UNESP - 2018/2 - 1ª fase - Convicção é a crença de estar na posse da verdade absoluta

UNESP - 2018/2 - 1ª fase - Convicção é a crença de estar na posse da verdade absoluta. Essa crença pressupõe que há verdades absolutas, que ...
UNESP - 2018/2 - 1ª fase - Convicção é a crença de estar na posse da verdade absoluta. Essa crença pressupõe que há verdades absolutas, que foram encontrados métodos perfeitos para chegar a elas e que todo aquele que tem convicções se serve desses métodos perfeitos. Esses três pressupostos demonstram que o homem das convicções está na idade da inocência, e é uma criança, por adulto que seja quanto ao mais. Mas milênios viveram nesses pressupostos infantis, e deles jorraram as mais poderosas fontes de força da humanidade. Se, entretanto, todos aqueles que faziam uma ideia tão alta de sua convicção houvessem dedicado apenas metade de sua força para investigar por que caminho haviam chegado a ela: que aspecto pacífico teria a história da humanidade!
(Nietzsche. Obras incompletas, 1991. Adaptado.)

Nesse excerto, Nietzsche

(A) defende o inatismo metafísico contra as teses empiristas sobre o conhecimento.
(B) valoriza a posse da verdade absoluta como meio para a realização da paz.
(C) defende a fé religiosa como alicerce para o pensamento crítico.
(D) identifica a maturidade intelectual com a capacidade de conhecer a verdade absoluta.
(E) valoriza uma postura crítica de autorreflexão, em oposição ao dogmatismo.

Questão anterior:
Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do que não conhecer qual é a infelicidade de um homem sem Deus; nada marca mais uma má disposição do coração do que não desejar a verdade das promessas eternas; nada é mais covarde do que fazer-se de bravo contra Deus.

Resolução (Objetivo):
Nietzsche afirma que ter convicções e aceitá-las como verdades é condição própria da imaturidade; enquanto a autorreflexão conduz ao abandono dos dogmas de toda espécie.

Resposta:
(E) valoriza uma postura crítica de autorreflexão, em oposição ao dogmatismo.

Próxima questão:
A resposta das células a pulsos elétricos sugere que a membrana plasmática assemelha-se a um circuito elétrico composto por uma associação paralela entre um resistor (R) e um capacitor (C) conectados a uma fonte eletromotriz (E).
UNESP2018-2-1-fase-indagacao-resolucao

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo