Direito da Pessoa com Deficiência (QUESTÕES DE CONCURSO)


Direito da Pessoa com Deficiência
(Questões de Concurso com Gabarito)

Atualizado em 03/09/2018

QUESTÃO 03
(FCC) Joana é pessoa com deficiência e está grávida de seu primeiro filho, sendo a gestação considerada de alto risco. Nos termos da Lei nª 13.146/2015, especificamente no que concerne ao direito à saúde,

(A) é assegurada atenção integral à saúde da pessoa com deficiência, por intermédio do SUS, não abrangendo, todavia, situações que apresentem níveis de complexidade elevados.

(B) Joana não poderá participar na elaboração de políticas de saúde a ela destinadas, vez que tal atribuição é exclusiva dos órgãos públicos competentes.

(C) as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar, dentre outros, o atendimento psicológico da pessoa com deficiência inclusive para seus familiares e atendentes pessoais.

(D) aos profissionais que prestam assistência à pessoa com deficiência, exceto em serviços de habilitação, deve ser garantida capacitação inicial e continuada.

(E) as diretrizes estabelecidas para as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência aplicam-se, também, de forma ampla, a todas as instituições privadas.


QUESTÃO 02
(FCC) Considere a seguinte situação hipotética: a Prefeitura de Rio Branco inaugurará importante praça pública, na região central da cidade, denominada “Praça Para Todos”, que contará com inúmeros atrativos, entre eles, 40 equipamentos de lazer disponibilizados à população.

Nos termos da Lei nª 10.098/2000, o número mínimo de equipamentos de lazer que devem ser adaptados e identificados, tanto quanto tecnicamente possível, para possibilitar a utilização por pessoas com deficiência, inclusive visual, ou com mobilidade reduzida, será

(A) 15.
(B) 5.
(C) 10.
(D) 3.
(E) 2.


QUESTÃO 01
(FCC) Claudio é pessoa com deficiência e pretende participar de processo seletivo para ingresso em curso oferecido por instituição de ensino superior. Nos termos da Lei nº 13.146/2015, a instituição deverá disponibilizar recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados,

(A) independentemente de prévia solicitação, e escolhidos pela própria instituição, que avaliará caso a caso de acordo com a necessidade dos candidatos.

(B) previamente solicitados e escolhidos por Claudio.

(C) previamente solicitados por Claudio, tendo em vista a necessidade de cada candidato portador de deficiência, mas escolhidos pela própria instituição.

(D) independentemente de prévia solicitação, mas escolhidos por Claudio, no dia da realização do processo seletivo.

(E) os quais independem de solicitação, bem como de qualquer escolha, vez que são disponibilizados de forma igualitária a todas as pessoas com deficiência.


Direito da Pessoa com Deficiência (QUESTÕES DE CONCURSO) Direito da Pessoa com Deficiência (QUESTÕES DE CONCURSO) Reviewed by Redação on setembro 03, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.