FATEC 2018: Questões de História - Gabarito e Resolução

FATEC 2018: Questões de História - Gabarito e Resolução*

Ao assumir o poder na França, Napoleão Bonaparte anunciou que o período conturbado da Revolução de 1789 chegaria ao fim. Em busca de conciliação nacional, ele afirmava estar acima dos interesses particulares e prometia que, a partir daquele momento, iria fazer da França a maior potência do mundo.

Conhecido como Era Napoleônica, o período em que Napoleão Bonaparte governou a França ficou marcado

(A) pela promulgação de um novo Código Civil que, entre outras determinações, separou Igreja e Estado, legalizou o divórcio e consolidou a abolição dos direitos feudais da nobreza e do clero.

(B) pela manutenção dos laços de cooperação entre França e Inglaterra e pelo Tratado de Versalhes, que estabeleceu o princípio de autodeterminação dos povos.

(C) pela adoção do pluralismo religioso, ocasionado pela chegada à França de imigrantes oriundos das colônias francesas no Oriente Médio e na África.

(D) pela guerra contra os Estados Unidos e pela conquista dos territórios indígenas do oeste da América do Norte.

(E) pela criação da União Europeia, que unificou econômica e politicamente todos os países do continente.


Ernst Gombrich, historiador de arte, afirmou que uma das principais características dos templos gregos da Antiguidade eram suas proporções humanas. Em outras palavras, os homens não se sentiam minúsculos em relação a essas imponentes construções.

Essa característica da arquitetura reflete um aspecto importante da religião grega, já que

(A) os deuses gregos eram considerados infalíveis e representavam um modelo de perfeição a ser seguido pelos humanos.

(B) as divindades gregas, na concepção dos filósofos da época, eram a personificação da terra, da água, do fogo e do ar, os quatro elementos naturais.

(C) os deuses gregos, segundo a tradição oral, escolhiam as cidades que iriam proteger a partir da apreciação estética das construções a eles devotadas.

(D) os deuses gregos, embora fossem imortais, apresentavam características de personalidade que os assemelhavam aos humanos, como maldade, egoísmo e fraqueza.

(E) a legislação determinava que os templos fossem construídos a partir das orientações dos oráculos dos deuses, que estabeleciam a forma, as dimensões e os materiais usados na construção.


Leia o texto.

A Reforma Protestante jamais teria ocorrido se, antes, a imprensa de Gutenberg não tivesse sido criada. “Lutero teria usado o Twitter e o Facebook de uma maneira exaustiva se as redes existissem”, analisa o escritor Benjamin Hasselhorn. “Ele tinha um desespero enorme por fazer chegar suas convicções aos fiéis”, comentou.
<https://tinyurl.com/yatbezyk> Acesso em: 02.11.2017.

Historicamente, a relação que o texto estabelece entre Martinho Lutero e a imprensa de Gutenberg se evidencia, principalmente, na

(A) edição de material filosófico crítico à fé cristã.
(B) criação do primeiro jornal evangélico diário.
(C) publicação de novelas religiosas populares.
(D) divulgação de produtos e serviços bíblicos.
(E) impressão da Bíblia em alemão.

Resposta.

Observe a tabela.

A tabela mostra o crescimento do número de filiados ao Partido Nazista Alemão entre as décadas de 1920 e 1930.

Assinale a alternativa que associa, corretamente, o crescimento do número de filiados e o contexto internacional.

(A) O número de filiados ao Partido Nazista no ano de 1932 pode ser explicado pela aliança estabelecida entre Hitler e Stálin, já que o comunismo era uma doutrina popular na Alemanha.

(B) O número de filiados ao Partido Nazista aumentou em 1930 como consequência da grave crise econômica mundial iniciada no ano anterior, a qual provocou o colapso da economia alemã.

(C) Em 1925, satisfeitos com a assinatura dos tratados de paz que puseram fim à Primeira Guerra Mundial, os alemães aderiram às ideias pacifistas do Partido Nazista.

(D) Em 1927, o Partido Nazista sofreu uma queda brusca no número de filiados, devido ao da política econômica implantada pela República de Weimar.

(E) O ano de 1928 foi marcado pela prosperidade econômica ocorrida na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, o que explica o número de filiados ao partido.

Resposta.

Na década de 1780, na capitania de Minas Gerais, ocorreu um dos primeiros movimentos emancipatórios do Brasil colônia.

Conhecido como Inconfidência Mineira, esse movimento foi provocado principalmente

(A) pela política de incentivo ao desenvolvimento econômico do Sul do país; pela promulgação da lei de terras e pela proibição da importação de escravos africanos.

(B) pela política de isenção de impostos de importação sobre a carne argentina; pela presença holandesa no Recife e pela influência das ideias imperialistas estadunidenses.

(C) pelo aumento de impostos sobre a importação de bens de prestígio; pela chegada da família real portuguesa à cidade do Rio de Janeiro e pelo perdão das dívidas da nobreza.

(D) pela cobrança dos quintos e pela ameaça constante da derrama; pelo aumento do custo de vida, pelo fechamento das manufaturas locais e pela influência das ideias iluministas.

(E) pelo fim do pacto colonial; pelo fechamento das universidades do Rio de Janeiro e de Salvador e pela abolição da escravidão no território nacional.


*resolução Objetivo

Comentários