OBMEP 2018: Para fazer um percurso do ponto P ao ponto Q da figura, uma formiguinha

OBMEP 2018: Para fazer um percurso do ponto P ao ponto Q da figura, uma formiguinha deve andar sobre os segmentos horizontais sempre para a ...
OBMEP 2018: Para fazer um percurso do ponto P ao ponto Q da figura, uma formiguinha deve andar sobre os segmentos horizontais sempre para a direita e nunca passar duas vezes por um mesmo segmento vertical. De quantas maneiras diferentes ela pode fazer esse percurso?


A) 3
B) 10
C) 20
D) 1024
E) 1536

QUESTÃO ANTERIOR:
OBMEP 2018: Ao redor de uma mesa sentaram-se os 17 participantes de um debate. Alguns deles sempre dizem a verdade, e os demais sempre mentem. Todos iniciaram o debate dizendo: “Meus dois vizinhos mentem”. No máximo, quantos mentirosos havia entre os participantes?

RESOLUÇÃO:
Destacamos os pontos ABC e D, conforme a figura:


I) Há 3 formas distintas de a formiga chegar, saindo de P, a um dos pontos A ou B sem andar pelo segmento vertical AB (duas maneiras de chegar a A – horizontal/vertical ou vertical/horizontal – e uma só de chegar a B – vertical/vertical/horizontal).

II) A partir de A, fazendo percursos do tipo H (horizontal) ou VH (vertical - horizontal), a formiga chega de 2⁸ formas distintas a um dos pontos C ou D, sem passar pelo segmento CD. Além disso, a partir de cada ponto C ou D há duas formas distintas de chegar até Q (sendo agora permitido passar pelo segmento CD). Portanto, pelo princípio multiplicativo, há um total de 2⁸ × 2 = 2⁹ percursos distintos que a formiga pode fazer para chegar de A até Q. Raciocínios similares nos dão um total de 2⁹ percursos distintos que a formiga pode fazer para chegar de B até Q.

Considerando os casos I) e II), segue do Princípio Multiplicativo da Contagem que há um total de 3 x 2⁹ = 1536 percursos diferentes que a formiga pode fazer para sair de P e chegar a Q, seguindo as regras do enunciado.

Segunda solução:

I) Primeiro consideramos o problema restrito à seguinte figura reduzida:
Ou seja, se deseja determinar de quantas maneiras diferentes a formiga pode fazer o percurso de A até Q, nas mesmas condições do enunciado. As seguintes observações são importantes:

a) a formiga deverá percorrer exatamente 9 segmentos horizontais até chegar a Q;
b) como os pontos A e Q não estão situados numa mesma linha horizontal, a formiga deverá percorrer um número ímpar de segmentos verticais até chegar a Q;
c) dois movimentos verticais consecutivos não podem ser realizados.

Usaremos a letra H para indicar cada movimento sobre um segmento horizontal e V para indicar cada movimento sobre um segmento vertical. Na tabela a seguir, contendo 19 casas, colocamos 9 letras H que indicam os 9 movimentos horizontais realizados pela formiga em cada caminho.
Cada caminho, realizado pela formiga, é definido preenchendo as 10 casas vazias com um número ímpar de letras V e as restantes com 0, onde 0 indica que não foi realizado movimento vertical antes do início ou depois do final de um segmento horizontal. Por exemplo, a tabela


representa o caminho:


Finalmente, para cada uma das primeiras 9 casas vazias podemos colocar 0 ou V sem distinção, totalizando 2⁹ escolhas distintas. Para cada uma dessas escolhas, a última casa vazia fica completamente determinada pelo preenchimento das anteriores, pois o total de letras V deve ser ímpar; logo, há um total de 2⁹ percursos diferentes de A até Q.

II) Uma análise análoga nos dá que a resposta é a mesma (29 escolhas distintas) se trocamos o ponto A de partida da formiga pelo ponto B, conforme a figura a seguir:

Observação: Nesse caso a número de letras V é par.

III) Na figura completa:

basta observar que há 3 formas distintas de a formiga chegar a um dos pontos A ou B sem andar pelo segmento vertical AB. Logo, usando a contagem realizada nos casos I) e II) temos um total de 3 x 2⁹ = 1536 percursos diferentes que a formiga pode fazer.

RESPOSTA:
E) 1536

PRÓXIMA QUESTÃO:
- OBMEP 2018: Um polígono simples com 2018 lados é desenhado a partir de um vértice P no interior de um quadrado. Nenhum vértice do polígono está sobre qualquer lado do quadrado, e nenhum vértice do quadrado está sobre qualquer lado do polígono.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo