Prova Mackenzie 2015.2 com Gabarito

Prova Mackenzie 2015.2 com Gabarito Língua Portuguesa Textos para as questões de 01 a 06 Texto I Marketing viral ou publicidade viral s...
Mackenzie

Prova Mackenzie 2015.2 com Gabarito

Língua Portuguesa

Textos para as questões de 01 a 06

Texto I

Marketing viral ou publicidade viral são técnicas de marketing que  tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir maior  divulgação de uma marca. São processos parecidos com o de uma  epidemia, uma doença.

Inicialmente, marketing viral era a prática de vários serviços livres  de e-mail de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus  usuários para alcançar um usuário suscetível, que será infectado e  reenviará o e-mail a outras pessoas suscetíveis, infectando-as também.  Atualmente, o conceito de marketing viral não está associado a  uma ameaça para o computador, e o termo “viral” está relacionado  com a velocidade de propagação da informação.
Adaptado de www.significados.com.br

Texto II

Os vírus são seres muito simples e pequenos, formados basicamente  por uma cápsula proteica envolvendo o material genético. A palavra  “vírus” vem do latim virus, que significa fluido venenoso ou toxina.  Atualmente, a palavra é utilizada para descrever os vírus biológicos,  além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza  de forma parasitária, como ideias. O termo “vírus” de computador  nasceu por analogia.
Adaptado de www.sobiologia.com.br

mackenzie



MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 01
Considere as seguintes afirmações sobre os textos I e II.

I. Apresentam marcas explícitas de interação com o leitor, como perguntas  retóricas.

II. Nos dois textos, há confronto de ideias e de pontos de vista, presentes em  diferentes narradores que direcionam os sentidos.

III. Há entre os textos marcas explícitas de intertextualidade, uma vez que neles  se percebem citações de um pelo outro.

Assinale a alternativa correta.

a) Está correta apenas a afirmação I.

b) Está correta apenas a afirmação II.

c) Está correta apenas a afirmação III.

d) Todas as afirmações estão corretas.

e) Nenhuma das afirmações está correta.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 02
Assinale a alternativa correta. 

a) O texto I apresenta linguagem conotativa, pois se percebe, por meio dos  termos utilizados, a presença predominante de metáforas.

b) Os três textos apresentados pertencem ao mesmo gênero textual, uma vez  que o objetivo central de todos é apresentar de modo didático informações  sobre o termo “vírus”.

c) O texto I é exemplar do tipo de texto que se denomina argumentativo, pois  a partir de uma tese central são apresentadas hipóteses contraditórias que  indicam posicionamento pessoal de seu autor.

d) Os textos I e II são escritos em linguagem predominantemente denotativa,  com a intenção de transmitir informações de modo claro, para fazer com  que o leitor compreenda o que está sendo dito objetivamente.

e) Os textos I e II apresentam marcas de subjetividade, sendo que nos dois está  presente o objetivo de explicitar o posicionamento pessoal de seus autores.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 03
Assinale a alternativa correta sobre o Texto III.

a) O significado da palavra “viral” recupera exclusivamente o sentido  denotativo e primitivo do termo em latim, a origem da palavra.

b) A linguagem irônica empregada provoca efeito de humor ao apelar para  sentidos contemporâneos e atualizados da palavra “viral”.

c) Para a compreensão do efeito de humor da charge o leitor prescinde de  conhecimentos de mundo a respeito do uso da palavra “viral”.

d) A palavra “viral” empregada na charge refere-se a um vírus que o paciente  com as pernas quebradas contraiu e que é detectado pelo médico.

e) Os sentidos expressos pela charge contradizem o sentido de “viral” exposto  no texto I.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 04
Sobre o Texto I, assinale a alternativa correta.

a) A palavra suscetível (linha 7) pode ser corretamente substituída por  “indiferente”, sem que com essa alteração sejam modificados sentidos  originais do trecho.

b) A partícula as (linha 8) refere-se ao trecho “a uma ameaça para o  computador”, estabelecendo coesão anafórica.

c) No trecho associado a uma ameaça para o computador (linhas 9-10)  o uso de acento indicador de crase é opcional na partícula a.

d) A palavra propagação (linha 11) pode ser corretamente substituída por  “disseminação”, sem que com essa alteração sejam modificados sentidos  originais do trecho.

e) Nas palavras inicialmente (linha 5) e atualmente (linha 9) o sufixo -mente indica que ambas podem ser classificadas como adjetivos.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 05
Sobre o Texto II, assinale a alternativa correta.

a) De acordo com a norma culta, a palavra fluido (linha 03) também pode ser  escrita e pronunciada como “fluído”, pois ambas as formas estão corretas.

b) Metaforicamente (linha 05) refere-se a um uso denotativo da palavra  “vírus”, com significado semelhante ao encontrado na palavra latina virus,  a que o texto faz referência.

c) O verbo ser empregado no primeiro período do texto (linha 01) denota ação  tal como o verbo envolver também utilizado no mesmo trecho.

d) A palavra parasitária (linha 6) pode ser corretamente substituída por  “controlada”, sem que com essa alteração sejam modificados sentidos  originais do trecho.

e) A palavra analogia (linha 7) pode ser corretamente substituída por  “aproximação, comparação, afinidade”, sem que com essas alterações sejam  modificados sentidos originais do trecho.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 06
Observe as afirmações abaixo.

I. Em sua origem, a palavra vírus pertence ao domínio da biologia, mas por  conta do seu significado tem sido utilizada para fazer referência a algo  que se dissemina de forma rápida e intensa.

II. Os vírus que atingem os modernos computadores causam tamanho prejuízo  que atualmente são conhecidos como marketing viral.

III. A publicidade viral é aquela que se baseia na troca de informações sobre  medicamentos da área biológica.

Assinale a alternativa correta.

a) Está correta apenas a afirmação I.

b) Está correta apenas a afirmação II.

c) Está correta apenas a afirmação III.

d) Todas as afirmações estão corretas.

e) Nenhuma das afirmações está correta.


Texto para as questões de 07 a 11

Morreu Peri, incomparável idealização dum homem natural como o  sonhava Rousseau, protótipo de tantas perfeições humanas que no  romance, ombro a ombro com altos tipos civilizados, a todos sobreleva  em beleza d’alma e corpo. 

Contrapôs-lhe a cruel etnologia dos sertanistas modernos um  selvagem real, feio e brutesco, anguloso e desinteressante, tão  incapaz, muscularmente, de arrancar uma palmeira, como incapaz,  moralmente, de amar Ceci.

[...]

Não morreu, todavia.

Evoluiu. 

O indianismo está de novo a deitar copa, de nome mudado. Crismouse de “caboclismo”. O cocar de penas de arara passou a chapéu de palha rebatido à testa; a ocara virou rancho de sapé; o tacape afilou,  criou gatilho, deitou ouvido e é hoje espingarda trochada; o boré  descaiu lamentavelmente para pio de inambu; a tanga ascendeu a  camisa aberta ao peito.

Mas o substrato psíquico não mudou: orgulho indomável,  independência, fidalguia, coragem, virilidade heroica, todo o recheio,  em suma, sem faltar uma azeitona, dos Peris e Ubirajaras.

Este setembrino rebrotar duma arte morta inda se não desbagoou  de todos os frutos. Terá o seu “I Juca Pirama”, o seu “Canto do Piaga”  e talvez dê ópera lírica.

[...]

Porque a verdade nua manda dizer que entre as raças de variado  matiz, formadoras da nacionalidade e metidas entre o estrangeiro  recente e o aborígene de tabuinha do beiço, uma existe a vegetar  de cócoras, incapaz de evolução, impenetrável ao progresso. Feia e  sorna, nada a põe de pé.
Monteiro Lobato, “Urupês”.

MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 07
Sobre o Pré-Modernismo é INCORRETO afirmar que:

a) sua prosa aproxima-se da realidade, expondo e denunciando os contrastes  e as mazelas socioeconômicas brasileiras.

b) é um período de transição das prosas realista e naturalista e das poesias  parnasiana e simbolista para produção literária modernista brasileira.

c) são alguns de seus prosadores: Monteiro Lobato, Euclides da Cunha, Lima  Barreto e Graça Aranha.

d) é uma escola literária brasileira que sofreu forte influência do estilo moderno  da prosa portuguesa.

e) sua prosa retrata diferentes realidades brasileiras, dentre elas: os subúrbios  cariocas, o interior paulista e o sertão nordestino.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 08
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da produção literária de Monteiro  Lobato:

a) traços de suas crenças, de sua indignação e de sua ideologia são apresentados  em sua produção literária tanto adulta quanto infantil.

b) por meio da figura do caipira, “um Piraquara do Paraíba”, pretendeu retratar  o atraso da região interiorana paulista do Vale do Paraíba.

c) em sua obra infantil existe o convívio de personagens tipicamente brasileiros  com personagens advindos da mitologia e da literatura universal.

d) a situação enfrentada pelos negros no período pós-escravidão brasileira  também faz parte de sua temática.

e) só passou a ser considerado um grande literato a partir da publicação do  artigo “Paranóia ou mistificação”, em que critica a exposição de Anita  Malfatti.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 09
Tendo como base o recorte do conto “Urupês”, pode-se afirmar que é condizente  com a personagem criada por Monteiro Lobato APENAS o fragmento a seguir:

a) “[...] apesar de bom, era um desses homens mais que alheados às sutilezas  do sentimento; para outra mulher daria talvez um excelente esposo, não  para aquela, cuja sensibilidade romântica, longe de o comover, havia muita  vez de importuná-lo.”

b) “Da terra só quer a mandioca, o milho e a cana. A primeira, por ser um pão  já amassado pela natureza. Basta arrancar uma raiz e deitá-la nas brasas.  Não impõe colheita, nem exige celeiro. O plantio se faz com um palmo de  rama fincada em qualquer chão. Não pede cuidados.”

c) “Tinha um defeito grave esse homem, não aguentava emprego nem oficio,  carecia de estabilidade; é o que ele chamava caiporismo. Começou por  querer aprender tipografia, mas viu cedo que era preciso algum tempo para  compor bem, e ainda assim talvez não ganhasse o bastante; foi o que ele  disse a si mesmo. O comércio chamou-lhe a atenção, era carreira boa.”

d) “[...] entrou no funcionalismo, contra a vontade do pai, que queria vê-lo  médico; mas o pai morreu, e [...] preferiu não ser nada, até que a mãe lhe  arranjou um emprego público.”

e) “Diziam-no atilado para o comércio e amigo do Brasil. Gostava da sua  leitura nas horas de descanso, assinava respeitosamente os jornais sérios  da província e recebia alguns de Lisboa.”


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 10
Sobre o trecho Feia e sorna, nada a põe de pé. (linhas 28-29), é correto  afirmar que:

a) na comparação estabelecida com o índio romântico, o caboclo é mais dotado  de “independência, fidalguia, coragem, virilidade heroica”. (linha 19)

b) Monteiro Lobato afirma que o caboclo é “idealização dum homem natural  como o sonhava Rousseau”. (linhas 01-02)

c) fica evidente, na visão do autor, que o caboclo, que vegeta de cócoras, é  “incapaz de evolução”. (linha 28)

d) na comparação estabelecida com o índio romântico, o caboclo é tratado  como superior “em beleza d’alma e corpo” (linha 04).

e) o caboclo, “selvagem real, feio e brutesco” (linha 06), é uma caricatura  do indianismo árcade.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 11
Assinale a alternativa que não pode ser relacionada a Monteiro Lobato e sua obra:

a) “[...] aparece na literatura brasileira como o consolidador do romance, um  ficcionista que cai no gosto popular. Por um lado sua obra é um retrato fiel  de suas posições políticas e sociais: grande proprietário rural, nacionalista  exagerado, escravocrata.” (José de Nicola)

b) “[...] sua ficção teve esse caráter; foi obra de imaginação, mas não perdeu  de vista as carências do homem comum, denunciando-as em cores vivazes,  não raro aprofundando as linhas da caricatura e da sátira.” (Guilhermino  Cesar)

c) ”[...] foi um grande publicista quando escrevia seus livros da literatura  infantil. Trata-se de um terreno em que nós podemos com o mais legítimo  orgulho dizer que ele não se coloca aí apenas entre os maiores escritores  brasileiros.” (José Guilherme Merquior) 

d) “[...] sua prática literária foi, de certa forma, pioneira: ele inaugurou uma  concepção de literatura que incluía a noção de livro como objeto sem aura,  como linguagem, como texto, como mercadoria.” (Marisa Lajolo)

e) “[...] é considerado por vários críticos como um homem à frente de seu tempo.  Acreditando na educação, no sanitarismo, na técnica profissionalizante,  pensou caminhos para solucionar problemas sociais, políticos e econômicos  do país. (Lígia Militz da Costa


Língua Inglesa

The following text refers to questions 12 to 15. 

Finally, vindication for power nappers. Far from being lazy louts,  siesta-takers are actually doing their bit for the firm. According to Sara  Mednick and her colleagues at Harvard, just 60 minutes of shut-eye in  the middle of the day can make you perform like the fresh daisy you were  first thing in the morning. But it has to be bona fide sleep; a mere rest,  they found, has no effect. 

Dr. Mednick, whose results have just been published in Nature Neuroscience, wanted to know what effect power napping would have on  people’s visual perception. She asked 30 student volunteers to come into  her laboratory. Four times on the same day, at 9am, noon, 4pm and 7pm,  they were required to stare at a computer screen for an hour. Their task  was to pick out a vertical or horizontal bar from a striped background - an  established test of visual perceptiveness. The more quickly they picked  out the bar, the more acute their perception.

All the volunteers had slept well in the days before the test, and  had been warned off alcohol. During the test day, nicotine addicts were  allowed to indulge their habits, but everyone had to remain uncaffeinated.  Despite this cosseting, the performance of the ten volunteers who went  straight through the day without a nap deteriorated rapidly. Their best  scores were first thing in the morning, and it was downhill from there on.  By the last session, they were taking 52% longer, on average, to identify  the orientation of the bar than they had in the first.
The Economist

MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 12
Researchers have found out that

a) the visual perceptiveness test the volunteers were submitted to had to be  picked out by the researchers.

b) smoking and drinking coffee have no effect on our siesta time.

c) if you look at a computer screen for one hour a day you can perform your  tasks much better.

d) resting is not as effective as deep sleeping.

e) volunteers who hadn’t been sleeping well recently flunked the test.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 13
“Bona Fide” in the text is the same as

a) fashionable, stylish.

b) attentive, instructional.

c) genuine, real.

d) scruffy, untidy.

e) reliable, confident.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 14
According to the text, the wrong alternative is

a) Volunteers who did not have any sleep during the day didn’t do well on the  test.

b) The last session the volunteers were exposed to was generally longer than  the first.

c) Nature Neuroscience probably publishes scientific work.

d) First thing in the morning people usually perform well.

e) The volunteers had been sleeping well before the test.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 15
A alternativa que melhor expressa a idéia da frase “All the volunteers had  slept well in the days before the test, and had been warned off  alcohol” é: 

a) Todos os voluntários dormiram bem juntos alguns dias antes do teste e  foram aconselhados a tomar bebida alcoólica.

b) Todos os voluntários dormiram muito antes do teste e não foram avisados  para tomar bebida alcoólica.

c) Todos os voluntários dormiram bem nos dias antes do teste e foram  advertidos para que se afastassem do álcool.

d) Os voluntários tinham dormido nos dias anteriores ao teste e tinham sido  aconselhados a manter uma certa distância de qualquer bebida, alcoólica  ou não.

e) Os voluntários dormiram todos juntos alguns dias antes do teste e, apesar do  conselho para que não bebessem álcool, não conseguiram evitar a tentação.


The following text refers to questions 16 to 18.

GLOBALISATION, HUMANISM, MODERNITY: 
IN SEARCH OF EQUILIBRIUM
 Monica Grigorescu*

Our time has proved to be amazingly effective in gropingly building up 
a civilization which it has proved amazingly inept at putting in order. 
(André Maliaux)

After so many crises which have followed each other in as many  areas, we ought to admit that industrial and technological civilization  is creating as many problems as it is capable of resolving. The myth of  progress, one of the founding myths of our civilization, also appears to  have collapsed as a myth. The development of modern society, spectacular  as it is from an economist’s angle of vision, has not been able to society;  stop a slide into human and moral underdevelopment. A deterioration of  quality in relation to quantity makes only those things that can be actually  measured appear to be real; unfortunately, things like poetry, suffering,  or love are hardly quantifiable.

Towards the end of his eventful life, Jean Monnet, a remarkable  figure of the twentieth century, reasoned that, had he been able to start  all over again, he would have begun with culture. A founding father  of what was later to become the European Union, he expressed that  belated belief in the pre-eminent role of culture as a part of greater  civilization after he had tried for several decades to build a prosperous  Europe in economic terms in the aftermath of a devastating war.
…………………………………………………………………………………………
*Director of the House of Latin America of the Ministry of Foreign Affair of Romania.
Revista Direito Mackenzie

MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 16
I. Jean Monnet founded the European Union at the end of his life.

II. Today technology isn’t as beneficial as it used to be.

III. Poetry and love have been disregarded lately.

IV. Quantity isn’t as relevant as quality nowadays.

V. Progress has also been threatened by the world crisis.

De acordo com as afirmações a respeito do texto acima, podemos dizer que

a) As afirmações II e III são falsas.

b) As afirmações I e IV são verdadeiras.

c) A afirmação I é a única verdadeira.

d) A afirmação IV é a única falsa.

e) As afirmações II, III e V são verdadeiras.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 17
A alternativa que melhor expressa a idéia da frase “had he been able to start  all over again, he would have begun with culture” é:

a) Ele teria começado pela cultura se tivesse sido convencido a recomeçar.

b) A cultura teria sido revista se ele tivesse sido capaz de fazê-lo.

c) Ele daria um “start” na cultura caso tivesse sido capaz.

d) Cultura é por onde ele iniciaria caso pudesse recomeçar.

e) Sua habilidade de reiniciar teria sido posta em prática se ele tivesse mais  cultura.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 18
Na sentença, “…he expressed that belated belief in the pre-eminent  role of culture…” a palavra grifada pode ser substituída por

a) late; delayed

b) influenced; affected

c) authoritative; imperious 

d) impulsive; rash

e) polite; respectful


Matemática

MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 19
O conjunto solução da inequação cosx - senx < 1/2, no intervalo [0 , 𝝅], é

mackenzie


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 20
Fazendo-se a planificação de um cone de altura 15 cm, observa-se que sua  superfície lateral é um setor circular, cujo ângulo central mede 4𝝅/3 radianos.

Então, o volume do cone, em cm³, é

a) 500𝝅

b) 900𝝅

c) 1500𝝅

d) 2025𝝅

e) 2700𝝅


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 21
O valor de (x + y), com x e y reais positivos, tais que 

mackenzie

a) 2

b) 4

c) 6

d) 8

e) 10


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 22
Se p 4n e n N* = ∈ , o valor da expressão (1 i)/(1 i)² é igual a

a) – 2i

b) 2i

c) i

d) – i

e) 1 – 2i


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 23
O conjunto solução, em R, da inequação Mx³ < Mx², com M real e  M > 1, é

a) ] − ∞ ; 1] 

b) [1; ∞ [

c) [ 0; 1] 

d) [ - 1; ∞ [ 

e) [0; ∞ [


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 24
O número de maneiras distintas de um grupo formado por dois meninos e por  cinco meninas posicionar-se lado a lado para um “selfie” de tal maneira que  cada menino tenha, à sua esquerda e à sua direita, pelo menos uma menina, é

a) 120

b) 240

c) 720

d) 960

e) 1440


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 25
mackenzie

Se, no gráfico acima, os pontos An = (4n , yn), n = 0,1,2,..., estão sobre uma reta e a distância de A0 a A1 é igual a 5, então a soma y0 + y1 +y2 + ... + y200 é igual a

a) 61230

b) 61320

c) 62130

d) 62310

e) 63210


Geografia 

MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 26
O chamado “Estado Islâmico” tem sido noticiado com grande frequência nos  mais variados meios de informação. Essa organização se autoproclama como  uma unidade territorial de representação de populações muçulmanas, sem o  reconhecimento formal da comunidade internacional. No mapa, estão identificados  dois dos países que abrigam esse fenômeno, que são, respectivamente: 

mackenzie


a) Irã e Iraque

b) Síria e Iraque

c) Israel e Irã

d) Afeganistão e Irã

e) Arábia Saudita e Iraque


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 27
Nos verões de 2014 e 2015, foram registrados índices pluviométricos abaixo das  médias históricas para a região Sudeste. De acordo com os climatologistas, esse  fenômeno foi provocado pela formação de um centro de alta pressão atmosférica  na região. Sendo assim, a menor ocorrência de chuvas se deu em razão

a) da facilitação da entrada da massa equatorial continental (mEc) que, sendo  seca, impediu índices pluviométricos mais elevados do que os que foram  registrados historicamente. 

b) da entrada mais intensa e frequente da massa polar atlântica (mPa), fria e  seca, o que impediu a formação de nuvens de chuvas.

c) das dificuldades para a entrada das massas equatorial continental (mEc),  quente e úmida, e polar atlântica (mPa), fria e úmida, que normalmente  propiciam chuvas na região durante o verão. 

d) da confirmação das mudanças climáticas decorrentes do processo  de aquecimento global, pois o ano de 2014 apresentou baixos índices  pluviométricos em São Paulo, durante as estações do outono e inverno,  fenômeno incomum na região Sudeste.

e) do fenômeno conhecido como Ilha de Calor, caracterizado pela elevação das  temperaturas nas áreas mais urbanizadas. A partir de São Paulo, a Ilha de  Calor tem alcance regional e foi responsável pela diminuição de intensidade  das correntes de convecção do ar.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 28
Acordo sobre comércio mundial é a 1ª vitória do brasileiro à frente da OMC

“O brasileiro Roberto Azevêdo assumiu o cargo de diretor-geral da  Organização Mundial do Comércio (OMC) há três meses e já registra no  seu mandato o primeiro acordo global para facilitar o comércio entre os  países em quase 20 anos. Neste sábado, após quatro dias de reuniões  em Bali, na Indonésia, a OMC conseguiu desbloquear a Rodada de Doha - uma série de reuniões iniciadas em 2001, que visam discutir regras para  tornar mais ágil o comércio entre os países. Essas negociações estavam  paralisadas desde 2008.” 
g1.globo.com, de 07/12/2013, acessado em 31/03/2015.

O texto acima faz referência à Rodada Doha e às dificuldades para a solução de  vários de seus impasses. Essas dificuldades ocorrem devido

a) aos interesses de países e regiões que desejam reduzir seu protecionismo  e subsídios, de modo a favorecer a importação de gêneros agropecuários,  caso da União Europeia. 

b) às pressões de países ricos como os EUA, que defendem o livre comércio  para produtos agropecuários e protecionismo e regras mais rigorosas para  produtos industrializados. 

c) aos interesses de países como o Japão, país que ocupa a segunda posição  nas exportações mundiais de trigo e soja, embora ainda muito concentradas  na Ásia.

d) à atuação de países como Brasil e Índia que negociam para reduzir o  protecionismo e os subsídios no setor agropecuário dos países mais ricos. 

e) à convergência de propostas dos chamados países do Norte e os do Sul, que  possuem interesses comuns em relação ao protecionismo e aos subsídios no  setor agrícola. 


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 29
mackenzie

Acima, podemos observar o Valo Grande, canal construído no século XIX no  rio Ribeira de Iguape, litoral do Estado de São Paulo, com objetivo de dinamizar  o escoamento da próspera produção agrícola, especialmente do arroz, nessa  região. Esse canal é conhecido como um dos mais trágicos desastres ambientais  decorrentes do desvio de um rio. Durante as cheias, as águas desviadas para o  trecho artificial, sem os meandros para domar sua velocidade, ocasionam um  intenso solapamento de suas margens. Os sedimentos, então, são depositados  no porto de Iguape.

Os impactos ambientais, verificados no caso descrito, são

a) deslizamentos de encostas e redução das ilhas de sedimentação.

b) elevação do nível do mar e degradação dos sistemas bióticos.

c) intenso processo erosivo e assoreamento.

d) aumento na ocorrência de extremos climáticos e decréscimos na produção  dos alimentos de subsistência.

e) ressacas no litoral e ondas de calor. 


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 30
No período compreendido entre 1964 e 1985, conhecido como “ditadura civilmilitar”, o Brasil apresentou um grande crescimento industrial, comparado às  décadas anteriores. Entre os diferentes fatores que caracterizaram esse processo,  assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas. 

I. Além dos investimentos públicos em infraestrutura, com destaque para  rodovias e usinas hidrelétricas, o país contou com investimentos de grandes  grupos transnacionais da Europa e dos EUA. 

II. O Estado priorizou o desenvolvimento de indústrias siderúrgicas,  petroquímicas, mecânicas e automobilísticas, ou seja, setores típicos da  chamada Terceira Revolução Industrial. 

III. A ditadura civil-militar não preparou o país adequadamente para a Terceira  Revolução Industrial. Isso pode ser comprovado pela constatação dos  investimentos em educação, ciência e tecnologia, que não viabilizaram  a formação da mão de obra qualificada, fator importante para os mais  avançados processos industriais no mundo contemporâneo. 

IV. O desenvolvimentismo no Brasil teve a combinação entre a prioridade dos  investimentos em rodovias e incentivos para a indústria automobilística. Essa opção justifica, de um lado, a posição de destaque internacional do país  na produção de automóveis; de outro, os elevados custos com transportes  de cargas e passageiros que prejudicam outros setores da economia. 

a) I, II e III apenas. 

b) I, III e IV apenas.

c) II, III e IV apenas.

d) I e II apenas. 

e) III e IV apenas. 


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 31
Com relações diplomáticas afetadas, Merkel recebe Tsipras em Berlim

A chanceler alemã, Angela Merkel, recebe o primeiro-ministro grego,  Alexis Tsipras, nesta segunda-feira (23), em uma aguardada reunião que  ocorre em um momento de relações diplomáticas resfriadas entre os dois  países.

mackenzie

A notícia acima refere-se às recentes mudanças que ocorreram nas relações entre  a Grécia e muitos países da União Europeia, tendo como destaque a Alemanha.  

A razão das dificuldades de diálogo entre Grécia e Alemanha, na reportagem, é 

a) a ascensão de um partido de extrema direita na Grécia, liderado por Tsipras,  que se opõe ao modelo social-democrata representado por Ângela Merkel,  primeira-ministra da Alemanha. 

b) o problema da xenofobia e da violência sistemática que ameaça a integridade  de imigrantes gregos na Alemanha. 

c) a posição crítica de Tsipras, primeiro-ministro grego, que não aceita a  imposição de medidas de austeridade fiscal, defendidas pela Alemanha. 

d) a rejeição da Alemanha às medidas de contenção de gastos, defendidas por  Tsipras. 

e) o desejo do líder grego em ampliar a implantação de medidas de inspiração  neoliberal, fortemente criticadas pela União Europeia e pelo FMI. 


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 32
Observe o mapa para responder a questão. 

mackenzie

O outono austral de 2015 teve seu início no dia 20 de março, às 19h45min,  pelo horário oficial do Brasil. Assinale a alternativa que indica o horário  correspondente a esse fenômeno, no momento de sua ocorrência, em cada uma  das localidades numeradas no mapa. 

a) II, III e IV, 19h45min; I e V 20h45min.

b) I, III e V, 19h45min; IV, 18h45min; II, 17h45min. 

c) V, 19h45min; I, III e IV, 20h45min; II, 21h45min.

d) I e III, 19h45min; V, 20h45min; IV e II, 18h45min.

e) III, 19h45min; I e V 20h45min; IV, 18h45min; II, 17h45min. 


Química

MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 33
Pesquisadores de um famoso centro de pesquisa na Califórnia – EUA – anunciaram  o desenvolvimento de uma nova pílula que “engana” o corpo: ela faz com que o  organismo ache que houve ingestão de alimentos e passe a queimar calorias. O  medicamento, segundo os resultados, freou o ganho de peso e reduziu os níveis  de colesterol e de diabetes nos testes realizados em ratos. Diferente da maioria  dos medicamentos de dieta no mercado, a pílula, denominada fexaramine, não  se dissolve no sangue como os inibidores de apetite e como os remédios para  emagrecer à base de cafeína. Ela permanece nos intestinos, causando menos  efeitos colaterais. 

mackenzie

De acordo com a fórmula estrutural do fexaramine, representada acima, são  feitas as seguintes afirmações.

I. Estão presentes os grupos funcionais, amina terciária, éster e cetona.

II. Possui isomeria geométrica cis-trans, sendo a molécula acima a representação  do isômero trans.

III. Possui fórmula molecular C32H36N2O3 e 12 pares de elétrons p.

IV. Possui característica apolar e 7 carbonos terciários.

Estão corretas

a) I e III, apenas.

b) I e IV, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e IV, apenas.

e) II e III, apenas.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 34
Um arqueólogo encontrou uma amostra de carvão mineral, resultado do  soterramento de árvores gigantescas. Um dos métodos de datação de fósseis é a  utilização do ensaio de carbono-14, que possui um tempo de meia-vida de 5730  anos. Ao realizar o ensaio de datação, o arqueólogo determinou que a amostra  continha aproximadamente 0,012% de carbono-14. A idade aproximada deste  fóssil será de 

a) 80200 anos.

b) 57300 anos.

c) 74500 anos.

d) 51600 anos

e) 63000 anos.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 35
Ao elaborar um resumo sobre a ocorrência das reações químicas de dupla troca,  um estudante afirmou que essas reações somente ocorrem se

I. reagentes solúveis formarem pelo menos um produto insolúvel.

II. reagentes voláteis formarem pelo menos um produto não volátil.

III. reagentes muito dissociados/ionizados formarem pelo menos um produto  menos dissociado/ionizado.

De acordo com as informações acima, a única reação química de dupla troca  que não ocorrera é

a) AgNO3 + NaCl → NaNO3 + AgCl

b) H2SO4 + Na2CO3 → Na2SO4 + H2CO3

c) HCl + Na(CH3COO) → NaCl + CH3COOH

d) KNO3 + NaCl → NaNO3 + KCl

e) H2SO4 + 2 KCN → K2SO4 + 2 HCN


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 36
Um professor solicitou aos alunos que escrevessem uma sequência de compostos  orgânicos, que contivesse, respectivamente, um álcool, um éster, uma cetona e  um aldeído. A sequência correta está representada em

mackenzie


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 37
 Explosão forma nuvem tóxica impressionante na Espanha

A nuvem de cor alaranjada foi produzida após duas 
substâncias químicas entrarem em contato em uma fábrica.

“Uma explosão em uma fábrica de produtos químicos em Igualada, região  de Barcelona, na Espanha, produziu uma nuvem tóxica impressionante,  de acordo com informações da Europa Press. A nuvem tóxica fez com que  a Defesa Civil da cidade decretasse o nível 1 de emergência. A nuvem  de cor alaranjada foi produzida quando ácido nítrico e cloreto de ferro  (III) entraram em contato ao serem descarregados em um armazém da  fábrica.

Duas pessoas que estavam manipulando o material no momento da  explosão ficaram levemente feridas e acabaram inalando o produto. As  vítimas foram levadas pelo sistema de emergência para o Hospital de  Igualada, mas não correm riscos.

De acordo com o jornal El País, a Defesa Civil recomenda que crianças,  idosos e pessoas com problemas respiratórios não saiam de casa.”
http://noticias.terra.com.br/mundo/europa


As fórmulas químicas das substâncias envolvidas na reação de formação da  nuvem tóxica são corretamente representadas por

a) HNO3 e FeCl3.

b) HNO3 e FeCl2.

c) HNO2 e FeCl2.

d) HNO4 e FeCl3.

e) HNO4 e FeCl2.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 38
Vazamento de gás provocou chuva ácida em Cubatão, diz Cetesb

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) identificou  emissão de dióxido de enxofre (SO2) na atmosfera em Cubatão, após  vazamento de uma fábrica de fertilizantes no Polo Industrial. Segundo  o órgão, com isso e com a umidade existente, devido às fortes chuvas,  além de outros compostos na atmosfera, é possível uma formação de  vapor d’agua e gotículas de ácido sulfúrico ou sulfuroso, conhecida  popularmente como chuva ácida.

Em nota, a Cetesb informa que tal situação só aconteceu no período em  que houve corrente dos gases na atmosfera.
http://www.atribuna.com.br/cidades/cubat%C3%A3o/vazamento-de-g%C3%A1sprovocou-chuva-%C3%A1cida-em-cubat%C3%A3o-diz-cetesb-1.426246

Supondo-se que o volume de dióxido de enxofre, descarregado na atmosfera,  tenha sido de 1120 L, nas CNTP, a massa de ácido sulfuroso que foi produzida, por  meio da reação representada pela equação SO2 + H2O → H2SO3, considerando  o rendimento do processo igual a 60%, é

a) 1230 g.

b) 2460 g.

c) 4100 g.

d) 5000 g.

e) 8200 g.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 39
Uma solução aquosa de ácido sulfúrico, com densidade igual a 1,400 g∙mL-1,  apresenta 70% em massa de soluto. A concentração, expressa em mol por litro,  para essa solução será igual a 

a) 8 mol∙L-¹.

b) 9 mol∙L-¹.

c) 10 mol∙L-¹.

d) 11 mol∙L-¹.

e) 12 mol∙L-¹.


Biologia 

MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 40
Algumas aranhas da Família Salticidae (popularmente conhecidas como papa  moscas) são capazes de se deslocar por distâncias de até 400km. Isto é possível  porque elas tecem uma teia em forma de para quedas, que permanece aderida  ao seu abdômen e se utilizam do vento para o deslocamento. Dessa forma, elas  são capazes de cruzar com indivíduos de outras populações. A esse respeito,  são feitas as seguintes afirmações:

I. Não há isolamento reprodutivo entre essas populações.

II. A possibilidade de intercâmbio genético entre os grupos permite que eles  pertençam à mesma espécie. 

III. O fato de existir intercâmbio genético impede que ocorram mutações nos  indivíduos de cada grupo.

Assinale

a) se somente as afirmativas I e II forem corretas.

b) se todas as afirmativas forem corretas.

c) se somente as afirmativas I e III forem corretas.

d) se somente a afirmativa I for correta.

e) se somente a afirmativa III for correta.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 41
Uma mulher pertencente ao tipo sanguíneo AB, Rh+ tem uma criança pertencente  ao tipo B, Rh-. A criança necessitou de uma transfusão sanguínea, quando  teve de fazer uma cirurgia, mas nenhum dos pais pôde ser doador. Assinale a  alternativa correta.

a) A criança pode ser homozigota para o gene da tipagem ABO.

b) Em uma segunda gestação, pode ocorrer eritroblastose fetal.

c) O pai é certamente Rh-.

d) O pai pertence ao tipo sanguíneo A, obrigatoriamente.

e) Esse casal não pode ter filhos receptores universais.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 42
O esquema abaixo representa um corte transversal de medula espinal humana.

mackenzie

Considere as seguintes afirmações:

I. Na região apontada pela seta 2, é possível encontrar grande quantidade de  corpos celulares.

II. A região apontada pela seta 1, é composta de substância branca, rica em  mielina.

III. Na estrutura apontada pela seta 4, é possível encontrar líquido cérebro  espinal.

IV. A seta 3 indica um nervo raquidiano motor.

Assinale

a) se todas as afirmativas estão corretas.

b) se somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

c) se somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

d) se somente as afirmativas II e III estão corretas.

e) se somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 43
Em uma célula em metáfase II, é possível observar

a) cromossomos homólogos.

b) quiasmas.

c) cromátides irmãs.

d) carioteca.

e) tétrades.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 44
Nos últimos anos, a taxa do gene para hemofilia tem aumentado muito nas  populações humanas. Os hemofílicos, no passado, frequentemente não chegavam  à idade de reprodução, já que para eles qualquer ferimento maior poderia ser fatal.  Hoje, porém, os hemofílicos recebem o fator VIII, retirado do sangue de pessoas  normais, que favorece a coagulação. Assim, a probabilidade de sobrevivência dos  hemofílicos aumentou muito; também se elevaram as chances de constituírem  família, transmitindo seus genes paras os descendentes.

Podemos afirmar que os avanços da medicina

a) prejudicaram a ocorrência da seleção natural.

b) favoreceram a ocorrência da seleção natural.

c) prejudicaram a ocorrência de mutação.

d) favoreceram a ocorrência de mutação.

e) não interferiram na ocorrência da seleção natural ou na mutação.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 45
Levantamento do Ministério da Saúde divulgou em 12/3/15 que 340 municípios  brasileiros estão em situação de risco para epidemias de dengue e da febre  chikungunya.Ainda, de acordo com os dados, 877 cidades estão em alerta para  ambas as doenças.

A respeito dessas duas doenças, são feitas as seguintes afirmações:

I. Ambas são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

II. Ambas são causadas por vírus.

III. Não há vacinação para ambas.

IV. Ambas são consideradas endêmicas.

Estão corretas, apenas,

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) I, II e III

e) I, III e IV


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 46
Nos diagramas A e B abaixo, estão representados os ciclos de vida de vários  grupos de seres vivos.

mackenzie

A respeito deles, é correto afirmar que

a) A ocorre em plantas e B em fungos.

b) A ocorre em fungos e B em plantas.

c) A ocorre em algas e B em fungos.

d) os dois ocorrem em plantas.

e) os dois ocorrem em fungos.


História

MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 47
“A especificidade do Brasil, que se manteve como única monarquia em  meio às repúblicas criadas pela independência nas Américas, indica  as trajetórias diversas seguidas pelas colônias em sua transição para Estados independentes. Elas indubitavelmente compartilham de algumas  características comuns importantes que as vinculam em um processo que  varreu o mundo atlântico (...)”

Assinale a alternativa que NÃO contém uma das “características comuns” citadas  no texto.

a) Relacionam-se com as reformas políticas que incitaram a oposição colonial  aos governos das metrópoles.

b) Surgiram de crises políticas e constitucionais que incitaram o  descontentamento com a distribuição de poder.

c) Contribuíram para mudanças na estrutura de poder na América, com a  distribuição equitativa de participação dos segmentos sociais.

d) Inspiraram-se em ideias sobre direitos individuais e soberania popular,  nascidas na Europa e em vigor nos Estados Unidos.

e) Nasceram no contexto de disputas e guerras travadas entre potências  coloniais.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 48
MACKENZIE

Analise os dados da tabela acima e assinale a alternativa que melhor explica o  fenômeno observado.

a) O crescimento verificado no período deveu-se, sobretudo, à participação  do Brasil na Primeira Guerra Mundial, pois permitiu acúmulo de divisas  usadas na industrialização promovida pela Era Vargas.

b) O final do Império no Brasil e início da República foi marcado pelo grande  crescimento do número de fábricas e operários, marca alcançada em virtude  da abertura do país ao capital externo.

c) Na transição da Colônia para a República, a implantação de fábricas tornouse política pública, pois assegurava o papel predominante da economia  brasileira perante as demais nações latino-americanas.

d) Impulsionado pela crise da economia cafeeira, pela Grande Guerra e pela  Grande Depressão, o crescimento do número de fábricas e operários no  Brasil coincidiu com as primeiras décadas da República.

e) As práticas intervencionistas do New Deal, implantadas no Brasil a partir  da década de 1920, contribuiu para o crescimento vertiginoso do número  de fábricas e de operários, no período considerado.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 49
A mineração, atividade desenvolvida na região centro-sul do Brasil, no século  XVIII, teve inúmeras consequências para a Colônia, entre as quais se pode  destacar

a) o surgimento de um novo estilo artístico decorrente das profundas  modificações ocorridas dentro da colônia portuguesa: o Neoclássico.

b) a retração do mercado interno no país, especialmente em virtude da  decadência da atividade pecuária e da agricultura de subsistência.

c) a urbanização, o surgimento de uma elite intelectual nacional e o surgimento  de uma mercado nacional articulado à mineração.

d) a livre entrada de tecidos e outros manufaturados ingleses para abastecer  a região aurífera do Brasil.

e) o maior aproveitamento da mão de obra indígena, já que era difícil o controle  de escravos nessas regiões afastadas do litoral.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 50
“O Exército não tem ambições e não quer poder ou postos. Age  abnegadamente por altruísmo brasileiro e fundamentalmente patriótico  e, nesse sentido, os chefes do movimento revolucionário querem dar o  exemplo, que empresta autoridade à sua crítica aos republicanos que,  até agora, ocuparam os altos postos da administração do país.”

O trecho acima faz parte do discurso dos Tenentes rebelados em 1924, em São  Paulo, que estavam sob a liderança de Miguel Costa, evidenciando 

a) o enorme descontentamento do movimento tenentista com a participação  na vida política nacional de seus oficiais superiores.

b) a defesa que os Tenentes faziam da necessidade de realizar grandes reformas  políticas e eleitorais que restringissem o poder dos grandes proprietários  rurais.

c) o desejo de um grupo de militares de restabelecer novamente a Monarquia,  visto que a República não atendia aos anseios da maioria da população  brasileira.

d) o caráter apolítico do Exército do nosso país que, nesse momento, ansiava  apenas por combater a corrupção administrativa e não efetivamente  participar do poder.

e) o anseio por parte desses jovens militares de participarem da vida política  nacional, uma vez que pela Constituição de 1891, isso não era permitido.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 51
MACKENZIE

As imagens acima são de cartazes chineses, que circularam por todo o país  durante a Grande Revolução Cultural Proletária (1966-76). Considere as  assertivas abaixo a respeito desse movimento revolucionário.

I. O movimento impulsionado por Mao Tse-tung, teve grande influência nas  artes chinesas, principalmente no teatro e na ópera, que adquiriram um   aspecto mais realista e influenciado pela cultura soviética.

II. A Revolução Cultural tinha uma proposta de radicalizar, ainda mais, tópicos   como igualitarismo, antiburocratismo e autogestão do comunismo chinês. 

III. No plano econômico, esse movimento atrasou o avanço tecnológico do país,  devido às perseguições a inúmeros intelectuais, cientistas e educadores.

Assinale

a) se somente a assertativa I está correta.

b) se somente a assertativa II está correta.

c) se somente a assertativa III está correta.

d) se somente as assertativas I e II estão corretas.

e) se somente as assertativas II e III estão corretas.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 52
As Cruzadas, durante a Idade Média, representaram uma forma de solução  para os problemas decorrentes do início da desestruturação do regime feudal. A expressão “Cruzada” “derivou-se do fato de seus integrantes considerarem-se  soldados de Cristo”. Tais expedições constituíram-se em

a) empreendimentos de caráter militar, voltadas contra os inimigos da  Cristandade, sem o apoio formal da Igreja Católica, mas patrocinadas por  nobres feudais, que garantiam privilégios materiais aos participantes.

b) oportunidades oferecidas em uma sociedade fortemente religiosa, mais  clerical do que civil, em que o pecado e o crime equivaliam a mesma coisa,  ou seja, do cruzado obter a indulgência, ou perdão aos seus pecados.

c) movimentos nos quais tanto a iniciativa de lutar contra os infiéis quanto a  de reconquistar a Terra Santa, partia de muitos indivíduos não combatentes,  como mercadores, artesãos, mulheres e crianças, motivados pela fé.

d) iniciativas militares, cujos recursos materiais para sustentar os cruzados  provinham da Igreja Católica, única interessada na reconquista da região.

e) possibilidades para escapar das dívidas e dos pagamentos dos tributos  à Igreja e aos senhores feudais, já que o cruzado, ao participar dessas  expedições, conseguia uma moratória estendida para toda sua vida.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 53
De fato, a partir de 1789, a Europa, ainda aristocrática, começa a ouvir  a palavra nação de uma nova maneira. Uma nova forma de organização  política se desenvolve, trazendo junto com ela a promissora expressão  de liberdade. (...). Finalmente, o Estado, que se constitui como a  representação de todos os cidadãos da nação, apareceu como a forma  de organização política que acompanha a República nascente. (...) Assim  fica claro que nação, Estado e cidadania foram um conjunto indissociável  de ideias e práticas sociais que surgem de um processo revolucionário  da história universal. 
Guillermo Raúl Ruben. O que é nacionalidade. São Paulo: Brasiliense, 1984, p.25

A Revolução Francesa contribuiu, dentre diversos aspectos, para a emergência  de um novo sentido à nação e ao nacionalismo. A respeito do assunto, considere  as afirmativas.

I. A partir daquele momento, os indivíduos passam a se considerar cidadãos  abstratamente iguais, membros de uma organização política e representados  pelo Estado. 

II. A cidadania que emerge a partir do processo revolucionário francês difere  do sentimento de pertencimento a um certo senhor, típico da sociedade  aristocrática.

III. Surge, a partir daquele momento, a concepção de Estado-nação presente nos  dias de hoje: aquele que envolve o conjunto de leis próprias, a autonomia e  a soberania, a cultura de um povo que vive em um determinado território.

Assinale

a) se somente a afirmativa I está correta.

b) se somente as afirmativas II e III estão corretas.

c) se somente as afirmativas I e III estão corretas.

d) se somente a afirmativa III está correta.

e) se todas as afirmativas estão corretas.


Física

MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 54
Um atleta, muito veloz, mantém em uma corrida de 100,0 m, uma aceleração  constante de 5,00 m/s² durante os 2,00 s iniciais e no percurso restante sua  velocidade permanece constante. O tempo total para percorrer os 100,0 m é

a) 12,0 s

b) 14,0 s

c) 11,0 s

d) 13,0 s

e) 15,0 s


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 55
Os rebites são elementos de fixação que podem unir rigidamente peças ou placas  metálicas. Tem-se uma placa metálica com um orifício de diâmetro 25,00 mm a  20°C. Um rebite de diâmetro 25,01 mm à temperatura de 20°C é fabricado com  a mesma liga da placa metálica, cujo coeficiente de dilatação linear médio é  20.10-6 °C-¹. Deseja-se encaixar perfeitamente esse rebite no orifício da placa. 

Para tanto, devemos resfriar o rebite à temperatura de, aproximadamente,

a) 20 °C

b) 15 °C

c) 10 °C

d) 5 °C

e) 0 °C


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 56
MACKENZIE

Duas rodas são acopladas de modo que suas bandas de rodagem sejam tangentes,  como ilustra a figura acima. O movimento ocorre devido ao atrito entre as  superfícies em contato. Considerando que não haja escorregamento relativo  entre as rodas, o raio da roda menor (R2) é a metade do raio da roda maior (R1)  e elas realizam um movimento circular uniforme, podemos afirmar que

a) o deslocamento angular da roda maior é a metade da roda menor e seu  sentido de rotação é oposto ao da roda menor.

b) o deslocamento angular da roda maior é o dobro da roda menor e seu sentido  de rotação é oposto ao da roda menor.

c) o deslocamento angular da roda maior é a metade da roda menor e de mesmo  sentido de rotação da roda menor.

d) o deslocamento angular da roda maior é o dobro da roda menor e de mesmo  sentido de rotação da roda menor.

e) o deslocamento angular da roda maior é o mesmo da roda menor e de mesmo  sentido de rotação da roda menor.


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 57
MACKENZIE

MACKENZIE


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 58
MACKENZIE

No recipiente aberto da figura acima, são colocados dois líquidos não miscíveis e  incompressíveis, de massas específicas volumétricas ρ1 e ρ2 (ρ1 > ρ2). O ponto B  encontra-se na superfície de separação dos dois líquidos a uma profundidade h2 da superfície livre e o ponto A, a uma profundidade h1 em relação ao ponto B. 

A diferença de pressão entre os pontos A e B (PA – PB) da figura é

a) ρ1.g.(h1–h2)

b) ρ1.g.h1

c) (ρ1–ρ2).g.h1

d) (ρ1–ρ2).g.h2

e) ρ2.g.h2


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 59
Considere as seguintes afirmações, admitindo que em uma região do espaço  está presente uma carga geradora de campo elétrico (Q) e uma carga de prova  (q) nas suas proximidades.

I. Quando a carga de prova tem sinal negativo (q<0), os vetores força e campo  elétrico têm mesma direção, mas sentidos opostos. 

II. Quando a carga de prova tem sinal positivo (q>0), os vetores força e campo  elétrico têm mesma direção e sentido.

III. Quando a carga geradora do campo tem sinal positivo (Q>0), o vetor campo  elétrico tem sentido de afastamento da carga geradora e quando tem sinal  negativo (Q<0), tem sentido de aproximação, independente do sinal que  possua a carga de prova.

Assinale

a) se todas as afirmações são verdadeiras.

b) se apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

c) se apenas a afirmação III é verdadeira.

d) se apenas as afirmações II e III são verdadeiras.

e) se todas as afirmações são falsas. 


MACKENZIE 2015.2 - QUESTÃO 60
A tensão elétrica aplicada entre os pontos A e B da associação de resistores abaixo é UAB = 20 V. 

MACKENZIE

A potência dissipada pela associação em watts é de 

a) 10

b) 20 

c) 30

d) 40

e) 50 


COMENTÁRIOS

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humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas 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consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da 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ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão 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ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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INDAGAÇÃO: Prova Mackenzie 2015.2 com Gabarito
Prova Mackenzie 2015.2 com Gabarito
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