia; outros têm alterações neurológicas, embora
não possuam a síndrome; e o último grupo é assintomático.
No Hospital Antônio Pedro, 36 profissionais fazem o acompanhamento clínico
em que avaliam e estimulam o desenvolvimento das crianças, moradoras de
Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. Ali, coletam o sangue que é
estudado por 22 cientistas da Fiocruz. Há três principais linhas de
pesquisa, sendo a de maior impacto para a população a que resultou na
descoberta sobre a imunidade.
Segundo Luzia Maria de Oliveira Pinto, pesquisadora do Laboratório de
Imunologia Viral do Instituto Oswaldo Cruz, que coordena os estudos, os
dados finais ainda estão sendo concluídos, mas já se pode cravar que a
maioria das pessoas pesquisadas desenvolveu, sim, imunidade ao vírus.
Outros dois estudos estão sendo finalizados: um avalia se a intensidade da
resposta inflamatória do organismo para combater o vírus na gravidez tem
impacto no desfecho clínico do bebê; e o outro verifica se as células podem
produzir proteínas e anticorpos contra o vírus.
— Sem essas mães não conseguiríamos fazer as pesquisas. A consequência da
infecção já aconteceu. Por isso é um ato que não vai ajudá-las diretamente,
mas pode ajudar outras famílias, até porque podem ocorrer novas epidemias —
enfatiza a pesquisadora. Mesmo sem poder se beneficiar diretamente do
impacto das pesquisas, nenhuma mãe atendida pelo Hospital Antônio Pedro se
recusou a colaborar com os cientistas.
— Por isso quisemos dar uma resposta a elas, mostrar: “olha como vocês
contribuíram para a ciência”. A maioria dessas mães era produtiva, tinha
emprego, e tudo mudou completamente. A vida delas é dedicada às crianças.
Levam os filhos de duas a três vezes por semana para estimulação com
fisioterapia, psicologia, fonoaudióloga… São lutadoras — afirma a
coordenadora do projeto, Claudete Araújo Cardoso, infectologista pediátrica
da Faculdade de Medicina da UFF.
A pesquisadora conta ainda que pretende acompanhar os casos até os bebês
crescerem:
— Essas crianças vão ter que continuar sendo estimuladas. Como protocolo de
pesquisa, o Ministério da Saúde orienta acompanhá-las por três anos, e
decidimos acompanhar por cinco. Mas vou acompanhá-las até virarem adultas.
Na mesma semana em que descobriu que estava grávida, manchas vermelhas
apareceram no corpo de Kamila Mitidieri, de 23 anos. Era Zika. Sophia nasceu
com a síndrome. Agora tem 2 anos e 9 meses e faz fisioterapia motora e
respiratória e frequenta a fonoaudióloga.
— Ela está se desenvolvendo bem melhor. Aprendeu até a falar “mãe”. Eu
sempre soube que ela precisaria de um cuidado maior do que uma criança que
não tem nada. Há três meses consegui um emprego, mas tive que sair porque a
dona do salão não aceitava que eu levasse minha filha ao médico.
Apesar das dificuldades do dia a dia, ela não hesita em ajudar nas pesquisas
e enfrenta seus temores: — Realmente eu odeio tirar sangue, mas toda vez que
me pedem eu tiro. Tenho vontade de ter outro filho, mas tenho medo.
Logo depois que Elisangela Patricia, de 37 anos, recebeu o diagnóstico de
Zika, descobriu que estava grávida. Na hora, os médicos disseram que seu
filho teria microcefalia, mas não foi o que aconteceu. Ele nasceu sem
sintomas, mas, com o passar do tempo, alterações foram sendo descobertas.
Samuel Travassos, de 2 anos e 10 meses, tem pequenos cistos no cérebro,
atraso no desenvolvimento e suspeita de autismo.
— Fico com ele o tempo todo, 24 horas por dia. É cansativo, não consigo
cuidar de mim, tenho pressão alta e bronquite, mas ele precisa mais que eu.
É grudado em mim, toma meu tempo todo, mas eu sempre participo de tudo. Se
dizem que tem uma pesquisa, eu ajudo, mesmo não sabendo o que é. Tem que
estudar, que pesquisar. Eles ajudam a gente, e a gente ajuda eles.
(TATSCH, Constança. O Globo. 05 de outubro de 2019.
QUESTÃO 01
(FASEH 2020) Quanto aos interlocutores do texto em análise pode-se afirmar que:
(A) Seu perfil associa-se a um grau de conhecimento satisfatório acerca da
questão abordada.
(B) A proximidade do enunciador com o seu interlocutor é uma característica
marcante do texto apresentado.
(C) Seu perfil está diretamente vinculado ao interesse pelo tópico abordado
assim como ao veículo midiático em que circula.
(D) A publicação tem como público-alvo os jovens, havendo assim um
interlocutor específico para quem os acontecimentos são relatados.
GABARITO.
QUESTÃO 02
(FASEH 2020) Em “[...] que a maior parte delas — e de seus filhos — desenvolveu imunidade ao vírus.” (1º§), afirma-se corretamente que:
(A) A forma verbal empregada demonstra inadequação de acordo com as normas da
língua padrão.
(B) A concordância verbal empregada tem aspecto obrigatório de acordo com as
normas da língua padrão.
(C) A opção pela forma verbal utilizada é facultativa admitindo-se o verbo no
singular ou no plural.
(D) O trecho delimitado por travessões é determinante da concordância
obrigatória estabelecida com a forma verbal.
GABARITO.
QUESTÃO 03
(FASEH 2020) Considerando os mecanismos de coesão textual, indique a alternativa cuja indicação do referente em relação ao destacado NÃO está correta.
(A) “[...]
outros
têm alterações neurológicas, [...]” (2º§) / “seus filhos”.
(B) “Alguns deles
nasceram com a síndrome da Zika Congênita, [...]” (2º§) / “seus filhos”.
(C) “A descoberta, feita por pesquisadores da Fiocruz e do Hospital Universitário Antônio
Pedro, [...]” (1º§) / “Um estudo”
(D) “[...] fazem o acompanhamento clínico em
que
avaliam e estimulam o desenvolvimento das crianças, [...]” (3º§) / “o
acompanhamento clínico.”
GABARITO.
QUESTÃO 04
(FASEH 2020) De acordo com o texto, está correto o que se afirma em:
(A) A descoberta divulgada no texto tem como prioridade o desenvolvimento das
crianças cujas mães tiveram Zika durante a gravidez.
(B) A descoberta sobre a imunidade ao vírus da Zika resulta de três linhas de
pesquisa confirmando as conclusões finais constatadas.
(C) A coordenadora do projeto, Claudete Araújo Cardoso, reconhece aspectos
subjetivos relacionados às voluntárias que demonstram valores positivos.
(D) A participação das mães, citadas no texto, foi considerada de extrema
importância para a realização das pesquisas sobre as causas do contato com o
vírus da Zika.
GABARITO.
QUESTÃO 05
(FASEH 2020) “— Essas crianças vão ter que continuar sendo estimuladas. Como protocolo de pesquisa, o Ministério da Saúde orienta acompanhá-las por três anos, e decidimos acompanhar por cinco. Mas vou acompanhá-las até virarem adultas.” (10º§)
De acordo com o contexto, o período destacado denota:
GABARITO.
QUESTÃO 06
(FASEH 2020) Considere o trecho “Há três principais linhas de pesquisa, sendo a de maior impacto para a população a que resultou na descoberta sobre a imunidade.” (3º§).
(A) Uma obrigatoriedade protocolar.
(B) Ampliação, por decisão particular, da ação proferida anteriormente.
(C) Posicionamento contrário ao procedimento previsto pelo Ministério da
Saúde.
(D) Ressalva que demonstra o nível de importância da pesquisa abordada no
texto.
GABARITO.
QUESTÃO 06
(FASEH 2020) Considere o trecho “Há três principais linhas de pesquisa, sendo a de maior impacto para a população a que resultou na descoberta sobre a imunidade.” (3º§).
Acerca dos termos
destacados, pode-se afirmar que:
GABARITO.
QUESTÃO 07
(FASEH 2020) A expressão do discurso informal e suas características podem ser vistas em alguns trechos do texto.
(A) Os dois termos dizem respeito ao mesmo referente textual.
(B) Apenas o primeiro termo destacado indica uma generalização.
(C) A omissão dos termos não compromete o entendimento do trecho.
(D) O segundo termo destacado pode ser substituído por “ao” mantendo-se a
correção.
GABARITO.
QUESTÃO 07
(FASEH 2020) A expressão do discurso informal e suas características podem ser vistas em alguns trechos do texto.
Indica-se um exemplo de construção representativa da linguagem coloquial em:
GABARITO.
QUESTÃO 08
(FASEH 2020) A expressão destacada em “Mesmo sem poder se beneficiar diretamente do impacto das pesquisas, nenhuma mãe atendida pelo Hospital Antônio Pedro se recusou a colaborar com os cientistas.” (7º§) NÃO pode ser substituída sem prejuízo semântico por:
GABARITO.
QUESTÃO 09
(FASEH 2020) Em relação à estrutura de um poema épico, cujas partes são denominadas cantos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
GABARITO.
QUESTÃO 10
(FASEH 2020) Leia o soneto de Gregório de Matos.
GABARITO.
QUESTÃO 11
(FASEH 2020) Acerca do Modernismo no Brasil, pode-se afirmar que tal período literário passou por três fases com características próprias e distintas. Dentre as afirmativas a seguir sobre tal assunto, estão todas corretas com EXCEÇÃO de:
GABARITO.
QUESTÃO 12
(FASEH 2020) Leia a seguir alguns trechos do poema “Ode ao burguês” de Mário de Andrade, publicado na obra “Pauliceia desvairada” (1922).
GABARITO.
QUESTÃO 13
O poema a seguir, de Vinicius de Moraes, publicado no livro “Antologia poética” (1954) remete ao ataque nuclear no final da Segunda Guerra Mundial.
GABARITO.
QUESTÃO 14
(FASEH 2020) “O _______________________ contou com importantes cronistas, que documentaram a modernização do país e seus contrastes. Um deles foi ____________________, autor de “Triste fim de Policarpo Quaresma.”
(A) “Há três meses consegui um emprego, [...]”
(B) “Eles ajudam a gente, e a gente ajuda eles.”
(C) “É cansativo, não consigo cuidar de mim, [...]”
(D) “Eu sempre soube que ela precisaria de um cuidado maior [...]”
GABARITO.
QUESTÃO 08
(FASEH 2020) A expressão destacada em “Mesmo sem poder se beneficiar diretamente do impacto das pesquisas, nenhuma mãe atendida pelo Hospital Antônio Pedro se recusou a colaborar com os cientistas.” (7º§) NÃO pode ser substituída sem prejuízo semântico por:
(A) “Embora não possa”.
(B) “Ainda que não possa”.
(C) “Outrossim não possa”.
(D) “Conquanto não possa”.
GABARITO.
QUESTÃO 09
(FASEH 2020) Em relação à estrutura de um poema épico, cujas partes são denominadas cantos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Proposição.
2. Invocação.
3. Narração.
4. Conclusão.
( ) Definição do tema e do herói do poema.
( ) Ocorre após o relato dos feitos gloriosos que marcaram a trajetória do
herói.
( ) Refere-se à apresentação da sequência cronológica dos fatos que envolvem
as aventuras do herói.
( ) Pedido do poeta à Musa para que lhe inspire, para que desenvolva
perfeitamente o tema de seu poema.
Está correta a sequência em
(A) 1, 2, 3, 4.
(B) 2, 3, 4, 1.
(C) 3, 4, 2, 1.
(D) 1, 4, 3, 2.
GABARITO.
QUESTÃO 10
(FASEH 2020) Leia o soneto de Gregório de Matos.
Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem queria
bem
Ardor em firme coração nascido;
Pranto por belos olhos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido:
Tu, que um peito abrasas escondido;
Tu, que em um rosto corres desatado;
Quando fogo, em cristais aprisionado;
Quando cristal, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
Como quis que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu parecesse a chama fria.
(MATOS, Gregório de. In: Wisnik, José Miguel [Sel. e org.]. Poemas
escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.)
Analise as assertivas a seguir.
I. As contradições, presentes no Barroco, demonstram sentimentos despertados
no eu lírico.
II. No fim do poema, os elementos que produzem as imagens opostas são
fundidos havendo, assim, uma conciliação dos opostos.
III. O interlocutor a quem o eu lírico se dirige no poema pode ser
identificado como a própria dama a quem entregara seus sentimentos amorosos.
IV. Trata-se de um soneto em versos decassílabos com a presença de rimas
intercaladas demonstrando a organização dada aos poemas pelos poetas
barrocos.
Estão corretas apenas as afirmativas
(A) I e II.
(B) III e IV.
(C) I, II e IV.
(D) II, III e IV.
GABARITO.
QUESTÃO 11
(FASEH 2020) Acerca do Modernismo no Brasil, pode-se afirmar que tal período literário passou por três fases com características próprias e distintas. Dentre as afirmativas a seguir sobre tal assunto, estão todas corretas com EXCEÇÃO de:
(A) Na terceira fase modernista, as obras literárias alcançam destaque pela
complexidade estética e densidade psicológica.
(B) Os modernistas da primeira fase defendiam a difusão das técnicas de
vanguarda assim como a manutenção da tradição ignorando a cultura popular.
(C) O vínculo entre narrador e personagens teve continuidade na terceira
fase modernista por meio da pesquisa de linguagem e aplicação de técnicas
apropriadas.
(D) Na segunda fase do Modernismo, é possível observar o emprego de técnicas
narrativas que aproximavam um narrador culto de personagens desfavorecidas e
oprimidas.
GABARITO.
QUESTÃO 12
(FASEH 2020) Leia a seguir alguns trechos do poema “Ode ao burguês” de Mário de Andrade, publicado na obra “Pauliceia desvairada” (1922).
Ode ao burguês
Eu insulto o burguês! O burguês-níquel,
O burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! O homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
É sempre um cauteloso pouco-a-pouco!
[...]
Come! Come-te a ti mesmo, oh! gelatina pasma!
Oh! purée de batatas morais!
Oh! cabelos nas ventas! Oh! carecas!
Ódio aos temperamentos regulares!
Ódio aos relógios musculares! Morte e infâmia!
Ódio à soma! Ódio aos secos e molhados!
Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
Sempiternamente as mesmices convencionais!
De mãos nas costas! Marco eu o compasso! Eia!
Dois a dois! Primeira posição! Marcha!
Todos para a Central do meu rancor inebriante
Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos,
cheirando religião e que não crê em Deus!
Ódio vermelho! Ódio fecundo! Ódio cíclico!
Ódio fundamento, sem perdão!
Fora! Fu! Fora o bom burguês!...
Em relação ao poema, indique V para as afirmativas verdadeiras
e F para as falsas.
( ) O título demonstra, após a leitura do poema, a intenção crítica do eu
lírico diante do elemento “burguês”.
( ) A expressão “burguês-níquel” demonstra a importância que o eu lírico
concede ao dinheiro, ao materialismo.
( ) As características quanto ao tema e ao estilo apresentados tornam o
poema um exemplo da literatura da primeira fase do Modernismo no Brasil.
( ) A preocupação com o emprego constante de conectores lógicos demonstra o
cuidado com o uso da linguagem, característica marcante da primeira fase
modernista.
A sequência está correta em
(A) V, V, F, F.
(B) F, F, V, F.
(C) V, F, V, F.
(D) F, V, V, V.
GABARITO.
QUESTÃO 13
O poema a seguir, de Vinicius de Moraes, publicado no livro “Antologia poética” (1954) remete ao ataque nuclear no final da Segunda Guerra Mundial.
A rosa de Hiroshima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa, sem nada.
(MORAES, Vinicius de. Poesia completa e prosa. São Paulo: Companhia das
Letras, 1992.)
Imagem da explosão da bomba atômica, que serve como
tema para a composição de Vinicius de Moraes.
(FASEH 2020) Comparando a imagem da explosão da bomba atômica com as
imagens criadas pelo eu lírico em “A rosa de Hiroshima”, pode-se afirmar
que:
(A) A linguagem denotativa empregada no poema remete com clareza e
objetividade às consequências causadas pelas armas atômicas da segunda
guerra.
(B) Ocorre uma “distorção” da visão dos resultados da Guerra, conforme
mostra a imagem, por meio do poema “A rosa de Hiroshima”; objetivando a
sua aceitação.
(C) Por meio de uma imagem metafórica que referencia a imagem da explosão,
resultado do lançamento da bomba, o autor revela características de
participação social.
(D) A partir de um tom solene e a utilização do formato tradicional do poema
clássico, o poeta demonstra características, no poema em análise, da segunda
geração modernista para expressar os horrores da Segunda Guerra Mundial.
GABARITO.
(FASEH 2020) “O _______________________ contou com importantes cronistas, que documentaram a modernização do país e seus contrastes. Um deles foi ____________________, autor de “Triste fim de Policarpo Quaresma.”
Assinale a
alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
GABARITO.
QUESTÃO 15
(FASEH 2020) “Iluminismo” é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência da recuperação de um espírito experimental, racional, que buscava o saber enciclopédico.
(A) Realismo / Mário de Andrade
(B) Pré-Modernismo / Lima Barreto
(C) Modernismo / Machado de Assis
(D) Quinhentismo / Euclides da Cunha
GABARITO.
QUESTÃO 15
(FASEH 2020) “Iluminismo” é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência da recuperação de um espírito experimental, racional, que buscava o saber enciclopédico.
O Iluminismo foi uma forte influência para a estética
literária designada:
GABARITO.
(A) Realismo-Naturalismo.
(B) Primeira fase Modernista.
(C) Quinhentismo ou Literatura de Informação.
(D) Arcadismo; também conhecida como Neoclassicismo.
GABARITO.
COMENTÁRIOS