Albert Einstein 2018 - Biologia e Química - dissertativas - com Resolução

Albert Einstein 2018 - Biologia e Química - dissertativas - com Resolução*

ASPIRINA
A síntese do ácido acetilsalicílico (AAS), no fi m do século XIX, marcou o início da história da indústria farmacêutica. Esse composto foi inicialmente obtido a partir do ácido salicílico, um derivado da salicina, substância isolada a partir da casca do salgueiro (Salix sp.), cujos extratos já eram utilizados para baixar febres e aliviar dores desde a Grécia Antiga.
As propriedades anti-inflamatórias do ácido salicílico despertaram o interesse do químico alemão Felix Hofmann, em virtude da artrite reumatoide de seu pai. Como o ácido salicílico provocava fortes irritações estomacais, Hofmann encontrou uma forma de superá-las: sintetizou o AAS e o forneceu a seu pai. O tratamento foi um sucesso.

O AAS passou, então, a ser comercializado com o nome de “aspirina”. Posteriormente, se descobriu que, além de agir contra inflamação, dor e febre, o medicamento também atuava nas plaquetas de modo a reduzir a formação de trombos. Esses efeitos resultam da interação entre o AAS e enzimas do tipo COX (cicloxigenases), como ilustrado no esquema a seguir.
Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos de Biologia e Química, responda:

Questão 1
A) Quais são as funções orgânicas presentes no ácido acetilsalicílico?

Resolução:
B) Para mães que estão amamentando e fazem uso de aspirina, recomenda-se interromper a amamentação caso a dose de AAS exceda 150 mg/dia. Suponha que uma lactante se acidentou e, para prevenir trombose venosa, foram receitados dois comprimidos diários de aspirina, o que corresponde a 6,68 x10²⁰ moléculas de AAS. Justifique, por meio de cálculos, se essa lactante deve ou não suspender a amamentação nesse período.

Dado: Número de Avogadro = 6,02 x10²³

Resolução:
Questão 2
A) Enzimas são catalisadores biológicos que atuam na conversão de substratos em produtos. No caso da enzima COX representada, na ausência da aspirina, qual é o substrato da enzima e o produto da ação enzimática?

Resolução:
O substrato é o ácido araquidônico e o produto prostaglandina.

B) É correto afirmar que o efeito da aspirina é resultante da desnaturação das enzimas COX? Por quê?

Resolução:
Não. Apesar de ocorrer obstrução do sítio catalítico, impedindo a conversão de ácido araquidônico em prostaglandina, não houve modificação na forma de enzima.


PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários