Prova de Concurso para Professor (Educação Especial) com Gabarito

Prova de Concurso para Professor (Educação Especial) com Gabarito

Prova de Concurso para Professor (Educação Especial) com Gabarito

Concurso: SEED-PR - 2020 - Edital nº 47
Órgão/Instituição: Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Banca/Organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos
Cargo: Professor - Educação Especial
Escolaridade: Superior

QUESTÃO 01 - ANUALDA.

QUESTÃO 02
CESPE 2021: Considerando as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, assinale a opção correta. 

A) Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. 

B) O sistema Braille, a LIBRAS, o punção e a reglete são considerados metodologias específicas de ensino da educação especial.

C) O atendimento educacional especializado é de oferta obrigatória nos sistemas de ensino e deve ser realizado durante as aulas da classe comum. 

D) Na educação superior, a terminalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que promovam a permanência e a conclusão dos estudos. 

E) O ensino regular deverá propor programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva, entre outros.


QUESTÃO 03
CESPE 2021: Segundo o art. 28 da Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência, mais conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência), incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar 

A) a oferta de educação bilíngue, com a LIBRAS como segunda língua para os cidadãos surdos brasileiros. 

B) o acesso da pessoa com deficiência, com prioridade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer no sistema escolar. 

C) a oferta de disciplinas curriculares da Base Nacional Comum Curricular relacionados à pessoa com deficiência na educação básica. 

D) o aprimoramento dos sistemas educacionais, visando garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem. 

E) o aprimoramento das metodologias educacionais dos estudantes com deficiência, por meio de equipe educacional e interdisciplinar.


QUESTÃO 04
CESPE 2021: No que se refere aos recursos, às adaptações e aos serviços para o atendimento a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assinale a opção correta.

A) Audiodescrição é uma faixa narrativa adicional para pessoas com deficiência visual. 

B) A LIBRAS é uma forma de comunicação e expressão gestualmotora com estrutura linguística derivada da língua portuguesa. 

C) Desenho universal é uma concepção de produtos, ambientes, programas e serviços voltados às necessidades específicas das pessoas com deficiência. 

D) Tecnologia assistiva ou ajuda técnica consiste em dispositivos, recursos, metodologias, práticas equipamentos e serviços que objetivem promover a funcionalidade relativa à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. 

E) Sala de recursos multifuncionais é um espaço organizado com material didático e profissionais da educação e de apoio aos alunos e professores no ensino regular.


QUESTÃO 05
CESPE 2021: Considerando os documentos legais e acordos internacionais sobre a inserção de alunos com deficiências no ensino regular, assinale a opção correta. 

A) Os alunos com deficiência só devem ser absorvidos diretamente nas classes comuns do ensino regular quando demonstrarem condições para acompanhar a turma, devendo receber apoio especializado paralelamente ao ensino regular. 

B) Os alunos com deficiência não devem ser absorvidos diretamente nas classes comuns do ensino regular. 

C) Os alunos com deficiências matriculados em uma escola regular devem ser absorvidos pela classe especial especializada, que é preparatória e concomitante às atividades da sala regular. 

D) Os alunos com deficiência devem ser absorvidos diretamente nas classes comuns do ensino regular, cabendo à escola dar a resposta educativa adequada às suas necessidades.

E) Os alunos com deficiência matriculados em escola regular podem ser agrupados por área de deficiência na mesma classe especial, respeitadas as suas peculiaridades.


QUESTÃO 06
CESPE 2021: Assinale a opção que apresenta uma prática diferenciada a ser adotada por professor da escola regular ao atuar em turmas com aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação para tornar as aulas inclusivas. 

A) falar de frente e devagar para que o aluno surdo faça a leitura labial, o que resolverá a questão da comunicação para esse tipo de aluno 

B) promover o acolhimento inclusivo para esse público pela turma com base no altruísmo, na comiseração e na tolerância 

C) dar apoio físico, verbal e instrucional para viabilizar a orientação e a mobilidade, visando à locomoção independente do aluno.

D) garantir que o tempo de leitura e a escrita em braile seja o mesmo tempo de escrita comum.

E) garantir a equidade na avaliação da aprendizagem deste público, proporcionando-lhes as mesmas condições, os mesmos instrumentos e critérios que aos demais alunos.


QUESTÃO 07
CESPE 2021: A Deliberação n.º 2/2016 do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná define como atribuição do professor da educação especial 

A) notificar ao conselho tutelar do município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido em lei. 

B) informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, ou os responsáveis legais, sobre a frequência e o rendimento dos alunos. 

C) supervisionar o plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e da acessibilidade. 

D) avaliar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade da sala de aula, bem como dos demais ambientes da escola. 

E) ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo autonomia e participação.


QUESTÃO 08
CESPE 2021: Considerando os diversos aspectos da educação especial, julgue os itens seguintes.

I. Comunicação é toda forma de interação dos cidadãos, abrangendo as línguas, a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações. 

II. Define-se barreira como qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros. 

III. Adaptações razoáveis são adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais. 
 
Assinale a opção correta. 

A) Apenas o item I está certo. 
B) Apenas o item III está certo. 
C) Apenas os itens I e II estão certos. 
D) Apenas os itens II e III estão certos. 
E) Todos os itens estão certos.


QUESTÃO 09
CESPE 2021: No que se refere à educação, escolarização e socialização de alunos com deficiência, assinale a opção correta.

A) Para a pessoa com deficiência intelectual, a acessibilidade depende de suportes externos ao sujeito. 

B) O Braille é o código gestual de leitura e escrita mais eficaz para o público de pessoas com baixa visão, mesmo que utilizem recursos ópticos prescritos por oftalmologista. 

C) Para a acessibilidade de pessoas com baixa visão aos materiais didáticos, recomenda-se que estes sejam produzidos com as cores mais claras. 

D) O professor que não disponha de formação em LIBRAS pode se comunicar com o surdo falando o mais alto possível, de frente pra ele e pausadamente. 

E) O professor deve compartilhar a organização dos objetos da sala de aula com o aluno com deficiência visual, a fim de facilitar-lhe o acesso e a mobilidade nos ambientes.


QUESTÃO 10 - ANULADA.

QUESTÃO 11
CESPE 2021: Considere que determinado aluno do 1.º ano do ensino fundamental, com 6 anos de idade, venha apresentando dificuldade acentuada na alfabetização. A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

A) O professor deve solicitar que o aluno seja atendido por um psicólogo para explicitar as causas psicossociais do problema. 

B) A escola, seus profissionais e a família precisam averiguar as causas dessa dificuldade. 

C) A escola deve promover o atendimento individualizado para esse aluno, para que ele possa ter maior concentração.

D) A escola deve estabelecer duas frentes de enfrentamento do problema: a familiar e a da criança.

E) Cabe ao professor dessa criança realizar uma avaliação diagnóstica voltada à identificação de suas defasagens cognitivas.


QUESTÃO 12
CESPE 2021: Com relação aos profissionais que trabalham no atendimento educacional especializado, assinale a opção correta.

A) O professor de apoio educacional especializado é o profissional que domina diversas formas de comunicação utilizadas pelas pessoas com surdo-cegueira, sendo habilitado a fazer interpretação e transliteração. 

B) O professor pedagogo é o profissional bilíngue que oferece suporte pedagógico à escolarização de alunos surdos matriculados na rede regular de ensino da educação básica. 

C) A equipe gestora das escolas que ofertam o atendimento educacional especializado tem a atribuição de orientar os professores sobre a adequação de aulas e atividades de linguagem. 

D) O guia-intérprete é o profissional com habilitação para atender os estudantes com diagnóstico médico de transtorno do espectro autista.

E) O professor especialista que trabalha com estudantes com deficiência física neuromotora e que tem como função principal mediar a comunicação do processo de ensino-aprendizagem é denominado de professor de apoio à comunicação alternativa.


QUESTÃO 13
CESPE 2021: A respeito do plano de atendimento educacional especializado, julgue os itens a seguir.

I. A elaboração e a execução desse plano são competência dos professores que trabalham na sala de recursos multifuncionais ou no centro de atendimento educacional especializado. 

II. Os professores do ensino regular não estão aptos a participar da elaboração desse plano. 

III. O projeto político-pedagógico da escola regular deve institucionalizar a oferta do atendimento educacional especializado, prevendo, em sua organização, entre outros aspectos, o plano de atendimento educacional especializado.

IV. O plano de atendimento educacional especializado deve ser compartilhado com as famílias somente após o término do ano letivo. 

Estão certos apenas os itens 

A) I e II. 
B) I e III. 
C) II e IV. 
D) I, III e IV. 
E) II, III e IV.


QUESTÃO 14
CESPE 2021: Um dos objetivos do atendimento educacional especializado é

A) oferecer formação continuada para os docentes que integram os serviços de apoio especializados. 

B) captar recursos financeiros para a compra de material específico destinado ao uso nas salas de recursos multifuncionais. 

C) garantir a continuidade das ações da educação especial no ensino regular. 

D) implantar a adequação arquitetônica de prédios escolares, para acessibilidade. 

E) assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.


QUESTÃO 15
CESPE 2021: O atendimento educacional especializado é definido legalmente como o conjunto de

A) atividades pedagógicas destinadas aos estudantes com necessidades educacionais especiais. 

B) atividades complementares à formação de estudantes do ensino especial matriculados em turma do ensino regular. 

C) atividades e recursos pedagógicos destinados à formação de estudantes com défice cognitivo em conjunto com estudantes sem necessidades especiais. 

D) atividades e recursos pedagógicos organizados, institucional e continuamente, para complementar a formação dos estudantes com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento, bem como para suplementar a formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação. 

E) atividades suplementares à formação de estudantes do ensino regular matriculados em turma do ensino especial.


QUESTÃO 16
CESPE 2021: Determinada escola da rede de ensino do Paraná que oferece atendimento educacional especializado adotou a plataforma Google Classroom para dar continuidade às aulas durante o período de pandemia da covid-19. Carla, uma aluna diagnosticada com transtorno global de desenvolvimento (TGD), matriculada em uma sala de recursos multifuncionais, tem demonstrado dificuldades de adaptar-se à plataforma. 

Nessa situação hipotética, caberá ao professor da sala de recursos multifuncionais oferecer atendimento educacional especializado à aluna. Nesse contexto, ele deverá 

A) considerar a frequência na sala de recurso multifuncional apenas se Carla comprovar a execução de atividades impressas. 

B) disponibilizar orientações e atividades que atendam as singularidades de Carla. 

C) assegurar a proposta da educação bilíngue no atendimento educacional especializado. 

D) centralizar as atividades pedagógicas, preferencialmente, nas disciplinas em que Carla apresentar dificuldades de aprendizado. 

E) utilizar especificamente a ferramenta Google Forms para a interação com Carla.


QUESTÃO 17
CESPE 2021: Com relação à avaliação pedagógica no contexto escolar do Sistema Estadual de Ensino do Paraná, assinale a opção correta.

A) São vedadas quaisquer formas de cobrança de valores adicionais para a realização da avaliação prevista para alunos inseridos no ensino especial.

B) A identificação das necessidades educacionais dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades ou superdotação deve ser realizada mediante a aplicação de teste escrito. 

C) Os procedimentos previstos nas normas que regem o sistema de ensino do estado do Paraná para classificação, reclassificação e aproveitamento de estudos não se aplicam aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades ou superdotação. 

D) Os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento têm, como garantia, a possibilidade de aceleração de estudos para concluir em menor tempo o programa escolar. 

E) A certificação de conclusão de escolaridade com terminalidade específica aos estudantes com deficiência não pode ser emitida pelas instituições de ensino.


QUESTÃO 18
CESPE 2021: Assinale a opção correta, no que se refere aos procedimentos e instrumentos de avaliação.

A) Qualquer instrumento ou procedimento de avaliação deve envolver indicadores que facilitem a análise dos contextos e a comparação dos estudantes entre si. 

B) Sugere-se que as equipes de avaliação adquiram de empresas particulares os instrumentos avaliativos. 

C) Além das observações de comportamentos relacionais entre pessoas, cabem, como procedimentos de avaliação, a análise da produção escolar dos alunos, a análise de documentos e as entrevistas.

D) O questionário é o procedimento de avaliação recomendado para a coleta de informação e de análise dos dados do contexto educacional escolar. 

E) As observações (sistemáticas ou ocasionais) devem restringir-se, preferencialmente, à sala de aula.


QUESTÃO 19
CESPE 2021: Com relação à avaliação pedagógica no contexto escolar, assinale a opção correta.

A) A avaliação torna-se inclusiva ao permitir a identificação das necessidades dos alunos, de suas famílias, das escolas e dos professores.

B) A avaliação tem como finalidade precípua retratar as dificuldades que interferem no desenvolvimento global dos alunos.

C) No âmbito educacional, a avaliação se caracteriza como uma sequência contínua de análises quantitativas.

D) O nível econômico de cada estudante e as condições estruturais de suas respectivas famílias de origem são as dimensões de análise propostas para uma melhor identificação das necessidades educacionais dos alunos.

E) Sob o enfoque psicopedagógico, os resultados da avaliação não servem de base para a elaboração do projeto político pedagógico da escola.


QUESTÃO 20
CESPE 2021: Para a análise avaliativa do desenvolvimento global do aluno, faz-se necessário propor uma avaliação de cunho psicopedagógico. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. 

I. Os aspectos identificados como relevantes para a avaliação da ação pedagógica são o planejamento de atividades, os modelos de provas e de testes e a organização do conteúdo curricular. 

II. No que se refere à avaliação psicopedagógica, as contribuições dos especialistas da área clínica são anuladas a partir das intervenções da equipe escolar. 

III. A avaliação psicopedagógica deve abandonar a filosofia da classificação, de maneira que os educadores se tornem observadores e mediadores ativos no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos. 

IV. É importante conhecer como as condições individuais de todos os alunos, particularmente das pessoas com deficiências, com condutas típicas de síndromes neurológicas, psiquiátricas e com quadros psicológicos graves, podem afetar-lhes a aprendizagem. 

Estão certos apenas os itens 

A) I e II. 
B) II e III. 
C) III e IV. 
D) I, II e IV. 
E) I, III e IV.


QUESTÃO 21
CESPE 2021: A adequada avaliação de necessidades educacionais especiais do aprendiz, da escola e das famílias dos estudantes pressupõe a análise de algumas dimensões concretas que envolvem o contexto de cada um deles. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.

A) A prova oral e escrita são aspectos importantes para a avaliação com vistas à identificação das necessidades educacionais especiais. 

B) Para o aluno, as dimensões de análise são o nível de participação nas atividades escolares e as condições econômicas em que ele vive. 

C) Para o contexto educacional, as dimensões estabelecidas para a análise são: as políticas públicas e a ação da equipe gestora. 

D) No caso da família, as dimensões estabelecidas para a análise são as características do ambiente familiar e o convívio familiar. 

E) A ação pedagógica deverá ser analisada a partir do binômio currículo e planejamento.


QUESTÃO 22 - ANULADA.

QUESTÃO 23 - ANULADA.

QUESTÃO 24
CESPE 2021: O plano de atendimento educacional especializado deve ser elaborado

A) pelo professor, a partir das informações contidas no relatório da avaliação psicoeducacional no contexto escolar, devendo ser atualizado após cada conselho de classe.

B) pela comunidade escolar, a partir dos interesses da família e dos educandos com necessidades especiais, devendo ser atualizado após cada conselho de classe. 

C) pela direção da instituição de ensino, a partir do seu projeto político-pedagógico, devendo ser atualizado a cada ano letivo. 

D) pelo Ministério da Educação, a partir dos resultados aferidos mediante avaliações de larga escala, devendo ser atualizado a cada ano letivo. 

E) pela secretaria estadual de educação, a partir das diretrizes educacionais locais e nacionais, mantendo-se igual enquanto vigorarem tais diretrizes.


QUESTÃO 25
CESPE 2021: No contexto escolar, os profissionais devem buscar constantemente criar estratégias e formas de promover práticas inclusivas na avaliação da aprendizagem. Dessa forma, na avaliação, é necessário prever

A) ações com foco na deficiência, para prever as formas e as condições da aprendizagem. 

B) ações com enfoque clínico para os alunos com necessidades educacionais especiais. 

C) uma avaliação pedagógica dos alunos que apresentem necessidades educativas especiais, para justificar suas dificuldades. 

D) as variáveis apenas de cunho individual que incidem na aprendizagem. 

E) flexibilizações curriculares que visem ao atendimento dos objetivos propostos no projeto político-pedagógico e à busca de metodologias adequadas de ensino, além de recursos didáticos diferenciados.


QUESTÃO 26
CESPE 2021: Está de acordo com a perspectiva de uma escola inclusiva a instituição de ensino que

A) matricula todos os estudantes com necessidades educacionais especiais em classes comuns, na busca pela sua acessibilidade, sem adaptar-se plenamente às necessidades das demandas geradas.

B) pressupõe um ajustamento da pessoa com deficiência para a participação no processo educativo desenvolvido nas classes comuns. 

C) define as ações pedagógicas apenas quando recebem alunos com necessidades educacionais especiais. 

D) propõe, no seu projeto político-pedagógico, no currículo, na metodologia de ensino, na avaliação e nas atitudes dos educadores, ações que favoreçam a interação dos alunos e a sua opção por práticas heterogêneas.

E) cria majoritariamente salas exclusivas de classes especiais para receber alunos com necessidades especiais, a fim de assegurar-lhes o sucesso escolar.


QUESTÃO 27
CESPE 2021: A inclusão é um desafio que provoca mudanças na escola, como a definição de novas alternativas pedagógicas que favoreçam a todos os alunos, o que implica a atualização e o desenvolvimento de conceitos e práticas escolares compatíveis com esse grande desafio. Para a inclusão de um aluno surdo, é necessário

A) encaminhá-lo ao atendimento educacional especializado, para realizar uma avaliação diagnóstica que permita a identificação das áreas fortes e fracas do aluno, suas necessidades, suas potencialidades e seus interesses.

B) assegurar-lhe o ensino da modalidade oral da língua portuguesa como segunda língua, conforme orienta a legislação. 

C) ofertar-lhe acesso à representação da modalidade oral da língua portuguesa, ao processo psicolinguístico da alfabetização, bem como à explicitação e à construção das referências culturais da comunidade letrada. 

D) garantir-lhe que o ensino da LIBRAS ocorra pelo processo de alfabetização de segunda língua, visto que a língua de sinais é reconhecida como a segunda língua do surdo. 

E) dispor de professor de LIBRAS que seja ouvinte e fluente nessa língua, pois é preciso uma intimidade com a língua para ensiná-la com eficiência.


QUESTÃO 28
CESPE 2021: Acerca da LIBRAS, assinale a opção correta.

A) Há apenas uma única e universal língua de sinais, usada por todas as pessoas surdas. 

B) As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual espontânea dos ouvintes. 

C) Há uma falha na organização gramatical da LIBRAS que resulta em muitos empréstimos da língua portuguesa, por isso ela se caracteriza como um pidgin, sem estrutura própria, subordinado às línguas orais. 

D) As línguas de sinais são produtivas assim como quaisquer outras línguas, ou seja, seus falantes podem produzir um número infinito de sentenças com base em um conjunto finito de regras.

E) As línguas de sinais, por serem organizadas espacialmente, são processadas no hemisfério direito do cérebro, região responsável pelo processamento de informação espacial.


QUESTÃO 29
CESPE 2021: A mediação de conteúdos realizada pelo profissional do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos estudantes, com base nas competências socioemocionais, permite 

A) a realização de atividades que se diferem das atividades desenvolvidas na sala de aula comum, centrando-se na dimensão de acessibilidade que garanta a participação, a atividade e a interação no percurso de escolarização do público-alvo da educação especial. 

B) apenas uma avaliação das competências acadêmicas do estudante. 

C) a centralização das ações de inclusão unicamente no profissional de AEE, enquanto as competências socioemocionais são trabalhadas pelos professores das demais áreas. 

D) a flexibilidade no ensino, de modo que o professor não tenha que se preocupar com uma formação que o leve a conhecer todos os tipos e níveis de comprometimento da deficiência ou dos transtornos. 

E) ao profissional do AEE estabelecer articulação com o professor da sala de aula comum, fortalecendo suas interações sociais com o corpo docente da escola.


QUESTÃO 30
CESPE 2021: Com relação ao uso de tecnologia assistiva na mediação da aprendizagem, assinale a opção correta.

A) No contexto das avaliações, deve-se evitar empregar a tecnologia assistiva, para que não se configure situação de privilégio para o estudante com deficiência. 

B) Os recursos de tecnologia assistiva podem facilitar o desempenho de uma tarefa, porém são incapazes de romper as barreiras de acesso. 

C) A tecnologia assistiva compreende, principalmente, a aceitação, tanto pelo professor quanto pelo aluno, das barreiras de acesso frente ao uso dessa tecnologia e ao seu papel no processo de aprendizagem. 

D) O objetivo central da tecnologia assistiva é a alfabetização de pessoas com deficiência. 

E) A tecnologia assistiva apoia o profissional do AEE na promoção da funcionalidade relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, visando à autonomia e inclusão social dessas pessoas.


QUESTÃO 31
CESPE 2021: Julgue os itens a seguir, considerando os diferentes atendimentos ofertados nas salas de recursos multifuncionais. 

I. O atendimento de caráter suplementar é aquele que visa à aprendizagem dos alunos com altas habilidades e(ou) superdotação, por meio de enriquecimento curricular nas áreas em que o estudante apresenta grande interesse, facilidade ou habilidade. 

II. O atendimento de caráter complementar é aquele que visa à complementação da formação dos estudantes com deficiência e(ou) com transtorno do espectro autista (TEA), mediante recursos que possibilitem ao aluno transpor barreiras impostas à sua aprendizagem na classe comum. 

III. Para os estudantes com deficiência física, o AEE visa à confecção de materiais para que eles possam comunicar-se com autonomia, como é o caso das pranchas de comunicação alternativa, por exemplo. 

Assinale a opção correta.

A) Apenas o item I está certo. 
B) Apenas o item III está certo. 
C) Apenas os itens I e II estão certos. 
D) Apenas os itens II e III estão certos. 
E) Todos os itens estão certos.


QUESTÃO 32
CESPE 2021: A adaptação e a diferenciação curricular são estratégias que podem, e devem, ser utilizadas no AEE, sempre que o profissional observar a necessidade dessas estratégias para o aluno com deficiência ou com transtorno. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

I. O uso da adaptação curricular é uma estratégia voltada ao respeito das características e das necessidades dos alunos, bem como surge do e para o reconhecimento e estímulo de suas potencialidades, visando-se à equidade de condições para aprendizagem. 

II. A adaptação curricular deve ser instrumentalizada como forma de conhecer as especificidades e necessidades dos alunos para o planejamento de estratégias pedagógicas direcionadas para o acesso ao conhecimento escolar. 

III. O professor do AEE ou do núcleo comum não atua sozinho com o aluno, mas, sim, com um corpo docente que busca alternativas pedagógicas cooperativas para o sucesso escolar de todos. 

IV. As adequações curriculares, para atender alunos nas classes comuns ou em classes especiais, aplicam-se exclusivamente à escola regular. 

Estão certos apenas os itens 

A) I e III. 
B) II e IV. 
C) III e IV. 
D) I, II e III. 
E) I, II e IV.


COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,4,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,28936,advogado,1,agricultura,1,agronomia,1,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,1,arte,8,assistente social,1,atividade,260,atividade biologia,8,atividade ciências,61,atividade de português,52,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,102,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,23,atividade quimica,5,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,2,biografia,1,biologia,61,biomedicina,3,bioquimica,1,blogger,3,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,7,ciencias,75,ciências contábeis,17,ciências da saúde,1,ciências econômicas,1,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,concurso,271,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,14,declaracoes,6,desenhos,352,design,1,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,111,direito administrativo,21,direito ambiental,2,direito civil,21,direito constitucional,22,direito do trabalho,18,direito eleitoral,1,direito empresarial,20,direito financeiro,1,direito penal,22,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,20,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,9,educação infantil,314,eleicoes,1,enade,58,encceja,24,enem,69,enfermagem,5,engenharia,1,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,278,escola,1,espanhol,36,espcex,30,espm,6,esportes,1,estatística,1,exame nacional,2,explicacao,41,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,20,famerp,13,farmacia,3,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,20,fiscal de obras e posturas,1,fisica,62,fisioterapia,2,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,2,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,32,gastronomia,1,geografia,68,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,1,gestão financeira,1,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,historia,181,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,66,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,54,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,12,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,1,matematica,106,matemática financeira,1,medicina,18,medicina legal,2,medicina veterinaria,2,meliuz,1,mtc,1,musica,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,noticias,87,nubank,4,nutrição,4,o que e,2,oab,147,obmep,6,odontologia,3,outros,75,pedagogia,3,piaui,1,pnaic,10,portugues,143,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,1,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,465,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,2,provas cfc,6,provas concurso,90,provas enade,57,provas encceja,19,provas enem,22,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,7,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,3,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,1,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas nivel medio,8,provas nivel superior,31,provas oab,148,provas puc,3,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,14,provas revalida,3,provas santa casa,6,provas uece,4,provas uel,1,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,3,provas unicamp,6,provas unichristus,3,provas unifenas,3,provas unifesp,1,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,25,provas vestibular,195,psicologia,11,publicidade e propaganda,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,64,pucrj,1,questão agronomia,26,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,30,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão biomedicina,25,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências contábeis,27,questão ciências econômicas,27,questão comercio exterior,27,questão coronavirus,25,questão crespe,429,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,271,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,1201,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,592,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,635,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,67,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,36,questão de auditoria,25,questão de biologia,846,questão de biomedicina,95,questão de ciências,642,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,3862,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,886,questão de direito administrativo,120,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,72,questão de direito constitucional,120,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,45,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,46,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,75,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,88,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,42,questão de engenharia da computação,47,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,397,questão de estatistica,24,questão de farmácia,142,questão de filosofia,155,questão de física,1079,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,82,questão de fonoaudiologia,81,questão de frances,93,questão de geografia,806,questão de história,1407,questão de informática,127,questão de inglês,925,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,344,questão de matemática,2017,questão de medicina,252,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,82,questão de necropsia,20,questão de nutrição,137,questão de odontologia,101,questão de português,2809,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,162,questão de química,916,questão de raciocínio lógico,110,questão de saúde pública,25,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,55,questão de sociologia,128,questão de terapia ocupacional,55,questão de vestibular,14081,questão design,27,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cfc,294,questão do enade,1520,questão do encceja,660,questão do enem,738,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,195,questão enfermagem,90,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,50,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,356,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,27,questão servico social,27,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,43,questão ucb,80,questão udesc,106,questão uema,193,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,246,questão unifesp,155,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,27,questões,25439,quimica,59,raciocínio lógico,7,radiologia,1,redacao,120,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,1,religiao,4,resumo,5,revalida,4,rhinsight,8,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,1,seguranca do trabalho,1,serviço social,2,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,técnico agrícola,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,terapia ocupacional,1,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,2,uber,1,ucb,169,udesc,14,uece,46,ueg,4,uel,180,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,13,unicamp,16,unicentro,14,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,3,unifesp,14,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,3,unirg,5,unirv,41,upe,17,urbanismo,1,usp,27,vestibular,651,videos,5,vivo,1,zootecnia,1,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Concurso para Professor (Educação Especial) com Gabarito
Prova de Concurso para Professor (Educação Especial) com Gabarito
Prova de Concurso para Professor (Educação Especial) com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-VZGEusBky98/YFv69NRf8iI/AAAAAAACt2M/KzYr9lI1ozQhGT7Xd5FOgMilwqnSD3XGQCLcBGAsYHQ/s16000/educacao%2Bespecial.png
https://1.bp.blogspot.com/-VZGEusBky98/YFv69NRf8iI/AAAAAAACt2M/KzYr9lI1ozQhGT7Xd5FOgMilwqnSD3XGQCLcBGAsYHQ/s72-c/educacao%2Bespecial.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/03/prova-de-concurso-para-professor-educao-especial-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/03/prova-de-concurso-para-professor-educao-especial-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS SEARCH TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo