Exercício - As relações ecológicas - Ciências 6º ano

Exercício - As relações ecológicas - Ciências 6º ano

01. Os vaga-lumes emitem sinais luminosos para atraírem parceiros com o intuito de acasalar. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela. A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:

a. comensalismo.
b. inquilinismo.
c. cooperação.
d. predatismo.
e. mutualismo.


02. (UFRRJ) O "espírito de união" entre as formigas é identificado como uma relação harmônica denominada:

a. sociedade.
b. mutualismo.
c. protocooperacǎo.
d. colônia.
e. comensalismo.


03. Para proteger os ovos das galinhas, o homem mata o gambá. A relação ecológica que se estabelece entre o homem e o gambá, nesse comportamento, denomina-se:

a. competição.
b. predatismo.
c. mutalismo.
d. colônia.
e. comensalismo.


04. (UFMG) O fungo Penicillium, por causar o apodrecimento de laranjas, acarreta prejuízos pós-colheita. Nesse caso, o controle biológico pode ser feito utilizando-se a levedura Saccharomycopsis, que mata esse fungo após perfurar sua parede e absorver seus nutrientes. É correto afirmar que esse tipo de interação é conhecido como:

a. comensalismo.
b. mutualismo.
c. parasitismo.
d. predatismo.
e. competição.


05. Em condições naturais, bactérias do gênero Rhizobium vivem há milênios em estreita relação ecológica com plantas leguminosas. Podemos afirmar que as duas espécies se beneficiam numa relação obrigatória, em que a sobrevivência de uma depende da outra. Esse tipo de relação interespecífica é conhecida como:

a. comensalismo.
b. protocooperação.
c. inquilinismo.
d. mutualismo.
e. amensalismo.


06. (Cesgranrio) No combate às larvas dos anofelinos (mosquitos transmissores da malária), foi utilizado, com eficiência, um pequeno peixe larvófago (Gambusia affinis). A utilização desse animal na área de saneamento para o controle dessa parasitose foi bem-sucedida em regiões infestadas pelo Anopheles e onde era grande a incidência da malária. O método citado, não poluente, substitui o clássico processo de deposição de óleo na superfície da água, que mata as larvas por asfixia. A ação do peixe Cambusia affinis em relação aos anofelinos é um exemplo de:

a. predatismo.
b. parasitismo.
c. mensalismo.
d. simbiose.
e. amensalismo.


07. (UFRGS-Adaptada) Enquanto as onças devoram a sua presa, os urubus esperam. Quais as relações ecológicas envolvidas nessa situação?

a. Predador e parasita.
b. Comensal e parasita.
c. Parasita e saprófago. .
d. Predador e decompositor.
e. Predador e saprófago.


08. (Vunesp) Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pelos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente:

a. inquilinismo, competição e predatismo.
b. predatismo, competição e parasitismo.
c. parasitismo, competição e predatismo.
e. parasitismo, inquilinismo e predatismo.


09. (PUC) Quando o relacionamento entre dois seres vivos resulta em benefício para ambos, dizemos que ocorre:

a. mutualismo.
b. comensalismo.
c. hiperparasitismo.
d. parasitismo.
e. inquilinismo.


Exercício - As relações ecológicas - Ciências 6º ano Exercício - As relações ecológicas - Ciências 6º ano Reviewed by Redação on março 16, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.