PUC-SP 2018/2: poderíamos dizer que o Estado getulista promoveu o capitalismo nacional

PUC-SP 2018/2 - HISTÓRIA - QUESTÃO 39 “[...] poderíamos dizer que o Estado getulista promoveu o capitalismo nacional, tendo dois suportes...
PUC-SP 2018/2 - HISTÓRIA - QUESTÃO 39

“[...] poderíamos dizer que o Estado getulista promoveu o capitalismo nacional, tendo dois suportes: no aparelho de Estado, as Forças Armadas; na sociedade, uma aliança entre a burguesia industrial e setores da classe trabalhadora urbana.”
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013.

Em relação ao governo de Getúlio Vargas, podemos AFIRMAR que

A) principalmente no período do Estado Novo, se alinhava ao modelo autoritário e centralizador que entendia como pressuposto para o crescimento da nação e capacidade de governar, o controle das Forças Armadas, o corporativismo e a aproximação da Igreja Católica.

B) logo após a tomada do poder em 1930, Vargas contou com apoio total das Forças Armadas, sobretudo da Marinha; e das elites paulistas que, em 1932, lhe garantiam apoio econômico necessário para a implementação de seu modelo político.

C) se apropriava de ideias marxistas, a fim de promover plenamente o capitalismo para, superando este modelo, poder implantar o comunismo no Brasil, o que se daria pela aliança entre as classes.

D) foi marcado, no Estado Novo, pelo crescimento e divulgação de uma propaganda a favor do governo, liderada pelo DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda – que, dentre outras coisas, estimulava a livre produção das artes.

Questão anterior:
- “Durante o século XVII, foram produzidas mais de cinco milhões de pinturas nos Países Baixos. Elas foram encomendadas por uma classe média emergente e próspera, que substituiu o mecenato da Igreja e da nobreza. Esses novos mecenas tinham gostos diferentes, o que levou a uma exploração de novos temas e à criação de novos meios de produção”.

Resolução:
O Estado Novo (1937-45) implantado por Getúlio Vargas inspirou-se – ao menos parcialmente – no modelo fascista italiano; daí a influência do corporativismo mussoliniano, que estabelecia o controle do Estado sobre as classes trabalhadoras e também sobre o patronato. Quanto à aproximação com a Igreja Católica, tratava-se de um recurso utilizado por Vargas para conseguir a aceitação dos segmentos mais conservadores da sociedade brasileira. Finalmente, é preciso reconhecer que o apoio das Forças Armadas ao regime varguista constituía um elemento fulcral para a sustentação do estadonovismo.

Resposta:
A) principalmente no período do Estado Novo, se alinhava ao modelo autoritário e centralizador que entendia como pressuposto para o crescimento da nação e capacidade de governar, o controle das Forças Armadas, o corporativismo e a aproximação da Igreja Católica.

Próxima questão:
- Leia os textos abaixo para responder a questão.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo