SANTA CASA 2018: 1ª Dia - Questão 15 - O triângulo ABC da figura representa a secção transversal...

SANTA CASA 2018: 1ª Dia - Questão 15 O triângulo ABC da figura representa a secção transversal de um prisma de vidro transparente, em repo...
SANTA CASA 2018: 1ª Dia - Questão 15

O triângulo ABC da figura representa a secção transversal de um prisma de vidro transparente, em repouso e parcialmente imerso na água. Um raio de luz monocromático propaga-se pelo ar no mesmo plano vertical que contém esse triângulo e incide perpendicularmente no lado AB, passando a propagar-se pelo prisma.
santa-casa-2018-1-dia-questao-15
Considerando o índice de refração absoluto do ar igual a 1,0, o da água igual a 1,3, o do vidro igual a 1,5 e os valores indicados na tabela, calcule:

a) a redução percentual da velocidade de propagação do raio luminoso quando ele passa do ar para o vidro.
b) o menor valor do ângulo θ para que o raio incidente no lado AB emerja totalmente do prisma pelo lado BC.

Questão anterior:
- Questão 14 - Um cozinheiro precisa de água a 80 ºC. Para isso, coloca 2 L de água a 20 ºC em uma panela e leva à chama de um fogão.

Resposta Questão 15 - Santa Casa 2018
a) A redução percentual do módulo da velocidade da luz, ao passar do ar para o vidro, é dada por:
santa-casa-2018-1-dia-questao-15-resposta
b) Para que o raio incidente na face AB do prisma emerja totalmente pela face BC, deve ocorrer reflexão total na face AC, como mostra a figura a seguir.
santa-casa-2018-1-dia-questao-15-resposta-1
Próxima questão:
- Questão 16 - Um resistor de resistência variável AB é constituído por um fio de ferro de resistividade 1,2 × 10⁻⁷ Ω · m e secção transversal de área constante e igual a 0,75 mm².

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo