Prova IFTO 2020.1 (Nível Superior) com Gabarito

Prova IFTO 2020.1 (Nível Superior) com Gabarito PORTUGUÊS QUESTÃO 01 Observe a tirinha. (IFTO 2020) No segundo quadrinho, há u...
Prova IFTO 2020.1 (Nível Superior) com Gabarito
Prova IFTO 2020.1 (Nível Superior) com Gabarito

PORTUGUÊS

QUESTÃO 01
Observe a tirinha.

Eu te conto todos os meus problemas, Gardield

(IFTO 2020) No segundo quadrinho, há uma oração coordenada sindética que exprime a ideia de

a) Afirmação.
b) Alternância.
c) Explicação.
d) Conclusão.
e) Adversidade.

GABARITO.

QUESTÃO 02
(IFTO 2020) O anúncio publicitário abaixo, lançado no ano de 2005, faz parte de uma campanha que visa romper com os estereótipos das mulheres frágeis e inocentes ilustradas nos “Contos de fadas”.

o boticário

“Gabriela vivia sonhando com seu príncipe encantado. Mas, depois que ela passou a usar O Boticário, foram os príncipes que perderam o sono.”
Disponível em: creativitate2013.files.wordpress.com. Acesso em: 14 set. 2019.

O autor desse texto, transcrito do anúncio publicitário em questão, ao fazer referência a um clássico da literatura, exemplifica uma marca característica da textualidade, que pode ser entendida como:

a) Ambiguidade
b) Coerência
c) Conhecimento de mundo
d) Coesão
e) Intertextualidade

GABARITO.

QUESTÃO 03
(IFTO 2020) Após a análise do segundo quadrinho da tirinha, observa-se que a oração reduzida de infinitivo “mesmo sem perceber...” estabelece uma relação de

Estamos sempre aprendendo sempre

a) Condição
b) Consequência
c) Concessão
d) Conformidade
e) Causa

GABARITO.

Leia o texto seguinte para responder às questões 4 e 5.

Oceano (Djavan)

Assim que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão
Dava pra ver o tempo ruir
Cadê você? Que solidão!
Esquecera de mim?

Enfim, de tudo o que há na Terra
Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem você chegar
Longe de ti tudo parou
Ninguém sabe o que eu sofri

Amar é um deserto e seus temores
Vida que vai na sela dessas dores
Não sabe voltar, me dá teu calor

Vem me fazer feliz porque eu te amo
Você deságua em mim, e eu, oceano
Me esqueço que amar é quase uma dor
Só sei viver se for por você!
Disponível em: www.letras.mus.br Acesso em: 14 set. 2019.

QUESTÃO 04
(IFTO 2020) No primeiro verso da terceira estrofe, percebe-se que o termo “deserto” foi empregado como recurso expressivo de sentido

a) Denotativo, pois consiste em atribuir a seres inanimados, características próprias dos seres humanos.

b) Conotativo, uma vez que é uma expressão utilizada para mesclar sensações percebidas por diferentes órgãos sensoriais.

c) Denotativo, porque é uma expressão utilizada para designar um ser por suas características e atributos.

d) Conotativo, pois estabelece uma relação de comparação entre o sentido literal e o figurado.

e) Conotativo, pois designa uma pessoa por uma característica, feito ou fato que a tornou notória.

GABARITO.

QUESTÃO 05
(IFTO 2020) No quinto verso da primeira estrofe, o verbo “esquecer” está conjugado em qual tempo e modo verbal, respectivamente?

a) Pretérito perfeito do indicativo.

b) Pretérito mais que perfeito do indicativo.

c) Pretérito imperfeito do subjuntivo.

d) Futuro do pretérito do indicativo.

e) Futuro do presente do indicativo.

GABARITO.

QUESTÃO 06
(IFTO 2020) Sobre o romance A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, é correto afirmar que

I. Possui uma linguagem recheada de metáforas e digressões filosóficas;

II. Tem como personagem principal Bentinho, um imigrante nordestino que sofre por um amor não correspondido;

III. O narrador filosofa sobre a origem de tudo o que existe e apresenta sua necessidade de escrever enquanto houver perguntas não respondidas.

Marque a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

e) Somente a afirmativa II está correta.

GABARITO.

Leia o texto seguinte para responder às questões 7, 8 e 9.

Como de hábito, Policarpo Quaresma, mais conhecido por Major Quaresma, bateu em casa às quatro e quinze da tarde. Havia mais de vinte anos que isso acontecia. Saindo do Arsenal de Guerra, onde era subsecretário, bongava pelas confeitarias algumas frutas, comprava um queijo, às vezes, e sempre o pão da padaria francesa.

Não gastava nesses passos nem mesmo uma hora, de forma que, às três e quarenta, por aí assim, tomava o bonde, sem erro de um minuto, ia pisar a soleira da porta de sua casa, numa rua afastada de São Januário, bem exatamente às quatro e quinze, como se fosse a aparição de um astro, um eclipse, enfim um fenômeno matematicamente determinado, previsto e predito.

A vizinhança já lhe conhecia os hábitos e tanto que, na casa do Capitão Cláudio, onde era costume jantar-se aí pelas quatro e meia, logo que o viam passar, a dona gritava à criada: "Alice, olha que são horas; o Major Quaresma já passou."

E era assim todos os dias, há quase trinta anos. Vivendo em casa própria e tendo outros rendimentos além do seu ordenado, o Major Quaresma podia levar um trem de vida superior aos seus recursos burocráticos, gozando, por parte da vizinhança, da consideração e respeito de homem abastado.
(BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. 2014, p. 9)

QUESTÃO 07
(IFTO 2020) O romance, Triste Fim de Policarpo Quaresma, publicado em 1911, faz alusão ao contexto histórico do início da República; nele, o protagonista Policarpo Quaresma

I. busca atualizar o Brasil politicamente com os vários países da América do Sul;

II. acumula centenas de livros literários, históricos e geográficos sobre o Brasil;

III. leva suas ingênuas convicções nacionalistas a extremos, sendo encarado como louco por tais atitudes.

Marque a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.
e) Somente a afirmativa II está correta.

GABARITO.

QUESTÃO 08
(IFTO 2020) Sobre o romance Triste Fim de Policarpo Quaresma é incorreto o que se diz em:

a) Narrado em terceira pessoa, possui um narrador que não julga os fatos, deixando assim o leitor livre para assumir sua posição; ou de defesa ou de contrariedade.

b) A obra está dividida em três partes, que representam os três grandes sonhos do personagem: o resgate da cultura brasileira, a agricultura sustentável e a transformação da realidade social do país através da política.

c) Trata-se de uma obra do Romantismo caracterizada pela ênfase nas emoções, no individualismo e na exaltação da natureza.

d) Policarpo não era compreendido e não se fazia compreender, pois não buscava isso. Seu principal objetivo era repassar a cultura brasileira e exaltar o que de melhor havia no Brasil.

e) Vestindo sempre seu fraque preto, Policarpo era muito respeitado por todos, até que é tido como louco ao propor que a língua nacional fosse o tupi.

GABARITO.

QUESTÃO 09
(IFTO 2020) Marque a alternativa incorreta sobre os personagens do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma.

a) Ricardo Coração dos outros: personagem emblemático na obra e irmão de Policarpo Quaresma.

b) General Albernaz: pai de Ismênia e vizinho de Quaresma.

c) Adelaide: irmã mais velha de Policarpo. Solteira, vivia com Policarpo e foi com ele para o sítio.

d) Olga: afilhada de Policarpo, estava sempre fazendo visitas ao seu padrinho. Era muito parecida com Policarpo em sentimentos revoltosos. Casou-se sem estar apaixonada, apenas para obedecer a uma ordem social.

e) Ismênia: vizinha de Quaresma; estava noiva há cinco anos; quando o casamento é marcado, seu noivo some. A jovem menina fica tão triste que acaba adoecendo psicologicamente e fisicamente. Morre e é enterrada com um vestido de noiva, como era seu desejo.

GABARITO.

Leia o texto seguinte para responder à questão 10.

Tu choraste em presença da morte?
Na presença de estranhos choraste?
Não descende o cobarde do forte;
Pois choraste, meu filho não és!
Possas tu, descendente maldito
De uma tribo de nobres guerreiros,
Implorando cruéis forasteiros,
Seres presa de via Aimorés.

Possas tu, isolado na terra,
Sem arrimo e sem pátria vagando,
Rejeitado da morte na guerra,
Rejeitado dos homens na paz,
Ser das gentes o espectro execrado;
Não encontres amor nas mulheres,
Teus amigos, se amigos tiveres,
Tenham alma inconstante e falaz!

Não encontres doçura no dia,
Nem as cores da aurora te ameiguem,
E entre as larvas da noite sombria
Nunca possas descanso gozar:
Não encontres um tronco, uma pedra,
Posta ao sol, posta às chuvas e aos ventos,
Padecendo os maiores tormentos,
Onde possas a fronte pousar.
Que a teus passos a relva se torre;
Murchem prados, a flor desfaleça,
E o regato que límpido corre,
Mais te acenda o vesano furor;
Suas águas depressa se tornem,
Ao contacto dos lábios sedentos,
Lago impuro de vermes nojentos,
Donde fujas com asco e terror!

Sempre o céu, como um teto incendido,
Creste e punja teus membros malditos
E oceano de pó denegrido
Seja a terra ao ignavo tupi!
Miserável, faminto, sedento,
Manitôs lhe não falem nos sonhos,
E do horror os espectros medonhos
Traga sempre o cobarde após si.

Um amigo não tenhas piedoso
Que o teu corpo na terra embalsame,
Pondo em vaso d’argila cuidoso
Arco e frecha e tacape a teus pés!
Sê maldito, e sozinho na terra;
Pois que a tanta vileza chegaste,
Que em presença da morte choraste,
Tu, cobarde, meu filho não és.
(DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama. Google, Inc., 2013.)

QUESTÃO 10
(IFTO 2020) O poema I-Juca Pirama descreve o drama vivido por um índio tupi, sobrevivente de sua tribo, que é capturado pelos timbiras e deve ser morto em um ritual. Sobre o excerto transcrito, é correto afirmar que

a) narra a reação dos timbiras, que, depois de ouvirem o canto de morte do guerreiro tupi, acusam-no de covarde e, por isso, abdicam do ritual antropofágico.

b) o pai amaldiçoa o filho e o declara indigno de ser guerreiro da tribo.

c) narra o festival antropófago, o rito de sacrifício do guerreiro tupi.

d) Juca Pirama, envergonhado, declara guerra e derrota a todos.

e) Juca Pirama volta para casa, mas o pai descobre o que houve e, juntos, retornam aos timbiras para resolver a humilhação sofrida.

GABARITO.

INGLÊS

Leia o texto seguinte para responder às questões 11, 12 e 13.

How an 11-year-old came to swim the Channel
(By Owen Amos – BBC News)

At the age of 11, Tom Gregory became the youngest person ever to swim the English Channel, driven on by an extraordinary coach. It's a little-heralded feat of endurance that won't be bettred. It was 05:00 on 6 September 1988 and Tom Gregory stood on the tip of France. Behind him was his coach, John Bullet. In front of him was the vast, black, English Channel. Tom, in swimming trunks, faced the water. Out there, somewhere, was home. John went to his car. He took a block of grease from the footwell and, in the glow of the headlamps, rubbed it into Tom's skin. On the water, a light appeared in the dark. A small boat came to shore. Tom put on his cap and goggles, and walked into the Channel. He followed the boat, and, when it got too deep, he started to swim. He didn't stop for 12 hours.


Tom Gregory moved to Eltham, in south-east London, when he was six. His cousins were in the local swimming club, so he and his older sister, Anna, joined as well. Most of the swimmers, says Tom, were from the council estates that surrounded the pool. "It was very earthy," he says. "Almost all the kids were older. I was terrified. "The club was run by John Bullet, the manager of the local pool. He could be difficult - "old school, like Brian Clough", says Tom. But he changed people's lives. "He used to boast - and this was the 1980s, remember - that no-one who'd been through his club was unemployed," says Tom.

"By any standard, he was a world-class coach, and he was operating out of a council pool in south-east London. He took kids from estates and helped them do amazing things." Eltham is less than 70 miles from Dover, and the club's forte was channel swimming. From 1972 to 1988, they completed 14 relays between England and France. In 1979, a 12-year-old from the club, Marcus Hooper, became the youngest person ever to swim the English Channel. John soon set his sights, well, lower. "In hindsight, I think John was looking for someone to break another world record," says Tom.

"He saw this chubby, gregarious, slightly cheeky seven-year-old boy and thought - he looks like the sort of kid." Aged eight, Tom swam the one-mile width of Windermere in the Lake District, chosen because of its similarity to the Channel (deep, cold, and choppy). A year later, he did half a length (about 5.5 miles) and in the summer of 1987, he completed the full length, aged 10. By this time, says Tom, Eltham Training and Swimming Club was a "movement".

"It was more than a club - it was everyone's lives. People say 'you must have had pushy
parents' - but nothing could be further from the truth. They are lovely people. They just watched from the side with a mixture of fear and amazement." After swimming Windermere, Tom began preparing for the Channel. That meant months of sacrifice, both in and out of the pool. "People who die while swimming the Channel - and they do - tend to die of hypothermia," says Tom. "If you can handle the cold you're halfway there."
Disponível em: https://www.bbc.com/news/magazine Acesso em: 19 set. 2019.

QUESTÃO 11
(IFTO 2020) Baseado no texto, infere-se que:

I. Tom Gregory tornou-se a pessoa mais jovem a nadar o Canal da Mancha aos 11 anos.

II. O treinador John Bullet esfregou graxa na pele de Tom Gregory e, ao brilho dos faróis, dentro da água, uma luz apareceu no escuro.

III. O jovem nadador Tom Gregory foi ensinado a dirigir por seu extraordinário treinador.

IV. Tom Gregory nadou por 12 horas.

Estão corretos apenas os itens:

a) I e IV.
b) I, II e III.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.
e) II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 12
(IFTO 2020) Os pronomes destacados no excerto The club was run by John Bullet, the manager of the local pool. He could be difficult - "old school, like Brian Clough", says Tom. But he changed people's lives referem-se, respectivamente, a:

a) Manager e Brian Clough.
b) John Bullet e Brian Clough.
c) John Bullet e Tom.
d) John Bullet e John Bullet.
e) Tom e Brian Clough.

GABARITO.

QUESTÃO 13
(IFTO 2020) Qual é o tempo verbal predominante no texto “How an 11-year-old came to swim the Channel”?

a) Simple future.
b) Future progressive.
c) Simple present.
d) Present Perfect.
e) Simple past.

GABARITO.

Leia o texto seguinte para responder às questões 14 e 15.

Suicide prevention: can a petition save lives on this bridge?

In one town in Scotland, it seems like everyone knows someone who's taken their own life. Georgie, 24, lost a close friend earlier this year - she wondered whether, if the bridge had had barriers around it, their life could have been saved. She decided to change things. Soon, her petition to put up barriers got hundreds of signatures. But people started saying they wouldn't fix the problem. Was she right? She meets a suicide prevention expert to find out the best way to save a life.
Produced by Naomi Pallas
Filmed and edited by Tom Heyden
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 19 set. 2019.

QUESTÃO 14
(IFTO 2020) Leia as afirmativas seguintes:

I. A jovem Georgie teve a iniciativa de recolher assinaturas para uma petição com o intuito de evitar o suicídio em uma ponte de uma cidade da Escócia.

II. A ponte de uma cidade da Escócia não possui barreiras.

III. Se a ponte tivesse barreiras, as vidas das pessoas poderiam ser salvas.

IV. Todos as pessoas concordaram com Georgie.

Marque a alternativa que apresenta os itens com as informações corretas sobre a sinopse do documentário Suicide prevention: can a petition save lives on this bridge?

a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e IV.
d) Apenas II e III.
e) Apenas II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 15
(IFTO 2020) A palavra destacada “She meets a suicide prevention expert to find out the best way to save a life” significa

a) Achieve
b) discover
c) strike
d) desire
e) disgust

GABARITO.

ESPANHOL

Lee la tirita y contesta las preguntas 11 y 12.

Sabes por qué uno se enferma

QUESTÃO 11
(IFTO 2020) Sobre la tirita es correcto afirmar que.

a) trata de enfermedades coronarias.

b) trata de la relación corazón-cerebro.

c) trata de la relación enfermedad-emociones.

d) trata de maneras de no se quedar enfermo.

e) trata de una broma sobre enfermedades.

GABARITO.

QUESTÃO 12
(IFTO 2020) La palabra “el” en la tirita representa un

a) artículo neutro.

b) pronombre personal.

c) artículo determinado femenino.

d) artículo determinado masculino.

e) artículo inderterminado masculi

GABARITO.

Latinoamérica es una canción del grupo Calle 13 de Puerto Rico, lanzada en 2011. Lee para contestar las preguntas 13, 14 y 15.

Soy... soy lo que dejaron
Soy toda la sobra de lo que te robaron
Un pueblo escondido en la cima
Mi piel es de cuero, por eso aguanta cualquier clima
Soy una fábrica de humo
Mano de obra campesina para tu consumo
Frente de frío en el medio del verano
El amor en los tiempos del cólera, ¡mi hermano!
Si el sol que nace y el día que muere
Con los mejores atardeceres
Soy el desarrollo en carne viva
Un discurso político sin saliva
Las caras más bonitas que he conocido
Soy la fotografía de un desaparecido
La sangre dentro de tus venas
Soy un pedazo de tierra que vale la pena
Una canasta con frijoles,
Soy Maradona contra Inglaterra
Anotándote dos goles
Soy lo que sostiene mi bandera
La espina dorsal del planeta, es mi cordillera
Soy lo que me enseñó mi padre
El que no quiere a su patría, no quiere a su madre
Soy América Latina,
Un pueblo sin piernas, pero que camina

Tú no puedes comprar el viento
Tú no puedes comprar el sol
Tú no puedes comprar la lluvia
Tú no puedes comprar el calor
Tú no puedes comprar las nubes
Tú no puedes comprar los colores
Tú no puedes comprar mi alegría
Tú no puedes comprar mis dolores [...]

[…] Tengo los lagos, tengo los ríos
Tengo mis dientes pa' cuando me sonrio
La nieve que maquilla mis montañas
Tengo el sol que me saca y la lluvia que me baña
Un desierto embriagado con peyote
Un trago de pulque para cantar con los coyotes
Todo lo que necesito,
Tengo a mis pulmones respirando azul clarito
La altura que sofoca,
Soy las muelas de mi boca, mascando coca
El otoño con sus hojas desmayadas
Los versos escritos bajo la noches estrellada

Una viña repleta de uvas
Un cañaveral bajo el sol en Cuba
Soy el mar Caribe que vigila las casitas
Haciendo rituales de agua bendita
El viento que peina mi cabellos
Soy, todos los santos que cuelgan de mi cuello
El jugo de mi lucha no es artificial
Porque el abono de mi tierra es natural [...]

[…] Trabajo bruto, pero con orgullo
Aquí se comparte, lo mío es tuyo
Este pueblo no se ahoga con marullo
Y se derrumba yo lo reconstruyo
Tampoco pestañeo cuando te miro
Para que te recuerde de mi apellido
La operación Condor invadiendo mi nido
!Perdono pero nunca olvido!
Vamos camimando
Aquí se respira lucha

Vamos caminando
Yo canto porque se escucha
Vamos dibujando el camino
(Vozes de um só coração)
Vamos caminando
Aquí estamos de pie

¡Que viva la américa!
No puedes comprar mi vida…
Fonte: adaptado de https://www.letras.mus.br/calle13/latinoamerica/.

QUESTÃO 13
(IFTO 2020) La canción busca reflexionar sobre.

a) Las bellezas naturales de los países de Latinoamérica.

b) La diversidad de identidades y culturas en Latinoamérica.

c) La fuerza laboral de los pueblos originarios de Latinoamérica.

d) El desarrollo de Latinoamérica como una potencia económica mundial.

e) La explotación a que Latinoamérica ha sido sometida (colonización).

GABARITO.

QUESTÃO 14
(IFTO 2020) El verbo ser en la canción está en primera persona (soy) en alusión a

a) América Latina.
b) El cantante.
c) El grupo Calle 13.
d) La población estranjera en América Latina.
e) Los pueblos originários de divevrsos países.

GABARITO.

QUESTÃO 15
(IFTO 2020) “Tú no puedes comprar...”. Sobre el uso de “tú” en Español no es correcto afirmar

a) Pronombre de segunda persona, usado en situaciones comunicativas informales.

b) Pronombre de segunda persona, usado en situaciones comunicativas formales.

c) Pronombre de segunda persona, designa una persona indeterminada.

d) Pronombre de segunda persona, usado para el trato de confianza.

e) Pronombre de segunda persona, usado en el trato de familiaridad.

GABARITO.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 16
(IFTO 2020) A soma de dois números naturais é 11, e o produto entre eles é 28. O maior número entre os dois é

a) 7
b) 9
c) 10
d) 12
e) 14

GABARITO.

QUESTÃO 17
(IFTO 2020) Uma prova de Matemática é constituída de 60 questões de múltipla escolha, 40 questões de Aritmética e 20 questões de Geometria.

Maria acertou 60% das questões de Aritmética e 70% da prova. A quantidade de questões de Geometria que Maria acertou é de

a) 42
b) 36
c) 28
d) 24
e) 18

GABARITO.

QUESTÃO 18
(IFTO 2020) Atualmente no Brasil o campeonato brasileiro é a maior e mais importante competição de futebol, na qual 20 equipes se enfrentam em turno e returno; ao fim das 38 rodadas, o time com o maior número de pontos fica com o título brasileiro, e os quatro primeiros times, incluindo o campeão, ganham vaga na competição mais importante da América do Sul, a Copa Libertadores da América ou Taça Libertadores da América, oficialmente CONMEBOL Libertadores.

Se os 20 times têm as mesmas chances, então o número de modos diferentes de obter esses quatro times é:

a) 480
b) 4845
c) 6840
d) 1140
e) 116280

GABARITO.

QUESTÃO 19
(IFTO 2020) Para construir sua casa, Carlos pesquisou na imobiliária um lote com forma retangular. Porém, após conversa com sua esposa, decidiu realizar a aquisição de um outro lote com largura 30% maior que o lote inicial e comprimento 5% menor.

Analisando a área do lote que Carlos adquiriu é correto afirmar que:

a) A área do lote adquirido é 23,5 % menor que o lote inicial.

b) A área do lote adquirido é 23,5 % maior que o lote inicial.

c) A área do lote adquirido é 10,5 % maior que o lote inicial.

d) A área do lote adquirido é 10 % maior que o lote inicial.

e) A área do lote adquirido é 15 % menor que o lote inicial.

GABARITO.

QUESTÃO 20
(IFTO 2020) Com base na seguinte imagem, que mostra um retângulo de área 96 cm² dividido em cinco triângulos, todos com 8 cm de altura, sendo dois triângulos retângulos e três triângulos isósceles, pode-se concluir que a área de cada triângulo isósceles é:

Formas geométricas

a) 42 cm²
b) 36 cm²
c) 30 cm²
d) 24 cm²
e) 20 cm²

GABARITO.

QUESTÃO 21
(IFTO 2020) Segundo dados da Plataforma Nilo Peçanha, o curso de Licenciatura em Matemática do Campus Palmas e o curso de Licenciatura em Matemática do Campus Paraíso do Tocantins tiveram, respectivamente, no ano de 2018, uma relação de 2,6 e 4,7 candidatos por vaga.

O Campus Palmas ofertou 45 vagas, e o Campus Paraíso do Tocantins ofertou 40 vagas.

Com base nessas informações, pode-se afirmar que:

a) metade dos candidatos se inscreveu para o Campus Palmas.

b) 210 candidatos se inscreveram para o Campus Paraíso do Tocantins.

c) 315 pessoas se inscreveram no vestibular para os dois campi.

d) 305 pessoas se inscreveram no vestibular para os dois campi.

e) a média de candidatos por vaga nos dois cursos foi de 3,65.

GABARITO.

QUESTÃO 22
(IFTO 2020) Ana trabalha como vendedora em uma loja de tecidos e recebe de remuneração mensal R$1200,00 fixos mais 1,5% sobre as vendas mensais.

No mês de dezembro Ana, recebeu R$1980,00 de remuneração. Ana vendeu no mês de dezembro o valor de

a) R$90000,00
b) R$75000,00
c) R$65000,00
d) R$58000,00
e) R$52000,00

GABARITO.

QUESTÃO 23
(IFTO 2020) João, Pedro e Antônio são amigos, e as suas idades formam uma progressão aritmética cuja razão é 10. A idade de Antônio é o dobro da idade de João. A soma das idades dos amigos é

a) 40
b) 50
c) 65
d) 80
e) 90

GABARITO.

QUESTÃO 24
(IFTO 2020) Após ser criada a atlética de uma faculdade, os membros decidiram criar uma bandeira para levar em todos os encontros.

A bandeira ficou com o formato de retângulo e dividida em 4 partes, A, B, C e D. Para pintar a bandeira, eles têm disponíveis seis cores diferentes, e não irão pintar partes com lados comuns com a mesma cor, de modo que, por exemplo, a parte A terá de ter cor diferente da parte B, e assim por diante.

Com base na seguinte foto, que mostra a bandeira da atlética, de quantos modos eles podem pintá-la?

Formas geométricas 2

a) 630
b) 600
c) 480
d) 360
e) 150

GABARITO.

QUESTÃO 25 - ANULADO.

BIOLOGIA

QUESTÃO 26
(IFTO 2020) O controle biológico é um meio natural de controlar o tamanho populacional de determinado ser vivo por meio do uso de seus inimigos naturais.

A respeito do controle biológico é correto afirmar que:

a) O maior desafio enfrentado no uso de microorganismos para o controle biológico de populações tem sido o risco de contaminação ambiental.

b) O combate à mariposa que ataca a cana-de-açúcar no Brasil é um exemplo do uso de controle biológico de pragas por meio do uso de uma espécie de parasitoide.

c) O uso de espécies predadoras, para controle biológico de populações, apresenta alguns problemas devido ao fato de que esses organismos apresentam especificidade no ataque.

d) O uso de agrotóxicos no controle de pragas nas plantações é prejudicial por causar a morte de insetos benéficos e facilitar a sobrevivência de insetos parasitas e predadores.

e) Espécies parasitas assim como espécies de fungos e bactérias são inadequadas para controle biológico de populações de pragas da agricultura por apresentarem risco à saúde humana.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(IFTO 2020) O corpo humano é constituído por células diploides formadas por mitose, a partir de células preexistentes. Todas essas células originam-se de uma célula inicial, chamada célula-ovo ou zigoto, a qual tem origem em órgãos especializados que são as gônadas masculinas e femininas.

Assim, ao considerar os diferentes processos relacionados à reprodução humana, pode-se afirmar que

I. Os ovários de um bebê do sexo feminino começam a funcionar ainda durante a fase embrionária, estimulados pelo hormônio gonadotrofina coriônica humana.

II. O período germinativo da ovulogênese caracteriza-se por divisões mitóticas das células germinativas primordiais, formando as ovogônias, que são células diploides.

III. Na espermatogênese, durante o seu período germinativo, as células germinativas primordiais sofrem sucessivas divisões mitóticas, originando um grande número de espermatogônias diploides.

IV. A quantidade de vitelo do ovócito humano é chamada de telolécito por possuir grande quantidade de vitelo necessário para o longo período de desenvolvimento embrionário.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II
b) I e IV
c) I, II e III
d) II e III
e) II, III e IV

GABARITO.

QUESTÃO 28
(IFTO 2020) Uma das maiores preocupações ecológicas atuais é a destruição da biodiversidade, a qual ocorre em partes porque, para sobreviver, o ser humano busca no ambiente os recursos de que necessita, e com isso acaba degradando tais recursos e afetando diversos seres vivos e causando problemas ambientais. Portanto, a compreensão de alguns conceitos e estratégias se faz necessária para a conservação da biodiversidade.

Após avaliar as proposições a respeito das diferentes questões ambientais, pode-se afirmar que

a) A ideia de desenvolvimento sustentável vem da capacidade inesgotável que os recursos ambientais possuem para sustentar a humanidade.

b) A expansão das fronteiras agrícolas e a expansão da pecuária são os principais responsáveis pelo aumento das populações de espécies animais.

c) Os corredores ecológicos são porções de ecossistemas importantes para a conservação, pois conectam fragmentos de áreas naturais, os quais ligam duas ou mais áreas protegidas.

d) A introdução de espécies exóticas tem-se tornado uma solução viável para resolver problemas de desequilíbrio ambiental, pois tais espécies podem substituir espécies extintas.

e) Os investimentos na pesquisa e na exploração de combustíveis fósseis são medidas importantes para evitar o desmatamento, a redução da produção de alimento e os desequilíbrios ambientais.

GABARITO.

QUESTÃO 29
(IFTO 2020) A classificação identifica grupos de organismos que descendam, por evolução, de um mesmo ancestral mais recente, exclusivo do grupo.

As relações evolutivas entre tais organismos são representadas em cladogramas ou árvores filogenéticas, que são diagramas ramificados que representam uma hipótese de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos.

Considere o cladograma abaixo, que representa as relações de parentesco evolutivo entre três grupos hipotéticos, para responder à questão.


I. Os grupos B e C são considerados grupos irmãos pois compartilham um mesmo ancestral comum exclusivo.

II. O ancestral mais recente de um grupo formado por B e C (B+C) é também ancestral de A.

III. O grupo formado por A, B e C (A+B+C) é um grupo monofilético, assim como o grupo formado por B e C (B+C) também forma um outro grupo monofilético.

IV. Uma condição derivada apresentada apenas no grupo representado em B é uma condição herdada do ancestral representado pelo nó 1.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e III
b) II e III
c) I, II e IV
d) II, III e IV
e) I, II, III e IV

GABARITO.

QUESTÃO 30
Leia as seguintes afirmativas:

Serpentes são amniotas de corpo alongado, não apresentam membros e se locomovem por meio de movimentos ondulatórios do corpo. Esse grupo de animal é considerado como tetrápode

PORQUE

Os tetrápodes são animais que descendem de um ancestral vertebrado, e são dotados de quatro membros e dedos adaptados à vida em terra firme. Porém algumas espécies apresentam adaptações por terem retornado ao ambiente aquático.

(IFTO 2020) A partir da análise e interpretação dessas afirmativas, conclui-se corretamente que:

a) As duas afirmativas são falsas.

b) A primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.

c) A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.

d) As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

e) As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

GABARITO.

QUÍMICA

QUESTÃO 31
(IFTO 2020) O fogo na Amazônia brasileira é responsável pela emissão de grandes quantidades de gases por vários processos distintos, incluindo a queimada de floresta nas áreas que estão sendo desmatadas para agricultura e pecuária, incêndios florestais e queimada de capoeiras, pastagens, e diferentes tipos de savanas.

Quando há uma queimada, além da liberação de gás carbônico (CO2), são liberados também gases-traço como metano (CH4), monóxido de carbono (CO) e óxido nitroso (N2O).

Desta forma, as queimadas modificam o equilíbrio climático e biogeoquímico do planeta, contribuindo para aumentar

a) A desertificação.
b) Erosão no solo.
c) O efeito estufa.
d) Extinção de espécies (fauna e flora).
e) A destruição de habitats naturais.

GABARITO.

QUESTÃO 32
(IFTO 2020) O abacaxi é uma fruta muito apreciada, não só pelo seu aroma agradável, sabor refrescante e ácido, mas também por suas qualidades nutricionais. Apesar de o abacaxi ser consumido preferencialmente como fruta fresca, há a necessidade de buscar novas tecnologias de preservação da fruta, disponibilizando, dessa forma, um alimento de consumo alternativo, reduzindo o desperdício da produção excedente.

Uma dessas tecnologias é a liofilização, também conhecida como criodesidratação ou criosecagem; é um processo físico diferenciado de desidratação de produtos, pois ocorre em condições especiais de pressão e temperatura, possibilitando que a água previamente congelada (estado sólido) passe diretamente ao estado gasoso (sem passar pelo estado líquido).

Essa mudança de estado físico da água é conhecida como

a) Evaporação
b) Condensação
c) Criogenia
d) Sublimação
e) Liquefação

GABARITO.

QUESTÃO 33
(IFTO 2020) As fraudes em leite são práticas históricas e acontecem desde a antiguidade até os dias de hoje. Entendendo fraude como qualquer prática que adicione ou subtraia substâncias ao leite, monitorá-la e identificá-la torna-se um desafio, já que pode ocorrer em qualquer etapa da cadeia produtiva do leite.

Quimicamente, uma das fraudes em leite consiste em mascarar a acidez através da adição de substâncias neutralizantes, como o hidróxido de sódio (NaOH).

Em relação a este, qual é o nome comercial dessa base usada no cotidiano?

a) Leite de magnésia
b) Soda cáustica
c) Cal hidratada
d) Sílica
e) Amoníaco

GABARITO.

QUESTÃO 34
(IFTO 2020) As atividades humanas podem influenciar fortemente os ecossistemas. Entre as poluições mais graves emitidas pelos seres humanos estão as substâncias que contaminam o ar.

A exemplo, a queima de óleo diesel e carvão mineral libera produtos tóxicos como o dióxido de enxofre (SO2) e o dióxido de nitrogênio (NO2). Nesse sentido, a chuva ácida é um dos problemas mais comuns e graves em regiões industrializadas.

A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato entre o vapor d’água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio, originando, respectivamente, os ácidos sulfurosos, sulfídrico, sulfúrico, e o ácido nítrico. As fórmulas dos ácidos citados no texto acima, respectivamente, são

a) H2S, H2SO4, H2SO3, HNO3.
b) HNO3, H2SO4, H2S, H2SO3.
c) H2SO3, H2S, H2SO4, HNO3.
d) HSO4, HS, H2SO4, HNO3.
e) H2SO3, H2SO4, H2S, HNO2.

GABARITO.

QUESTÃO 35
(IFTO 2020) Entre as diversas etapas de fabricação do queijo, a salga é uma das mais importantes. O sal é adicionado em praticamente todos os tipos de queijos, sendo usado em porcentagens diferentes que variam de acordo com o tipo do queijo e através de diferentes técnicas de aplicação. Entre os sais mais comuns utilizados na salga de queijos podemos citar o cloreto de sódio (NaCl).

Supondo que, para preparação de uma salmoura (solução salina), a 25º C, a quantidade máxima de sal de cozinha (Cloreto de Sódio – NaCl) que se dissolve em 1000 ml de água é de 420 g de NaCl, se adicionarmos 560 g de NaCl em 1000 mL de água, nas mesmas condições acima, esta solução será classificada como:

a) Solução insaturada.
b) Solução supersaturada.
c) Solução saturada sem sal precipitado.
d) Solução saturada com sal precipitado.
e) Solução supersaturada com sal precipitado.

GABARITO.

FÍSICA

QUESTÃO 36
(IFTO 2020) Ao analisar os fenômenos relacionados à propagação da luz, podemos fazer diversas afirmações, entre as quais:

I. A refração é o fenômeno que consiste na separação de um feixe de luz em diferentes cores.

II. A dispersão é definida como o fenômeno que consiste apenas na mudança de direção de propagação de um feixe de luz, pelo fato de a velocidade de propagação ser alterada.

III. Um raio de luz que se propaga de um meio menos refringente para um meio mais refringente sob um ângulo de incidência diferente de zero, apresentará um ângulo de refração menor do que o ângulo de incidência, referenciados a reta normal.

Estão erradas apenas as afirmações

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, II e III
e) Somente I

GABARITO.

QUESTÃO 37
(IFTO 2020) Um garoto decide provar a seus colegas que consegue atrair uma latinha de alumínio com um pedaço de cano de PVC (policloreto de vinila) sem que haja contato entre o cano e a latinha. Para realizar a demonstração, o garoto atrita o cano em um tecido de lã e logo em seguida aproxima o cano da latinha.

Tudo ocorre como o previsto, porém, após a atração entre o cano e a latinha, os colegas notam que os dois materiais entram em contato e, quase que imediatamente, se repelem.

Com base nesse contexto, pode-se explicar, com a correta fundamentação teórica, que:

a) O cano ficou eletrizado positivamente após o atrito com o tecido e agiu como indutor sobre a latinha. Após o movimento da latinha e o contato entre o cano e latinha, ambos ficaram eletrizados com a mesma quantidade de cargas, ocorrendo assim a repulsão.

b) O cano ficou eletrizado após o atrito com o tecido e agiu como indutor sobre a latinha. Após o movimento da latinha e o contato entre o cano e a latinha, ambos ficaram eletrizados com quantidades de cargas distintas, ocorrendo assim a repulsão.

c) O cano ficou eletrizado após o atrito com o tecido e agiu como indutor sobre a latinha. Após o movimento da latinha e o contato entre o cano e a latinha, ambos ficaram eletrizados com a mesma quantidade de cargas, e a latinha passou a agir como indutora.

d) O atrito entre o tecido e o cano não interferiu na eletrização, e mesmo assim o cano agiu como indutor sobre a latinha. Após o movimento da latinha e o contato entre o cano e a latinha, ambos ficaram eletrizados com a mesma quantidade de cargas ocorrendo assim a repulsão.

e) O cano ficou eletrizado negativamente após o atrito com o tecido e agiu como indutor sobre a latinha. Após o movimento da latinha e o contato entre o cano e a latinha, ambos ficaram eletrizados com a mesma quantidade de cargas, ocorrendo assim a repulsão.

GABARITO.

QUESTÃO 38
(IFTO 2020) Um carregador empurra uma caixa de 100 kg, inicialmente parada, com uma força horizontal constante de 265N.

Sabendo que os coeficientes de atrito estático e dinâmico, entre a caixa e a superfície de contato, são iguais e valem 0,25 cada, observou-se que, nessa situação, foi possível deslocar a caixa em linha reta durante 10 segundos com movimento uniformemente variado.

Considerando que a aceleração da gravidade tenha módulo de 9,8 m/s², a distância em que o corregedor conseguiu deslocar a caixa ininterruptamente, nas condições descritas, desprezando qualquer outro tipo de resistência, além da descrita, foi de exatos:

a) 1m
b) 5m
c) 10m
d) 15m
e) 20m

GABARITO.

QUESTÃO 39
(IFTO 2020) Dois longos fios paralelos transportam correntes iguais e de sentidos opostos, e estão separados por uma distância 6d.

O módulo do vetor indução magnético resultante no ponto P equidistante e coplanar aos fios, considerando i sendo a corrente elétrica que percorre os fios e µ0 a permeabilidade magnética no vácuo, vale:



GABARITO.

QUESTÃO 40
(IFTO 2020) Um cabo condutor de comprimento l e de área de secção A possui resistividade ρ e resistência elétrica R1. Se a área de secção do cabo for reduzida para 25% da inicial, e o comprimento assim como a resistividade não sofrerem alterações, pode-se afirmar que:

a) a resistência elétrica do cabo será quatro vezes maior do que a resistência elétrica R1.

b) a resistência elétrica do cabo será quatro vezes menor do que a resistência elétrica R1.

c) a resistência elétrica do cabo permanecerá inalterada nessas condições.

d) a resistência elétrica do cabo será duas vezes maior do que a resistência elétrica R1.

e) a resistência elétrica do cabo será duas vezes menor do que a resistência elétrica R1.

GABARITO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 41
(IFTO 2020) Sobre aspectos do período Aristocrático e Democrático da Grécia antiga, identifique a afirmação errada:

a) Em meados do século VII a.C., o povo ateniense se rebelou, junto com os ricos mercadores, contra a aristocracia. Sem concessões da aristocracia, surgiram os legisladores ou reformadores.

b) A aristocracia eupátrida ateniense, intérprete e aplicadora das leis, foi muito importante na consolidação da democracia no século VII.

c) O termo “medida draconiana” deve-se a Drácon, arconte responsável por redigir um código de leis obrigatórias para todos, mas manteve os privilégios dos aristocratas.

d) Decretando o fim da escravidão por dívidas e a liberação dos devedores escravizados, Sólon, em 594 a.C., substituiu o critério de nascimento pelo de riqueza para participação política do cidadão.

e) Psístrato, com apoio popular, tornou-se o primeiro tirano de Atenas. Fez reforma agrária, fez obras públicas, incentivou as artes, prestigiou festas esportivas e religiosas.

GABARITO.

QUESTÃO 42
(IFTO 2020) A propósito dos movimentos sociais e políticos na República romana antiga, identifique a afirmação errada:

a) No início da República, uma grande reivindicação plebeia era obter o direito de eleger seus próprios magistrados, os tribunos da plebe.

b) A desigualdade política entre patrícios e plebeus gerou muitos conflitos sociais, embora muitos plebeus fossem ricos e formassem grande parte da força militar necessária à proteção da cidade.

c) A lei das 12 tábuas, 450 a.C., assegurou a igualdade política entre patrícios e plebeus, e constituiu os fundamentos do Direito Romano; tal lei foi gravada em placas de bronze, expostas no fórum para toda a população.

d) Com o enriquecimento de alguns plebeus, o casamento com patrícios foi permitido pela Lei da Canuleia, 445 a.C., o que gerou uma nova aristocracia, a nobilitas (os notáveis).

e) Em 494 a.C., centenas de plebeus rebelados se retiraram para o Monte Aventino, ameaçando não lutar no exército, resultando no fim da monarquia e início da República.

GABARITO.

QUESTÃO 43
Moniz Bandeira (Salvador, 30-12-1935 - Heildelberg, 10-11-2017), cônsul honorário do Brasil na Alemanha, em Heildelberg. Sua produção intelectual é muito importante para a compreensão da relação entre os países do Prata e o Brasil com os Estados Unidos, América Latina em geral.

Os EUA passaram a se relacionar com o Brasil em 1822, aceitando a independência, aumentando sua influência sobre a região e destino das nações.

(IFTO 2020) Sobre a relação entre América Latina, Brasil e EUA, leia as sentenças e identifique a afirmação errada:

estados unidos brasil

Da esquerda para a direita: 1 – Capa da Revista satírica O Malho, de 1o julho de 1929, mostra uma mulher servindo café ao tio Sam. Os estadunidenses eram grandes compradores daquele produto; 2 - Primeiro encontro entre Pato Donald e Zé Carioca, 1942; 3 – Operação tio Sam, quando um porta-aviões estadunidense estacionou a 100 milhas do Rio de Janeiro, em 1964, reforçando o golpe de estado; 4 – Charge sobre a ALCA, Área de Livre Comércio das Américas, criada em 1994 para ser implantada até 2005; 5 – O historiador Moniz Bandeira.

a) Nas últimas décadas do século XIX, o Brasil, dependente das exportações de café, passou a girar em torno dos Estados Unidos. A insistência brasileira na manutenção do modelo primárioexportador ocorreu até a década de 1930.

b) Na década de 1950, a influência estadunidense viase com facilidade no Brasil. A Bossa Nova, estilo brasileiro que fundiu o samba ao jazz, talvez seja uma representante notória e emblemática resultante de sincretismo, subproduto da geopolítica.

c) A Ditadura Civil Militar, 1964-1985, a princípio foi apoiada pelos Estados Unidos, como atesta a Operação tio Sam, mas, no fim da década de 1970, ocorre a "rivalidade emergente" nas relações entre Brasil e Estados Unidos, evidenciada durante o governo de Ernesto Geisel.

d) A aliança militar entre Brasil e EUA durante a Segunda Guerra Mundial, para planejar e executar as extensas e complexas operações militares, acordo firmado em 1942, resultou, entre outros ganhos, na Companhia Siderúrgica Nacional e no reforço ao projeto liberal de desenvolvimento de Getúlio Vargas.

e) O Consenso de Washington tentou sanar a crise da dívida, década de 1980, que afetava os interesses dos Estados Unidos ao reduzir a capacidade de Brasil e América Latina de importar e atender ao serviço da dívida externa. A Alca foi um passo adiante: anexar todo o continente a seu espaço econômico, subordinando-o a seu mando políticomilitar.

GABARITO.

QUESTÃO 44
(IFTO 2020) Sobre a criação do Estado do Tocantins e da capital Palmas, leia as sentenças a seguir e identifique o item errado.

a) Debate iniciado no início do século XIX, mas intensificado nos anos 50 a 80 do século XX, o projeto de criação do Tocantins era a intenção máxima dos grupos políticos insatisfeitos com o desequilíbrio na distribuição de benefícios políticoadministrativos.

b) A ideia de autonomia do Norte de Goiás e criação do Estado do Tocantins, foi, ao longo do tempo revisitada: deputado de província Visconde de Taunay, no século XIX, aviador Lisyas Rodrigues, juiz Feliciano Braga, no século XX, foram alguns defensores notórios.

c) O projeto de autonomia do Norte goiano (Tocantins) foi apagado durante todo o período da primeira República, pois o pacto oligárquico que fez sólida aliança entre as forças políticas regionais não permitia projetos de separação.

d) Palmas, capital, foi fundada com rica simbologia, análoga às fundações do Brasil e de Brasília: primeira missa com índios Xerente, avenidas Juscelino Kubitschek, Teotônio Segurado, cruzada civilizatória, progresso, desenvolvimentismo, identidade e modernidade.

e) Com inúmeros projetos de colonização agrícola como base do desenvolvimento regional, o governo de Mauro Borges, antecipado pelo golpe de 1964, poderia ter dado possibilidade de autonomia ao Tocantins ainda na década de 1960.

GABARITO.

QUESTÃO 45
(IFTO 2020) Leia o fragmento abaixo, as sentenças a seguir e identifique a errada:

“O feudalismo é o conjunto de laços pessoais que unem entre si, hierarquicamente, os membros das camadas dominantes da sociedade. Tais laços apoiam-se numa base ‘real’: o benefício que o senhor concede a seu vassalo em troca de um certo número de serviços e de um juramento de fidelidade. Em sentido estrito, o feudalismo é uma homenagem e um feudo”.
(LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005, p. 84)

a) Uma das origens do feudalismo está no sistema de colonato no Império Romano, por meio do qual trabalhadores se fixavam nas grandes propriedades como colonos. Com a insegurança das invasões, tornavam-se dependentes da proteção de seus senhores.

b) Uma das origens do feudalismo está no comitatus, instituição de tradição germânica, que ligava os chefes militares aos seus guerreiros por meio de obrigações mútuas de serviços e lealdade.

c) Umas das origens do feudalismo está no beneficium, tradição germânica, que consistia na concessão do direito de usar a terra em troca de serviços e tributos, gerando autossuficiência, produzindo o necessário à sobrevivência.

d) Suserania e vassalagem era uma relação de cima para baixo, aquele que cede a terra torna-se o suserano, quem recebe torna-se vassalo. Todos os senhores feudais viviam da renda da terra e do trabalho dos camponeses, a base da pirâmide social.

e) Com o fim do Império Romano, no século V, com a destruição das cidades e a vida urbana severamente subtraída, a ruralização foi imperativa, gerando o feudalismo como modo de organização dos diversos reinos bárbaros.

GABARITO.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 46
(IFTO 2020) Com o fim da Segunda Guerra mundial, Estados Unidos e União Soviética despontaram como potências hegemônicas no quadro político mundial.

Em disputa por uma supremacia, tornaram-se antagonistas entre 1945 e 1991, conflito que ficou conhecido como:

a) Guerra Fria
b) Cortina de Ferro
c) Globalização
d) Neoliberalismo
e) Capitalismo Moderno

GABARITO.

Leia o texto seguinte para responder à questão 47.

A luta de um homem da floresta

O líder seringueiro Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, foi uma das principais vozes a denunciar a devastação da Amazônia e as condições dos trabalhadores da região, que eram e ainda são submetidos a situações de trabalho escravo.

Por suas ações, foi reconhecido nacional e internacionalmente. Percorreu o mundo defendendo a causa dos povos da floresta e recebendo prêmios por sua atuação. Mesmo diante de pressões e ameaças, continuou a questionar o predatório modelo de desenvolvimento praticado na região.

Em dezembro de 1988, foi morto a tiros nos fundos de sua casa, em Xapuri, no Acre. Era o trágico fim da saga de um homem corajoso e comprometido com a defesa da floresta e dos trabalhadores.
Disponível em: www.passeidireto.com. Acesso em: 20 set. 2019.

QUESTÃO 47
(IFTO 2020) Sobre os principais problemas enfrentados atualmente na floresta Amazônica podemos destacar:

a) Exploração irregular de minérios por garimpeiros; disputa entre índios e fazendeiros que buscam explorar a derrubada de madeira sem autorização legal; queimadas em sua maioria de forma criminosa; exploração da força de trabalho dos povos da floresta; avanço da fronteira agrícola.

b) Disputa territorial entre índios e fazendeiros; exploração irregular de madeira; conflito entre etnias rivais; garimpos irregulares.

c) Crescimento de conflitos ligados ao avanço da fronteira agrícola; urbanização acelerada; e poluição nas principais cidades da Amazônia.

d) Precarização da Zona Franca de Manaus; aumento significativo de assassinatos por questões de disputa de terra; problema com a mobilidade urbana.

e) Acelerado crescimento industrial; desmatamento irregular; crescimento da população indígena; aumento do foco de queimadas.

GABARITO.

QUESTÃO 48
(IFTO 2020) A partir das últimas décadas do século XX, boa parte do mundo conheceu um forte crescimento do comércio, sobretudo quando as barreiras comerciais foram reduzidas como resultado das políticas neoliberais adotadas em muitos países.

A redução do controle alfandegário e o aumento dos fluxos comerciais internacionais são aspectos importantes no processo de globalização, assim como a mobilidade da produção e, em particular, dos capitais.

Esses aspectos da globalização são propícios à formação de:

a) Metrópoles
b) Cidades Globais
c) Blocos Econômicos
d) Liberdade de Imprensa
e) Balança Comercial

GABARITO.

QUESTÃO 49
(IFTO 2020) Nas últimas décadas, o debate em torno da questão ambiental envolvendo os malefícios do uso de combustíveis fósseis na produção de eletricidade revelou a importância da geração de energia a partir de fontes renováveis.

São exemplos de fontes energéticas renováveis:

I. Energia Eólica.
II. Energia Solar.
III. Energia de Biomassa.
IV. Energia de Termoelétrica.

Estão corretos apenas os exemplos:

a) I e II
b) I, II e III
c) I, II, IV
d) III e I
e) IV e III

GABARITO.

QUESTÃO 50
(IFTO 2020) Em 1950, cinco anos após a fundação das Nações Unidas, a população mundial era estimada em cerca de 2,6 bilhões de pessoas. Atingiu 5 bilhões em 1987 e 6 bilhões em 1999. Em outubro de 2011, a população global foi estimada em 7 bilhões.

Um movimento global – “7 Bilhões de Ações” – foi lançado como marco. E a partir de meados de 2015, a população mundial atingiu 7,3 bilhões, o que significa que o mundo agregou aproximadamente um bilhão de pessoas no período de 12 anos.

Esse crescimento dramático tem sido impulsionado em grande parte pelo aumento:

a) vertiginoso das taxas de mortalidade infantil e o acelerado crescimento demográfico.

b) da globalização e do processo de capitalismo, no qual cada pessoa pode ter quantos filhos quiserem.

c) das cidades médias, que tiveram elevado crescimento nas últimas décadas.

d) das grandes mudanças nas taxas de fertilidade, e pelo aumento da urbanização, que favoreceu melhores condições de vida para a população em geral.

e) da taxa de natalidade, junto com a taxa de mortalidade, proporcionando um crescimento vegetativo acelerado.

GABARITO.

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financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas 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carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em 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ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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INDAGAÇÃO: Prova IFTO 2020.1 (Nível Superior) com Gabarito
Prova IFTO 2020.1 (Nível Superior) com Gabarito
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