FATEC 2018: Questões de Geografia - Gabarito e Resolução

FATEC 2018: Questões de Geografia - Gabarito e Resolução*

Leia o texto para responder às questões de números 40 e 41.

(...) segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2 036 448 km², cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua (...) resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

Considerado como um dos *hotspots mundiais de biodiversidade (...) Além dos aspectos ambientais, esse bioma brasileiro tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiros e vazanteiros (...) Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção. Estimase que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, este é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana.

Nas três últimas décadas, esse bioma vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira.
<http://www.mma.gov.br/biomas> Acesso em: 07.11.2017. Adaptado.

*hotspots são áreas de elevada riqueza natural em termos de biodiversidade e que carecem de uma urgente conservação.

Questão 40
Assinale a alternativa que contenha o bioma ao qual o texto faz referência.

(A) Mata Atlântica.
(B) Caatinga.
(C) Floresta Amazônica.
(D) Pantanal.
(E) Cerrado

Resposta.

Questão 41
A principal atividade econômica que ameaça o bioma citado no texto é a

(A) expansão da criação de gado bovino de leite.
(B) expansão da criação de gado ovino para lã.
(C) extração e processamento do pau-brasil.
(D) expansão do cultivo mecanizado de soja.
(E) expansão do cultivo extensivo de cacau.

Resposta.

Questão 42
Observe o planisfério.
As projeções cartográficas são produzidas a partir de figuras geométricas e possibilitam a representação da superfície esférica da Terra, ou de parte dela, em um plano (mapa). É importante ressaltar que todas as projeções causam algum tipo de distorção, seja na forma, área ou distância. O planisfério apresentado foi produzido a partir da projeção de Mercator.

Sobre a referida projeção podemos afirmar corretamente que se trata de uma

(A) projeção cilíndrica conforme, que distorce as dimensões territoriais e preserva a forma dos continentes.

(B) projeção cônica, que é ideal para representação de grandes áreas cujas distorções são menores na altura da linha do Equador.

(C) projeção cilíndrica equivalente, que preserva as dimensões territoriais e distorce as formas dos continentes.

(D) projeção plana ou azimutal, que preserva as dimensões territoriais nas áreas equatoriais, distorcendo-as nas regiões tropicais.

(E) projeção cilíndrica equatorial, que preserva as dimensões territoriais nas regiões polares, distorcendo-as próximo à linha do Equador.

Resposta.

Questão 43
Leia os trechos de declarações de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

"A economia cresceu e isso está apenas começando. Vamos crescer e não vamos perder empregos. Pelo povo deste país, saímos do acordo. Estou disposto a renegociar outro favorável aos Estados Unidos, mas que seja justo para os trabalhadores, contribuintes e empresas. É hora de colocar Youngstown, Detroit e Pittsburgh à frente de Paris."

"Admito que a  mudança climática  esteja causando alguns problemas: ela nos faz gastar bilhões de dólares no desenvolvimento de tecnologias que não precisamos"
<https://tinyurl.com/yaeoj29p.> Acesso em: 08.11.2017. Adaptado.

Essas declarações de Donald Trump, para justificar a retirada dos Estados Unidos do acordo para reduzir emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável, revelam

(A) a preocupação com o crescimento da economia global e, ao mesmo tempo, um reconhecimento da importância de ações em defesa do meio ambiente.

(B) a sintonia do presidente da nação mais poderosa do mundo com os seus eleitores e com o que pensa a maioria dos europeus tanto sobre temas econômicos como ambientais.

(C) a posição isolacionista do atual governo estadunidense no mundo em que os interesses econômicos locais se sobrepõem às preocupações ambientais da comunidade internacional.

(D) a sincronia com o governo chinês, líder na emissão de gases estufa, que defende a tese de que o combate ao aquecimento global só será reduzido com crescimento econômico.

(E) a preocupação do principal ocupante da Casa Branca em manter os Estados Unidos alinhados aos interesses econômicos de grandes empresas de energias renováveis.

Resposta.

Questão 44
Leia o texto.

Quase 93% do grupo étnico no Iraque votou a favor da criação de um estado independente no  referendo   de segunda-feira. Segundo os resultados provisórios, agora conhecidos, participaram na votação 72,16% dos potenciais eleitores, mais de 3,3 milhões de pessoas. Público, Lisboa 27.09.2017.
<https://tinyurl.com/ybs2zpyz> Acesso em: 08.11.2017. Adaptado.

A notícia faz referência à luta histórica do maior povo sem Estado do planeta, que vive espalhado por territórios da Turquia, Síria, Iraque e Irã, divididos pelas fronteiras resultantes tanto do fim do Império Otomano como das determinações do Tratado de Lausanne, de 1923, que esse povo nunca aceitou.


Trata-se do povo.

(A) catalão.
(B) curdo.
(C) druso.
(D) palestino.
(E) tibetano.


*Resolução Colégio Objetivo

Comentários