Questões da UCB - Medicina - 2018 com Gabarito

Questões da UCB - Medicina - 2018 com Gabarito (Universidade Católica de Brasília) QUESTÃO 01 UCB 2018: Segundo a Organização Mundia...
Questões da UCB - Medicina - 2018 com Gabarito
(Universidade Católica de Brasília)

QUESTÃO 01
UCB 2018: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida pode ser definida considerando-se inúmeros fatores, como saúde, educação, bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, expectativa de vida, poder de compra, bem como emprego e moradia dignos. A qualidade de vida também envolve outros elementos não mensuráveis, mas de extrema importância para as pessoas, como a família, os amigos e as demais redes sociais. [...]. De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2013, em 2012, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro atingiu a pontuação de 0,730.
GUERINO, Luiza Angélica. Geografia: a dinâmica do espaço brasileiro.
V. 2. Curitiba: Positivo, 2013, com adaptações.

Considerando os diversos fatores de qualidade de vida instituídos pela OMS, a situação brasileira e a de outros países, assinale a alternativa correta.

(A) O indicador que mede a renda per capita de um país reflete com exatidão o nível de instrução da respectiva população. Os países com maior PIB são, também, os que têm melhor colocação quanto ao nível de instrução.

(B) Com o índice de 0,730, o Brasil permanece no grupo de países com IDH baixo. O país sofre com as péssimas condições de educação, renda e água tratada da respectiva população.

(C) Noruega e Austrália estão entre os países com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

(D) Nas últimas décadas, o aumento das desigualdades sociais e de gênero no Brasil esteve ligado à criação de programas de transferência de renda, que beneficiam famílias mais pobres.

(E) Quando se consideram apenas os indicadores de desigualdade social e de gênero, o Brasil apresenta resultados tão positivos que o colocam no grupo de países de IDH muito alto.

Resposta.

QUESTÃO 02
UCB 2018: Acerca dos biomas, assinale a alternativa correta.

(A) O termo “bioma” é menos abrangente que a expressão “formação vegetal”, que inclui, além da fitofisionomia, a fauna, as características do clima e do solo e outros aspectos abióticos.

(B) A floresta tropical, também chamada de floresta tropical pluvial, localiza-se em regiões de clima quente e com alto índice pluviométrico, ou seja, na região do Trópico de Capricórnio, próxima a 23,5° de latitude sul.

(C) O bioma tipo savana caracteriza-se por apresentar arbustos e árvores de pequeno porte, além de gramíneas. No Brasil, um tipo de savana é o pampa, ou campo, localizado no Sul do País.

(D) A caatinga é um bioma que ocupa cerca de 10% do território brasileiro. A vegetação que a compõe é formada por plantas com marcantes adaptações ao clima seco, tais como cutículas altamente impermeáveis e caules que armazenam água. A ocorrência de tais características permite que essa vegetação evite a perda total de folhas durante a época de restrição hídrica.

(E) O Pantanal mato-grossense, ou Complexo do Pantanal, é constituído por uma fauna aquática muito variada, que se beneficia das cheias periódicas. Possui ainda uma rica flora, embora com baixo grau de endemismo.

Resposta.

Texto 1 para responder às questões de 3 a 5.

Miséria em tempos modernos

A globalização no século passado e no princípio do século 21 trouxe um enorme crescimento econômico e tecnológico. Ao mesmo tempo, ampliou a miséria, a violência e a falta de oportunidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 30% das mortes que acontecem todos os dias estão relacionadas às causas da pobreza extrema, como fome, diarreia, pneumonia e tuberculose. Morre-se por doenças que poderiam ser prevenidas e curadas com custo muito baixo.

A miséria e o esgarçamento do tecido social têm ainda como consequências a violência, as drogas e a criminalidade que vivenciamos, mas que permanecem silenciosas até que cruzem o nosso caminho. É aterradora a aparente tranquilidade com que ainda hoje se convive com a desigualdade e seus resultados (...). Certo é que, cedo ou tarde, essa realidade atingirá a todos.

Famílias que estão na linha da pobreza extrema convivem com um enorme sofrimento diário. E podem estar em uma situação duplamente difícil ao verem suas crianças doentes e capturadas em um ciclo vicioso: miséria, internação, reinternação e até morte. As experiências da infância e da juventude têm impactos profundos que duram a vida inteira e determinam não só a saúde física, mas os desenvolvimentos emocional e cognitivo do indivíduo. É nessa fase que experiências positivas têm grande impacto e de longo prazo no bem-estar da família.
CORDEIRO, Vera. Disponível em:
<https://oglobo.globo.com/opiniao/miseriaem-tempos-modernos-11926941>. Acesso em: 3 nov. 2017, com adaptações.

QUESTÃO 03
UCB 2018: Com base na leitura compreensiva do texto, assinale a alternativa correta.

(A) A autora organiza o discurso utilizando marcas e sequências linguísticas que revelam a principal função sociocomunicativa do gênero cartaargumentativa: a defesa de uma opinião direcionada a um interlocutor específico.

(B) A opinião da autora é totalmente contrária à globalização, já que o discurso do texto gira em torno das mazelas decorrentes, segundo ela, desse processo de integração entre os países.

(C) O vocábulo “Miséria”, empregado no título, antecipa a concepção defendida pela autora de que as precárias condições de saúde em que vive parte da população respondem pela violência e pela falta de oportunidades, que se ampliaram após o processo de globalização.

(D) A construção “uma situação duplamente difícil” (linha 19) reforça a argumentação da autora, pois instaura o seguinte pressuposto: certas famílias, além de serem expostas a um enorme sofrimento diário imposto pela pobreza extrema, ainda estão suscetíveis a sofrer vendo as respectivas crianças acometidas (até fatalmente) por doenças relacionadas à miséria.

(E) A autora, surpreendentemente, encerra o texto sugerindo que, por mais duras e cruéis que sejam, as experiências das crianças que vivem na linha da pobreza extrema podem ter grandes impactos positivos e de longo prazo no bem-estar das famílias.

Resposta.

QUESTÃO 04
UCB 2018: O fragmento apresentado é oriundo da versão virtual de um jornal de grande circulação. Considerando o referido contexto comunicativo e o fenômeno da variação linguística, é correto afirmar que a (o)

(A) seleção dos vocábulos “esgarçamento” (linha 10), “aterradora” (linha 13) e “cognitivo” (linha 24), que pertencem ao mesmo campo lexical, não é compatível com o grau de formalidade exigido pela situação, pois torna a linguagem restrita a um determinado grupo e, de certo modo, inacessível ao leitor comum.

(B) emprego da redação Fazem alguns anos que morre-se, no lugar da construção sublinhada no período “Morre-se por doenças que poderiam ser prevenidas e curadas com custo muito baixo.” (linhas 8 e 9), estaria inadequado a uma situação de uso formal da língua, seja na modalidade oral ou escrita.

(C) pronome sublinhado no período “É aterradora a aparente tranquilidade com que ainda hoje se convive com a desigualdade e seus resultados” (linhas de 13 a 15) foi intencionalmente colocado antes do verbo para conferir ao texto certa informalidade, já que essa é a opção amplamente difundida pelos usuários do português contemporâneo falado no Brasil.

(D) autora, caso decidisse substituir pela construção Grande parte das famílias o termo sublinhado no trecho “Famílias que estão na linha da pobreza extrema convivem com um enorme sofrimento diário.” (linhas 17 e 18), deveria obrigatoriamente manter as formas “estão” e “convivem” para preservar a adequação do discurso a uma situação de uso formal da língua escrita.

(E) exclusão da construção sublinhada no trecho “As experiências da infância e da juventude têm impactos profundos” (linhas 21 e 22) estaria de acordo com o grau de formalidade do texto, desde que a autora substituísse o verbo “têm” pela forma tem.

Resposta.

QUESTÃO 05
UCB 2018: Acerca dos recursos responsáveis pela articulação entre as ideias e as proposições do texto, assinale a alternativa correta.

(A) A sequência lógica seria comprometida caso a construção “Ao mesmo tempo” (linha 3) fosse substituída pela redação Entretanto, ao mesmo tempo.

(B) A supressão do vocábulo sublinhado no trecho “A miséria e o esgarçamento do tecido social têm ainda como consequências a violência, as drogas e a criminalidade que vivenciamos” (linhas de 10 a 12) não comprometeria a coesão e a progressão do texto.

(C) A relação de sentido pretendida pela autora, entre as orações do período “As experiências da infância e da juventude têm impactos profundos que duram a vida inteira e determinam não só a saúde física, mas os desenvolvimentos emocional e cognitivo do indivíduo.” (linhas de 21 a 24), ficou comprometida, pois, no lugar do vocábulo “mas”, deveria ter sido empregada obrigatoriamente a construção mas também.

(D) O emprego da vírgula, antes e depois da oração sublinhada no período “Famílias que estão na linha da pobreza extrema convivem com um enorme sofrimento diário.” (linhas 17 e 18), preservaria a relação semântica estabelecida originalmente.

(E) A informação original seria comprometida caso a autora substituísse o período “mas que permanecem silenciosas até que cruzem o nosso caminho.” (linhas 12 e 13) pela redação mas que permanecem silenciosas enquanto não cruzam o nosso caminho.

Resposta.

QUESTÃO 06
UCB 2018: Um corpo se desloca de forma tal que as componentes de sua velocidade correspondem às variáveis dos gráficos a seguir.
ucb-2018-medicina-questao-06
Assinale a alternativa que correspondente ao módulo da aceleração do referido corpo.

(A) √7 m/s².
(B) 5 m/s².
(C) 1 m/s².
(D) 7 m/s².
(E) 12 m/s

Resposta.

QUESTÃO 07
UCB 2018: Um elevador hidráulico levanta um veículo de 1,2.10³ kg, que está sobre um suporte ligado a um êmbolo de área correspondente a 1,0 m², utilizando ar comprimido, que aumenta a pressão sobre um êmbolo de área equivalente a 0,20 m². Calcule a força aplicada no êmbolo menor necessária para manter o carro suspenso. Use g = 10 m/s².

(A) 1,2 kN.
(B) 0,24 kN.
(C) 2,4 kN.
(D) 0,12 kN.
(E) 6,0 kN.

Resposta.

QUESTÃO 08
UCB 2018: O buraco na camada de ozônio, descoberto nos anos de 1980, começou a se recuperar graças à proibição do uso dos clorofluocarbonetos (CFC), presentes em muitos produtos de limpeza domésticos, em aerossóis e outros. Tais substâncias químicas foram abandonadas a partir da introdução do protocolo de Montreal, em 1987, quando se descobriu que elas permaneciam muito tempo no ambiente e que sua acumulação danificava a camada de ozônio. O gás ozônio que envolve o planeta fornece proteção contra radiações solares nocivas. No entanto, o diclorometano – também conhecido como cloreto de metileno – não foi incluído no protocolo, já que tem vida mais curta, ou seja, se decompõe após aproximadamente cinco meses na atmosfera. Mesmo assim, a decomposição do composto libera cloro, que pode danificar a camada de ozônio, caso chegue até ela. Segundo os cientistas, os benefícios da redução das emissões de diclorometano poderão ser notados em pouco tempo, justamente porque o tempo em que ele permanece na atmosfera é mais curto. De acordo com o estudo, os níveis de diclorometano na atmosfera aumentaram 8% por ano entre 2004 e 2014. Se tal tendência continuar, modelos computadorizados mostram que a recuperação da camada de ozônio, prevista originalmente para 2065 (sem considerar as emissões do diclorometano), poderia demorar mais 30 anos e só se completar em 2095.
Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/geral-40452377>.
Acesso em: 4 dez. 2017, com adaptações.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.

(A) O diclorometano é uma molécula tetraédrica apolar, com carbono com hibridização sp3.

(B) As radiações nocivas da camada de ozônio estão principalmente na faixa do visível e do infravermelho.

(C) O ozônio é uma forma azeotrópica do oxigênio, assim como o gás oxigênio, O2.

(D) O ozônio é uma molécula angular e polar, e sua estrutura pode ser representada por um híbrido ressonante.

(E) O cloro em Cl2 tem número de oxidação igual a -1.

Resposta.

QUESTÃO 09
UCB 2018: O Greenpeace protestou, em 9 de abril de 2015, pelo fim do desmatamento em uma área recém-destruída no sul de Roraima. Pelo menos 4 mil hectares foram desmatados no estado nos últimos seis meses. Enquanto a floresta cai, o Sudeste do Brasil passa pelo mais grave colapso hídrico da história, com os reservatórios registrando níveis muito abaixo da média para a estação chuvosa. A mensagem “A falta de água começa aqui”, colocada em uma área do tamanho de 504 campos de futebol de mata queimada e destruída, é uma lembrança importante de que as florestas são fundamentais para assegurar o equilíbrio do clima e parte vital do ciclo da água.
Disponível em: <www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Desmatamento-A-falta-deagua-comeca-aqui/?gclid=CjwKEAjwlpbIBRCx4eT8l9W26igSJAAuQ_HG-C95r2KGQ6dHsfST8TdnJETKNx8MCQLMOMRw4X6UcRoCV0Pw_wcB>. Acesso em: 4 dez. 2017, com adaptações.
ucb-2018-medicina-questao-09

Segundo o texto, que trata da crise hídrica, e a figura, que considera as principais massas de ar existentes em nosso país, assinale a alternativa correta.

(A) As secas, cada vez mais intensas e frequentes na região central do Brasil, não estão ligadas a processos de desmatamento como o ocorrido recentemente na Região Sul do País.

(B) A maior parte da umidade que cobre o território do Distrito Federal, no período de inverno, é proveniente da massa de ar equatorial continental, localizada na Amazônia brasileira.

(C) Grande parte das chuvas que caem no Planalto Central do Brasil é proveniente dos “rios voadores”, umidade que acompanha a massa de ar equatorial continental, que se desloca do Norte do Brasil até a Região Centro-Oeste, chegando com frequência ao Sudeste do País.

(D) A crise hídrica de 2017 no Distrito Federal é consequência de ordem natural, resultante da combinação de dois fatores: estiagem e adensamento populacional, razão pela qual nada tem a ver com a gestão pública dos recursos.

(E) O volume de água deslocado para a atmosfera da Região Amazônica independe do tamanho das florestas ou de suas bacias hidrográficas.

Resposta.

QUESTÃO 10
UCB 2018: Na segunda-feira, Rafael voou de Brasília a Rio Branco, em um voo que dura 3h30, com decolagem às 21h e aterrissagem às 21h30, hora local.

Se o voo da volta está marcado para as 15h, hora local, e não houver atraso, qual será o horário da chegada a Brasília?

(A) 15h30.
(B) 21h30.
(C) 20h30.
(D) 18h30.
(E) 22h30.

Resposta.

QUESTÃO 11
UCB 2018: A criação do Estado de Israel, em 1948, acarretou uma significativa mudança na região da Palestina, onde a tensão passou a ser constante entre árabes muçulmanos e israelenses. Além disso, Israel passou a ser visto como inimigo por diversos países vizinhos, sobretudo Egito, Jordânia e Síria.
MOCELLIN, Renato; CAMARGO, Rosiane de.
História em debate, 3. 4ª. ed. São Paulo: Editora Brasil, 2016.

Em relação aos conflitos entre o Estado de Israel e as nações árabes, assinale a alternativa correta.

(A) Na “Guerra de Suez”, em 1956, além de França e Inglaterra, o principal inimigo de Israel foi a Síria.

(B) Durante o ano de 1967, Israel viveu um dos mais intensos conflitos armados, em disputa com os palestinos pela ocupação de Jerusalém. Esse conflito ficou conhecido como “A Guerra dos Seis Dias”.

(C) Em 6 de outubro de 1973, Israel foi atacado por forças aéreas sauditas apoiadas pela ex-URSS. Esses ataques ficaram conhecidos como a “Guerra do Yom Kippur” (Dia do Perdão).

(D) O Acordo de Camp David foi selado entre judeus e palestinos, com a mediação realizada pela extinta União Soviética.

(E) Os conflitos entre árabes e judeus resultaram, em 1974, em uma das maiores crises de desestabilização da economia mundial e em forte recessão, provocada pela alta dos preços do petróleo.

Resposta.

QUESTÃO 12
UCB 2018: Um dos problemas que pacientes com queimaduras graves em grandes extensões do corpo enfrentam é a redução da capacidade de perder calor pela evaporação do suor, devido à destruição das glândulas sudoríparas. Estime a potência em Watts que um queimado deixa de perder por evaporação, admitindo que o paciente não possua uma quantidade significativa de produção de suor e que um adulto saudável transpira em média 600 mL por dia. Use: calor latente de vaporização do suor igual a Lsuor = 2,4.10⁶ J/kg, densidade do suor igual a dsuor = 1,0.10³kg/m³.

(A) 1,4.10⁶ W.
(B) 17 kW.
(C) 1,4 W.
(D) 17 W.
(E) 1,4 kW.

Resposta.

QUESTÃO 13
UCB 2018: A União Europeia (UE) é um projeto de unificação dos países do continente europeu. Um projeto que, apesar da recente crise na zona do euro, parece estar dando certo, embora ainda inacabado e com grandes desafios a enfrentar.
VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição:
ensino médio. 2ª. ed. São Paulo: Ática, 2013.

Em relação aos objetivos e desafios da União Europeia, assinale a alternativa correta.

(A) Na atualidade, a União Europeia representa todos os países do continente europeu em negociações multilaterais de comércio e política, além de tratar das questões de guerra.

(B) Uma das grandes dificuldades da União Europeia é integrar ao bloco econômico os países da parte ocidental do continente, conhecidamente de economias mais frágeis.

(C) A Comunidade Econômica Europeia (CEE) formou o seu primeiro laço de união em 1957, quando Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha Ocidental, França e Itália assinaram o Tratado de Roma, cujo principal objetivo era eliminar obstáculos ao livre comércio entre eles.

(D) O Conselho da União Europeia reprovou a proposta britânica de deixar o bloco. O Brexit colocou à prova a força e a união dos países membros, e o bloco saiu da crise mais fortalecido.

(E) A Alemanha, sob o comando da premier Angela Merkel, se decidiu, ao final de 2016, pela saída do país do bloco europeu. Todo o processo de saída levará aproximadamente dois anos.

Resposta.

QUESTÃO 14

ucb-2018-medicina-questao-14

UCB 2018: Considerando-se os dados apresentados no quadro, qual é o valor da soma α + b + c + d?

(A) 5
(B) -2
(C) 6
(D) -5
(E) 0

Resposta.

QUESTÃO 15
UCB 2018: Os analistas de relações internacionais adoram acrônimos e abreviaturas. Brics, G-7, UE — algumas combinações de letras que buscam explicar diferentes arquiteturas de poder, prosperidade e prestígio. Não gostaria de aumentar muito essa já extensa lista de siglas. Contudo, acho impossível, neste refundar da ordem internacional, deixar de sugerir que “Cirus” (sequência em inglês para China, Índia, Rússia e EUA) representa o quarteto de maior importância nos palcos globais.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/marcos-troyjo-cirus-quartetodominante-da-nova-ordem-global/>. Acesso em: 20 abr. 2017, com adaptações.

Em relação à geopolítica e às diversas e respectivas estruturas de poder, assinale a alternativa correta.

(A) Entre os países pertencentes ao Brics, no ano de 2016, o Brasil foi o que apresentou o melhor índice de crescimento econômico.

(B) A União Europeia (UE) sofreu um forte abalo em 2016, que pode mudar o rumo da geopolítica mundial. A vitória do “Brexit” definiu a saída do Reino Unido da União Europeia.

(C) A Rússia é um dos mais importantes membros do G-7.

(D) Entre os países participantes do grupo “Cirus”, apenas a China possui características de subdesenvolvimento.

(E) No grupo denominado G-7, todos os países são do continente europeu.

Resposta.

QUESTÃO 16
UCB 2018: Quando a empresa Alfa contratou um funcionário com salário de R$ 2.000,00, a média salarial dos empregados não foi alterada. Quando ele despediu um funcionário com salário igual a R$ 2.600,00, a média salarial caiu para R$ 1.950,00.

Quantos funcionários tem a empresa Alfa?

(A) 8
(B) 12
(C) 10
(D) 11
(E) 9

Resposta.

QUESTÃO 17
UCB 2018: Não são apenas as mulheres que sofrem com alterações hormonais ao longo da vida: um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Urologia, em parceria com a Escola de Saúde do Exército do Rio de Janeiro, avaliou 1623 homens de 24 a 87 anos de idade e concluiu que cerca de 20% dos participantes apresentavam índice de testosterona abaixo do adequado para sua faixa etária. Entre as hipóteses para o declínio estão a redução testicular e problemas na hipófise, a glândula responsável pela produção do hormônio masculino. A pesquisa, feita a partir de amostras de sangue, mostrou também que os participantes com mais de 70 anos de idade apresentaram maior queda de testosterona. Cientistas ressaltam que nem todos os homens têm diminuição hormonal. Segundo ele, após os 40 anos de idade, um declínio anual de 1% nos níveis de testosterona é considerado normal, mas alguns homens podem nunca apresentar diminuição. Por um longo período, baixos índices de testosterona eram conhecidos por andropausa, termo recentemente substituído por distúrbio androgênico do envelhecimento masculino, por não haver uma parada hormonal completa.
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/baixos_niveis_de_
testosterona_ameacam_a_saude.html>. Acesso em: 4 dez. 2017, com adaptações. 


Com base no texto citado, na fórmula estrutural da testosterona (apresentada a seguir) e considerando a química dos compostos de carbono, assinale a alternativa correta.

(A) A molécula da testosterona é aromática e heterogênea.

(B) Na testosterona existe a função fenol.

(C) Existem as funções cetona e álcool, além de três carbonos trigonais e dois carbonos quaternários na estrutura da testosterona.

(D) O hidrogênio ligado ao oxigênio nesta molécula é expressivamente ácido.

(E) Os anéis de seis membros são todos planares e há dois carbonos primários na testosterona.

Resposta.

QUESTÃO 18
UCB 2018: O Oriente Médio é formado por 15 países e pela pequena porção asiática do Egito. A expansão do islamismo propiciou que a religião se tornasse o elemento mais importante na definição dos valores e das normas sociais. Predominou também na legislação dos estados e na definição das relações, amistosas ou hostis, entre países ou entre grupos de um mesmo país.
BALDRAIA, André; SAMPAIO, Fernando dos Santos; SUCENA, Ivone
Silveira. Ser protagonista: geografia, 3º ano: ensino médio.
Organizadora Edições SM: obra coletiva. 3ª. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

Em relação aos conflitos políticos, étnicos e culturais entre os povos do Oriente Médio, assinale a alternativa correta.

(A) Bashar al-Assad, ditador sírio, recebe apoio das potências ocidentais, sobretudo dos Estados Unidos, na luta contra o Estado Islâmico.

(B) O Estado de Israel, nas últimas décadas, transformou-se no ponto de convergência dos interesses muçulmanos para a expansão e o fortalecimento do islamismo.

(C) O Afeganistão é um dos países mais ricos do Oriente Médio e é acusado de patrocinar grupos jihadistas ligados ao Estado de Israel.

(D) A união entre xiitas e sunitas após a Primavera Árabe, em 2010, pacificou o mundo islâmico, pondo fim às disputas por território no Oriente Médio.

(E) Os curdos somam mais de 30 milhões de pessoas, constituindo uma nação sem estado. Eles ocupam um vasto território, que engloba áreas da Turquia, da Síria, do Iraque e do Irã.

Resposta.

Text 2 to answer questions 19 and 20.

QUESTÃO 19
UCB 2018: According to the comic, the patient thinks he is sick because

(A) he is always attacked by cats.
(B) cats scare him.
(C) cats are always sending him e-mails.
(D) he sees cats wherever he goes.
(E) he is allergic to the doctor’s cat.

Resposta.

QUESTÃO 20
UCB 2018: According to the context of the comic, the word “right”, in the third panel means

(A) the opposite of “left”.
(B) the same as “correct”.
(C) the action of putting words on paper.
(D) something that you are allowed to do or have.
(E) a political position.

Resposta.

Texto 3 para responder às questões de 21 a 23.

O agregado

Era nosso agregado desde muitos anos; meu pai ainda estava na antiga fazenda de Itaguaí, e eu acabava de nascer. Um dia apareceu ali vendendo-se por médico homeopata; levava um Manual e uma botica. Havia então um andaço de febres; José Dias curou o feitor e uma escrava, e não quis receber nenhuma remuneração. Então meu pai propôs-lhe ficar ali vivendo, com pequeno ordenado. José Dias recusou, dizendo que era justo levar a saúde à casa de sapé do pobre.

– Quem lhe impede que vá a outras partes? Vá aonde quiser, mas fique morando conosco.

– Voltarei daqui a três meses.

Voltou dali a duas semanas, aceitou casa e comida sem outro estipêndio, salvo o que quisessem dar por festas. Quando meu pai foi eleito deputado e veio para o Rio de Janeiro com a família, ele veio também, e teve o seu quarto ao fundo da chácara. Um dia, reinando outra vez febres em Itaguaí, disse-lhe meu pai que fosse ver a nossa escravatura. José Dias deixou-se estar calado, suspirou e acabou confessando que não era médico. Tomara este título para ajudar a propaganda da nova escola, e não o fez sem estudar muito e muito; mas a consciência não lhe permitia aceitar mais doentes.
ASSIS, M. Disponível em: <http://www.ibiblio.org/ml/libri/a/AssisJMM
_DomCasmurro/node5.html>. Acesso em: 3 nov. 2017 (fragmento).

QUESTÃO 21
UCB 2018: Quanto à forma e ao conteúdo do texto com as questões referentes ao processo da criação literária, assinale a alternativa correta.

(A) O fragmento lido, assim como toda obra literária, exemplifica o uso da língua como um instrumento para a representação de situações completamente fidedignas em relação à realidade objetiva.

(B) A sucessão de construções poéticas, aspecto evidente na caracterização das personagens, justifica o enquadramento do texto no gênero lírico.

(C) O texto, apesar de ser fruto de uma interpretação subjetiva da realidade, permite concluir que a obra literária pode servir como fonte de informação a respeito de determinada época.

(D) Assim como os textos jornalísticos ou os acadêmicos, a obra literária tem como característica principal a utilização da linguagem convencional e denotativa.

(E) Se a literatura nasce da utilização de uma língua para a recriação subjetiva da realidade, logo, podem ser consideradas textos literários as letras de música e as histórias em quadrinhos.

Resposta.

QUESTÃO 22
UCB 2018: O romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, é um dos pontos altos do Realismo nacional. Com base no fragmento apresentado e no estudo comparativo entre as concepções e os procedimentos que caracterizam os movimentos literários brasileiros, assinale a alternativa correta.

(A) A idealização dos personagens que compõem a cena justifica-se pela influência do Romantismo na obra do autor.

(B) O autor, ao traçar o perfil de José Dias, recupera e atualiza, em pleno século 19, o lema do fugere urbem, defendido pela literatura neoclássica.

(C) O altruísmo, traço marcante da personalidade dos personagens retratados no texto, remete ao heroísmo, que caracteriza os protagonistas dos folhetins românticos.

(D) As referências à sociedade escravocrata do Brasil colônia atestam que a literatura realista foi precursora no projeto de construção da identidade nacional.

(E) Em destaque no texto, as contradições entre a aparência e a essência são um traço marcante do Realismo e justificam a concepção desse movimento de que as relações humanas são sempre movidas pela conveniência.

Resposta.

QUESTÃO 23
UCB 2018: A respeito dos recursos expressivos e das estruturas linguísticas responsáveis pela construção de sentido do texto, assinale a alternativa correta.

(A) Todos os verbos sublinhados no período “Era nosso agregado desde muitos anos; meu pai ainda estava na antiga fazenda de Itaguaí, e eu acabava de nascer.” (linhas 1 e 2) referem-se a processos em andamento no passado que se iniciaram simultaneamente. Apenas um deles, porém, tem como sujeito um ser que não se pode determinar.

(B) O trecho “Então meu pai propôs-lhe ficar ali vivendo” (linhas 6 e 7) poderia ser substituído pela redação Então meu pai propôs a ele que ficasse ali vivendo, pois as relações sintáticas e semânticas originais seriam preservadas.

(C) A construção sublinhada na oração “Vá aonde quiser” (linhas 10 e 11) poderia, do ponto de vista da norma culta, ser substituída pelo vocábulo onde, pois o sentido original seria preservado.

(D) A expressão sublinhada na oração “Voltou dali a duas semanas” (linha 13) poderia ser substituída, sem comprometer a informação original, pela construção havia duas semanas.

(E) O vocábulo sublinhado no trecho “Um dia, reinando outra vez febres em Itaguaí” (linhas 17 e 18) foi empregado em linguagem denotativa para sugerir a supremacia dos casos de febre em relação a outras doenças.

Resposta.

QUESTÃO 24
UCB 2018: João e Maria, recém-casados, decidiram que terão quatro filhos. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que a probabilidade de nascerem
(B) três crianças de um sexo e uma de outro é menor que 50%.
(C) duas crianças de um sexo e duas de outro é menor que 0,35.
(D) três crianças de um sexo e uma de outro é maior que 0,55.

Resposta.

QUESTÃO 25
UCB 2018: Um canal de sódio de uma membrana celular conduz uma corrente equivalente a 1,6.10¯¹² A. Quantos íons Na+ irão atravessar o canal durante 1,0 ms? Use: carga de um próton igual a 1,6.10¯¹⁹ C.

(A) 256 mil íons.
(B) 10 milhões de íons.
(C) 10 bilhões de íons.
(D) 256 milhões de íons.
(E) 10 mil íons.

Resposta.

QUESTÃO 26
UCB 2018: A tensão entre o Governo da Espanha e as autoridades da Catalunha acirrou-se no dia 27 de setembro de 2017, diante da tentativa dos catalães de realizar um referendo de independência da região para se separar do resto da Espanha.
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/20/internacional/
1505885372_273143.html>. Acesso em: 12 out. 2017, com adaptações.

Acerca do movimento separatista catalão na Espanha, assinale a alternativa correta.

(A) O povo catalão acusa o governo espanhol de abandonar a província, que apresenta uma das menores rendas per capita do país.

(B) Ao longo de sua história, a Catalunha transformou-se numa das regiões mais prósperas e produtivas da Espanha.

(C) Esta é a primeira vez em que a província da Catalunha busca romper seus laços políticos com a Espanha em busca de autonomia.

(D) Apesar de não concordar com a separação da Catalunha, o governo espanhol autorizou a realização de plebiscito, a fim de averiguar o interesse do povo espanhol quanto à separação da região da Catalunha.

(E) O povo da Catalunha anunciou o desejo de se juntar ao estado francês assim que se desvincular do governo espanhol.

Resposta.

QUESTÃO 27
UCB 2018: Um estudante, interessado em compreender a cinética das reações, fez um estudo experimental a respeito da reação A + 2B2C,obtendo os seguintes valores de velocidade em função das concentrações iniciais das espécies presentes no sistema reativo:
Com essas informações, a respeito da cinética da mencionada reação, assinale a alternativa correta.

(A) A constante cinética da citada reação é dada por
(B) O aumento da temperatura da referida reação acarreta o aumento da respectiva energia de ativação.
(C) A reação é de terceira ordem.
(D) A reação é de primeira ordem em relação ao reagente A.
(E) A reação é de primeira ordem em relação ao reagente B.

Resposta.

QUESTÃO 28
UCB 2018: Equipamentos médicos de ultrassom funcionam utilizando como base o princípio físico do tempo de eco para calcular distâncias dentro do corpo. Calcule a profundidade em que se encontra um cisto cujo tempo de eco para uma onda com 2,0 MHz e comprimento de 0,75 mm no tecido mole humano foi de 60 µs.

(A) 9,0 cm.
(B) 18 cm.
(C) 4,5 cm.
(D) 3,0 cm.
(E) 1,5 cm.

Resposta.

QUESTÃO 29
UCB 2018: No dia 11 de outubro de 2017, o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, afirmou que a vontade do país asiático é “fazer chover fogo” sobre os Estados Unidos, em resposta às palavras do presidente americano, Donald Trump, que ameaçou perante a ONU destruir Pyongyang.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/mundo/coreia-do-norte-ameacafazer-chover-fogo-sobre-estados-unidos>.
Acesso em: 12 out. 2017.

Em relação à questão nuclear global e ao acirramento do conflito entre Estados Unidos e Coreia do Norte, assinale a alternativa correta.

(A) A cada cinco anos há uma revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP). Em 2016, a Coreia do Norte recusou-se a ratificar o acordo.

(B) A Coreia do Norte desenvolveu um programa nuclear efetivamente para fins pacíficos.

(C) Índia e Paquistão desenvolveram suas armas atômicas antes mesmo do período da Guerra Fria (1945-1991).

(D) Donald Trump tem se mostrado favorável quanto ao uso exclusivo da diplomacia para sanar o conflito com a Coreia do Norte.

(E) Kim Jong-un, líder norte-coreano, aceitou a proposição da ONU (Organização das Nações Unidas) de congelar o desenvolvimento de armas nucleares pela Coreia do Norte.

Resposta.

QUESTÃO 30

ucb-2018-medicina-questao-30

UCB 2018: Um lote quadrado, como o apresentado na figura 1, de 100 m de lado, é irrigado por dois aspersores, como o da figura 2, que são colocados nos pontos A e B médios de dois lados do quadrado. Cada aspersor pode girar 90° para a esquerda ou para a direita, o que possibilita que a área irrigada por cada um seja um semicírculo, com centro em um dos lados do quadrado, e o alcance horizontal do jato d’água seja de 50 m.

Com base nessas informações, qual é a área, em metros quadrados, do lote que é irrigada somente por um dos aspersores?

(A) 1.250
(B) 2.500
(C) 3.750
(D) 5.000
(E) 6.250

Resposta.

QUESTÃO 31
UCB 2018: A respeito dos fundamentos genéticos da evolução, assinale a alternativa correta.

(A) Em uma população mendeliana, considerando todas as possibilidades, os indivíduos diferem uns dos outros em diversas características. Cada indivíduo possui um conjunto gênico particular, diferente do conjunto gênico de todos os demais membros da população.

(B) A recombinação gênica produz novos alelos e os combina aos já existentes, originando indivíduos geneticamente variados em uma população.

(C) Nos organismos eucarióticos, a recombinação gênica ocorre por meio de dois processos que acontecem durante a meiose: a segregação independente dos cromossomos e a permutação.

(D) A recombinação gênica favorece os portadores de determinados conjuntos gênicos adaptativos, que tendem a sobreviver e a se reproduzir em maior escala que os outros.

(E) A recombinação gênica e a mutação são os principais fatores responsáveis pela alteração das frequências gênicas de uma população.

Resposta.

QUESTÃO 32
UCB 2018: Cumprindo sua ameaça, os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (12/10/17) que irão se desligar da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). [...] A decisão se tornará efetiva em 31 de dezembro de 2018. A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse lamentar “profundamente” a decisão do governo norte-americano, que em 2011 já havia suspendido o pagamento das suas contribuições.
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/10/12/internacional/
1507814408_360787.html>. Acesso em: 13 out. 2017, com adaptações.

Para tomarem essa decisão, os Estados Unidos levaram em conta que

(A) a ONU está apoiando explicitamente o governo de Bashar al-Assad, na Síria.

(B) a Unesco representa um enorme gasto para o país, sem qualquer tipo de retorno, científico ou financeiro.

(C) somente a Rússia está se beneficiando dos projetos científicos da Unesco para fins bélicos.

(D) houve o reconhecimento do Estado Palestino como membro pleno da Unesco.

(E) ocorreu o reconhecimento do Estado Islâmico como uma nação independente.

Resposta.

QUESTÃO 33
UCB 2018: Considere que a gasolina seja formada estritamente por octano (C8H18) e que tenha densidade de 0,7 g/mL. A combustão completa de 326 mL desse combustível produzirá gás carbônico e água líquida. A respeito de tal processo químico e com base nos dados fornecidos a seguir, assinale a alternativa correta.

Dados:
* pV = nRT
* R = 0,082 atm L/ (K mol)
* TK = TC + 273
* MM(C) = 12,0 g/mol
* MM(H) = 1,0 g/mol
* MM(O) = 16,0 g/mol
* densidade da água (25 ºC) = 1,0 g/mL

(A) A 25 ºC e 1 atm, são formados aproximadamente 391 L de CO2.

(B) A 25 ºC e 1 atm, são formados aproximadamente 162 mL de H2O.

(C) A combustão do octano não aumenta a concentração de CO2 na atmosfera, porque é um combustível renovável.

(D) A reação em questão não é uma reação de oxirredução.

(E) A combustão do octano é uma reação endotérmica, de variação de entalpia positiva.

Resposta.

QUESTÃO 34
UCB 2018: O circuito elétrico cujo esquema é mostrado a seguir está ligado por tempo suficiente para carregar o capacitor por completo.
A respeito da referida situação, é correto afirmar que

(A) o medidor de corrente elétrica “A” apresenta leitura zero.

(B) o medidor de tensão elétrica “V” apresenta leitura zero.

(C) o medidor de tensão elétrica “V” apresenta leitura igual a 2ε.

(D) se ε = 4 V e R = 2 Ω, a potência dissipada pelo resistor será de 8 W.

(E) o medidor de corrente elétrica “A” apresenta leitura igual a ε/R.

Resposta.

QUESTÃO 35
UCB 2018: O bloqueio continental imposto pela França e as relações entre Portugal e Inglaterra foram fundamentais para a transferência da Corte portuguesa ao Brasil em 1808, fazendo do Rio de Janeiro a nova sede da coroa. A chegada da Corte e a instalação das instituições políticas, administrativas e jurídicas do governo português no Rio de Janeiro acarretaram diversas mudanças na colônia. Essas mudanças deram início a um processo que resultou na independência do Brasil.
PELLEGRINI, Marco Cesar; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila.
Contato história, 2º ano. 1ª. ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016, com adaptações.

A respeito das mudanças que conduziram o Brasil ao processo de independência, assinale a alternativa correta.

(A) Com a chegada da família real e da Corte portuguesa ao Brasil em 1808, Portugal foi relegado à condição de colônia.

(B) Assim que desembarcou no Brasil em 1808, D. João assinou o decreto que definiu o Pacto Colonial, dando a Portugal exclusividade sobre o comércio colonial brasileiro.

(C) A elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal, em 1815, seguiu a orientação do Congresso de Viena na manutenção do absolutismo monárquico e, ao mesmo tempo, contribuiu para o processo de independência do País.

(D) Com o retorno de D. João e sua Corte para Portugal, em abril de 1821, o Brasil retorna à condição de colônia de Portugal.

(E) O partido político denominado “partido brasileiro”, formado por proprietários rurais, liberais radicais e republicanos, apoiava a separação de Portugal e defendia a fragmentação do território brasileiro e a criação de vários estados independentes.

Resposta.

QUESTÃO 36
UCB 2018: Ao se pesquisar a respeito dos elementos químicos, percebeu-se que determinados elementos possuíam características químicas semelhantes. Por exemplo, o lítio, o sódio e o potássio reagem violentamente quando em contato com a água. O flúor, o cloro e o iodo formam substâncias simples diatômicas e também formam substâncias ácidas.

Com base no referido contexto, isto é, das similaridades dos elementos químicos, assinale a alternativa correta.

(A) Os hidróxidos dos metais alcalinos são extremamente solúveis em água.

(B) Dos hidrácidos formados por flúor, cloro e iodo, o mais ácido é o formado pelo flúor, devido à sua alta eletronegatividade.

(C) Os elementos representativos B, C, N, O, F possuem todos distribuição eletrônica do tipo 2s² 2pˣ, onde x = 1,…,5. Isso torna tais elementos pertencentes a uma mesma família.

(D) Todos os elementos químicos com distribuição eletrônica finalizada em ns² são metais alcalinos terrosos.

(E) Os metais formam materiais com alta condutividade elétrica e alta condutividade térmica, uma vez que são extremamente eletronegativos.

Resposta.

QUESTÃO 37
UCB 2018: A interação entre os oceanos e a atmosfera é um importante componente na dinâmica climática da Terra. O El Niño é um exemplo de como as alterações nos processos oceânico-atmosféricos podem afetar o clima regional e global.
SILVA, Edilson Adão Cândido da; FURQUIM JÚNIOR, Laércio. Geografia em
rede, 1º ano. Coleção geografia em rede. 2ª. ed. São Paulo: FTD, 2016.

Em relação ao fenômeno oceânico-atmosférico conhecido como El Niño, assinale a alternativa correta.

(A) Trata-se de um fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano Ártico, devido ao solstício de inverno nessa região.

(B) Consiste do deslocamento da massa de água aquecida do oeste da África em direção à Europa.

(C) Refere-se ao congelamento dos polos devido à ocorrência do equinócio.

(D) Tem como principal característica o aquecimento das águas do oceano Pacífico tropical e o enfraquecimento dos ventos alísios.

(E) O resfriamento das águas no oceano Pacífico, próximo à costa peruana, é sinal característico do fenômeno El Niño.

Resposta.

QUESTÃO 38
UCB 2018: Quanto aos conceitos básicos de genética, assinale a alternativa correta.

(A) O termo “genótipo” diz respeito às características microscópicas e de natureza bioquímica, como a sequência de aminoácidos de uma proteína de um organismo.

(B) O cruzamento-teste consiste em cruzar o indivíduo em questão com um indivíduo de fenótipo recessivo, certamente heterozigoto.

(C) O termo “codominância” é utilizado para descrever situações em que o fenótipo dos indivíduos heterozigóticos é intermediário entre os fenótipos dos dois indivíduos homozigóticos.

(D) A dominância incompleta é o fenômeno em que o indivíduo heterozigótico apresenta o produto dos dois alelos diferentes de um gene e, por esse motivo, exibe características presentes em ambos os indivíduos homozigóticos para cada alelo.

(E) O termo “dominante” pode levar à ideia equivocada de que um alelo domina ou inibe a ação de outro. Não se conhecem casos em que um alelo exerça ação, inibitória ou não, sobre o respectivo par localizado no cromossomo homólogo.

Resposta.

QUESTÃO 39
UCB 2018: Considerando os problemas relacionados ao ambiente, assinale a alternativa correta.

(A) Nos meses de inverno, em consequência do resfriamento do solo, a camada inferior de ar atmosférico pode ficar mais fria que a camada imediatamente acima dela, fenômeno denominado inversão térmica.

(B) A inversão térmica aumenta os movimentos de convecção, e os poluentes passam a se dispersar para as camadas mais altas da atmosfera, deixando de circular na camada de ar frio aprisionada entre a superfície e a camada de ar quente.

(C) O efeito estufa é um fenômeno decorrente da atividade antrópica e gera a emissão de gás carbônico (CO2), de metano (CH4) e de dióxido de nitrogênio (NO2), cujas moléculas têm propriedade de absorver calor.

(D) A diminuição de bactérias aeróbias pode ser observada em ambientes aquáticos poluídos pelo lançamento de dejetos de humanos e de animais, que aumentam a quantidade de nitratos e fosfatos, bem como de outros nutrientes, causando um fenômeno denominado eutrofização.

(E) Embora o uso do mercúrio na mineração seja proibido por lei, grandes quantidades são lançadas nas águas dos rios nas regiões de garimpo, envenenando e matando diversas formas de vida, vítimas desse processo de eutrofização.

Resposta.

QUESTÃO 40
UCB 2018: A economia brasileira caracterizou-se, até a década de 1930, por um modelo agroexportador, que vendia matérias-primas e gêneros tropicais e comprava grande parte dos produtos industrializados da Inglaterra, dos Estados Unidos, da Alemanha e de outros países europeus.
CAMPOS, Flavio de; PINTO, Júlio Pimentel; CLARO, Regina. Oficina de
história: volume 3. 2ª. ed. São Paulo: Leya, 2016, com adaptações.

Tal cenário, fortemente ligado ao setor primário, sofreu profundas alterações a partir da década de 1930. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta as referidas alterações do citado período histórico.

(A) Por meio de uma deliberada intervenção econômica, o Estado brasileiro restringiu a importação de bens de consumo não duráveis (alimentos e bebidas) e estimulou a importação de bens de produção (máquinas e equipamentos) e bens de consumo duráveis (automóveis e caminhões).

(B) Após a década de 1930, o governo brasileiro, no intuito de ampliar o comércio internacional e obter uma balança comercial favorável, triplicou a produção cafeeira.

(C) O fortalecimento do capitalismo mundial, sobretudo da economia norte-americana, ampliou a produção e a exportação de produtos industrializados, a partir de 1929.

(D) A partir da década de 1930, o governo brasileiro passou a estimular a produção e o comércio do pau-brasil e do açúcar, produtos de grande procura no mercado internacional.

(E) Liberalismo econômico norteou as ações do governo brasileiro, denominado Estado Novo, defensor da livre concorrência entre países e mercados.

Resposta.

QUESTÃO 41
UCB 2018: A maioria dos elementos químicos apresenta-se na natureza por intermédio de substâncias poliatômicas. As exceções são os gases nobres, que – por sua pouca reatividade – estão como gases monoatômicos. Contudo, os diversos elementos formam inúmeras substâncias e materiais, com propriedades notáveis. A estrutura da matéria como sólida, líquida, gasosa, dependente de condições como temperatura e pressão, se explica essencialmente pela natureza das interações intermoleculares de tais substâncias. Assim, acerca das interações que explicam as ligações químicas e as forças intermoleculares, assinale a alternativa correta.

(A) A água, em condições do ambiente, está no estado líquido por ser uma molécula polar, que se explica por sua geometria linear.

(B) A ligação entre um carbono e o oxigênio é polar; portanto, a molécula de CO2 é polar, uma vez que apresenta geometria angular, dada a hibridização sp2 de seu carbono.

(C) Moléculas diatômicas homonucleares são substâncias sempre apolares.

(D) Os hidrocarbonetos são materiais expressivamente polares. Isso explica a alta reatividade química deles.

(E) A amônia, NH3, o metano CH4 e o cloreto de hidrogênio, HCl, são exemplos de moléculas polares.

Resposta.

Text 4 to answer questions 42 and 43.
ucb-2018-medicina-questao-42-43

QUESTÃO 42
UCB 2018: According to the comic, Garfield’s owner, Jon, wants to find Garfield’s hiding place so

(A) Jon can take Garfield to the vet.
(B) Jon can hide there with him.
(C) Jon can suggest a better hiding place.
(D) Garfield is not inside the machine when Jon turns it on.
(E) Garfield can eat something.

Resposta.

QUESTÃO 43
UCB 2018: Garfield thinks his hiding place was not smart because

(A) his owner found him.
(B) he wanted to go to the vet.
(C) he was in a good hiding place.
(D) he did not like the smell of the clothes.
(E) his owner used the machine with him inside it.

Resposta.

QUESTÃO 44
UCB 2018: A segunda metade do século 18 foi um período conturbado tanto na América quanto na Europa. Os colonos do Canadá, da mesma forma que os ingleses estadunidenses das Treze Colônias, procuraram ampliar seus negócios coloniais e as respectivas áreas de influência na América. [...] As tensões entre colonos estadunidenses e as autoridades inglesas aumentavam rapidamente. A cada dia, era mais evidente para os colonos que os interesses mercantilistas dos ingleses eram contrários aos seus.
PELLEGRINI, Marco Cesar; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila. Contato
história, 2º ano. 1ª. ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016, com adaptações.

Em relação às lutas pela independência na América do Norte, assinale a alternativa correta.

(A) Para manterem as respectivas operações militares na Europa, na América e na Ásia, os ingleses venderam parte do território colonial do Canadá aos franceses. Na referida região formou-se a província de Quebec.

(B) A ajuda francesa em dinheiro, soldados e armas foi decisiva para a vitória final e para a independência dos Estados Unidos da América.

(C) Quando a Inglaterra declarou guerra às Treze Colônias da América, os britânicos foram apoiados pelos patriotas, grupo estadunidense fiel ao rei da Inglaterra e contrário à independência.

(D) Os legalistas formaram um grupo de forte oposição ao rei da Inglaterra e deram início à luta pela independência, sob o comando de George Washington.

(E) A redução dos impostos e a liberalização do comércio entre as Treze Colônias e o mercado europeu foram uma tentativa inglesa de acalmar os ânimos e evitar o descontentamento dos patriotas estadunidenses.

Resposta.

QUESTÃO 45


UCB 2018: Uma ponte será sustentada por vigas iguais à apresentada na figura acima.
Nessas condições, qual é a altura da viga?

(A) 14 m.
(B) 19 m.
(C) 20 m.
(D) 21 m.
(E) 28 m.

Resposta.

QUESTÃO 46
UCB 2018: Diferentemente da Conferência de Estocolmo, a ECO-92 teve um caráter especial em razão da presença maciça de inúmeros chefes de Estado, demonstrando assim a importância da questão ambiental no início dos anos de 1990. A ECO-92 contou também com um grande número de organizações não governamentais (ONGs), que realizaram de forma paralela o Fórum Global, o qual aprovou a Declaração do Rio (ou Carta da Terra). Conforme esse documento, os países ricos têm maior responsabilidade na preservação do planeta. Duas importantes convenções foram aprovadas durante a ECO-92: uma sobre biodiversidade e outra sobre mudanças climáticas. Outro resultado de fundamental importância foi a assinatura da Agenda 21, que consiste em um acordo estabelecido entre 179 países para a elaboração de estratégias que objetivem o alcance do desenvolvimento sustentável.
Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br.com>.
Acesso em: 10 nov. 2017, com adaptações.

Acerca dos problemas e das propostas referentes ao desenvolvimento sustentável do planeta, assinale a alternativa correta.

(A) Uma das maiores conquistas da Convenção da Biodiversidade, assinada durante a ECO-92, foi a consolidação de leis específicas que asseguraram a preservação da espécie explorada e estabeleceram formas de divisão de lucros provenientes dessa exploração.

(B) A Convenção da Biodiversidade, assinada em junho de 1992, durante a ECO-92, e a Constituição brasileira estabelecem que cada governo tem o direito de controlar a obtenção e o uso de plantas e de animais existentes no respectivo território, determinando também a compensação pela utilização desses recursos.

(C) Melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades é um dos desafios deste século. Cidades bem planejadas devem contar com um sistema de abastecimento de água para todas as moradias, rede de esgoto, coleta seletiva, áreas verdes, uso intensivo das energias renováveis e distribuição de renda, priorizando o bem-estar dos cidadãos, como no caso da aquisição do transporte particular.

(D) Em 1997, representantes de 180 países reuniram-se no Japão e assinaram o Protocolo de Kyoto, que previa o corte, entre 2008 e 2012, de cerca de 5,2% das emissões de CO2 dos países mais poluidores. Em 2004, tais representantes constataram que as emissões de CO2 sofreram redução de quase 40%, freando o aquecimento do planeta.

(E) De toda a água existente na Terra, 50% são constituídos por água salgada e, dos 50% restantes de água doce, 77,2% compõem as geleiras e as calotas polares e 23,4% estão nos reservatórios subterrâneos; apenas uma pequena fração está na atmosfera e, disponível para a humanidade, nos lagos, rios e pântanos, há apenas cerca de 0,36%.

Resposta.

QUESTÃO 47


UCB 2018: Cortando-se quadrados com lados de 2 cm nos cantos de uma folha quadrada de papelão com 20 cm de lado e dobrando-se conforme as figuras, forma-se uma caixa sem tampa, cujo volume é 512 cm³. Existe algum outro valor para a medida do lado do quadrado a ser recortado em cada canto para o qual o volume da caixa resultante também seja igual a 512 cm³?

(A) Não existe.
(B) Existe um único valor, que é maior que 10 cm.
(C) Existe um único valor, que é menor que 8 cm.
(D) Existem dois valores, um deles maior que 12 cm.
(E) Existem dois valores, um deles menor que 6 cm.

Resposta.

QUESTÃO 48
UCB 2018: O sistema nervoso e as glândulas endócrinas são os dois principais mecanismos de comunicação e coordenação do corpo humano, que regulam quase todos os sistemas orgânicos e, embora pareçam intimamente associados, possuem várias diferenças. O sistema nervoso comunica-se através de impulsos nervosos, que transmitem a informação rapidamente e, geralmente, realizam efeitos de curta duração. Já no sistema endócrino, a comunicação se faz por sinais químicos, através de substâncias chamadas hormônios. A resposta para esse tipo de sinalização é mais lenta e normalmente causa efeitos mais duradouros. O sistema endócrino é formado por glândulas endócrinas, que estão amplamente distribuídas pelo corpo e produzem hormônios, que são secretados diretamente no interior de capilares (sanguíneos).
Disponível em: <www.auladeanatomia.com>.
Acesso em: 12 nov. 2017, com adaptações.

Quanto à coordenação hormonal nos seres humanos, assinale a alternativa correta.

(A) As glândulas endócrinas envolvidas na coordenação hormonal no ser humano são: tireoide, hipófise, suprarrenais, pâncreas e gônodas (ovários e testículos).

(B) O hormônio foliculoestimulante (FSH) é produzido pelos ovários e pelos testículos.

(C) A tireoide é responsável pela produção do hormônio somatotrófico ou de crescimento (GH).

(D) No córtex da suprarrenal são secretados os hormônios chamados esteroides.

(E) Na neurohipófise, ou hipófise posterior, é produzida a calcitonina, que inibe a liberação de cálcio nos ossos.

Resposta.

Texto 5 para responder às questões 49 e 50.

QUESTÃO 49
UCB 2018: Assinale a alternativa que reproduz, em conformidade com a norma culta, uma mensagem compatível com o texto.

(A) Não fique em silêncio, porque o racismo prejudica à saúde.

(B) O racismo faz mal a sua saúde, por isso se recuse à ficar em silêncio.

(C) Não se silêncie: o racismo faz mal à sua saúde.

(D) O racismo maltrata à saúde, não fique portanto em silêncio.

(E) O racismo compromete a saúde: eis o motivo por que você não deve ficar em silêncio.

Resposta.

QUESTÃO 50
UCB 2018: A respeito do texto e das questões que envolvem a comunicação digital, assinale a alternativa correta.

(A) Construções antecedidas pelo símbolo “#” são bastante comuns entre os internautas usuários das redes sociais e podem ser úteis para quem deseja fazer uma busca por determinado assunto ou tópico no ambiente virtual. Por esse motivo, esse símbolo tornou-se uma excelente ferramenta para a divulgação de campanhas na internet.

(B) Caso o texto fosse publicado em uma rede social como o Facebook ou o Instagram, para tornar a linguagem mais ágil e espontânea, seria recomendável substituir os vocábulos “NÃO” e “sem”, respectivamente, pelas formas NAUM e 100.

(C) Conforme se observa no texto, o internetês deve ser a linguagem predominante nas interações digitais.

(D) O texto lido poderia ser postado em um grupo do WhatsApp composto apenas por familiares, desde que passasse por algumas modificações no campo da linguagem. Isso evidencia que os aplicativos de chat não são espaços apropriados para assuntos formais.

(E) Por ter como público-alvo os internautas, o texto cumpriria com eficiência a sua função caso fossem mantidos apenas a imagem e o vocábulo “SAÚDE”.

Resposta.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Questões da UCB - Medicina - 2018 com Gabarito
Questões da UCB - Medicina - 2018 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrHlQ4ZpfcN2aa6BqbD8X6EeyVOLnA43iSb5eCCk7XOkUJo6SI_97QIKs5RKk3yBtcfOn27T_Ug6RZRKvnf9dPmbgu5pM0kPffm7UKE0Sd7HWLsTv05YgovSUnfDgy88vNTRkOEbbW6s4/s1600/ucb-logotipo-indagacao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrHlQ4ZpfcN2aa6BqbD8X6EeyVOLnA43iSb5eCCk7XOkUJo6SI_97QIKs5RKk3yBtcfOn27T_Ug6RZRKvnf9dPmbgu5pM0kPffm7UKE0Sd7HWLsTv05YgovSUnfDgy88vNTRkOEbbW6s4/s72-c/ucb-logotipo-indagacao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2018/08/questoes-da-ucb-medicina-2018-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2018/08/questoes-da-ucb-medicina-2018-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo