Albert Einstein 2018 - Matemática e Física - dissertativas - com Resolução

Albert Einstein 2018 - Matemática e Física - dissertativas - com Resolução TRANSPLANTE (ENXERTO) DE PELE No fim da década de 1920, i...
Albert Einstein 2018 - Matemática e Física - dissertativas - com Resolução

TRANSPLANTE (ENXERTO) DE PELE

No fim da década de 1920, iniciou-se uma técnica que revolucionou a medicina: o transplante (enxerto) de pele, o maior órgão humano, utilizado para cobrir partes do corpo que perderam substância cutânea devido a lesões, queimaduras, feridas cirúrgicas ou câncer de pele.

A doação de pele é feita mediante autorização familiar após a morte encefálica ou parada cardiorrespiratória do doador. Geralmente a porção de pele retirada é oriunda de áreas bastante escondidas do corpo que não provocam deformidades. A pele doada pode ser armazenada por até dois anos, desde que conservada em glicerol.

A cirurgia de enxerto de pele consiste em um pedaço de pele retirado de uma área (doadora) e transferida à outra (receptora). A retirada do enxerto pode ser feita, entre outras maneiras, com o uso do Dermátomo Elétrico, nome dado ao equipamento para corte da pele a ser utilizada em um transplante.

O Dermátomo elétrico D80 (figura ao lado) foi desenvolvido para uso geral. Ele efetua cortes com uma largura máxima de 80 mm e que pode ser reduzida para 65, 50 e 35 por meio de grampos de redução de largura. O aparelho conta com uma poderosa bateria de Li-Ion de 2400 mAh podendo ser utilizada por 75 minutos, em média, sem parar.

A espessura do enxerto é variável e ajustada por meio de uma alavanca. A alavanca é fixada em posições correspondentes com incrementos de espessura de aproximadamente 0,1 mm.

Na Medicina, estudos Matemáticos, especificamente na Fisiologia, especialistas desenvolveram equações (fórmulas) matemáticas responsáveis por determinar a área da superfície do corpo humano. O Dr. Mosteller desenvolveu uma fórmula prática para determinar a área da superfície do corpo de uma pessoa:
Sendo ASh a área da superfície, em m², do corpo humano; H sua altura em centímetros e M a sua massa em kg.

Utilize as informações do texto e faça o que se pede. Justifique suas respostas com os cálculos
correspondentes.

A) Admita que um homem adulto medindo 1,80m de altura e com 80kg sofra uma queimadura de 3º grau em 20% de seu corpo e que necessite de um transplante (enxerto) de pele em toda a extensão da queimadura. Qual será a área, em m², transplantada?

Resposta:
A área total da superfície do corpo humano é dada, conforme o texto, por:
Para um homem adulto tal que:
H = 1,80m = 180 cm
M = 80kg

Como a área queimada é de 20%:
Aq = 20% . Ash
Aq = 0,20 . 2,0 m² ⇒ Aq = 0,4 m²

B) Com base nos dados do Dermátomo elétrico D80 citado no texto, determine, em ampères, o número inteiro mais próximo que corresponda à corrente elétrica aproximada consumida pelo aparelho quando utilizado sem parar.

Resposta:
A bateria tem um carga elétrica Q = 2400 mAh e deverá funcionar apenas 75min sem parar.
Supondo-se que nesse intervalo de tempo esgotase toda a carga:

Referências:
http://www.revistas.usp.br/revistadc/article/viewFile/46289/49945 (adaptado)
 http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/como-funciona-a-cirurgia-de-enxerto-de-pele/706/# (adaptado)
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/transplante-pele.htm (adaptado)
Consutados em: 14/09/2017

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo