Leia o texto para responder às questões de 33 a 36. Em 1500, fazia oito anos que havia presença europeia no Caribe: uma primeira tentativa...
Leia o texto para responder às questões de 33 a 36.
Em 1500, fazia oito anos que havia presença europeia no Caribe: uma primeira tentativa de colonização que ninguém na época podia imaginar que seria o prelú- dio da conquista e da ocidentalização de todo um continente e até, na realidade, uma das primeiras etapas da globalização.
A aventura das ilhas foi exemplar para toda a América, espanhola, inglesa ou portuguesa, pois ali se desenvolveu um roteiro que se reproduziu em várias outras regiões do continente americano: caos e esbanjamento, incompetência e desperdício, indiferença, massacres e epidemias. A experiência serviu pelo menos de lição à coroa espanhola, que tentou praticar no resto de suas possessões americanas uma política mais racional de dominação e de exploração dos vencidos: a instalação de uma Igreja poderosa, dominadora e próxima dos autóctones, assim como a instalação de uma rede administrativa densa e o envio de funcionários zelosos, que evitaram a repetição da catástrofe antilhana.
UNESP 2017: Questão 33
A afirmação de que os primeiros traços da presença europeia na América foram "o prelúdio da ocidentalização" e "uma das primeiras etapas da globalização" é correta porque a conquista do continente americano representou
A) a definição da superioridade militar e religiosa do Ocidente cristão e o início da perseguição sistemática a judeus e muçulmanos.
B) a demonstração da teoria de Cristóvão Colombo sobre a esfericidade da Terra e o fracasso dos novos instrumentos de navegação.
C) o encerramento das relações comerciais da Europa com o Oriente e o imediato declínio da venda das especiarias produzidas na Índia.
D) o encontro e o choque entre culturas e o gradual deslocamento do eixo do comércio mundial para o Oceano Atlântico.
E) o avanço da monetarização da economia e o lançamento de projetos de regulação e controle centralizado do comércio internacional.
Resolução:
A alternativa contempla dois aspectos distintos da Expansão Maritimo-Comercial Europeia e seus desdobramentos: primeiramente, o encontro das culturas pré-colombianas com o etnocentrismo europeu, o que levou à superposição do segundo sobre as primeiras, dentro do processo da conquista e colonização da América; e, em segundo lugar, o deslocamento do eixo econômico europeu para o Atlântico, deixando em segundo plano as tradicionais rotas do Mediterrâneo.
Resposta:
D) o encontro e o choque entre culturas e o gradual deslocamento do eixo do comércio mundial para o Oceano Atlântico.
UNESP 2017: Questão 34
Os problemas ocorridos na colonização das ilhas do Caribe podem ser considerados "exemplares para toda a América", pois geraram
A) a identificação de uma grande oportunidade, para nativos e europeus, de conviver com outros povos e desenvolver a tolerância e o respeito a valores morais e culturais diferentes.
B) o temor, nos indígenas, diante da ambição europeia e a percepção, pelos europeus, da dificuldade de estruturar o empreendimento colonial e manter o controle de terras e povos tão distantes.
C) o início de um longo conflito entre os europeus e as populações nativas, que provocou perdas humanas e financeiras nos dois lados, inviabilizando a exploração comercial da América.
D) a formação de uma elite colonial que recusava submeter-se às ordens das coroas europeias e dispunha de plena autonomia na produção e comercialização das mercadorias.
E) o reconhecimento, pelos europeus, da necessidade de instalação de feitorias no litoral para a segurança dos viajantes e a aceitação, pelos nativos, da hegemonia dos conquistadores.
Resolução:
A alternativa, quando cotejada com o texto transcrito no enunciado, pode ser examinada em duas partes distintas: a primeira, relacionada com o “temor, nos indígenas, diante da ambição europeia”, induz à ilação de que os nativos tenderam a se submeter passivamente aos conquistadores ou a fugir diante do avanço dos europeus; ora, a resistência armada dos indígenas foi um fenômeno que permeou o contato com os colonizadores desde os primórdios da conquista até o século XIX (na ocupação do Oeste Norte-americano).
Quanto a segunda parte da alternativa, é possível admitir que os europeus tinham ciência das dificuldades oferecidas pela colonização e exploração da América; no entanto, conseguiram montar um aparelho administrativo, militar e religioso-cultural que, bem ou mal, cumpriu seu objetivo de explorar as áreas coloniais.
Resposta:
UNESP 2017: Questão 35
As epidemias provocadas pelos contatos entre europeus e povos autóctones da América
A) demonstraram o risco da expansão territorial para áreas distantes e determinaram o imediato desenvolvimento de vacinas.
B) representaram uma espécie de guerra biológica que afetou, ainda que de forma desigual, conquistadores e conquistados.
C) provocaram a interdição, pelas cortes europeias, da circulação de mulheres grávidas entre os dois continentes.
D) foram utilizadas pelos nativos para impedir o avanço dos europeus, que contraíram doenças tropicais, como a febre amarela e a malária.
E) levaram à proibição, pelas cortes europeias, do contato sexual entre europeus e nativos, para impedir a propagação da sífilis.
Resolução:
A baixa imunidade dos nativos às moléstias trazidas pelos europeus provocou inúmeras mortes entre os primeiros. Esse fator biológico veio a ser utilizado por espanhóis e portugueses como um recurso de guerra destinado a quebrantar a resistência inimiga.
Resposta:
UNESP 2017: Questão 36
"A instalação de uma Igreja poderosa, dominadora e próxima dos autóctones" contribuiu para a dominação espanhola e portuguesa da América, uma vez que os religiosos
A) mediaram os conflitos entre grupos indígenas rivais e asseguraram o estabelecimento de relações amistosas destes com os colonizadores.
B) aceitaram a imposição de tributos às comunidades indígenas, mas impediram a utilização de nativos na agricultura e na mineração.
C) toleraram as religiosidades dos povos nativos e assim conseguiram convencê-los a colaborar com o avanço da colonização.
D) rejeitaram os regimes de trabalho compulsório, mas estimularam o emprego de mão de obra indígena em obras públicas.
E) desenvolveram missões de cristianização dos nativos e facilitaram o emprego de mão de obra indígena na empresa colonial.
Resolução:
A catequese dos indígenas pela Igreja Católica resultou em um processo de aculturação que, além de facilitar a submissão dos nativos aos europeus, contribuiu para inseri-los na empresa colonizadora como mão de obra compulsória e de baixo custo.
Resposta:
Próxima questão:
- Questão 37 - É correto interpretar a charge, que representa D. Pedro II e foi publicada em 1887, como uma.
Questão anterior:
- Questão 32 - A migração de Maomé e seus seguidores, em 622, de Meca para Medina permitiu a consolidação da religião muçulmana que incluía, entre outros princípios.
Em 1500, fazia oito anos que havia presença europeia no Caribe: uma primeira tentativa de colonização que ninguém na época podia imaginar que seria o prelú- dio da conquista e da ocidentalização de todo um continente e até, na realidade, uma das primeiras etapas da globalização.
A aventura das ilhas foi exemplar para toda a América, espanhola, inglesa ou portuguesa, pois ali se desenvolveu um roteiro que se reproduziu em várias outras regiões do continente americano: caos e esbanjamento, incompetência e desperdício, indiferença, massacres e epidemias. A experiência serviu pelo menos de lição à coroa espanhola, que tentou praticar no resto de suas possessões americanas uma política mais racional de dominação e de exploração dos vencidos: a instalação de uma Igreja poderosa, dominadora e próxima dos autóctones, assim como a instalação de uma rede administrativa densa e o envio de funcionários zelosos, que evitaram a repetição da catástrofe antilhana.
(Serge Gruzinski. A passagem do século: 1480-1520: as origens da globalização, 1999. Adaptado.)
UNESP 2017: Questão 33
A afirmação de que os primeiros traços da presença europeia na América foram "o prelúdio da ocidentalização" e "uma das primeiras etapas da globalização" é correta porque a conquista do continente americano representou
A) a definição da superioridade militar e religiosa do Ocidente cristão e o início da perseguição sistemática a judeus e muçulmanos.
B) a demonstração da teoria de Cristóvão Colombo sobre a esfericidade da Terra e o fracasso dos novos instrumentos de navegação.
C) o encerramento das relações comerciais da Europa com o Oriente e o imediato declínio da venda das especiarias produzidas na Índia.
D) o encontro e o choque entre culturas e o gradual deslocamento do eixo do comércio mundial para o Oceano Atlântico.
E) o avanço da monetarização da economia e o lançamento de projetos de regulação e controle centralizado do comércio internacional.
Resolução:
A alternativa contempla dois aspectos distintos da Expansão Maritimo-Comercial Europeia e seus desdobramentos: primeiramente, o encontro das culturas pré-colombianas com o etnocentrismo europeu, o que levou à superposição do segundo sobre as primeiras, dentro do processo da conquista e colonização da América; e, em segundo lugar, o deslocamento do eixo econômico europeu para o Atlântico, deixando em segundo plano as tradicionais rotas do Mediterrâneo.
Resposta:
D) o encontro e o choque entre culturas e o gradual deslocamento do eixo do comércio mundial para o Oceano Atlântico.
UNESP 2017: Questão 34
A) a identificação de uma grande oportunidade, para nativos e europeus, de conviver com outros povos e desenvolver a tolerância e o respeito a valores morais e culturais diferentes.
B) o temor, nos indígenas, diante da ambição europeia e a percepção, pelos europeus, da dificuldade de estruturar o empreendimento colonial e manter o controle de terras e povos tão distantes.
C) o início de um longo conflito entre os europeus e as populações nativas, que provocou perdas humanas e financeiras nos dois lados, inviabilizando a exploração comercial da América.
D) a formação de uma elite colonial que recusava submeter-se às ordens das coroas europeias e dispunha de plena autonomia na produção e comercialização das mercadorias.
E) o reconhecimento, pelos europeus, da necessidade de instalação de feitorias no litoral para a segurança dos viajantes e a aceitação, pelos nativos, da hegemonia dos conquistadores.
Resolução:
A alternativa, quando cotejada com o texto transcrito no enunciado, pode ser examinada em duas partes distintas: a primeira, relacionada com o “temor, nos indígenas, diante da ambição europeia”, induz à ilação de que os nativos tenderam a se submeter passivamente aos conquistadores ou a fugir diante do avanço dos europeus; ora, a resistência armada dos indígenas foi um fenômeno que permeou o contato com os colonizadores desde os primórdios da conquista até o século XIX (na ocupação do Oeste Norte-americano).
Quanto a segunda parte da alternativa, é possível admitir que os europeus tinham ciência das dificuldades oferecidas pela colonização e exploração da América; no entanto, conseguiram montar um aparelho administrativo, militar e religioso-cultural que, bem ou mal, cumpriu seu objetivo de explorar as áreas coloniais.
Resposta:
B) o temor, nos indígenas, diante da ambição europeia e a percepção, pelos europeus, da dificuldade de estruturar o empreendimento colonial e manter o controle de terras e povos tão distantes.
UNESP 2017: Questão 35
As epidemias provocadas pelos contatos entre europeus e povos autóctones da América
A) demonstraram o risco da expansão territorial para áreas distantes e determinaram o imediato desenvolvimento de vacinas.
B) representaram uma espécie de guerra biológica que afetou, ainda que de forma desigual, conquistadores e conquistados.
C) provocaram a interdição, pelas cortes europeias, da circulação de mulheres grávidas entre os dois continentes.
D) foram utilizadas pelos nativos para impedir o avanço dos europeus, que contraíram doenças tropicais, como a febre amarela e a malária.
E) levaram à proibição, pelas cortes europeias, do contato sexual entre europeus e nativos, para impedir a propagação da sífilis.
Resolução:
A baixa imunidade dos nativos às moléstias trazidas pelos europeus provocou inúmeras mortes entre os primeiros. Esse fator biológico veio a ser utilizado por espanhóis e portugueses como um recurso de guerra destinado a quebrantar a resistência inimiga.
Resposta:
B) representaram uma espécie de guerra biológica que afetou, ainda que de forma desigual, conquistadores e conquistados.
UNESP 2017: Questão 36
A) mediaram os conflitos entre grupos indígenas rivais e asseguraram o estabelecimento de relações amistosas destes com os colonizadores.
B) aceitaram a imposição de tributos às comunidades indígenas, mas impediram a utilização de nativos na agricultura e na mineração.
C) toleraram as religiosidades dos povos nativos e assim conseguiram convencê-los a colaborar com o avanço da colonização.
D) rejeitaram os regimes de trabalho compulsório, mas estimularam o emprego de mão de obra indígena em obras públicas.
E) desenvolveram missões de cristianização dos nativos e facilitaram o emprego de mão de obra indígena na empresa colonial.
Resolução:
A catequese dos indígenas pela Igreja Católica resultou em um processo de aculturação que, além de facilitar a submissão dos nativos aos europeus, contribuiu para inseri-los na empresa colonizadora como mão de obra compulsória e de baixo custo.
Resposta:
E) desenvolveram missões de cristianização dos nativos e facilitaram o emprego de mão de obra indígena na empresa colonial.
Próxima questão:
- Questão 37 - É correto interpretar a charge, que representa D. Pedro II e foi publicada em 1887, como uma.
Questão anterior:
- Questão 32 - A migração de Maomé e seus seguidores, em 622, de Meca para Medina permitiu a consolidação da religião muçulmana que incluía, entre outros princípios.
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