UNESP - 2018/2 - 1ª fase - No Brasil, para uma população 54% negra (incluídos os pardos)

UNESP - 2018/2 - 1ª fase - No Brasil, para uma população 54% negra (incluídos os pardos), apenas 14% dos juízes e 2% dos procuradores e prom...
UNESP - 2018/2 - 1ª fase - No Brasil, para uma população 54% negra (incluídos os pardos), apenas 14% dos juízes e 2% dos procuradores e promotores públicos são negros. Juízes devem ser imparciais em relação a cor, credo, gênero, e os mais sensíveis desenvolvem empatia que lhes permite colocar-se no lugar dos mais desfavorecidos socialmente. Nos Estados Unidos, várias ONGs dedicam-se a defender réus já condenados. Como resultado do trabalho de apenas uma delas, 353 presos foram inocentados em novos julgamentos desde 1989. Desses, 219 eram negros. No Brasil, é uma incógnita o avanço social que seria obtido por uma justiça cega à cor.
(Mylene Pereira Ramos. “A justiça tem cor?”. Veja, 24.01.2018. Adaptado.)

Sobre o funcionamento da justiça, pode-se afirmar que

(A) o preconceito étnico é fenômeno exclusivamente subjetivo e sem implicações na esfera pública.
(B) a neutralidade e objetividade no julgamento não estão sujeitas a fatores de natureza psicológica.
(C) a disparidade da composição étnica entre réus e juízes é um fator de crítica à atuação do Judiciário.
(D) a isenção jurídica é garantida por critérios objetivos que independem da origem étnica ou social.
(E) a imparcialidade nos julgamentos é fator que torna desnecessária a adoção de políticas afirmativas.

Questão anterior:
A obsessão do Estado por controlar todos os comportamentos dos cidadãos tem como resultado um enfraquecimento da responsabilidade moral e cívica dos mesmos.

Resolução (Objetivo):
Há uma desproporção entre o número total de negros no Brasil e seus representantes entre os que atuam na Justiça. Por outro lado, como fruto de processos históricos e sociais, é grande a porcentagem dessa minoria entre os réus.

Resposta:
(C) a disparidade da composição étnica entre réus e juízes é um fator de crítica à atuação do Judiciário.

Próxima questão:
O homem que agride mulher é aquele que levanta todo dia e sai para trabalhar. Frequenta grupos sociais corriqueiros, como reuniões de pais em escolas.
UNESP2018-2-1-fase-indagacao-resolucao

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo