Unicamp 2018: Questão 01 - Os gregos sentiram paixão pelo humano, por suas capacidades, por sua energia construtiva.

Unicamp 2018: Questão 01 - Os gregos sentiram paixão pelo humano, por suas capacidades, por sua energia construtiva. Por isso, inventaram a polis: a comunidade cidadã em cujo espaço artificial, antropocêntrico, não governa a necessidade da natureza, nem a vontade dos deuses, mas a liberdade dos homens, isto é, sua capacidade de raciocinar, de discutir, de escolher e de destituir dirigentes, de criar problemas e propor soluções. O nome pelo qual hoje conhecemos essa invenção grega, a mais revolucionária, politicamente falando, que já se produziu na história humana, é democracia.
(Adaptado de Fernando Savater, Política para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 77.)

Assinale a alternativa correta, considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Grécia Antiga.

a) Para os gregos, a cidade era o espaço do exercício da liberdade dos homens e da tirania dos deuses.
b) Os gregos inventaram a democracia, que tinha então o mesmo funcionamento do sistema político vigente atualmente no Brasil.
c) Para os gregos, a liberdade dos homens era exercida na polis e estava relacionada à capacidade de invenção da política.
d) A democracia foi uma invenção grega que criou problemas em função do excesso de liberdade dos homens.

Resolução:
Alternativa baseada na interpretação de um texto caracterizado por uma visão sobretudo teórica da formação e finalidade da pólis. A análise pode ser aplicada à evolução política de Atenas, cidade que o autor (aliás adaptado) apresenta como um paradigma para toda a Grécia Antiga.

Resposta: c) Para os gregos, a liberdade dos homens era exercida na polis e estava relacionada à capacidade de invenção da política.

Próxima questão:
- Questão 02 - A partir do texto acima, assinale a alternativa correta...
Unicamp 2018: Questão 01 - Os gregos sentiram paixão pelo humano, por suas capacidades, por sua energia construtiva. Unicamp 2018: Questão 01 - Os gregos sentiram paixão pelo humano, por suas capacidades, por sua energia construtiva. Reviewed by Redação on novembro 20, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.