FATEC 2018: Questões de Biologia - Gabarito e Resolução

FATEC 2018: Questões de Biologia - Gabarito e Resolução*

Questão 45
A prospecção de petróleo, uma atividade de considerável importância para vários países, é auxiliada por conhecimentos paleontológicos, uma vez que o petróleo.

(A) resulta da decomposição parcial dos tecidos não esqueléticos de dinossauros, cujos esqueletos ficam próximos aos depósitos petrolíferos.

(B) pode se formar a partir do esqueleto de fósseis de coloração escura, cuja sedimentação depende parcialmente de ação vulcânica.

(C) fica aderido a rochas metamórficas, formadas por minérios e por animais que sofrem metamorfose, como anfíbios e insetos.

(D) pode ser mais facilmente encontrado próximo a camadas geológicas identificáveis por microfósseis.

(E) é um tipo de óleo biológico que foi secretado por determinados seres vivos em um passado remoto.

Resposta.

Questão 46
As estratégias de reprodução sexuada são adaptações dos organismos aos ambientes. Elas determinam os ciclos de vida dos milhões de espécies de eucariontes. Esses ciclos são classificados em:

• Haplobionte haplonte (como o dos fungos saprófitos Rhizopus);
• Haplobionte diplonte (como o dos Animalia);
• Diplobionte (como o das plantas Embryophyta).

A principal diferença entre esses ciclos consiste no momento em que ocorre

(A) mitose.
(B) diapausa.
(C) esporulação.
(D) nascimento.
(E) meiose.


Questão 47
Agentes mutagênicos são aqueles que têm o potencial de alterar sequências genéticas. Os efeitos desses agentes podem ser detectados por meio da sequência de bases do RNA. Caso o RNA resultante da sequência genética seja o esperado, conclui-se que o gene não sofreu mutação.

Dessa forma, a sequência 3’ AGACATATA 5’ de um gene terá escapado à ação de um agente mutagênico caso seja

(A) traduzida em RNAt de sequência 3’ TCTGTATAT 5’.
(B) traduzida em RNAm de sequência 3’ TCTGTATAT 5’.
(C) transcrita em RNAm de sequência 5’ UCUGUAUAU 3’.
(D) transcrita em RNAm de sequência 5’ AGACATATA 3’.
(E) transcrita em RNAt de sequência 3’ UCUGUAUAU 5’.


Questão 48
Em um caso hipotético, apenas dois homens, um do grupo sanguíneo B (genótipo Iᴮ_) e outro do grupo sanguíneo A (genótipo Iᴬ_), podem ser o pai biológico de uma menina do grupo O (genótipo ii).

Nesse cenário, seria possível determinar com segurança a paternidade se um dos homens

(A) tivesse ou o pai ou a mãe do grupo O.
(B) tivesse o pai e a mãe, ambos do grupo AB.
(C) fosse pai de um menino do grupo O.
(D) fosse pai de um menino do grupo A.
(E) fosse pai de um menino do grupo B.


Questão 49


fatec-2018-questao-49-vestibularAs madeiras continuam sendo, no século XXI, um dos recursos naturais mais explorados pela humanidade. Em decorrência da grande demanda por serviços ofertados por construtoras e mobiliárias, essas empresas buscam certificações que as qualifiquem, no mercado, perante as concorrentes.

Para obter certificação internacional, uma empresa precisa demonstrar que os produtos de madeira que comercializa são obtidos de reflorestamentos com plantas nativas. Assim sendo, considere que uma empresa brasileira venda móveis fabricados com a madeira representada na figura, que essa empresa alega ter vindo de um reflorestamento no estado do Tocantins.

A comercialização desses móveis

(A) permitiria que a empresa obtivesse o certificado, já que a madeira apresenta alburno típico do crescimento primário de fanerógamas temperadas, que são nativas do Tocantins.

(B) permitiria que a empresa obtivesse o certificado, já que a madeira apresenta alburno típico do crescimento secundário de briófitas temperadas, que são nativas do Tocantins.

(C) permitiria que a empresa obtivesse o certificado, já que a madeira apresenta anéis típicos do crescimento secundário de briófitas tropicais, que são nativas do Tocantins.

(D) impediria a empresa de obter o certificado, já que a madeira apresenta alburno típico do crescimento primário de fanerógamas tropicais, que não são nativas do Tocantins.

(E) impediria a empresa de obter o certificado, já que a madeira apresenta anéis típicos do crescimento secundário de fanerógamas temperadas, que não são nativas do Tocantins.

Resposta.

*Resolução Colégio Objetivo

FATEC 2018: Questões de Biologia - Gabarito e Resolução FATEC 2018: Questões de Biologia - Gabarito e Resolução Reviewed by Redação on março 27, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.