Prova FATEC 2018 com Gabarito

FATEC

Prova FATEC 2018 com Gabarito

Multidisciplinar 

FATEC 2018 - QUESTÃO 01
Resiliência é um termo oriundo da Física, mas também muito usado metaforicamente em vários outros contextos sociais. Na Física, o ponto de resiliência de um material indica a capacidade máxima de absorção e, consequentemente, de acúmulo de energia durante uma situação de estresse (deformação sob tensão), sem que esse material perca a sua capacidade elástica de retornar à sua forma original e sem sofrer deformação definitiva significativa ou, até mesmo, ruptura.

Assim, é correto afirmar que

(A) quanto maior o ponto de resiliência de um material, menos energia o material acumulará durante a deformação.

(B) quanto menor o ponto de resiliência de um material, mais dificuldade o material terá para sofrer ruptura.

(C) quanto maior o ponto de resiliência de um material, menos elasticidade o material terá para sofrer ruptura.

(D) quanto menor o ponto de resiliência de um material, mais energia o material absorverá durante a deformação.

(E) quanto maior o ponto de resiliência de um material, mais energia o material acumulará durante a deformação.

GABARITO. (E) quanto maior o ponto de resiliência de um material, mais energia o material acumulará durante a deformação.

Leia o texto para responder às questões de números 02 e 03.

Um estudo com 3 707 alunos de especialização em Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mediu o nível de resiliência desses alunos utilizando a escala que relaciona nove fatores: autoeficácia, solução de problemas, temperança, empatia, proatividade, competência social, tenacidade, otimismo e flexibilidade mental. Cada um desses fatores ajuda de maneira diferente no enfrentamento de problemas e na tomada de decisões.

Nesse estudo, elaborou-se um questionário, que foi respondido por 1 500 alunos. No resultado final, 16% foram classificados com baixa resiliência, 44% foram considerados com moderada resiliência e 40% enquadraram-se em um grau elevado.
<https://tinyurl.com/yd8z5kf8> Acesso em: 17.02.2018. Adaptado.

FATEC 2018 - QUESTÃO 02
Assinale a alternativa que apresenta o gráfico que melhor pode representar os dados obtidos pelo questionário aplicado no estudo da FGV.

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GABARITO

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FATEC 2018 - QUESTÃO 03
Considere que 60% dos questionários foram respondidos por mulheres e que, dessas, 50% são formadas em Psicologia. Nessas condições, o número de mulheres que responderam ao questionário e que são formadas em Psicologia é

(A) 450.

(B) 750.

(C) 900.

(D) 1 112.

(E) 2 224

GABARITO. (A) 450.

FATEC 2018 - QUESTÃO 04
No mundo atual, permeado pela lógica capitalista, a capacidade de adaptação às demandas impostas pelo cenáriovigente é de extrema importância para aqueles que se empenham em crescer no trabalho. Os trabalhadores precisam garantir sua sobrevivência e dessa maneira estão adoecendo com o novo ritmo de produção. Sintomas como estresse, ansiedade, fobias e outros, vêm surgindo cada vez mais rápido nas pessoas que sofrem grandes pressões no trabalho.

[....]

Na Revolução Industrial, além das mudanças no setor comercial e agrícola, tivemos acima de tudo as transformações sociais, ou seja, a passagem da sociedade rural para a sociedade urbana.
<https://tinyurl.com/y86wcuhe> Acesso em: 09.03.2017. Adaptado.

Assinale a alternativa que elenca corretamente as principais características da Primeira Revolução Industrial.

(A) Valorização do trabalho artesanal; utilização de tração animal; eliminação da divisão do trabalho e surgimento da classe média.

(B) Valorização do trabalho qualificado; utilização de petróleo como fonte de energia; aprofundamento do uso das tecnologias da informação e surgimento dos profissionais liberais.

(C) Valorização do trabalho feminino; utilização de biocombustíveis; eliminação do trabalho braçal e surgimento das leis trabalhistas.

(D) Invenção de máquinas para substituir o trabalho humano; utilização de carvão mineral e vapor; aprofundamento da divisão do trabalho e surgimento do proletariado.

(E) Invenção de ferramentas e técnicas agrícolas; utilização de energia solar e eólica; eliminação do trabalho escravo e surgimento do campesinato.

GABARITO. (D) Invenção de máquinas para substituir o trabalho humano; utilização de carvão mineral e vapor; aprofundamento da divisão do trabalho e surgimento do proletariado.

FATEC 2018 - QUESTÃO 05
A resiliência hoje em dia é interpretada como uma competência influenciada pelo estilo de vida do indivíduo. Quanto mais se ganha consciência sobre as próprias reações e comportamentos diante de situações de pressão e desafios, mais se dominam essas questões. Nas empresas, após um período longo de enxugamento no quadro de funcionários por conta de uma crise econômica preocupante, o ambiente de trabalho se tornou altamente estressante.
<https://tinyurl.com/ybfxjvgr> Acesso em: 01.03.2018. Adaptado.

Um dos desafios para a classe trabalhadora brasileira é se adaptar à Reforma Trabalhista, aprovada pelo Congresso Nacional no ano de 2017.

Essa Reforma institui uma nova regra sobre o trabalho intermitente, em que o contratado

(A) deverá abrir uma empresa individual e residir no local de trabalho por pelo menos um mês.

(B) poderá ser pago por período, recebendo pelas horas trabalhadas ou pela diária realizada.

(C) deverá obrigatoriamente contribuir mensalmente para a manutenção de seu sindicato.

(D) poderá ter o contrato de trabalho prorrogado sem negociação com o empregador.

(E) deverá se tornar um funcionário estatutário, recebendo menos que um efetivo.

GABARITO. (B) poderá ser pago por período, recebendo pelas horas trabalhadas ou pela diária realizada.

FATEC 2018 - QUESTÃO 06
A capacidade de resiliência dos indivíduos está diretamente ligada ao controle e à administração das emoções. Em diversas situações cotidianas, o organismo produz moléculas capazes de influenciar as emoções e o comportamento humano.

Observe as fórmulas estruturais de algumas dessas moléculas.

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As funções orgânicas comuns às moléculas ilustradas são

(A) álcool e amina.

(B) álcool e amida.

(C) fenol e amida.

(D) fenol e amina.

(E) fenol e nitrila.

GABARITO. (D) fenol e amina.

FATEC 2018 - QUESTÃO 07
Os aspectos físicos e psicossociais do ambiente de trabalho podem influenciar as habilidades dos indivíduos para cuidar de seu próprio bem-estar e manter seus próprios “recursos pessoais”. Os recursos pessoais incluem o senso de eficácia de um indivíduo, sua resiliência e “resistência” e a qualidade e densidade do suporte social que eles acreditam estar disponível para eles.
SHAIN, M.; KRAMER, D. M. Health promotion in the workplace: framing the concept; reviewing the evidence. Occupational and Environmental Medicine, v. 61, n. 7, p. 643, 2004.
Traduzido e adaptado.

Esse texto está relacionado a uma concepção de saúde formalizada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo essa concepção, saúde consiste

(A) na ausência de doenças agudas.

(B) no bem-estar social, físico e mental.

(C) no acesso a hospitais especializados.

(D) na ausência de doenças infectocontagiosas.

(E) no bem-estar nutricional, respiratório e mental. 

GABARITO. (B) no bem-estar social, físico e mental.

FATEC 2018 - QUESTÃO 08
Considere a charge.

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 A charge, referente ao ambiente de trabalho, mostra um chefe sugerindo que seu funcionário

(A) mude a estratégia de meditação para evitar o estresse.

(B) pratique meditação para diminuir a ocorrência de doenças.

(C) se reúna com os demais funcionários da empresa para relaxar.

(D) simplifique a forma de relaxamento e volte a trabalhar rapidamente.

(E) utilize mais o horário de trabalho para cuidar da saúde física e mental.

GABARITO. (D) simplifique a forma de relaxamento e volte a trabalhar rapidamente.

FATEC 2018 - QUESTÃO 09
Nos últimos anos, ser resiliente tem sido essencial para enfrentar o mercado de trabalho na sociedade brasileira, como podemos notar pelos dados apresentados nos gráficos.

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Analisando as informações apresentadas, é correto afirmar que, no período

(A) de 2012 a 2014, o aumento anual de pessoas com carteira de trabalho assinada foi idêntico de um ano a outro.

(B) de 2014 a 2017, houve uma queda de 3,4 milhões de trabalhadores com empregos formais.

(C) de 2012 a 2017, houve um aumento de 4,6% no número de pessoas com 14 anos empregadas.

(D) de 2016 a 2017, o número de pessoas que perderam o emprego diminuiu 0,7%.

(E) de 2012 a 2014, o país apresentava o índice médio de desemprego de 6,8%.

GABARITO. (B) de 2014 a 2017, houve uma queda de 3,4 milhões de trabalhadores com empregos formais.

Raciocínio Lógico

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 10
Um grupo de quatro amigos — Ana, Beto, Caio e Denise — deseja participar do vestibular da FATEC optando por cursos distintos. Considere verdadeiras as proposições:

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Segue-se, necessariamente, que

(A) Ana não se inscrever em Soldagem implica que Caio não se inscreverá em Cosméticos.

(B) Beto se inscreverá em Eventos e Caio se inscreverá em Cosméticos.

(C) Caio se inscreverá em Cosméticos ou Beto se inscreverá em Eventos.

(D) Denise não se inscreverá em Polímeros ou Beto se inscreverá em Eventos.

(E) Denise se inscreverá em Polímeros e Beto se inscreverá em Eventos.

GABARITO. (C) Caio se inscreverá em Cosméticos ou Beto se inscreverá em Eventos.

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 11
Isometrias são transformações de uma figura em outra nas quais a forma, as medidas lineares e os ângulos são preservados. A reflexão em relação a um ponto é uma isometria.

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A figura apresenta a letra P e o centro de reflexão, representado pelo ponto C.

Observando a letra apresentada e o centro de reflexão, a imagem obtida, após a reflexão, é

(A) q

(B) d

(C) p

(D) q

(E) d

GABARITO. (B) d

FATEC 2018 - QUESTÃO 12
Ansioso para o início da prova do vestibular, um candidato, tentando se acalmar, escreveu a palavra FATEC 10 000 vezes. Colocou as letras da palavra FATEC em linha reta e enumerou a posição delas, conforme a tabela:

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Assim sendo, a letra que ocupa a posição de número 2 018 é

(A) F .

(B) A .

(C) T .

(D) E .

(E) C .

GABARITO. (D) E .

FATEC 2018 - QUESTÃO 13
Uma empresa decide contratar três funcionários, cada qual com uma jornada de trabalho distinta.

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Supondo que os três comecem a trabalhar ao mesmo tempo e no mesmo dia, bem como cumpram a jornada estabelecida, respeitando inclusive as horas de descanso, eles irão iniciar o trabalho juntos novamente depois de

(A) 54 dias.

(B) 36 dias.

(C) 24 dias.

(D) 18 dias.

(E) 6 dias.

GABARITO. (D) 18 dias.

FATEC 2018 - QUESTÃO 14
Ao ser contratado para trabalhar em uma empresa, o Sr. Cavalcante precisa criar uma senha de acesso. Contudo, devido a normas de segurança implementadas, a senha deve conter pelo menos quatro caracteres distintos: uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um caractere não alfanumérico e um algarismo.

Para os seus primeiros dias de trabalho, o sistema gerou, aleatoriamente, a senha

#F a 1

Sem tempo de repensar uma senha, o Sr. Cavalcante decidiu que

º obrigatoriamente utilizaria apenas os caracteres: #, F, a, 1;

º e que nenhum desses caracteres, em sua nova senha, deveria ocupar a mesma posição da senha gerada pelo  sistema.

Nessas condições, o número total de senhas distintas que o Sr. Cavalcante poderá criar é

(A) 4.

(B) 9.

(C) 10.

(D) 23.

(E) 24.

GABARITO. (B) 9.

História

FATEC 2018 - QUESTÃO 15
Aproximadamente 12 mil anos atrás, a última era glacial chegava ao fim. Nesse período, os grupos humanos da região do chamado “Crescente Fértil” já haviam aperfeiçoado o uso de ossos, madeira e marfim para fabricar agulhas com furos, arpões, lanças, pontas e garfos e, usando pedras polidas, começaram a fabricar enxadas, foices, pilões e machados, inaugurando um período que chamamos de Neolítico.

Esse período é caracterizado principalmente pela

(A) descoberta do fogo e pela invenção da escrita.

(B) descoberta da fundição dos metais e pelo surgimento das primeiras cidades.

(C) invenção da agricultura e pela sedentarização dos primeiros grupos humanos.

(D) invenção da roda e pela mecanização da produção agrícola.

(E) invenção dos números e pelo surgimento do capitalismo.

GABARITO. (C) invenção da agricultura e pela sedentarização dos primeiros grupos humanos.

FATEC 2018 - QUESTÃO 16
O idioma árabe exerceu forte influência na língua portuguesa que, desse idioma, incorporou palavras como alambique, álcool, alface, açúcar, arroz, álgebra e azeitona, entre outras.

Assinale a alternativa correta sobre os contatos entre árabes e portugueses que possibilitaram essa influência.

(A) No início do século XXI, a eclosão da Primavera Árabe possibilitou o estreitamento dos laços entre os países muçulmanos e Portugal que, ao receber refugiados desses países, sofreu forte influência em seu idioma e hábitos alimentares.

(B) A partir do século XX, o advento das Grandes Navegações possibilitou o contato da Europa com regiões até então desconhecidas, como o Oriente Médio, cuja sofisticação cultural influenciou os hábitos e costumes da elite letrada de Portugal.

(C) Em meados do século XVI, durante a Conferência de Berlim, as potências europeias partilharam os territórios do Oriente Médio e, ali, Portugal estabeleceu intercâmbios comerciais, culturais e linguísticos com as populações de origem árabe.

(D) No final do século XII, fugindo da perseguição religiosa islâmica exercida pelo Império Turco, árabes cristãos migraram para Portugal e lá influenciaram a língua portuguesa com a introdução de cantigas tradicionais e histórias folclóricas.

(E) A partir do século VIII, populações de língua árabe se estabeleceram na Península Ibérica como resultado da expansão e conquista islâmicas, e sua influência se tornou visível na arquitetura, na arte, na medicina e na ciência ibéricas, marcando, também, a formação da língua portuguesa.

GABARITO. (E) A partir do século VIII, populações de língua árabe se estabeleceram na Península Ibérica como resultado da expansão e conquista islâmicas, e sua influência se tornou visível na arquitetura, na arte, na medicina e na ciência ibéricas, marcando, também, a formação da língua portuguesa.

FATEC 2018 - QUESTÃO 17
Muitos povos indígenas resistiram à dominação espanhola nas Américas. Uma das lutas de resistência mais conhecidas foi a do líder inca Tupac Amaru que, em 1780, comandou cerca de 40 mil homens em um movimento a favor de reformas para melhorar a vida e o trabalho dos indígenas peruanos.

A colonização espanhola da América se caracterizou pela

(A) criação de quatro grandes vice-reinados, pela extração de metais preciosos e pela exploração da mão de obra indígena.

(B) criação de órgãos administrativos independentes, pela fabricação de artigos de couro para exportação e pela utilização de mão de obra assalariada.

(C) manutenção das instituições administrativas do Império Inca, pela industrialização acelerada e pela pauta de exportação, dominada por produtos como a soja e o trigo.

(D) criação de condados subordinados à administração colonial, pela organização da agricultura de subsistência e pelo trabalho indígena organizado em pequenos núcleos familiares.

(E) manutenção da organização política indígena tradicional, baseada na realização de assembleias populares, e pela introdução de alimentos originários da Ásia, como a batata e o milho.

GABARITO. (A) criação de quatro grandes vice-reinados, pela extração de metais preciosos e pela exploração da mão de obra indígena.

FATEC 2018 - QUESTÃO 18
Em agosto de 1789, a Assembleia Nacional Constituinte aboliu o dízimo eclesiástico e todas as obrigações feudais que pesavam sobre os camponeses. Em seguida, aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, composta de 17 artigos.

A Declaração estabeleceu a igualdade de todos os homens perante a lei e determinou que a liberdade, a propriedade privada, a segurança e a resistência a qualquer tipo de opressão eram direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem.
ARARIBÁ Plus: História. 4ªed. São Paulo: Moderna, 2014. p.102.

O texto se refere aos acontecimentos da

(A) Confederação do Equador.

(B) Independência do México.

(C) Guerra Civil Americana.

(D) Inconfidência Mineira.

(E) Revolução Francesa.

GABARITO. (E) Revolução Francesa.

FATEC 2018 - QUESTÃO 19
Na década de 1950, o presidente Juscelino Kubitschek adotou uma política de desenvolvimento econômico que ficou conhecida como Plano de Metas.

Sob o lema “50 anos em 5”, esse plano se caracterizou pela

(A) adoção de uma política econômica liberal que preconizava a universalização do acesso à educação básica e a privatização dos serviços essenciais, como fornecimento de água e energia elétrica.

(B) abertura do país ao capital externo, facilitando a instalação de indústrias estrangeiras no país, ao mesmo tempo que manteve o controle estatal sobre a extração, refino e distribuição do petróleo.

(C) oferta de incentivos fiscais para a instalação de fábricas nas regiões menos desenvolvidas do país, como o Norte e o Nordeste, além de combater as desigualdades regionais e erradicar a fome.

(D) aproximação com a União Soviética, no contexto da Guerra Fria, que garantiu os investimentos necessários para a instalação da indústria siderúrgica nacional e a construção de Brasília.

(E) promoção de políticas públicas de acesso aos serviços essenciais como saneamento básico, medicina preventiva e urbanização de favelas, além da redistribuição de renda e da terra.

GABARITO. (B) abertura do país ao capital externo, facilitando a instalação de indústrias estrangeiras no país, ao mesmo tempo que manteve o controle estatal sobre a extração, refino e distribuição do petróleo.

Química

FATEC 2018 - QUESTÃO 20
Leia o trecho do soneto “Como eu te amo”, de Gonçalves Dias, para responder a questão.

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A condensação, passagem de uma substância do estado gasoso para o estado líquido, pode ocorrer quando vapores de um material entram em contato com uma superfície fria.

O verso que cita um fenômeno resultante da condensação do vapor de água é o

(A) 1

(B) 2

(C) 3

(D) 4

(E) 5

GABARITO. (B) 2

FATEC 2018 - QUESTÃO 21
Considere uma vela composta de um hidrocarboneto ( fórmula molecular C22H46 ) cuja combustão completa libera apenas gás carbônico e água.

Pode-se concluir corretamente que, na combustão completa de 1 mol desse hidrocarboneto, as quantidades de matéria, e CO2 e de H2O produzidas são, em mol, respectivamente, iguais a

(A) 11 e 13.

(B) 11 e 20.

(C) 22 e 23.

(D) 22 e 25.

(E) 22 e 46.

GABARITO. (C) 22 e 23.

Leia o texto e a tabela para responder às questões de números 22 a 24.

Barcarena, no nordeste do Pará, é uma cidade da Amazônia marcada por desastres ambientais. Há semanas, depois de fortes chuvas, houve um vazamento de rejeitos em uma das empresas do polo industrial, o que contaminou rios da região. No município de Barcarena já houve outros registros de crimes ambientais de contaminação.

Em 2004, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou uma pesquisa que concluiu que a água consumida pela população, em 26 localidades, estava contaminada por íons de metais pesados tais como Pb²+, Cd²+ e Hg²+, descartados pelas indústrias. Amostras de água de Vila Nova, Burajuba e do Distrito Industrial apresentaram concentração de chumbo 12 vezes maior que o máximo permitido por uma resolução de 2011 do Ministério da Saúde.
<https://tinyurl.com/ydhahee2> Acesso em: 06.03.2018. Adaptado. 

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FATEC 2018 - QUESTÃO 22
Entre os elementos citados, o único pertencente ao grupo dos metais alcalino-terrosos é o

(A) arsênio.

(B) bário.

(C) cádmio.

(D) chumbo.

(E) mercúrio.

GABARITO. (B) bário.

FATEC 2018 - QUESTÃO 23
Os íons cádmio, ¹¹²CD², presentes na água contaminada apresentam

(A) 46 prótons e 63 nêutrons.

(B) 46 prótons e 64 nêutrons.

(C) 48 prótons e 67 nêutrons.

(D) 48 prótons e 48 elétrons.

(E) 48 prótons e 46 elétrons.

GABARITO. (E) 48 prótons e 46 elétrons.

FATEC 2018- QUESTÃO 24
No atendimento a um morador de Vila Nova, o médico calculou a quantidade de chumbo ingerida pelo paciente quehavia bebido 500 mL da água contaminada na cidade.

Assinale a alternativa que apresenta a massa total de chumbo ingerida pelo paciente, em miligramas.

(A) 1 × 10–³

(B) 5 × 10–³

(C) 3 × 10–²

(D) 6 × 10–²

(E) 9 × 10-²

GABARITO. (D) 6 × 10–²

Inglês

Leia o texto para responder às questões de números 25 a 29.

5 Ways to Boost Your Resilience at Work

Since the pace and intensity of contemporary work culture are not likely to change, it’s more important than ever to build resilience skills to effectively navigate your worklife. While working as a CEO I’ve seen over and over again that the most resilient individuals aren’t the ones that don’t fail, but rather the ones that fail, learn and thrive1 because of it.

Resilience is built by attitudes, behaviors and social supports that can be adopted and cultivated by anyone. Factors that lead to resilience include optimism and the ability to stay balanced and manage difficult emotions. To build resilience skills at work it’s important to understand and manage some of the factors that cause us to feel so stressed at work. Being hyperconnected and responsive to work anytime, anywhere, can be extremely onerous.

The current and rising levels of stress in the workplace should be cause for concern, as there is a direct and adverse relationship between negative stress, wellness and productivity. Stress that causes us to experience difficulty or unhealthy strain is a major cause for concern as it directly and adversely affects personal and business success. Here are some tips on how to develop resilience and stay motivated:

Exercise mindfulness – Turn your attention to mental training practices associated with mindfulness to improve your judgment accuracy and problem solving, job performance and cognitive flexibility.

Compartmentalize your cognitive load – Create dedicated times in the day to do specific work-related activities and not others.

Take detachment2 breaks – Step away from work for even a few minutes to reset energy and attention. Balancing work activity can promote greater energy, mental clarity, creativity and focus.

Develop mental agility – Decenter stress: step back, reflect, shift perspectives, create options and choose wisely.

Cultivate compassion – Create positive work relationships, increase cooperation and collaboration, happiness and well-being to decrease stress.
<https://tinyurl.com/ycvtxc4v> Acesso em: 04.03.2018. Adaptado.

FATEC 2018 - QUESTÃO 25
Na frase, “I’ve seen over and over again ....”, presente no primeiro parágrafo do texto, o autor refere-se a uma ação que

(A) ocorrerá somente no futuro.

(B) inicia e termina no passado.

(C) ocorreu num passado remoto.

(D) inicia no passado e tem continuidade no presente.

(E) está no presente e não tem conexão com o passado.

GABARITO. (D) inicia no passado e tem continuidade no presente.

FATEC 2018 - QUESTÃO 26
No segundo parágrafo do texto, o trecho “.... can be extremely onerous.” refere-se a

(A) desenvolver a resiliência no trabalho.

(B) aumentar o nível de estresse no trabalho.

(C) estabelecer pausas excessivas durante o trabalho.

(D) compreender os fatores causadores do estresse no trabalho.

(E) estar constantemente conectado e disponível às demandas do trabalho.

GABARITO. (E) estar constantemente conectado e disponível às demandas do trabalho.

FATEC 2018 - QUESTÃO 27
De acordo com o texto, a resiliência no mundo do trabalho

(A) é uma habilidade que poucas pessoas conseguem cultivar.

(B) está diretamente ligada a adversidades, causando o estresse.

(C) estabelece uma relação direta entre estresse negativo, bem-estar e produtividade.

(D) é desenvolvida com a compreensão e gerenciamento de fatores que nos causam estresse.

(E) é o resultado de um comportamento de constante conexão e disponibilidade para o trabalho.

GABARITO. (D) é desenvolvida com a compreensão e gerenciamento de fatores que nos causam estresse.

FATEC 2018- QUESTÃO 28
Segundo o texto, o crescente nível de estresse no trabalho

(A) deve ser motivo de preocupação pela pressão gerada.

(B) possibilita a cooperação e colaboração entre os trabalhadores.

(C) causa pressão favorável à busca por bem-estar e produtividade.

(D) estimula o trabalhador a buscar seu sucesso pessoal e profissional.

(E) cria competitividade e, consequentemente, aumenta a produtividade.

GABARITO. (A) deve ser motivo de preocupação pela pressão gerada.

FATEC 2018 - QUESTÃO 29

Assinale a alternativa que apresenta a sugestão ligada aos benefícios das pausas durante o trabalho.

(A) Exercise mindfulness

(B) Compartmentalize your cognitive load

(C) Take detachment breaks

(D) Develop mental agility

(E) Cultivate compassion

GABARITO. (C) Take detachment breaks

Matemática

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FATEC 2018 - QUESTÃO 30
Nessas condições, o cosseno do ângulo CDN é, aproximadamente, igual a

(A) 0,38.

(B) 0,42.

(C) 0,56.

(D) 0,74.

(E) 0,92.

GABARITO. (E) 0,92.

FATEC 2018 - QUESTÃO 31
Se a altura do prisma é de 20 cm, então o volume do prisma é, em centímetros cúbicos, igual a

(A) 4 600.

(B) 4 440.

(C) 3 680.

(D) 3 552.

(E) 3 256.

GABARITO. (B) 4 440.

Analise os gráficos para responder às questões de números 32 e 33.

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FATEC 2018 - QUESTÃO 32 - ANULADA

FATEC 2018 - QUESTÃO 33
No período de 2010 a 2014, o crescimento no número de doses comercializadas, em bilhões de unidades, é aproximadamente linear.

Se o crescimento observado de 2010 a 2014 se mantiver nos próximos anos, o número de doses comercializadas em 2018, em bilhões de unidades, será, aproximadamente,

(A) 144,29.

(B) 155,62.

(C) 166,96.

(D) 197,93.

(E) 243,26.

GABARITO. (C) 166,96.

FATEC 2018 - QUESTÃO 34 - ANULADA

Física

Leia o texto para responder às questões de números 35 a 39.

“O espaço, a fronteira final...”
(Cap. James T. Kirk - USS Enterprise, 1966)

Em 2017, a missão Voyager sagrou-se como a mais longeva missão ainda em operação. Quando foram lançadas as espaçonaves Voyager 1 e Voyager 2, respectivamente em 5 de setembro e 20 de agosto de 1977, tinham o objetivo de explorar os limites do sistema solar.

A Voyager 1, uma espaçonave relativamente leve, com massa aproximada de 700 kg, foi lançada no momento em que os quatro planetas gasosos do sistema Solar estavam alinhados, fato que ocorre a cada 175 anos. Esse fato foi importante para que a missão fosse bem-sucedida, uma vez que a intenção era utilizar o campo gravitacional desses planetas para “estilingar” (impulsionar) a trajetória da viagem. 

Cada nave continha em seu interior um disco de 12 polegadas feito de cobre e revestido de ouro. Os discos contêm dados selecionados com o intuito de mostrar a diversidade da vida no planeta Terra. Um grupo de pesquisadores liderados pelo astrônomo Carl Sagan (1934–1996) selecionou 117 imagens, variados sons da Natureza, músicas e saudações de diferentes culturas em 54 idiomas.

Em 2017, a Voyager 1 encontrava-se a aproximadamente 21 bilhões de quilômetros de distância da Terra, cerca de 140 UA (unidades astronômicas), ou seja, 140 vezes a distância média da Terra ao Sol. Em sua trajetória, contribuiu com muitas descobertas e diversos estudos, desde vulcões ativos fora da Terra até o estudo dos raios cósmicos e dos ventos solares (partículas carregadas emitidas ao espaço oriundas de explosões solares). Junto com a Voyager 2, descobriu que o campo magnético interestelar provoca uma assimetria na bolha formada pelo vento solar (a heliosfera).

A NASA estima que as baterias de Plutônio, destinadas a manter um sistema de aproximadamente 300 watts em funcionamento, devam durar ainda mais 10 anos. Esse tempo será precioso para a coleta de mais dados transmitidos pelas espaçonaves, dados esses que são recebidos após 12 a 14 horas da emissão do sinal à recepção deste na Terra.

Em homenagem aos 40 anos da missão, a NASA divulgou diversas informações, imagens, dados e curiosidades em sua página na internet:
http://voyager.jpl.nasa.gov.

FATEC 2018 - QUESTÃO 35
Em março de 1979, a Voyager 1 finalmente chegou ao primeiro planeta a ser estudado: Júpiter.

É correto afirmar que a força gravitacional sofrida pela Voyager 1 no instante em que a espaçonave passava a uma distânica de 3,5×10⁵ km do centro de Júpiter é, em newtons, igual a

(A) 800 000.

(B) 80 000.

(C) 800.

(D) 80.

(E) 8.

GABARITO. (C) 800.

FATEC 2018 - QUESTÃO 36
Considere que a Voyager 1 continuará a se afastar da Terra com a mesma velocidade, supostamente constante, e que não se chocará em seu caminho com nenhum corpo celeste que a destruiria.

Podemos concluir, de acordo com o texto, que suas baterias de Plutônio pararão de funcionar quando a distância da espaçonave em relação à Terra for, aproximadamente, em UA, de

(A) 175.

(B) 165.

(C) 150.

(D) 143.

(E) 142.

GABARITO. (A) 175.

FATEC 2018 - QUESTÃO 37
Estudo sobre os ventos solares e tempestades solares são importantes para prever suas intensidades, seus efeitos e os possíveis danos que causam na Terra e em suas proximidades. Com a tempestade solar ocorrida em março de 2018, pudemos notar a importância dos resultados desses estudos.

Em relação aos ventos solares, podemos concluir corretamente que são

(A) responsáveis pela geração de Auroras Boreais ou Austrais em países tropicais.

(B) partículas de ar oriundas do campo magnético interestelar que, no caso da Terra, são originadas no Sol.

(C) originados de explosões solares, portanto sopram em todas as direções, criando uma bolha que protege a Terra.

(D) tempestades solares com características eletromagnéticas, por isso há interferência em sistemas de comunicação como GPS.

(E) originados de explosões solares, que lançam no espaço partículas que não chegam até à superfície terrestre devido à atmosfera.

GABARITO. (D) tempestades solares com características eletromagnéticas, por isso há interferência em sistemas de comunicação como GPS.

FATEC 2018 - QUESTÃO 38
Considerando um fornecimento constante de energia até o seu total esgotamento, podemos estimar, de acordo com o texto, que a energia dissipada pela bateria da Voyager 1 nos próximos 10 anos será de, em joules, aproximadamente:

(A) 9,5×10¹°

(B) 4,0×10⁹

(C) 9,5×10⁸

(D) 4,0×10⁷

(E) 9,5×10⁶

GABARITO. (A) 9,5×10¹°

FATEC 2018 - QUESTÃO 39
Segundo o texto, a emissão de sinais da Voyager 1 leva de 12 a 14 horas para chegar à Terra.

Isto se deve ao fato de que esses sinais são ondas

(A) mecânicas, que viajam a velocidades próximas da luz.

(B) mecânicas, que viajam a velocidades próximas do som.

(C) eletromagnéticas, que viajam a velocidades próximas da luz.

(D) eletromagnéticas, que viajam a velocidades próximas do som.

(E) eletromagnéticas, que viajam a velocidades próximas da Voyager 1.

GABARITO. (C) eletromagnéticas, que viajam a velocidades próximas da luz.

Geografia

FATEC 2018- QUESTÃO 40
Um surto de febre-amarela atingiu o Brasil entre 2017 e 2018. Apesar de o vírus ser o mesmo, costuma-se distinguir essa doença em urbana, que ocorre nas cidades, e em silvestre, que ocorre nas matas e nas áreas rurais.

A transmissão dessa moléstia ocorre por intermédio de mosquitos que habitam e circulam em

(A) florestas boreais e áreas desérticas.

(B) florestas tropicais e áreas de cerrado.

(C) florestas de coníferas e áreas de tundra.

(D) florestas mediterrâneas e áreas montanhosas.

(E) florestas temperadas e áreas de picos gelados.

GABARITO. (B) florestas tropicais e áreas de cerrado.

FATEC 2016.1 - QUESTÃO 41
O estado de São Paulo contribui com aproximadamente 30% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O setor terciário da economia é responsável por cerca de 70% do PIB paulista.

No estado de São Paulo, esse setor se caracteriza por

(A) englobar a maior rede bancária do Brasil.

(B) apresentar o maior rebanho ovino do Brasil.

(C) concentrar a maioria das indústrias de base do Brasil.

(D) cultivar mais da metade dos alimentos consumidos no Brasil.

(E) produzir mais da metade dos minerais exportados pelo Brasil.

GABARITO. (A) englobar a maior rede bancária do Brasil.

FATEC 2018 - QUESTÃO 42
Tendo em vista a legislação ambiental vigente, o tecnólogo em Gestão Ambiental contratado por uma empresa mineradora tem como uma de suas responsabilidades vistoriar a barragem de rejeitos dessa empresa.

Uma barragem de rejeitos consiste em

(A) uma área de depósito de resíduos vegetais em áreas que serão mineradas.

(B) um local para armazenamento de entulhos e de maquinários inutilizados.

(C) uma área de estocagem temporária de minério beneficiado a ser comercializado.

(D) um local construído para armazenar resíduos oriundos do beneficiamento de minérios.

(E) um lago artificial de águas represadas para geração de energia para o empreendimento.

GABARITO. (D) um local construído para armazenar resíduos oriundos do beneficiamento de minérios.

FATEC 2018- QUESTÃO 43
Leia o texto e considere a figura.

Um tecnólogo em Meio Ambiente e Recursos Hídricos precisa fazer um relatório sobre o estado de preservação das nascentes dos rios São Francisco, Tocantins e Paraguai, devendo, para tanto, vistoriá-las nessa ordem.

fatec

É correto afirmar que, para vistoriar essas nascentes, o tecnólogo em questão visitará, na ordem estabelecida, os estados de

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GABARITO

fatec

FATEC 2018 - QUESTÃO 44
Guerra Fria foi o nome dado ao período de 1945 a 1991, marcado por grande tensão político-militar envolvendo superpotências. As provocações mútuas e a corrida armamentista traziam consigo a ideia de que uma guerra nuclear se iniciaria a qualquer momento.

Durante esse período, a disputa pela hegemonia planetária se caracterizou por uma Ordem Mundial

(A) multipolar, na qual o poder mundial era exercido pelos Estados Unidos, que dominavam o mundo de forma absoluta.

(B) multipolar, na qual a hegemonia mundial estava centrada na Organização das Nações Unidas (ONU), criada em 1946.

(C) multipolar, uma vez que a disputa pelo controle geopolítico do planeta se caracterizava pela rivalidade entre diversos países europeus.

(D) bipolar, na qual a União Soviética, de regime socialista, e os Estados Unidos, de regime capitalista, disputavam a hegemonia global.

(E) bipolar, uma vez que o Reino Unido e a Rússia possuíam os maiores exércitos com o intuito de garantir o domínio geopolítico mundial.

GABARITO. (D) bipolar, na qual a União Soviética, de regime socialista, e os Estados Unidos, de regime capitalista, disputavam a hegemonia global.

Biologia

Leia o texto para responder às questões de números 45 a 47.

Agroflorestas se espalham pelo país: cultivo sem desmatamento

À primeira vista, pode parecer uma mata crescendo sem interferência humana, tal a quantidade de árvores. Mas, caminhando pela área, o visitante identifica a grande variedade de alimentos brotando de arbustos e das próprias árvores. Limoeiros, açaizeiros, mangueiras, pés de acerola, cajueiros, bananeiras, laranjeiras e muito mais. Nada está ali por acaso. Trata-se de uma agrofloresta, também chamada de sistema agroflorestal (SAF). Os SAFs são áreas em que espécies com propriedades bem diferentes são plantadas misturadas — não raro, em meio à vegetação nativa.

“Quando me falaram, achei que era coisa de maluco. Plantar sem desmatar a floresta? Vai semear como?” — conta a agricultora Marlene Assunção, de 52 anos, dona de uma propriedade no interior do RJ. — “Hoje eu entendo. As coisas vão estar aqui para nossos netos. É menos egoísta.” 

Os SAFs vêm ganhando relevância no país como uma alternativa que alia a produção de alimentos, necessária num mundo de população crescente (seremos 8,5 bilhões de Homo sapiens em 2030, segundo estimativas da ONU) que precisa manter os recursos naturais e, assim, frear as mudanças climáticas. A técnica preconiza que a agricultura pode se beneficiar, e muito, de áreas intensamente arborizadas.
<https://tinyurl.com/yb8xauee>. Acesso em: 06.03.2018. Adaptado.

FATEC 2018 - QUESTÃO 45
Assinale a alternativa que apresenta um trecho do texto em que o emprego dos SAFs está associado ao conceito ecológico de sustentabilidade.

(A) “À primeira vista, pode parecer uma mata crescendo sem interferência humana”

(B) “o visitante identifica a grande variedade de alimentos brotando”

(C) “Nada está ali por acaso. Trata-se de uma agrofloresta.”

(D) “As coisas vão estar aqui para nossos netos.”

(E) “seremos 8,5 bilhões de Homo sapiens em 2030, segundo estimativas da ONU”

GABARITO. (D) “As coisas vão estar aqui para nossos netos.”

FATEC 2018 - QUESTÃO 46
Comparando a produtividade agrícola dos SAFs com a das monoculturas, é correto afirmar que, nos SAFs, o distanciamento entre as plantas de mesma espécie tem a vantagem de aumentar

(A) a frequência de anemofilia (polinização pelo vento), e a desvantagem de aumentar a insolação sobre a vegetação.

(B) a frequência de zoocoria (dispersão por animais), e a desvantagem de escoar mais rápido a água das chuvas.

(C) a formação de obstáculos contra pragas específicas, e a desvantagem de aumentar os custos durante o plantio.

(D) o consumo do solo, e a desvantagem de diminuir o tempo de crescimento requerido pelas mudas plantadas.

(E) o sombreamento sobre arbustos e ervas, e a desvantagem de aumentar a demanda por maiores quantidades de agrotóxicos.

GABARITO. (C) a formação de obstáculos contra pragas específicas, e a desvantagem de aumentar os custos durante o plantio.

FATEC 2018 - QUESTÃO 47
Nomes vernáculos, como os das plantas citadas no texto, possibilitam uma comunicação de ordem prática, útil para assuntos mais triviais. No entanto, esses nomes contêm níveis de subjetividade e imprecisão que limitam as práticas científicas e tecnológicas.

Suponha que o autor do texto quisesse transmitir uma mensagem a um agrônomo estrangeiro fazendo uso das normas da nomenclatura biológica.

Para isso, ele deveria se referir a duas das espécies do texto como

(A) Plantae Arbusta L. (arbustos) e Plantae Arborum L. (árvores).

(B) arbusti Planta (arbustos) e arboris Planta (árvores).

(C) cashew Trees (cajueiros) e mango Trees (mangueiras).

(D) Anacardicum occidentale L. (cajueiros) e Mangifera indica L. (mangueiras).

(E) Anacardicum Anacardicum L. (cajueiros) e Mangifera Mangifera L. (mangueiras).

GABARITO. (D) Anacardicum occidentale L. (cajueiros) e Mangifera indica L. (mangueiras).

FATEC 2018 - QUESTÃO 48
As membranas celulares são estruturas lipoproteicas cujos lipídios possuem duas extremidades. Esses lipídios das membranas possuem apenas uma extremidade com afinidade química com a água.

Sabendo disso, em 1925, os cientistas Evert Gorter e François Grendel extraíram hemácias de vários mamíferos, seguindo um procedimento similar ao da tabela.

fatec

Assinale a alternativa cuja conclusão seja válida para os resultados apresentados e para a teoria referente a eles.

(A) Dado que a razão entre as áreas ocupadas por lipídios e pelas hemácias foi de 1:2, nessa ordem, conclui-se que as células de mamíferos eliminam lipídios, já que possuem organelas responsáveis pelo armazenamento e secreção de lipídios para o meio externo.

(B) Dado que tanto as hemácias quanto os lipídios puderam ser depositados na superfície da água, conclui-se que no interior das células existe água, já que a água é fundamental para a sobrevivência de todas as formas de vida formadas por células.

(C) Dado que a razão entre as áreas ocupadas por lipídios e pelas células originais foi de 2:1, nessa ordem, conclui se que as membranas das hemácias rompidas eram formadas por bicamadas, já que os lipídios que as formavam tiveram apenas uma das extremidades atraída pela água.

(D) Dado que, na amostra controle, as hemácias estavam sem lipídios e, na experimental, os lipídios estavam sem hemácias, conclui-se que as hemácias são células atípicas, já que, apesar de terem tido os lipídios extraídos, continuam com formato e disposição aparentemente semelhantes. 

(E) Dado que os mamíferos possuem hemácias com membranas lipoproteicas, conclui-se que deve ter ocorrido um erro no procedimento experimental, já que o volume inicial extraído de hemácias deveria ter sido duas vezes maior, para que resultasse em uma área igual entre lipídios e hemácias nos dois procedimentos.
 
GABARITO. (C) Dado que a razão entre as áreas ocupadas por lipídios e pelas células originais foi de 2:1, nessa ordem, conclui se que as membranas das hemácias rompidas eram formadas por bicamadas, já que os lipídios que as formavam tiveram apenas uma das extremidades atraída pela água.

FATEC 2018 - QUESTÃO 49
Os numerosos sistemas de classificação dos seres vivos estruturam o pensamento biológico de cada época. O sistema de cinco reinos, por exemplo, foi proposto por Robert Whittaker em 1969. No entanto, esse sistema tem se mostrado incoerente, especialmente nas últimas décadas, cedendo cada vez mais espaço às propostas derivadas dos trabalhos de Carl Woese, feitas a partir da década de 1990.

Ambos os sistemas se encontram representados simplificadamente nas figuras.

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Comparando as figuras apresentadas, pode-se afirmar corretamente que o sistema de cinco reinos é artificial, dado que

(A) se refere mais às espécies fósseis que às espécies viventes.

(B) tem premissas fixistas, não considerando a Teoria Sintética da Evolução.

(C) se baseia em critérios ecofisiológicos subjetivos e não apenas em parentescos.

(D) foi obtido a partir de análises moleculares e não da análise de aspectos ecológicos.

(E) se baseia em espécies do Velho Mundo, ignorando os países com maior biodiversidade na Terra.

GABARITO. (C) se baseia em critérios ecofisiológicos subjetivos e não apenas em parentescos.

Portguês

Leia o texto para responder às questões de números 50 a 53

13 de maio Hoje amanheceu chovendo. É um dia simpatico para mim. É o dia da Abolição. Dia que comemoramos a libertação dos escravos.

...Nas prisões os negros eram os bodes espiatorios. [....]

Continua chovendo. E eu tenho só feijão e sal. A chuva está forte. Mesmo assim, mandei os meninos para a escola. Estou escrevendo até passar a chuva, para eu ir lá no senhor Manuel vender os ferros. Com o dinheiro dos ferros vou comprar arroz e linguiça. A chuva passou um pouco. Vou sair.

...Eu tenho tanto dó dos meus filhos. Quando eles vê as coisas de comer eles brada:

 – Viva a mamãe!

A manifestação agrada-me. Mas eu já perdi o habito de sorrir. Dez minutos depois eles querem mais comida. Eu mandei o João pedir um pouquinho de gordura a Dona Ida. Ela não tinha. Mandei-lhe um bilhete assim:

– “Dona Ida peço-te se pode me arranjar um pouco de gordura, para eu fazer uma sopa para os meninos. Hoje choveu e eu não pude ir catar papel. Agradeço. Carolina.”

...Choveu, esfriou. É o inverno que chega. E no inverno a gente come mais. A Vera começou pedir comida. E eu não tinha. Era a reprise do espetaculo. Eu estava com dois cruzeiros. Pretendia comprar um pouco de farinha para fazer um virado. Fui pedir um pouco de banha a Dona Alice. Ela deu-me a banha e arroz. Era 9 horas da noite quando comemos.

E assim no dia 13 de maio de 1958 eu lutava contra a escravatura atual – a fome!

29 de maio [....]

...Há de existir alguem que lendo o que eu escrevo dirá...isto é mentira! Mas, as miserias são reais.
MARIA DE JESUS, Carolina. Quarto de Despejo: Diário de uma favelada. São Paulo: Editora Ática, 2017. Adaptado.

FATEC 2018 - QUESTÃO 50
O texto foi retirado do livro Quarto de Despejo, diário escrito por Carolina Maria de Jesus, moradora da favela do Canindé, em São Paulo, na década de 1950. A edição reproduz fielmente os manuscritos originais.

Analisando a linguagem apresentada no trecho, conclui-se corretamente que

(A) a autora não apresenta reflexão crítica sobre suas experiências por desconhecer a variedade culta do português.

(B) o fato de a autora não utilizar a variedade culta se deve ao gênero do texto, uma vez que diários não são escritos visando à publicação.

(C) os problemas de ortografia, como em “espiatorio”, e de concordância, como em “quando eles vê”, ocorrem por predominar no texto o sentido denotativo.

(D) o texto é predominantemente conotativo, o que se nota por expressões como “hoje amanheceu chovendo” e “a chuva passou”.

(E) o texto aborda, de forma crítica e empregando linguagem informal, temas relevantes à sociedade, como fome e pobreza.

GABARITO. (E) o texto aborda, de forma crítica e empregando linguagem informal, temas relevantes à sociedade, como fome e pobreza.

FATEC 2018 - QUESTÃO 51
Assinale a alternativa que, de acordo com o contexto, apresenta a figura de linguagem metáfora.

(A) Dona Ida peço-te se pode arranjar um pouco de gordura, para eu fazer uma sopa para os meninos.

(B) E assim no dia 13 de maio de 1958 eu lutava contra a escravatura atual – a fome!

(C) Mesmo assim, mandei os meninos para a escola.

(D) Dez minutos depois eles querem mais comida.

(E) Hoje choveu e eu não pude ir catar papel.

GABARITO. (B) E assim no dia 13 de maio de 1958 eu lutava contra a escravatura atual – a fome!

FATEC 2018 - QUESTÃO 52
Considere a charge.

fatec

Comparando a charge ao texto de Carolina Maria de Jesus, conclui-se corretamente que ambos se relacionam  à temática

(A) do subemprego, a exemplo das passagens “com o dinheiro dos ferros vou comprar arroz e linguiça” e “eu não pude ir catar papel”.

(B) do racismo, a exemplo da passagem “Estou escrevendo até passar a chuva, para eu ir lá no senhor Manuel vender os ferros”. 

(C) da solidariedade, a exemplo da passagem “eu mandei o João pedir um pouquinho de gordura a Dona Ida”.

(D) da violência urbana, a exemplo da passagem “A manifestação agrada-me. Mas eu já perdi o hábito de sorrir”.

(E) da adversidade climática, a exemplo da passagem “...Choveu, esfriou. É o inverno que chega”. 

GABARITO. (A) do subemprego, a exemplo das passagens “com o dinheiro dos ferros vou comprar arroz e linguiça” e “eu não pude ir catar papel”.

FATEC 2018 - QUESTÃO 53
Assinale a alternativa em que o trecho do diário foi reescrito, mantendo-se as correlações semânticas originais e respeitando-se a variedade culta da língua portuguesa.

(A) Hoje amanheceu chovendo por ser um dia simpático para mim, posto que é o dia da Abolição quando comemoramos a libertação dos escravos.

(B) Eu tenho tanto dó dos meus filhos, pois, quando eles veem as coisas para comer, eles bradam: “Viva a mamãe”.

(C) Como continua chovendo, eu só tenho feijão e sal. A chuva está forte, logo, mandei os meninos para a escola.

(D) Estou escrevendo mesmo que passe a chuva, depois disso eu irei ao senhor Manuel vender ferros. 

(E) A manifestação me agrada, desde que eu já perdera o hábito de sorrir.

GABARITO. (B) Eu tenho tanto dó dos meus filhos, pois, quando eles veem as coisas para comer, eles bradam: “Viva a mamãe”.

FATEC 2018 - QUESTÃO 54
Leia um trecho do poema A Flor e a Náusea.

Preso à minha classe e a algumas roupas,
vou de branco pela rua cinzenta.
Melancolias, mercadorias, espreitam-me.
Devo seguir até o enjoo?
Posso, sem armas, revoltar-me?

Olhos sujos no relógio da torre:
Não, o tempo não chegou de completa justiça.
O tempo é ainda de fezes, maus poemas,
alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.

[....]

Uma flor nasceu na rua!
Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego.
Uma flor ainda desbotada
ilude a polícia, rompe o asfalto.
Façam completo silêncio, paralisem os negócios,
garanto que uma flor nasceu.

Sua cor não se percebe.
Suas pétalas não se abrem.
Seu nome não está nos livros.
É feia. Mas é realmente uma flor.

Sento-me no chão da capital do país às cinco horas
da tarde

E lentamente passo a mão nessa forma insegura.
Do lado das montanhas, nuvens maciças avolumam-se.
Pequenos pontos brancos movem-se no mar, galinhas
em pânico.
É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo
e o ódio.
ANDRADE, C. D. Antologia Poética. Rio de Janeiro. José Olympio, 1978.

A partir da leitura do trecho de A Flor e a Náusea, poema do modernista Carlos Drummond de Andrade, assinale a alternativa em que o conceito é adequado à temática apresentada nos versos. 

(A) Disciplina: obediência às regras, aos superiores, aos regulamentos, postura que é defendida pelo eu lírico.

(B) Dissimulação: ocultação, por um indivíduo, de suas verdadeiras intenções, uma vez que o eu lírico tenta esconder sua reação diante do surgimento da flor.

(C) Esperança: sentimento vivido pelo eu lírico, pois ele vê como possíveis a confiança em algo promissor e a realização de mudanças.

(D) Nostalgia: melancolia profunda causada pelo distanciamento entre o eu lírico e sua terra natal.

(E) Resignação: submissão à vontade do destino, postura adotada pelo eu lírico que se mostra alienado e indiferente.

GABARITO. (C) Esperança: sentimento vivido pelo eu lírico, pois ele vê como possíveis a confiança em algo promissor e a realização de mudanças.

Redação

Texto 1

Inicialmente, nos anos 1960 e 1970, a resiliência esteve associada à definição dada pela Física. No final dos anos 1980, vemos que o termo já estava se ampliando [....] e passava a se apresentar como a capacidade de ser flexível diante da adversidade. Nas últimas décadas, resiliência vem sendo apresentada como uma capacidade de ser flexível ao atribuir novos significados aos fatos e que pode ser desenvolvida em todo ser humano.
<https://tinyurl.com/y8gkfxqe> Acesso em: 09.03.2018. Adaptado.

Texto 2

[…] o jeitinho (brasileiro) é sempre uma forma “especial” de se resolver algum problema ou situação difícil ou proibida; ou uma solução criativa para alguma emergência, seja sob a forma de conciliação, esperteza ou habilidade. Portanto, para que uma determinada situação seja considerada jeito, necessita-se de um acontecimento imprevisto e adverso aos objetivos do indivíduo. Para resolvê-la, é necessária uma maneira especial, isto é, eficiente e rápida, para tratar do “problema”.
BARBOSA, L. O jeitinho brasileiro: a arte de ser mais igual que os outros. Rio de Janeiro. Editora Campus, 1992.

Texto 3

Não declarar Imposto de Renda, falsificar carteirinha de estudante ou, simplesmente, furar uma fila. A maior parte da população não considera essas atitudes erradas e as encara como parte do cotidiano. [....] Mas esses atos, conhecidos como o famoso “jeitinho brasileiro”, podem ser mais graves do que parecem e configuram, até mesmo, ato de corrupção.

O coordenador em Goiás da campanha do Ministério Público “O que você tem a ver com a corrupção” observa que essas atitudes já foram banalizadas e enraizadas culturalmente. Por isso, a campanha visa mostrar à população que esses pequenos atos, tidos como normais, também são desvios de conduta e devem ser repensados. “O Brasil ainda não sedimentou os princípios básicos da honestidade e o conceito de ética varia. É preciso conscientizar as pessoas de que tudo começa com os pequenos atos e uma coisa leva a outra”, acredita.
<https://tinyurl.com/ycmrougx> Acesso em: 10.04.2018. Adaptado.

A partir dessa coletânea, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema:
O jeitinho brasileiro é uma forma de resiliência ou falta de honestidade?

Orientações

• Narração – explore adequadamente os elementos desse gênero: fato(s), personagem(ns), tempo e lugar.

• Dissertação – selecione, organize e relacione os argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.

Ao elaborar seu texto:

º Atribua um título para sua redação;

º Não o redija em versos;

º Organize-o em parágrafos;

º Empregue apenas a norma-padrão da língua portuguesa;

º Não copie os textos apresentados na coletânea e na prova;

º Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta para elaborar a versão definitiva; e

º Faça um rascunho antes de passar para a Folha de Redação.

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DESTAQUE

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administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39449,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,273,atividade biologia,8,atividade ciências,67,atividade de português,55,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,159,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,26,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,64,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,8,ciencias,82,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,288,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,385,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,155,direito administrativo,26,direito ambiental,2,direito civil,26,direito constitucional,27,direito do trabalho,24,direito eleitoral,1,direito empresarial,25,direito financeiro,1,direito penal,27,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,25,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,333,eleicoes,1,enade,241,encceja,34,enem,81,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,309,escola,1,espanhol,38,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,23,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,7,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,73,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades 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