ENCONTRE A QUESTÃO QUE PROCURA AQUI


Coronavírus (COVID-19)

coronavirus-covid-19
Coronavírus (COVID-19)

O coronavírus foi reportado pela primeira vez em Wuhan, na China, no final de 2019. Desde então, o vírus se espalhou para diversos países em todo o mundo tornando-se uma pandemia.

No dia 26 de fevereiro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil.

O número de mortos passa dos 50 mil e o número de infectados é maior que 1 milhão em todo o mundo.

No Brasil já estão confirmados mais de 10.000 casos e mais de 400 mortes. Todos os Estados e o DF têm casos confirmados de Coronavírus (COVID-19).

Em 27 de março de 2020, Estados Unidos se tornam primeiro país com mais de 100 mil casos de coronavírus.
Atualizado em 04/04/2020 - às 08h19

Confira a notificação de casos pelo mundo em tempo real:


Veja a resposta para algumas das muitas peguntas que vêm sendo feitas por todo país e pelo mundo.

01. O que é o Coronavírus (COVID-19)?

Coronavírus é uma família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais, chegando a levá-los a óbito.

Os vírus da família Coronavírus costumam circular entre os animais, em geral, morcegos ou roedores. O nosso contato com esses animais (infectados) é o que faz com que os vírus sofram mutações espontâneas e aleatórias e acabem nos infectando.

CONTINUE LENDO...

02. Por que o nome é COVID-19?

O novo coronavírus que começou a circular na China no ano passado ganhou o nome temporário de 2019 n-Cov e depois o nome de SARS-CoV-2, uma sigla para o nome completo em inglês "severe acute respiratory syndrome coronavirus 2" (Em tradução livre: Síndrome Respiratória Aguda Gravem, Coronavírus 2". Entretanto, esse nome também foi alterado para o nome mais prático: COVID-19.

CONTINUE LENDO...

03. Quais são os sintomas da COVID-19?

A COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, apresenta sintomas variados. Os mais comuns são tosse seca, febre e cansaço, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o Dr. Celso Granato, professor de infectologia da UNIFESP, em vídeo feito ao G1: “a febre acima de 38° ou 38,5° são muito frequentes”. A tosse seca é frequente por que, segundo ele: “o vírus gosta de ficar na região do pulmão e traqueia”. Ou seja, sintomas bem parecidos com aqueles que se observa normalmente em uma gripe.

CONTINUE LENDO...

04. Como é a transmissão do COVID-19?

A transmissão do novo Coronavírus (COVID-19) ocorre pelo contato com o vírus, que é transportado por gotículas expelidas pela fala, tosse ou espirro de pessoas doentes. A infecção se dá quando estas gotículas entram em contato com a mucosa dos olhos, nariz e boca.

CONTINUE LENDO...

05. Como se prevenir da COVID-19?

Para se prevenir da COVID-19 você precisará redobrar cuidados corriqueiros, como a forma correta de lavar as mãos, espirrar e tossir.

Entre as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, como álcool em gel.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo, ou com o antebraço.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Evitar abraços, beijos e apertos de mãos.
  • Manter distância de até 1 metro das pessoas.
CONTINUE LENDO...

06. Por que lavar as mãos previne contra COVID-19?

Lavar as mãos previne conta o COVID-19 porque retira o vírus da superfície do corpo e evita que, ao se coçar, por exemplo, ele entre em mucosas – como olhos, boca e nariz –, o que causa a infecção.

Para infectar uma pessoa, o vírus precisa sair de um doente e entrar no organismo de outra pessoa. Ao tossir, falar ou espirrar, por exemplo, o vírus se espalha por meio das gotículas – não há indício de transmissão pelo ar sem ter relação com estas gotículas.

CONTINUE LENDO...

07. Quanto tempo o vírus COVID-19 sobrevive em superfícies?

Um estudo, do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), que ainda não foi publicado em uma revista científica, aponta que o vírus pode sobreviver em gotículas por até três horas após ser expelido no ar por uma tosse. Gotas finas entre 1 e 5 micrômetros de tamanho, cerca de 30 vezes menores do que um fio de cabelo humano, podem permanecer no ar por várias horas.

CONTINUE LENDO...

08. Como é feito o diagnóstico do COVID-19?

O diagnóstico do COVID-19 (novo coronavírus) é feito com a coleta de materiais respiratórios com potencial de aerossolização (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras.

As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública). Uma das amostras será enviada ao NIC (Centro Nacional de Influenza) e outra amostra será enviada para análise de metagnômica.

CONTINUE LENDO...

09. Como é feito o tratamento da COVID-19?

Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento indicado é repouso e consumo de bastante água. As medidas adotadas para aliviar os sintomas são:

- Medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
- Umidificador no quarto ou banho quente para aliviar a dor de garanta e tosse.

CONTINUE LENDO...

10. É possível ser infectado mais de uma vez por COVID-19?

Os cientistas ainda não têm essa resposta! A OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) diz que "como se trata de um novo vírus, e sobre o qual ainda aprendemos mais todos os dias, no momento, não podemos dizer com certeza absoluta que uma pessoa infectada com o vírus não pode se infectar novamente."

CONTINUE LENDO...

11. Quais produtos de limpeza matam o COVID-19?

Você pode matar o Coronavírus (COVID-19) com produtos de limpeza desinfetantes de fácil acesso, como álcool 70%, água sanitária e até com a combinação de água e sabão.

Por isso, é de grande importância e eficácia que se tome como hábito lavar constantemente as mãos e o pulso, com água e sabão, ou com álcool em gel. O álcool e a água sanitária podem ser utilizados também para a limpeza de superfícies.

CONTINUE LENDO...

12. Qual a diferença entre COVID-19, Gripe e Resfriado?

COVID-19, Gripe e Resfriado são três doenças provocadas por vírus, porém, cada uma, é desencadeada por um agente etiológico diferente.

As três doenças podem ser transmitidas de uma pessoa para outra por meio de gotículas eliminadas pelo doente ao falar, tossir ou espirrar. A transmissão também pode ocorrer por meio do contato com secreção dos doentes, sendo as mãos, por exemplo, um importante veículo de transmissão.

CONTINUE LENDO...

13. Por que o Coronavírus (COVID-19) é uma pandemia?

Pandemia é um termo usado para descrever uma situação em que uma doença infecciosa ameaça muitas pessoas ao redor do mundo simultaneamente.

O exemplo mais recente foi a disseminação global do vírus influenza H1N1, que causou a pandemia da gripe suína, em 2009.

CONTINUE LENDO...

14. Qual o número de mortes no Brasil pelo Coronavírus (COVID-19)?

O número de mortes no Brasil pelo Coronavírus (COVID-19) chegou a 34 até a publicação desse texto no dia 23 de março de 2020. São 1.891 casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus no país, segundo o Ministério da Saúde. Clique no link "continue lendo..." para ver os dados atualizados.

CONTINUE LENDO...

15. O que fazer se estiver com suspeita de coronavírus (COVID-19)?

De acordo com o Ministério da Saúde as pessoas com sintomas gripais devem permanecer em casa e em isolamento social por sete dias. Se os sintomas se agravarem nesse período, e a pessoa apresentar tosse seca e falta de ar, a recomendação é para procurar um posto de saúde ou consultório médico para avaliação clínica.

CONTINUE LENDO...

16. Hidroxicloroquina e cloroquina combatem o Coronavírus (COVID-19)?

Um estudo feito nos Estados Unidos, com um número pequeno, de paciências apresentou resultados positivos no combate ao novo Coronavírus (COVID-19), entretanto, é muito cedo para dizer que o remédio realmente é eficaz no combate ao vírus.

CONTINUE LENDO...

17. Quem corre mais risco ao ser infectado por Coronavírus (COVID-19)?

Os idosos (por conta dos seus muitos problemas de saúde) estão morrendo mais por conta do COVID-19, entretanto, todos (jovens, adultos, crianças) estão sujeitos ao contagio e às consequências graves (talvez, óbito) em decorrência dos efeitos causados pelo coronavírus no organismo.

CONTINUE LENDO...

18. em breve...

Comentários